Atualmente
vivemos na sociedade de informação. A Internet revolucionou o avanço das
informações no mundo. Realizar pesquisas está facilitado utilizando este
veículo de informação. A escola precisa ensinar os alunos a discernirem as
informações certas das erradas, principalmente no laboratório de informática.
Pois só o pensamento pode organizar o conhecimento.
Os
professores precisam orientar os alunos a adquirirem o conhecimento necessário
para viverem no mundo globalizado. O Inglês é a língua Universal, pois além de
ser a língua materna de vários países é utilizada em todos os lugares do mundo.
O saber para o professor é desenvolver a competência na língua inglesa,
ensinando a gramática, comunicação falada.
A
juventude terá competência para lidar com a informação na sociedade de
aprendizagem quando o mestre os orientar a terem acesso às informações fazendo
pesquisas, utilizando a biblioteca, a sala de informática. Deve dedicar-se ao
seu trabalho, preparando as aulas com o objetivo de despertar o interesse dos
estudantes aos estudos. No século XXI o aluno é um ser aprendente ao longo de
toda a vida. Por isto precisa conscientizar-se e comprometer-se, valorizar a
aprendizagem. Com pesquisas pessoais, trabalho colaborativo e apoiar o
professor.
Nesta
sociedade de aprendizagem o professor deve comprometer-se em ajudar no
desenvolvimento dos alunos, orientando-os a desenvolverem a capacidade do
trabalho autônomo e colaborativo, mas também o espírito critico. Precisa haver
nova organização na escola, com lugares apropriados para as aulas, acesso
facilitado a livros, revistas, computadores, Internet. Os professores,
diretores e funcionários devem serem valorizados. Os alunos e seus pais
precisam comprometer-se em terem um bom relacionamento com a comunidade.
Para
a escola ser reflexiva o professor também deve ser reflexivo, comprometendo-se
em dedicar-se ao trabalho com responsabilidade. A expressão e o dialogo o
ajudarão a dominar o seu papel de enorme importância. Como a aprendizagem é um
processo transformador da experiência, colaborarão com o seu trabalho
utilizando-se das seguintes finalidades: a analise dos casos, as narrativas, os
portfólios e as perguntas pedagógicas.
A
escola é uma comunidade social, organizada para exercer a função de educar e
instruir. Os alunos, professores, diretores, funcionários da escola e os pais
dos alunos precisam comprometer-se e unir-se para juntos atingirem este
objetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário