domingo, 7 de maio de 2017

O Projeto Politico-Pedagógico e seus Princípios

No projeto da escola os docentes precisam participar da elaboração pedagógica da escola. Colaborar e cumprir os objetivos de trabalho da instituição. Dedicar-se pela aprendizagem dos alunos. Ministrar estratégias para recuperação de estudante com menor aprendizado. Trabalhar nos dias letivos e nas horas estabelecidas. Participar dos períodos dedicados à avaliação, ao planejamento e desenvolvimento profissional. Colaborar com as atividades de integração com as famílias e a comunidade. Participando de tarefas indispensáveis para atingir os fins educacionais da escola no processo ensino aprendizagem.
A docência além dos conhecimentos práticos e teóricos das diversas disciplinas deve preparar interações didáticas, planejar a capacidade de avaliação institucional com qualidade.
Os pedagogos participando com responsabilidade na gestão escolar contribuem no desenvolvimento do trabalho em equipe, utilizando o dialogo na área educacional e outras áreas do conhecimento. Participam da gestão na instituição contribuindo na elaboração, coordenação, implantação e avaliação do projeto pedagógico. Planejar, executar, acompanhar e avaliar projetos e programas educacionais em ambientes escolares e não escolares.
A educação nos seus processos aplicativos são desenvolvidos na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições escolares, nos movimentos sociais e manifestações culturais.
Na elaboração e gestão do projeto politico pedagógico o diretor tem responsabilidades administrativa, pedagógica e social. O Conselho Escolar avalia e fiscaliza o trabalho pedagógico e administrativo da instituição para o cumprimento da função social e especifica da escola. A comunidade escolar precisa participar das decisões escolares garantindo o caráter democrático da gestão.
O diretor no ato da pose se responsabiliza pelo patrimônio publico escolar. Cumprir os programas mantidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Elaborar planos de aplicação financeira sob sua responsabilidade, consultar a comunidade escolar e prestar contas dos recursos recebidos além de outras atividades.
A diretoria da escola precisa de secretaria, cantina, limpeza, segurança e manutenção para o bom funcionamento da gestão escolar. Como o diretor é o agente politico da instituição cabe a ele articular a integração da escola com a comunidade. Mantendo e promovendo trabalho cooperativo com outros funcionários da instituição, com alunos, pais e a comunidade escolar.
 
Bibliografia:
SILVA, Adnilson José da. Gestão do Projeto Pedagógico. Paraná: Unicentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário