domingo, 9 de julho de 2017

A Profisão de Psicologia

A Psicologia como ciência humana estuda o homem, suas ações, sonhos, desejos, emoções, sua consciência e seu inconsciente. Esta profissão utiliza métodos e técnicas ao diagnostico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógico e solução de problemas de adaptação às normas. O psicólogo dispõe de conhecimentos que permite compreender o outro através das expressões e gestos na analise buscando descobrir as razões dos pensamentos, atos, desejos e emoções. O paciente comenta sua historia, dialoga, expõe suas reflexões para ele desvendar razões e compreender dificuldades e sofrimentos do individuo.
O psicólogo é um profissional que pesquisa e interveem no processo psicológico do homem desejando torna-lo saudável, sendo capaz de enfrentar as dificuldades do cotidiano. Para estudar a vida psíquica procura o bem estar físico, mental e social do ser humano permitindo que possa vier saudavelmente na sociedade.
Psicologia por cuidar da saúde do individuo é inserido em escolas e nas instituições educacionais: creches, orfanatos e centros comunitários. Essas instituições são direcionadas pelo trabalho pedagógico, a psicologia os orienta instruindo seus membros. O psicólogo precisa usar técnicas adequadas para a realidade educacional nos serviços de aprendizagem, alfabetização, relação professor e aluno, analise institucional do ambiente escolar e educação de deficientes.
Em empresas ou indústrias a Psicologia com os conhecimentos e as técnicas contribui para as relações de trabalho e os processos produtivos. O seu principal objetivo é a promoção da saúde no espaço do trabalho. O psicólogo usa normas nas entrevistas individual ou grupal, os métodos mais aprimorados de observação e registro do comportamento humano. Analisando e coletando os dados poderá intervir propondo uma terapia comportamental, psicanalítica, orientação do grupo promovendo a saúde.
Poderá trabalhar em uma Psicologia Clinica atendendo a população especifica com estados psíquicos alterados, ansiosos, angustiados, luto, suicida. Na Psicologia do Trabalho com os seus conhecimentos sobre o stress, consequências psíquicas do trabalho, técnicas de seleção, treinamento, a saúde do trabalhador e avaliação de desempenho.
A Psicologia por ser uma ciência visualiza amplamente o fenômeno estudado por seus profissionais. Pois, contribui para o individuo ter e manter uma condição saudável de psiquismo, mantendo-se inserido em uma sociedade, com boas relações sociais, comporta-se como homem porque o respeito é o seu principal objetivo.
 
Bibliografia:
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Loudes Trassi. Psicologias Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Saraiva: 13º edição reformulada e ampliada – 1999, 3º tiragem – 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário