quarta-feira, 15 de maio de 2019

Vuk Stefanovic Karadzic

Destacou-se como linguista sérvio, pois foi o principal reformulador da língua sérvia (1787-1864).  Sendo um importante filologista de sua época reformou o idioma sérvio além de padronizar o alfabeto cirílico sérvio.
Vuk Stefanovic Karadzic modernizou o idioma sérvio com suas reformas. Ele traduziu o Novo Testamento ao idioma sérvio e o publicaram em 1868. Escreveu obras literárias folclóricas inspirado na cultura camponesa. Este linguista compartilhou a cultura sérvia. Publicou diversos volumes de prosa e poesia folclórica, destacando o livro com mais de cem canções líricas e épicas aprendidas na sua infância. Editou o primeiro dicionário do sérvio vernáculo. Apesar de sua dedicação recebeu pouca ajuda financeira. Faleceu em 1864 em Viena, o sepultaram no cemitério de São Marcos em Viena. Em 1897 transladaram os seus restos mortais para Belgrado e foram enterrados na Catedral de São Miguel.
Principais obras de Vuk Stefanovic Karadzic: Apostila da língua sérvia – 1814; Dicionário da língua sérvia – 1818; Novo Testamento, traduzido para o sérvio – 1847; Contos folclóricos sérvios – 1824; Poemas folclóricos sérvios – 1845.

Bibliografia:
Vuk Stefanovic Karadzic – Wikipédia, a enciclopédia livre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário