quinta-feira, 8 de junho de 2017

Psicologia de Gestalt

Gestalt é uma das teorias mais coerente da Psicologia por estudar a forma ou configuração. O físico Ernst Mach (1838-1916) e o filosofo e psicológico Christian Von Ehrenfels (1856-1932) desenvolveram uma psicofísica estudando as sensações psicológicas e espaço-forma e tempo-forma. Esses físicos são considerados antecessores de Psicologia da Gestalt. Max Wertheimer (1886-1941), Wolfang Kohler (1886-1967) e Kurt Koffka (1886-1941) baseados nas pesquisas psicofísicas relacionadas à forma e sua percepção estudaram a percepção e sensação do movimento.
A percepção é um dos temas desta teoria. Os gestaltistas afirmavam que o estimulo fornecido pelo meio e a resposta do individuo encontra-se no processo de percepção. O que o ser humano percebe e como percebe são indispensáveis para compreender o comportamento humano. A Psicologia é definida como a ciência que estuda o comportamento pela Gestalt e Behaviorismo.
Os gestaltistas estudaram o comportamento nos seus aspectos globais, mas existem condições que afetam a percepção do estimulo. Pois, quando recebemos um determinado estimulo irá excitar o nosso comportamento. Pela teoria Gestalt o comportamento é o efeito do estimulo.
Conforme os gestaltistas a visão global é denominada meio ambiental. Dividem-se em meio geográfico e comportamental. O meio geográfico é definido pelo meio físico. O meio comportamental é a interação do individuo com o ambiente, interpretando as forças que reagem nesta percepção: equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade.
O campo psicológico nos permite procurar a melhor forma em situações não estruturadas. De acordo com os princípios de proximidade, semelhança e fechamento. Para a Gestalt o aprendizado começa entre o todo e a parte, porque o todo representa a compreensão o objeto analisado.
Kurt Lewin (1890-1947) abandonou as liminares de percepção gestaltistas para estudar na física novas metodologias de sua psicologia. Ele define o espaço vital como a totalidade dos fatos que influenciam o comportamento do individuo em determinado momento. Lewin afirmou como o campo psicológico de vida do individuo com o meio, incluindo a totalidade de fatos coexistentes e interdependentes. A realidade fenomênica deste cientista define a maneira particular do individuo em interpretar determinada situação.
Lewin avaliava o comportamento na totalidade. Porque a personalidade, suas emoções estão ligados ao grupo e própria situação vivida. Os episódios passados estão ligados ao acontecimento, no formato em que são representados na vida atual do individuo. As pesquisas deste psicólogo trouxeram inúmeras contribuições a Psicologia.
 
Bibliografia:
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Loudes Trassi. Psicologias Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Saraiva: 13º edição reformulada e ampliada – 1999, 3º tiragem – 2001.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário