O educando precisa se conscientizar
que para adquirir novos conhecimentos deve respeitar o educador deixando-o
transmitir o ensino. Havendo cooperação dos alunos ambos serão beneficiados, um
ensinara e outros aprenderão o conhecimento. Ensinar e aprender são um processo
único, o de conhecer e reconhecer. O educando à medida que vai aprendendo novos
conteúdos o educador deposita nele saberes diferentes.
Através do reconhecimento o educando
aprende a descobrir o que é capaz de conhecer, devido à imersão dos significados
no qual vai se tornando critico. Pois, possui os seus objetivos além de ser um
sujeito consciente e não apenas a incidência do discurso do educador. A grande
arte no ato de ensinar é o educador distinguir que ensina determinados
conhecimentos, mas os seus alunos possuem outros. Todas as profissões e
informações são importantes na sociedade quando utilizada no bem comum.
Em determinadas aulas seria
interessante o professor fazer um jogo de conhecimentos com os alunos no qual
cada um compartilharia suas informações. O grupo neste momento se divertiria e
usaria a inteligência nas suas respostas. Se analisarmos o professor tem
conhecimentos diferentes do medico, advogado e engenheiro. O agricultor e
lixeiro são indispensáveis a nossa sobrevivência na sociedade.
O menino tem costumes diferentes da
menina. Como o comportamento do rapaz não é igual ao da moça. Cada profissão
possui seus conhecimentos e objetivos. Antes das crianças e jovens começarem a
trabalhar precisam adquirir os conhecimentos básicos na escola. A educação
escolar terá qualidade quando o educador conseguir transmitir no aprendizado
conhecimentos diversificado aos educandos. Esses os associarão a novos valores
para usa-los em sua vida pessoal e profissional.
Bibliografia:
Paulo
Freire. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.
Nenhum comentário:
Postar um comentário