terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Alegria e Tristeza no Natal

Devido a epidemia mundial neste Natal os encontros familiares precisam ser reduzidos para evitar o aumento do covid-19. No Natal de 2023 as famílias festejarão alegremente o nascimento do menino Jesus Cristo. Os países seguem as suas tradições e comemoraram o Natal de acordo com os costumes de cada povo. Portugal, Açores e Madeira festejam esta data comemorativa porque nesta época os imigrantes visitam as suas pátrias, familiares e amigos. Infelizmente neste Natal e no Ano Novo de 2024 apesar da prevenção muitas pessoas serão infectadas pelo covid-19. Seguindo as prevenções a população mundial conseguirá vencer esta epidemia. Os cidadãos precisam homenagearem os trabalhadores do Sistema Nacional de Saúde por terem ajudado no combate do covid-19. Milhares de pessoas faleceram no mundo por causa desta doença. Os seus familiares precisam do apoio e solidariedade da população. Apesar dos sofrimentos todos os seres humanos merecem comemorarem o Natal com alegria e tranquilidade. Nesta data especial o amor, fraternidade, tolerância e perdão trazem felicidade as pessoas.  Os problemas socias de cada país onde inúmeros homens vivem na miséria e passam fome serão diminuídos com as pequenas boas ações dos cidadãos. Apesar das dificuldades as comemorações do Natal refletem a felicidade do povo. No Ano Novo de 2024 as pessoas valorizarão a vida e dirão não a violência. Os seres humanos desejam ter saúde, trabalho, amor, justiça e felicidade. A solidariedade e o respeito ajudarão as pessoas a construírem um mundo mais justo e fraterno.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Glorificar o Natal com Sofrimento. 

domingo, 17 de dezembro de 2023

Ricardo Coração de Leão

Tornou-se rei da Inglaterra entre 1189 a 1199. Ricardo I pela sua coragem nas lutas da Terceira Cruzada foi homenageado com Ricardo Coração de Leão (1157-1199). Filho do rei da Inglaterra Henrique II e de Leonor de Aquitânia. Quando ele tinha quinze anos ganhou de sua mãe o Ducado de Aquitânia, localizado no sul-ocidental da França. Ricardo tornou-se herdeiro do trono da Inglaterra e Normandia depois da morte do seu irmão mais velho em 1183. Henrique II mandou Ricardo entregar Aquitânia ao seu irmão mais jovem João em 1188. Depois que o bravo guerreiro recusou esta proposta teve divergências com o seu pai. No ano seguinte Henrique II faleceu, Ricardo I sendo o filho mais velho do monarca foi coroado rei da Inglaterra e herdou o Ducado de Normandia e o condado de Anjou. O novo rei desejou libertar Jerusalém que estava dominada por Saladino, sultão do Egito e da Síria. Esta cidade era ponto de rotas comerciais para a Ásia e lugar importante do cristianismo. Ricardo I e Felipe II rei da França participaram da Terceira Cruzada. Antes de partir Ricardo deixou o seu reinado sendo gerenciado por sua mãe Leonor. A seguir dirigiu-se a França, em parceria com Felipe permaneceu na Sicília até 1991, depois conquistou o Chipre. Neste mesmo ano em julho os dois reis chegaram à cidade Arca na costa da Palestina e a invadiram. Aconteceu divergências entre Ricardo I, Felipe II e Leopoldo V duque da Áustria. Felipe II retornou a França, aliou-se ao príncipe João irmão do rei e repartiram o reino de Ricardo. O guerreiro valente participou de novas disputas e chegou nos muros de Jerusalém. Quando ele soube da parceria entre Felipe e João decidiu voltar a Europa. Durante a viagem para a Inglaterra em 1192 o duque da Áustria mandou prender Ricardo em um castelo as margens do rio Danúbio. Em 1193 pagaram um preço alto pela libertação deste rei. Ricardo entrou em Londres no dia 16 de março de 1194. O príncipe João se refugiou na França. Ricardo I retornou ao território francês, lutou neste país contra o seu irmão e Felipe II. Ricardo morou na França durante cinco anos e não retornou a Inglaterra. Enquanto o imperador lutou numa batalha na Normandia uma fecha atingiu o seu ombro. Devido ao ferimento ele faleceu. Ricardo governou o seu reino durante dez anos, ficou na Inglaterra apenas alguns meses. Devido a sua coragem e proeza nas lutas da Terceira Cruzada o consagraram como um autêntico cavaleiro medieval denominado Ricardo Coração de Leão. Em diversos trabalhos artísticos Ricardo Coração de Leão foi personagem de vários livros e alguns filmes de cinema.

Bibliografia:

Biografia de Ricardo I – eBiografia    

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Leonor de Aquitânia

Destacou-se como rainha e mulher poderosa na Idade Média (1122-1204). Leonor de Aquitânia recebeu os títulos de Duquesa de Aquitânia e Condessa de Poitiers. Ela tornou-se duquesa com catorze anos. Depois de três meses casou-se com o rei Luís VII da França, desta união nasceu duas filhas. Leonor sendo rainha da França tornou-se membro da Segunda Cruzada. Esta mulher corajosa viajou a Palestina, liderou o exército de Aquitânia e o de Poitou contra os inimigos. Passados quinze anos a rainha pediu a anulação do seu casamento ao papa Eugênio III. Anularam este matrimônio em março de 1152 por serem primos de quarto grau. A seguir no dia 18 de maio de 1152 Leonor casou-se com Henrique, Duque de Normandia e Conde de Anjou. Após dois anos no Natal de 1154 coroaram Leonor e seu marido Henrique II rei e rainha da Inglaterra numa igreja de Londres. Henrique e Leonor tiveram oito filhos. Devido as traições do marido tiveram divergências em 1171. O rei mandou prendê-la em 1173 por ter apoiado a revolta de seus três filhos. Depois do falecimento de Henrique II o segundo filho Ricardo Coração de Leão foi coroado rei da Inglaterra e mandou libertar a sua mãe em 06 de julho de 1189. A rainha tornou-se regente da Inglaterra e Normandia enquanto Ricardo participou da Terceira Cruzada. Leonor negociou a libertação do seu filho quando o prenderam na Áustria. O seu filho João tornou-se rei da Inglaterra em 1199. Corajosamente esta mulher participou de suas últimas guerras desejando manter o filho no trono. Leonor com oitenta e dois anos se tornou uma religiosa na Abadia de Fontevraud. Leonor faleceu como monja em 1 de abril de 1204. Esta rainha poderosa tornou-se uma personagem de livros, filmes e novelas. A sua vida com aventuras espetaculares ficou parecida com uma personagem de estórias de ficção.

Bibliografia:

Leonor de Aquitânia – Wikipedia, a enciclopédia livre 

domingo, 10 de dezembro de 2023

Divisões Culturais Urbanas e Rurais

Cada território mundial possui os seus costumes e tradições culturais. O mundo urbano e o rural possuem as suas características próprias. A vida urbana possui edifícios, conhecimentos científicos e tecnológicos. No mundo rural são apreciadas as belezas da natureza. Nos territórios rurais de Portugal existe carência de saúde, educação, emprego e habitação. Mas possui as suas vantagens, não tem poluição, a alimentação é saudável e sem componentes químicos. Em determinados lugares rurais aconteceu a desertificação de propriedades pequenas. Os jovens estão se mudando para as cidades estudarem nos cursos superiores e arrumarem empregos. No campo residem muitos idosos. As populações rurais apreciam a beleza da paisagem natural. Nas cidades funcionam as universidades e outras instituições cientificas e tecnológicas. Nos municípios grandes a inúmeras diversidades culturais, tradições e histórias. Nas metrópoles muitas pessoas não possuem o fundamental para sobreviverem. Através da cooperação e solidariedade entre os governantes das cidades e a população serão diminuídos os problemas sociais. No mundo inteiro milhares de seres humanos precisam de saúde, trabalho, habitação, educação, segurança e paz. As pequenas boas ações dos cidadãos ajudam na construção de uma sociedade com justiça e fraternidade. Apesar da diversidade entre os territórios urbanos e rurais tornou-se necessário evitar a desertificação das aldeias, implantar o fundamental para a moradia de crianças, jovens, adultos e idosos. Incentivar a cooperação entre os centros urbanos e rurais. A diminuição das atuais desigualdades promoverá a dignidade da pessoa humana e sua vida confortável.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Territórios Culturais. 

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Rainha Amina

Destacou-se como rainha do reino de Zazzau durante trinta e quatro anos. Rainha Amina comandou o exército de Zazzau e conquistou diversos territórios. Em seu governo a rainha iniciou novas rotas comerciais e o cultivo de nozes de cola no seu reino. Amina tinha liderança e introduziu a administração nas sociedades hauça. Homenagearam esta rainha e colocaram o seu nome em várias instituições no norte da Nigeria, numa escola secundaria no estado de Kaduna e a Universidade de Lagos. Esta valente guerreira inspirou a criação de uma personagem de um seriado de televisão.

Bibliografia:

Rainhas Negras que a mídia não mostra – Revista Raça

 

domingo, 3 de dezembro de 2023

Os Direitos Humanos Universais

Na história do mundo ocidental houve uma divisão do poder repartido entre as instituições religiosas e órgãos políticos. Na Idade Média existiu as monarquias absolutistas. Atualmente aconteceu a separação dos poderes políticos e religiosos. Os direitos humanos foram implantados por institutos religiosos e organizações não governamentais. O governo de um país transforma esses benéficos em leis de deveres humanos. Os Direitos Humanos são universais, os governantes de todas as nações precisam harmonizar-se para haver paz e progresso mundial. O governante de um país utiliza as leis visando proteger os cidadãos com o pagamento de impostos, direitos e deveres da população. Os direitos humanos universais defendem os direitos fundamentais dos seres humanos, sua dignidade, igualdade de direitos entre homens e mulheres e a liberdade. Na tradição filosófica e histórica inúmeros indivíduos defenderam os direitos do homem. No mundo contemporâneo existe a necessidade de preservar a dignidade da pessoa. Diversas teses defendem o individualismo ético. Todos os cidadãos tem o direito de lutar pelos seus objetivos desde que não prejudiquem os seus semelhantes. Na modernidade é valorizada a democracia garantindo a liberdade do povo escolher os seus governantes políticos. Em alguns países a atuação de determinados responsáveis políticos geraram problemas com divergências políticas. Diversos governos procuram dialogar entre os seus integrantes e com o povo procurando diminuir as dificuldades sociais da nação. Os Direitos Universais do Homem foram aprovados pela ONU no dia 10 de dezembro de 1948. Deve ser respeitado os direitos de uma pessoa, a sua família e os habitantes de uma nação enquanto convivem na sociedade com liberdade, justiça e paz no mundo.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Abrangência Universal dos Direitos Humanos.  

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Rainha Kahina

Destacou-se como uma líder militar e religiosa no século VII. Esta mulher corajosa nasceu no início do século VII e faleceu antes de terminar o mesmo século. A rainha Kahina comandou a resistência do seu povo e impediram o avanço árabe no norte da África. Depois que se converteu ao judaísmo liderou as tribos judaicas durante trinta e cinco anos no norte da África. Kahina usou a tradição oral e o seu dom profético para se prevenirem e defenderem-se das tropas inimigas.

Bibliografia:

Rainhas Negras que a mídia não mostra – Revista Raça

domingo, 26 de novembro de 2023

Nicolau de Oresme

Destacou-se como padre, filosofo, astrônomo, matemático, físico, tradutor e teólogo (1323-1382). Nicolau de Oresme nasceu em 1323 em Fleury-sur-One no Reino da França. O seu nome também é escrito como Nicole Oresme ou Nicolas de Oresme. O padre foi um filosofo famoso na Europa do século XIV. Trabalhou de professor na Universidade de Paris e foi nomeado bispo de Lisieux. Devido a sua inteligência tornou-se conselheiro de recursos financeiros do rei Carlos V que governou a França. Nicolau de Oresme inventou a geometria coordenada e usou os primeiros expoentes fracionários. Estudou os trabalhos físicos de Aristóteles, concordou com o movimento da Terra. Como pensador ajudou na fundação e divulgação das ciências modernas.

Bibliografia:

Nicolau de Oresme – Wikipédia, a enciclopédia livre 


quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Jean Buridan

Destacou-se como um filosofo e religioso francês na Idade Média (1300-1358). Jean Buridan foi um padre secular, mas não se tornou membro de um movimento religioso. Este filosofo desenvolveu a teoria do Ímpeto, pois explicou o movimento dos objetos em queda livre. Esses estudos científicos influenciaram a dinâmica de Galileu Galilei e Isaac Newton descobriu o princípio da inercia. Existe o famoso paradoxo de filosofia de O Asno de Buridan sobre o livre arbitro. Jean Buridan se inspirou no livro De Caelo de Aristóteles quando desenvolveu esta hipótese. Aristóteles colocou um cão diante de duas refeições deliciosas e perguntou do animal qual das duas ele escolheria racionalmente. O padre explicou que as ações do ser humano precisam ser analisadas para beneficiar a si mesmo e os seus semelhantes. O homem deve pensar  e agir para realizar os seus sonhos e objetivos na vida.

Bibliografia:

Jean Buridan – Wikipédia, a enciclopédia livre

domingo, 19 de novembro de 2023

A Dignidade no Trabalho

Todas as pessoas sonham em obterem a sua dignidade pessoal através do trabalho. Independente do serviço é necessário que sejam respeitados os direitos dos trabalhadores. Através do emprego o funcionário colabora com o seu empregador, pela remuneração financeira consegue o fundamental para sobreviver juntamente com os respectivos dependentes. No primeiro quarto do século XXI existe uma alta taxa de desemprego principalmente com os mais jovens. Os empregadores públicos privados e cooperativos colaboram para ofertarem mais empregos a população. Os benefícios profissionais são importantes para ambas as partes. Ser aprovado em um concurso publico é o sonho da maioria dos trabalhadores. Os meios de comunicações divulgam todos os dias novas oportunidades de emprego aos desempregados. As pessoas pesquisam se estão qualificadas para trabalharem no novo serviço. O colaborador na entrevista demonstra que possui os empenhos profissionais para ser contratado pela empresa. O entrevistador monstra aos candidatos os benefícios oferecidos por aquela instituição, como um salário decente e outros benéficos sociais. A socialização do colaborador a empresa é mostrada por sua satisfação em trabalhar naquele emprego, pelo salário recebido e demais valores do instituto. O desempenho do funcionário começa após a sua admissão no novo serviço. A educação e o respeito entre os colaboradores de uma firma demostram a autosocialização dos funcionários entre si e o valor da empresa. A consolidação do trabalhador depende de sua socialização profissional. Através dos estudos o funcionário conseguirá trabalhar em novos cargos na instituição visando atender aos objetivos do empregador. O desempenho de ambos com cumplicidade profissional, social e institucional trarão sucesso a empresa.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Socialização Profissional. 

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

São Tomás de Aquino

Destacou-se como filosofo e padre italiano na Idade Média (1225-1274). Tomás de Aquino nasceu no castelo de Roccasecca em Aquino ano de 1225. O pai dele era o Conde Landulf de Aquino, deu uma boa educação ao filho. Em 1244 com dezenove anos ele seguiu a sua vocação religiosa. Entrou na Ordem dos Dominicanos, no Convento Saint Jacques de Paris. Tomás de Aquino estudou vários anos em Paris. O filosofo mudou-se na cidade de Colônia, Alemanha. Tornou-se discípulo do bispo, filosofo e teólogo alemão Alberto Magno. Em 1252 retornou a Paris e gradou-se em Teologia. Trabalhou como professor, lecionou em Roma, Nápoles e diversas cidades italianas. Tomás de Aquino ficou famoso como Doutor Angélico porque dedicou a sua vida e fé, esperança e caridade. Tornou-se um pregador cristão de razão e prudência. Defendeu a Escolástica, método de ensino que uniu a fé e razão ao desenvolvimento do crescimento humano. O seu importante livro Summa Theologica deu exemplos entre os relacionamentos de ciências, razão, filosofia, fé e teologia. Tomás de Aquino tornou-se um importante filosofo, defendeu a filosofia escolástica, método baseado na união entre a fé e a razão. Inspirou-se nas obras do pensador grego Aristóteles e de santo Agostino que seguiu os pensamentos de Platão. Os seus livros foram inspirados na razão e vontade humana. O filosofo formulou um novo pensamento cristão filosófico. Este padre estudou e escreveu filosofia, metafisica, física, política, ética e teologia. Principais obras de São Tomás de Aquino: Preces, Sermões, Suma Contra os Gentios, Suma Teológica, Exposição sobre o Credo, O Ente e a Essência 1248-1252, Compêndio de Teologia, Comentários ao Evangelho de São João, Comentários da Epistola de São Paulo e Comentários as Sentenças. Frases de Tomás de Aquino: Nada há no intelecto que antes não tenha passado pelos sentidos. A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria.

Bibliografia:

São Tomás de Aquino – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 12 de novembro de 2023

Alberto Magno

Destacou-se como teólogo, filosofo, religioso e professor alemão (1196-1280). Alberto Magno tornou-se o padroeiro das ciências naturais. O santo nasceu em Lawinagen, Suábao, Colônia em 1196. Este nobre teólogo estudou na Universidade de Pádua, em 1223 entrou na Ordem Dominicana. Em 1245 tornou-se um catedrático na faculdade de teologia da Universidade de Paris. Alberto Magno estudou em várias cidades da Itália. Analisou as obras de Aristóteles. A seguir foi professor em diversas comunidades alemães. Retornou a Colônia em 1248, montou um centro de estudos onde permaneceu até o seu falecimento. Ele exerceu diversos cargos na ordem de São Domingos, tornou-se bispo de Regensburg. Alberto Magno adaptou os ensinamentos de Aristóteles a filosofia cristã. Demonstrou que o conhecimento da verdade se alcança através dos estudos e da fé. Precisa haver união entre a filosofia e a ciência. O frade estudou vários aspectos do mundo natural, principalmente a metafisica, física e a matemática. As obras de Alberto Magno são diversificadas destacando-se a teologia, logica, botânica, geografia, mineralogia, alquimia, zoologia e direito. Parte das obras de Aristóteles foram preservadas e divulgadas aos mestres ocidentais pelo santo. Nos estudos do pensador grego Alberto Magno acrescentou comentários e descrições próprias em biologia, astrologia e matemática. O teólogo foi professor de Tomás de Aquino. Publicaram as obras de Alberto Magno numa edição de vinte e um volumes em Lyon no ano de 1651 e a reeditaram em Paris em 1890-1899. O Albertus Magnus Institut de Colônia publicou essas obras em 1951-1977. Canonizaram Alberto Magno em 1933.

Bibliografia:

Alberto Magno – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Eilmer de Malmesbury

Destacou-se como um monge beneditino inglês do século XI. Eilmer de Malmesbury ficou famoso quando tentou voar usando asas. O monge morou na Abadia de Malmesbury do século XI. Eilmer subiu em uma torre da Abadia de Malmesbury, usou assas nas mãos e nos pés e tentou voar. O monge voou duzentos e um metros, devido a uma ventania ele caiu no chão e quebrou as duas pernas. Eilmer se recuperou, mas ficou coxo. Ele analisou a sua tentativa de voar, fracassou por não ter usado uma cauda. O monge voou durante quinze segundos. Eilmer usou um aparelho igual a um pássaro deslizante. Ele não conseguiu se equilibrar por igual na parte da frente e de atrás e caiu.  Depois daquele acidente ele observou que esqueceu de ter feito uma cauda. A experiencia de voo de Eilmer foi contata durante vários séculos. O homem sonhou em construir maquinas para voar.

Bibliografia:

Eilmer de Malmesbury – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

domingo, 5 de novembro de 2023

Direitos Trabalhistas no Mercado Empregativo

Na maioria dos países no mundo a população se preocupa com as condições dignas do trabalhador. Em várias nações existe bastante desemprego afetando os desempregados e os seus descendentes. A boa economia se desenvolve com a elevada produtividade, preços acessíveis aos consumidores com empresas colaboradoras e sustentáveis. Criar e sustentar postos de trabalhos é um desafio na sociedade. Inúmeras pessoas abrem as suas próprias empresas ou negócios. O próprio governo de um país procura o avanço do progresso, mas necessita de mão-de-obra qualificada. O trabalho com desempenho e qualidade tornou-se fundamental para o desenvolvimento de uma empresa e do país. Devido ao mundo competitivo todas as classes sociais da sociedade procuram se prepararem para conseguirem um bom serviço. As instituições empregadoras selecionam os candidatos de acordo com os postos de trabalho. A preparação para o mundo empregativo tornou-se exigente. As novas tecnologias de informação e comunicação, ciência, circulação de capitais, pessoas e bens variam de acordo com a produção e consumo dos mesmos. A inteligência da agilidade e inovação envolvem empresas que oferecem produtos e serviços fundamentais aos clientes. Estados, povos, organizações e pessoas buscam melhores recursos que defendem os seus direitos, projetos legítimos e o cumprimento dos respectivos deveres. Em busca do emprego o candidato procura oferecer a sua capacidade e competência em atingir os objetivos da empresa. Atualmente os meios de comunicações ajudam os empregados em analisarem as vantagens e deveres de trabalharem em determinadas empresas. Na entrevista um candidato precisa demonstrar as suas qualidades ao entrevistador. Após ser aprovado na seleção, exames, recrutamento e admissão precisa estar atento na progressão de sua carreira no serviço. Agindo com responsabilidade e respeito aos demais colaboradores o empregado conseguirá avanço profissional e a sua satisfação pessoal em trabalhar naquele serviço.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Inteligência e Inovação para o Trabalho.  

 

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Santo Agostino

Aurélio Agostino destacou-se como filosofo e teólogo cristão no início do cristianismo (354-430). Santo Agostino de Hipona foi um importante bispo cristão. A mãe dele era cristã e o pai pagão. A sua educação recebeu influência do maniqueísmo, sistema religioso com a união de cristões e pagãos. Santo Agostino como professor ensinou retorica nas cidades italianas de Roma e Milão. Este santo morou durante determinado tempo num mosteiro. Tornou-se bispo a parit de 395, atuou na cidade Hipona localizada no norte do continente africano. Santo Agostino analisou a vida, principalmente a psicologia e o conhecimento da fé. Para esse bispo o conhecimento e as ideias vinham da sabedoria divina. Santo Agostino valorizou a fé em Jesus Cristo e Deus Pai. Analisou a Bíblia com os conhecimentos naturais de sua época. Defendeu a predestinação, conhecimento teológico de que a vida das pessoas foi traçada por Deus. As suas obras influenciaram o pensamento da Igreja Católica na Idade Média. Ele escreveu sobre ética, metafisica, política, retórica e exegese germânico. Santo Agostino faleceu no dia 28 de agosto de 420 num ataque de vândalos do povo bárbaro germânico do norte da África. Santo Agostino destaca-se como santo protetor dos teólogos, impressores e cervejeiros. Principais obras de Santo Agostino: De Doutrina Cristã 397-426, Confissões 397-398, A Cidade de Deus 413-426, Da Trindade 400-416, Retrações, De Magistro, Conhecendo da si Mesmo. Frases de Santo Agostino: A verdadeira medida do amor é não ter medida. A confissão das más ações é o passo inicial para a pratica de boas ações. A pessoa que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar.

Bibliografia:

Santo Agostino – Biografia resumida – Sua Pesquisa  

domingo, 29 de outubro de 2023

Isidoro de Servilha

Destacou-se como arcebispo de Servilha por mais de três décadas (560-636). Isidoro nasceu numa família hispano-romana cristã. O seu pai Severiano foi prefeito de Cartagena e a mãe Teodora educou os filhos seguindo os ensinamentos do cristianismo. Quando Isidoro começou a estudar na escola teve dificuldades no aprendizado, mas Deus o ajudou a aprender os ensinos escolares. Tornou-se padre e aprendeu latim, grego e hebraico. Ele sucedeu o seu irmão Leandro e tornou-se arcebispo de Servilha. Isidoro organizou os ensinos escolares nos institutos religiosos. Estudou obras bíblicas num convento. Organizou o II Concilio de Servilha em 619 e o oncilio de Toledo em 633 dos quais instalaram normas fundamentais para a Igreja. Devido ao seu conhecimento foi proclamado como o ultimo professor do mundo antigo e mestre da Igreja na Idade Média. Isidoro organizou a primeira enciclopédia escrita do mundo ocidental. O bispo colocou nesta obra textos de livros antigos e preservou os conhecimentos da Antiguidade.

Bibliografia:

Isidoro de Servilha – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Orígenes de Alexandria

Conhecido como Orígenes de Cesareia ou Orígenes, o Cristão, destacou-se como teólogo, filosofo e um padre grego (185-253). Orígenes foi um importante escritor cristão, especialmente na Escola Catequética de Alexandria. Diversos escritores cristões se inspiraram em suas obras, por exemplo, Dionísio de Alexandria, Firmiliano, bispo de Cesareia, Panfilo Hesíquio. Orígenes escreveu cerca de seiscentas obras, as mais famosas são: De Princippis, Contra Celso e a Héxapla. Orígenes defendeu a Santíssima Trindade composta pelo Deus Pai, Deus Filho e Espirito Santo. Comentou a importância de Maria mãe de Jesus Cristo no cristianismo. Afirmou que a Igreja precisa batizar as crianças. No livro História Eclesiástica narrou o martírio do apostolo Pedro e confirmou a importância do Papa na igreja. Orígenes apontou os níveis de leitura das escrituras: literal, moral e espiritual. Cada um desses níveis demonstra o amadurecimento espiritual e psicológico.

Bibliografia:

Orígenes – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

domingo, 22 de outubro de 2023

Os Negócios Financeiros na Sociedade

Na sociedade os negócios financeiros fazem parte da vida das pessoas. Pois estão presentes na cultura, emprego, educação, saúde, segurança e ciências tecnológicas. No primeiro quarto do século XXI os sistemas político, econômico, sociocultural e empresarial necessitam de pessoas detentoras de conhecimentos, experiencias e qualidades humanas. O sucesso de qualquer organização está nos seus recursos humanos. O trabalhador deve comprometer-se com os objetivos de sua instituição. Atualmente as empresas procuram expandir o seu domínio e conquistar novos fregueses. Mas divulgam a promoção humana com um trabalho seguro, convênio médico e igualdade social. A satisfação pessoal e a boa convivência na sociedade começam em cada pessoa, na própria família, trabalho e estudo. A educação e respeito aos semelhantes engrandecem o homem. A sociedade humana, organizações e negócios estão interligados com a cultura, ciência e tecnologia, pois buscam acordos e intercâmbios para melhorar as boas relações entre povos e nações. O empregado precisa se comprometer com a sua firma e exercer as suas funções. O sucesso de uma empresa inicia-se no recrutamento dos colaboradores aos diferentes cargos. Esses novos funcionários precisam se comprometerem com os princípios e objetivos da instituição. O relacionamento entre o empregador e colaborador consiste no trabalho de ambos, boas relações interpessoais e produtos e serviços prestados na organização. No processo de recrutamento o candidato é informado sobre os cargos disponíveis, horários, salários, deveres e direitos sociais. O recurso humano de uma empresa transmite respeito e dignidade. O empregador e os seus colaboradores desenvolvem um trabalho honesto com segurança, salários e benefícios sócios empresariais. Ambas as partes estarão satisfeitas devido ao sucesso de produtos ou serviços oferecidos pela firma.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Capital Humano: Fator de Progresso. 

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Papa Dâmaso I

Destacou-se como Papa da Igreja Católica de 1 de outubro de 366 até o seu falecimento em 11 de dezembro de 384. Dâmaso nasceu na Provincia de Lusitânia do Império Romano, diversos indivíduos o consideram como o primeiro Papa Português. Na sua época o imperador Teodósio, nascido na Hispânia adotou o cristianismo como religião oficial do Império Romano. Dâmaso I enfrentou o arianismo para continuar no diretório do papado. Tornou-se um importante papa do século IV, realizou o Primeiro Concilio de Constantinopla. Proclamou a unidade da Igreja, publicou a formula da confissão de fé proclamando a Divindade do Espirito Santo. No seu pontificado ordenou o canto dos Salmos nas celebrações religiosas. Pediu a São Jeronimo a tradução da Bíblia para o latim. Restaurou as catacumbas dos mártires. Dâmaso I foi o primeiro papa que usou o anel do Pescador como símbolo de São Pedro. Como escritor escreveu importantes epigramas e cartas sinodais.

Bibliografia:

Papa Dâmaso I – Wikipédia, a enciclopédia livre

  

 

domingo, 15 de outubro de 2023

Hilário de Poitiers

Destacou-se como um bispo na cidade romana de Pictávio (Poitiers, Galia). Conhecido como Martelo dos Arianos e Atanásio do Ocidente (300-368). Hilário nasceu numa família abastada e recebeu uma boa educação. Quando estudou o Antigo e o Novo Testamento converteu-se para o cristianismo junto com a sua esposa e filha. Ele foi batizado em 345. Os habitantes da cidade Pictávio o aclamaram bispo em 353. Hilário deixou a sua família e seguiu a vocação religiosa. Contente realizou o casamento de sua filha Abré e incentivou a esposa para entrar num mosteiro. Corajosamente defendeu a Igreja ocidental do arianismo. O bispo escreveu em 358 o livro Sobre os Concílios. Quando ele esteve no exilio produziu a obra Tratado Sobre a Santíssima Trindade 359-360. Hilário analisou textos bíblicos utilizando o método literal e religioso. Mostrou os ensinamentos Divinos do Oriente e combateu o arianismo. Criticou o imperador Constâncio, não teve medo das autoridades, evangelizou no exilio e na cadeia. O imperador Constâncio o levou de volta a sua diocese em 360. Quando Hilário retornou convocou um Concílio em Paris. Defendeu a fé na Santíssima Trindade e a divindade de Jesus Cristo por ser Deus e homem. Impediu a nomeação de Auxêncio bispo de Mediolano por ser contrário ao sistema doutrinal religioso. No seu último livro escreveu comentários sobre os Salmos. Hilário estudou teologia e contribuiu para a evangelização dos ensinamentos de Jesus Cristo.

Bibliografia:

Hilário de Poitiers – Wikipédia, a enciclopédia livre  

 

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

João Crisóstomo

Destacou-se como arcebispo de Constantinopla e foi um patrono do cristianismo primitivo (347-407). João Crisóstomo denunciou as explorações cometidas por líderes políticos e religiosos do seu tempo. Conhecido por sua habilidade oratória tornou-se um dos maiores pregadores das doutrinas de Jesus Cristo. As igrejas Católica e Ortodoxa o veneram como santo. João nasceu em Antioquia em 347 de pais grego-sírios. Em 381 Crisóstomo tornou-se diácono, em 386 o ordenaram presbítero. Durante doze anos entre 386-397 em Antioquia ficou famoso devido aos seus discursos religiosos. João valorizou a caridade e esteve preocupado com as necessidades materiais e espirituais dos necessitados. Denunciou as explorações dos poderosos. Nomearam João arcebispo de Constantinopla em 397. Ele recusou ir nas festas e banquetes luxuosos no seu mandato como arcebispo. Encontrou inimigos no clero e nos políticos. Inventaram acusações para afasta-lo da cidade e continuarem fazendo abusos no poder. Exilaram duas vezes João de Constantinopla. O santo proclamou os ensinamentos cristões e condenou os homens corruptos. Ele pediu para abandonar o materialismo e o consumismo exagerado para socorrer os mais necessitados. João Crisóstomo condenou a luxuria e imoralidade, defendeu a simplicidade evangélica dos lideres religiosos. A principal obra do arcebispo é a Homilia Pascoal. O famoso pregador da igreja primitiva escreveu inúmeros livros com ensinamentos religiosos do Novo e Antigo Testamento da Bíblia. Frases bonitas de João: O incompreensível só se vê com os olhos da fé. A oração nos acostuma a falar com Deus.

Bibliografia:

João Crisóstomo – Wikipedia, a enciclopédia livre 

domingo, 8 de outubro de 2023

O Futuro da Humanidade

Na história da humanidade os princípios, valores e sentimentos são transmitidos para as gerações sucessivamente começando na família, igreja, escola e sociedade. Através das tecnologias da informação e comunicação as novas gerações dominam o mundo tecnológico. A internet revolucionou as comunicações nas investigações, descobertas cientificas, localização de pessoas, lugares e espaços físicos em qualquer lugar da Terra e do universo. As novas gerações se desenvolverão conversando, enviando e recebendo informações atualizadas. O mundo fantástico das tecnologias de informação e comunicação ajudarão na reconstrução de um futuro melhor para a humanidade. A sociedade precisa respeitar os seus antepassados e a sua cultura herdada. Apesar das divergências em todas as gerações futuramente os seres humanos procurarão evitar os erros do passado, não cometê-los no presente e em tempos futuros. Apesar dos benefícios tecnológicos os homens deverão valorizar os princípios, valores, sentimentos e compromissos com os seus semelhantes. Deve-se preparar uma educação destinada ao serviço e dignidade das pessoas as futuras gerações. A juventude com boas ações, novos conhecimentos e experiências alcançarão melhores resultados em diferentes conceitos e objetivos. Os futuros descendentes acreditarão na generosidade, respeito, justiça, solidariedade, liberdade e igualdade. Os seres humanos valorizarão a vida e a democracia. Nas suas vidas pessoais e profissionais viverão fraternalmente com os seus semelhantes e serão felizes.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Gerações do Futuro.  

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Basílio de Cesareia

Conhecido como São Basílio Magno ou Basílio, o Grande, foi bispo de Cesareia, Capadócia, atual cidade de Kayseri, Turquia (330-397). Tornou-se um teólogo importante que apoiou o Credo de Neceia. Enfrentou vários adversários hereges nos primeiros anos do cristianismo como religião oficial do Império Romano. Basílio ajudou as pessoas necessitadas. Estabeleceu os padrões de vida religiosa focada na comunidade, oração e trabalho manual. Basílio reformulou as orações litúrgicas e incentivou a música sacra. Patrocinou a construção da instituição denominada Basiliada perto de Cesareia que tinha um abrigo para os necessitados, um hospício e um hospital. Obras de Basílio: Sobre o Espirito Santo, Refutação da Apologia do Império Eunômio, Seis Dias e Discurso aos Jovens Gregos sobre a Literatura Grega. Grande parte de suas obras estão no volume XXXVI de Patologia Grega. Homenagearam Basílio com o título de doutor da Igreja.

Bibliografia:

Basílio de Cesareia – Wikipédia, a enciclopédia livre

domingo, 1 de outubro de 2023

Gregório de Nazianzo

Destacou-se como teólogo, escritor cristão e patriarca de Constantinopla (329-389). Ele também é denominado como Gregório Teólogo, pois foi um excelente retórico da era patriótica. Como orador divulgou o helenismo na igreja primitiva. Gregório de Nazianzo defendeu a formação da teologia trinitária entre os padres gregos e latinos. A sua obra teóloga influenciou os teólogos modernos, principalmente o relacionamento entre os três membros da Santíssima Trindade. Devido aos ensinamentos deste padre a Igreja Ortodoxa o denominou teólogo e a Igreja Católica o homenageou como doutor da igreja. Na produção literária de Gregório de Nazianzo existe discursos, poemas e cartas. Nos seus escritos teológicos defendeu a Santíssima Trindade, Deus Pai, Jesus Cristo e o Espirito Santo estão unidos em uma única Divindade. As relíquias deste santo estão guardadas na Catedral de São Jorge, Catedral Ortodoxa grega de Istambul, Turquia.

Bibliografia:

Gregório de Nazianzo – Wikipédia, a enciclopédia livre    

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Atanásio de Alexandria

Destacou-se como o vigésimo arcebispo de Alexandria (296-377). Tornou-se doutor e santo da igreja Católica. O seu episcopado se iniciou em 328 até 373, durou quarenta e cinco anos. Quatro imperadores romanos perseguiram Atanásio, pois o exilaram durante cinco ocasiões diferentes, totalizando dezessete anos. Este teólogo cristão defendeu o trinitaríssimo contra o arianismo, tornou-se um líder na comunidade de Alexandria no século IV. As obras de Atanásio são consideradas importantes por todos os padres da igreja. Como teólogo defendeu a Santíssima Trindade composta pelo Deus Pai, Jesus Cristo e o Espirito Santo. Principais obras de Atanásio: Carta sobre os Decretos do Concilio de Niceia, Contra os Pagãos, Sobre a Encarnação do Verbo de Deus e Cartas a Sarapião. Santo Atanásio foi considerado o primeiro patriarca de Alexandria na literatura copta. O seu livro mais famoso é a hagiografia de Santo Antão.

Bibliografia:

Atanásio de Alexandria – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 24 de setembro de 2023

Sonhos e Objetivos na Sociedade

Os princípios, valores, sentimentos e emoções fazem parte da personalidade humana. Atualmente vivemos numa sociedade de interesses onde inúmeras pessoas se tornam especialistas em atingir os seus objetivos. Infelizmente inúmeros indivíduos prejudicam os semelhantes em busca do sucesso na vida pessoal e profissional. As suas vidas circulam em torno dos seus próprios objetivos. Atualmente na terceira década do século XXI vários lideres se consideram a peça principal de diversas instituições e os colaboradores são apenas executores de ordens arbitrarias e desumanas. Alguns lideres pensam que humilhando os seus rivais se tornam lideranças fortes e eficazes. Inúmeras pessoas honestas são condenadas e não tem o direito de sua defesa. Diversos homens recorrem ao protagonismo com diversos comportamentos incompreensíveis em busca do sucesso na sociedade. Eles acreditam em si mesmo e se afastam de quem os prejudicam. O ser humano precisa conviver pacificamente com os seus semelhantes para ter um bom relacionamento interpessoal. Liderar um projeto ou uma equipe requer experiência e a ajuda da equipe dos colaboradores com respeito, princípios e valores. Diversas instituições possuem os seus princípios e objetivos. Com o bom relacionamento os indivíduos conseguirão ter sucesso nas suas vidas pessoais e profissionais. O bom senso, moderação e tolerância são indispensáveis para encontrar as soluções de diversos problemas. Cada pessoa possui os seus princípios, valores e dignidade. Os líderes precisam defender a democracia com honestidade e valorizarem os seus colaboradores. A população precisa de bons exemplos de princípios e valores dos seus governantes. Os lideres devem socorrer os mais necessitados e lhes proporcionarem o fundamental para sobreviverem. Todos os cidadãos devem ser reconhecidos como seres humanos dignos de respeito, princípios e valores.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). PROTAGONIMSOS QUE HUMILHAM.  

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Papa Gregório I

Destacou-se como um doutor da Igreja e padre latino (540-604). Usou o nome de Gregório Magno, fez inúmeras obras e dialogou com outras religiões cristãs. Gregório nasceu numa família rica em Roma. Ele recebeu uma boa educação e aprendeu gramatica, retórica, ciências clássicas, literatura e direito. Depois do falecimento do seu pai Gregório transformou a vila da família num mosteiro dedicado a Santo André. Tornou-se monge antes de assumir o pontificado. Ele tornou-se Papa de 3 de setembro de 590 a 12 de março de 604 quando faleceu. Gregório dedicou as suas obras de caridade aos mais necessitados de Roma, principalmente aos refugiados. Socorreu viúvas, crianças, doentes e demais pessoas carentes com alimentos, vestuários e calçados. Reformulou a liturgia da missa pré-tridentina e acrescentou novos cantigos as celebrações religiosas. Gregório fundou o papado medieval. Tornou-se padroeiro de músicos, cantores, estudantes e professores. Sepultaram o corpo dele na Basílica de São Pedro no Vaticano. Gregório falou a famosa frase: Compaixão deve ser demonstrada primeiro aos fieis e depois para os inimigos da Igreja.

Bibliografia:

Papa Gregório I – Wikipédia, a enciclopédia livre

     

domingo, 17 de setembro de 2023

Jerônimo de Estridão

O seu nome era Eusébio Sofrônio Jerônimo (347-420). Destacou-se como um sacerdote cristão ilírio, especializou-se como teólogo, historiador e confessor. Este padre tornou-se famoso usando o nome de Jerônimo de Estridão. A Igreja Católica o declarou santo e doutor da igreja. São Jerônimo escreveu inúmeras obras, as mais conhecidas são a tradução da Bíblia para o latim, conhecida como Vulgata e seus comentários sobre o Evangelho dos Hebreus. O padre traduziu diversos livros escritos nos idiomas grego e hebraico para o latim. Possibilitou que diversos ensinamentos bíblicos fossem ensinados de um país a outras nações. Tornou-se padroeiro dos tradutores, bibliotecários e enciclopedistas. Em homenagem ao Jerônimo de Estridão construíram a Basílica de Santa Maria Maior em Roma, Itália.

Bibliografia:

Jerônimo – Wikipédia, a enciclopédia livre  

 

 

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Ambrósio de Mediolano

Destacou-se como arcebispo de Mediolano (Milão) e um importante membro religioso do século IV (340-397). Ambrósio nasceu numa família cristã em 340 na Bélgica romana. Após o falecimento de seu pai ele mudou-se para Roma, estudou literatura, direito e retórica. Em 372 Ambrósio tornou-se prefeito consular de Ligúria e Emília. No ano de 374 a população de Mediolano o aclamou bispo da cidade. Ele recusou o convite, pois não era batizado e nunca estudou teologia. O imperador Graciano o enviou uma carta elogiando-o por merecer aquele cargo sagrado. Depois de uma semana Ambrósio foi batizado, ordenado e consagrado bispo de Mediolano. Emocionado o bispo doou dinheiro e parte de suas propriedades aos necessitados. Ele estudou teologia com o presbítero Simpliciano de Roma. Como pregador converteu Agostino de Hipona que era pagão. Devido a conflitos com os arianos Ambrósio convocou o Concilio de Aquileia em 381. Apesar das divergências políticas ele permaneceu fiel a igreja de Cristo. Ambrósio incentivou os imperadores Graciano, Valentiniano II e Teodósio I a perseguirem o paganismo. No dia 4 de abriu de 397 faleceu Ambrósio, o corpo dele foi sepultado na Basílica de Santo Ambrósio em Milão. Este nobre bispo tornou-se um dos Doutores da Igreja latina em companhia de Santo Agostino, São Jerônimo e São Gregório. No seu ministério sacerdotal defendeu a ética cristã. Afirmou que a liturgia com os seus ensinamentos deveriam servir ao povo e ajuda-lo a adorar a Deus. Nas suas obras Ambrósio defendeu a virgindade de Maria e mãe de Jesus Cristo. Mostrou o pecado prejudicando a fé e os irmãos da comunidade cristã. Atribuíram a Ambrósio ter composto o canto antifonal e o hino cristão Te Deum. As obras deste santo influenciaram a Igreja em todas as épocas quando são analisadas e estão sempre atualizadas.

Bibliografia:

Ambrósio de Mediolano – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 10 de setembro de 2023

Pacômio

Destacou-se como fundador do monasticismo cenobita (292-348). Utilizou o nome de Abba Pacômio. Ele nasceu em Tebas, Egito, os seus pais eram pagãos. Alistaram-no forçadamente no exercito romano quando completou vinte anos. Pacômio ficou no cativeiro. Na prisão conheceu os cristãos que deram comida aos famintos e confortaram os aflitos. Emocionado decidiu estudar o cristianismo quando saísse do cativeiro. Pacômio saiu do exercito e foi batizado em 314. Tornou-se um eremita e imitou os costumes de Santo Antão do Deserto. O eremita organizou uma comunidade onde homens e mulheres viveram juntos supervisionados por um abade. Pacômio ficou conhecido como Abba ou pai. Fundou o primeiro mosteiro entre 318 a 323 em Tabennisi. Nesta comunidade moraram ele, seu irmão João e cem monges. A seguir Pacômio inaugurou outros sete abrigos de homens e mulheres. Depois de 336 o monge morou no mosteiro de Pabau. Em 348 existiu três mil mosteiros no Egito. Na geração seguinte fundaram mais de sete mil abrigos na Palestina, no deserto da Judeia, Síria, norte da África e Europa. Pacômio e seus monges nunca foram ordenados sacerdotes, gostaram de viverem como ascetas. O eremita faleceu em 9 de maio de 348 de peste. Pacômio deu exemplos de santidade em sua vida. Escreveu vários sermões em copta. Divulgou os ensinamentos de Jesus Cristo e socorreu os mais carentes.

Bibliografia:

Pacômio – Wikipédia, a enciclopédia livre   

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Antão, o Grande

Destacou-se como um santo cristão do Egito e um dos padres do Deserto de Nitria (251-356). Nomearam o eremita como Santo Antão do Egito e O Pai de Todos os Monges. Antão com vinte anos distribuiu os seus bens aos necessitados e partiu para o deserto. O nobre cristão resistiu as tentações dos demônios. O eremita ficou famoso por saber pastorear e recebeu as visitas de inúmeros visitantes. Antão inspirou muitos religiosos em se tornarem monges e os chamaram de eremitas. A vida e as tentações deste santo inspiraram infinitos artistas de artes e na literatura ocidental. Várias pinturas estão repletas de metáforas representadas pelos animais do deserto inspirados em sonhos. Alguns discípulos do monge fundaram um bairro populacional que se chama Antões. Santo Antão do Egito com os seus bons exemplos converteu numerosas pessoas ao cristianismo. O eremita alegrou-se com a gloria de Jesus Cristo e Deus Pai.

Bibliografia:

Antão, o Grande – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

 

 

domingo, 3 de setembro de 2023

A Comunicação nas Relações Pessoais

A comunicação está presente nos relacionamentos pessoais da humanidade. O homem pode se comunicar nas relações interpessoais e intergrupais. As pessoas desenvolvem os seus atos comunicativos nas famílias, amigos, escola, trabalho, política e religião. A comunicação revela o sucesso individual e coletivo de acordo com diversas circunstâncias, principalmente para resolver problemas pessoais ou de determinadas comunidades. O paradigma comunicacional demonstra o processo transmitido no tempo em que o locutor se comunicou. A linguagem pode ser verbal e não verbal, pois contribui para ocorrer situações problemáticas ou solucionar diversas ocorrências. A comunicação é uma dimensão humana e a sua eficácia vai depender das múltiplas dimensões da pessoa que proporcionam benefícios individuais e coletivos. A comunicação esclarecedora e pedagógica procura solucionar conflitos e favorecem a compreensão e o respeito entre os cidadãos. O diálogo com educação alcança melhores resultados nas relações pessoais. Investir na comunicação revela o bom senso, prevenção e garante um futuro mais tranquilo para a humanidade. O domínio da comunicação humana ocorre nos grupos sociais, profissionais, culturais, políticos e econômicos. A arte de se comunicar envolvem os fatores pessoais, sociais, fisiológicos, psicológicos, personalidade e linguagem. Os cidadãos precisam saber construir a comunicação de interações entre as pessoas. A comunicação se constitui de contatos, pois negociam condições para encontrarem soluções ou novos conhecimentos adquiridos. A comunicação é indispensável a vida humana. Um dos segredos do sucesso comunicativo é a aplicação de uma ética no dialogo pessoal e profissional. O dialogo comunicativo revela um conjunto de capacidades e competências, no respeito aos deveres recíprocos. A atividade comunicacional mostra a ética, princípios, regras, valores, direitos e deveres. A formação no domínio da comunicação precisa ser considerada uma prioridade mundial procurando estabelecer a paz universal. Saber escutar é essencial nos relacionamentos de duas ou mais pessoas. Consiste estar disposto em ajudar e compreender o que ouviu dos semelhantes. Compreender sem complexos o que uma pessoa revela em suas conversas significa aceita-la conforme a sua própria personalidade.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Lealdade nas Relações Pessoais: Gestão de Cominação.  

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Paulo de Tebas

Destacou-se como um eremita egípcio e foi um dos padres do deserto de Nitria (228-330). Paulo de Tebas tornou-se o primeiro eremita que estabeleceu o costume do ascetismo e contemplação monóstica. Paulo nasceu numa família egípcia rica. Recebeu uma boa educação e estudou a cultura egípcia e o idioma grego. Alguns familiares o denunciaram por ser cristão no governo do imperador Décio. Paulo fugiu para o deserto, diversos parentes quiseram pegar o seu patrimônio. O eremita viveu no deserto até o final de sua vida. Antes de falecer Antão do Egito o visitou. Ele pediu para ser sepultado com a túnica que o seu visitante ganhou do bispo Atanásio. Este santo católico inspirou a fundação da Ordem de São Paulo, o Primeiro Eremita com os monges paulinos na Hungria no século XIII. Em diversas imagens cristãs Paulo de Tebas ficou ao lado de Antão do Deserto com um corvo e dois leões.

Bibliografia:

Paulo de Tebas – Wikipédia, a enciclopédia livre

domingo, 27 de agosto de 2023

Tertuliano

Destacou-se como autor no inicio do cristianismo (160-220). Tertuliano foi o primeiro escritor cristão que escreveu uma obra literária em latim. Ele criticou a heresia no cristianismo. Tertuliano é um dos padres latinos, pois organizou e defendeu uma nova ideologia na igreja primitiva. O teólogo ficou famoso por ser o autor antigo que usou em sua obra a teologia trinitária. Tertuliano introduziu um vocábulo novo na linguagem oficial da teologia cristã. A palavra Trindade significa que Deus Pai, Deus Filho e o Espirito Santo são um único Deus simbolizado por três personagens Divinos. Este vocabulário vigorou até os dias atuais para proclamar a Santíssima Trindade. Apesar de ser um dos fundadores da teologia ocidental Tertuliano não conciliou a fé com a razão humana.

Bibliografia:

Tertuliano – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Papais de Hierápolis

Destacou-se como um escritor no primeiro terço do século II (70-155). Tornou-se um dos primeiros lideres da igreja cristã a ser declarado como santo. Papias foi bispo de Hierápolis (atual Hierápolis – Pamukkale, Turquia. O bispo era amigo de Policarpo, os dois foram martirizados no mesmo dia. Papias escreveu Suas Interpretações dos Provérbios do Senhor em cinco livros. Alguns estão presentes nos Evangelhos de Mateus e Lucas. Este livro desapareceu, restaram apenas fragmentos citados por autores posteriores. Papias tornou-se o primeiro que investigou a origem do cristianismo. Este homem declarou que Jesus Cristo não tinha outros irmãos, os nomes citados eram primos e parentes do Messias. Papaias pesquisou como os apóstolos escreveram os evangelhos. Em sua obra o bispo transmitiu diversas explicações dos discursos de Jesus Cristo.

Bibliografia:

Papais de Hierápolis – Wikipedia, a enciclopédia livre

 

domingo, 20 de agosto de 2023

A Comunicação Humana

Através da comunicação o homem se comunica com os seus semelhantes. A comunicação vem acompanhada de atitudes e expressada pela linguagem verbal e não verbal. A comunicação é uma atitude humana, mas está presente no rádio, televisão, imprensa e internet. A simples presença de um individuou envolve a emissão de mensagens com determinados significados aos seus intérpretes. A comunicação cultural e antropológica pode ser falada ou escrita. As pessoas agem e se comportam socialmente. Um ser humano e outros comunicadores se comunicam de acordo com determinado efeito social. Existe mudanças de comportamentos ou convicções de receptores de acordo com o lugar frequentado pelo comunicador. O relacionamento humano seria impossível sem a comunicação. Nas relações humanas acontecem o diálogo, troca de ideias, transmissão de conhecimentos e manifestação de sentimentos. As pessoas costumam ouvir e se comunicam com os seus semelhantes. O relacionamento interpessoal expressa determinados comportamentos comunicais.  A comunicação humana produz reações, emissor e comunicados. A sociedade humana se desenvolveu devido ao nível de sua comunicação. O dialogo interpessoal e as boas atividades humanas ajudam a solucionar determinados problemas pessoais e sociais. Um projeto ou uma decisão expressam os efeitos de argumentação expressados pelo emissor no qual transmite uma intenção ao receptor. Nos dias atuais a comunicação divulga diversas opções adequadas aos interesses pessoais. As relações humanas sadias acontecem entre pessoas, grupos e nações visando buscar uma comunicação universal beneficiando todos os seres humanos.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Lealdade nas Relações Pessoais: Conexões Humanas.  

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Policarpo de Esmirna

Destacou-se como um bispo na igreja de Esmirna do século II (69-155). Policarpo foi um discípulo do apostolo João. O bispo é considerado um Padre Apostólico junto com o Papa Clemente de Roma e o bispo Inácio de Antioquia. Apunhalaram Policarpo enquanto amarrou uma estaca para ser queimado vivo. A única obra do bispo foi a Epistola de Policarpo aos Filipenses. O bispo visitou Roma em 150 e discutiu as diferenças que existiram entre os costumes asiáticos e romanos. Policarpo continuou celebrando a Pascoa conforme o costume oriental no dia da Pascoa judaica enquanto a de Roma era sempre no domingo. No início do século III d.C. todos os cristãos observaram a data da Pascoa no domingo sempre na primeira lua cheia da Primavera no Hemisfério Norte. Policarpo ajudou a compilar, editar e publicar o Novo Testamento. O bispo socorreu os necessitados, principalmente as mulheres e crianças dos maridos que foram presos ou assassinados.

Bibliografia:

Policarpo de Esmirna – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

domingo, 13 de agosto de 2023

A Solidariedade nas Relações Pessoais

Determinada parte da população mundial possui o fundamental para a sua vida incluindo saúde, alimentação, trabalho, habitação, educação, formação e assistência social. Inúmeras pessoas não possuem o necessário para sobreviverem devido as dificuldades sociais e financeiras. Cerca de 20% dos seres humanos em todo o planeta vivem na pobreza extrema. Os homens e os governadores responsáveis precisam eliminarem esta chaga social. Toda a comunidade deseja proporcionar um crescimento sustentado com uma melhor repartição de riqueza e recursos naturais beneficiando toda a população. Deve haver investimentos que promovam o trabalho, emprego, poupança, autonomia, pacificação politica e social e o respeito pela dignidade humana. Cada pessoa possui a sua própria personalidade, mas não consegue agradar vários semelhantes. Os seres humanos possuem circunstancias positivas e negativas, recursos, espaços e tempo para minimizar determinados obstáculos. O homem precisa planejar o seu futuro e organizar a sua vida com o bom senso. Determinados acontecimentos trazem felicidade ou tristeza ao cidadão que deve estar preparado para enfrenta-los conscientemente. Em todas as fases da vida a pessoa não consegue sobreviver com dignidade separada dos seus semelhantes. O homem com as suas próprias ações beneficia ou prejudica a si mesmo e outros seres humanos. Superar e erradicar pensamentos e atos prejudiciais aos valores, princípios e boas ações trarão a felicidade individual, pois ajudarão a construir uma sociedade mais justa. A compreensão, solidariedade, igualdade, paz e felicidade começam na família para serem compartilhadas na convivência social da população mundial.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Lealdade nas Relações Pessoais: Vida Boa.  

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Inácio de Antioquia

Destacou-se como bispo de Antioquia, Síria de 68-107 (30-107). Tornou-se discípulo do apostolo João, amigo de Paulo e sucedeu a Pedro na igreja de Antioquia. Inácio defendeu a autoridade da Igreja e a chamou de Igreja Católica. No ano de 107 o imperador Trajano mandou prende-lo e o levaram a Roma. Depois de condenado a morte o jogaram no Coliseu e foi martirizado pelos leões. O bispo escreveu as seguintes Epistolas: Epistola a Policarpo de Esmirna, Epistola aos Efésios, Epistola aos Esmirniotas, Epistola aos Filadéfos, Epistola aos Magnésios, epistola aos Romanos e Epistola aos Tralios. Inácio defendeu a unidade na Igreja de Jesus Cristo. O santo declarou que a salvação do Messias se tornou universal e os primeiros cristãos a chamaram de Igreja Católica. Nas suas cartas ele escreveu que a Igreja era liderada em Roma com caridade. Aprofundou a natureza de Deus Pai em Jesus Cristo, pois o Deus Filho gerado tornou-se o filho unigênito. Ensinou a manter fé e amor na Santíssima Trindade formada pelo Deus Pai, Jesus Cristo e Espirito Santo. Inácio confirmou a Divindade de Cristo gerado pela Virgem Maria descendente do rei Davi. O bispo declarou que os cristãos membros da Igreja Católica deveriam se reunirem no domingo, o dia do Senhor. Inácio de Antioquia escreveu belas mensagens como o seguinte exemplo: Ficam longe da Eucaristia e de oração porque não querem reconhecer que a Eucaristia é a carne do nosso Salvador. Jesus Cristo padeceu pelos nossos pecados e o Deus Pai na sua bondade o ressuscitou.

Bibliografia:

Inácio de Antioquia – Wikipedia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Papa Clemente I

     

Tornou-se o quarto papa do Cristianismo da Igreja Romana entre 88-97 e foi batizado por São Pedro (35-100). Clemente Romano nasceu em Roma. Destacou-se como autor da Epistola de Clemente aos Coríntios. Este Papa foi considerado o primeiro teólogo da Igreja Apostólica Romana porque defendeu publicamente o sistema religioso pela hierarquia sacerdotal e rituais dogmáticos. Clemente iniciou ao rito papado e tornou-se o primeiro para que usou a palavra amém nas cerimonias religiosas. Introduziu o ritual da crisma na igreja, impôs na ordem eclesiástica hierárquica os bispos, presbitérios e diáconos. Papa Clemente I utilizou os ensinamentos apostólicos para divulgar a evangelização na igreja. No seu pontificado aconteceu a segunda perseguição aos cristãos. Ele foi preso no ano 97 e condenado aos trabalhos escravos nas minas de cobre em Galipoli. Como converteu inúmeros presos no ano 100 o jogaram no mar com uma pedra amarada no pescoço. Papa Clemente I tornou-se um mártir cristão no inicio do cristianismo. Em sua homenagem construíram a Basílica de São Clemente.

Bibliografia:

Papa Clemente I – Wikipédia, a enciclopédia livre

domingo, 23 de julho de 2023

As Relações Pessoais na Sociedade

O homem na sua convivência humana se organiza na sociedade. Existe várias formas de sociedade como a família, bairro, cidade, comunidade religiosa e grupo profissional. Na história da humanidade diversos pensadores não conseguiram acabar com a fome, paz entre os povos, justiça e desemprego. Na literatura esses temas são variados, principalmente no mundo virtual. A consciência de cada pessoa define se os seus atos são bons ou maus. Vários conflitos acontecem devido a falto do dialogo e o uso da violência. A falta de respeito na sociedade atual ocorre na família, local de trabalho, escolas e espaços de lazer. A formação de uma consciência cívica para o respeito e responsabilidade deve acontecer em todas as fases da vida. As boas ações, tolerância, respeito e solidariedade trazem benefícios a pessoa humana, especialmente aos mais desfavorecidos. A consciência moral incentiva o cidadão em praticar e bem e nunca prejudicar ninguém. A sociedade moderna possui novos valores, principalmente o consumismo exagerado. A igualdade entre as mulheres e os homens precisam ocorrer no formato físico e biológico. As pessoas e a sociedade precisam aprender com os seus próprios erros para evita-los no presente e nunca repeti-los no futuro. A personalidade humana e o seu nível cultural variam de acordo com os costumes dos países e da época em que a pessoa viveu. A honestidade e dignidade são valores fundamentais na sociedade. A fraude, hipocrisia e a corrupção prejudicam o próprio ser humano e os seus semelhantes. Cada cidadão é livre para fazer os seus próprios atos, mas precisa se responsabilizar pelas suas consequências.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Lealdade nas Relações Pessoais: A Sociedade.  

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Constantino

Destacou-se como o seguindo imperador romano da dinastia Constantina (272-337). O rei chamava-se Flávio Valério Aurélio Constantino. Em seu reinado deu liberdade ao cristianismo no Império Romano. Efetuou diversas reformas religiosas, administrativas e militares. O imperador Constâncio I pai de Constantino faleceu em 306 d.C. no Eboracum (atual York, Inglaterra). As tropas declararam o filho dele novo governador. Naquela época o regime era a tetrarquia, Constantino dividiu a regência com os imperadores Magêncio, Licínio e Maximino. Magêncio de Constantina governou o Império Romano do Ocidente. Em 28 de outubro de 312 Constantino derrotou Magêncio em uma batalha e tornou-se o único imperador do Império Romano do Ocidente. O Império Romano Oriental continuou com os imperadores Maximino e Licínio.  Aconteceu diálogo entre os dois reinos, estabeleceram pelo Édito de Milão a neutralidade do império nas religiões. Constantino propôs o casamento de sua irmã com Licínio. Houve divergências entre Maximino e Licínio, no dia 30 de abril de 313 se enfrentaram na Batalha de Tzíralo. Licínio venceu o conflito, depois de alguns meses Maximino faleceu, Licínio tornou-se o único governador do Império Romano do Oriente. Os dois imperadores disputaram o poder. Crispo, filho de Constantino ganhou o combate naval na Batalha de Helesponto em 324 d.C. Aconteceu em setembro de 324 d.C. o confronto final com a derrota de Licínio na Batalha de Crisópolis. Constantino poupou o rival quando atendeu o pedido de sua irmã. Passado algum tempo mandou mata-lo e tornou-se o único imperador do Império Romano. Constantino mudou a capital do seu reino e fundou a cidade de Constantinopla (atual Istambul, Turquia). O rei governou pela legislação romana, a língua oficial era o grego, liberou o cristianismo e outras religiões. Constantino foi o primeiro imperador romano que se converteu ao cristianismo. Prestigiou a Igreja Cristã para manter a paz no seu reinado. Enquanto Constantino governou o Império Romano efetuou diversas reformas religiosas, administrativas e militares. Na religião legalizou o cristianismo e outras religiões pelo Édito de Milão. Tornou única a igreja cristã. Realizou o Concílio de Niceia em 325 d.C. oficializando a divindade de Jesus Cristo. Na administração fundou Constantinopla, a nova capital do Império Romano. Propôs que o cargo de senador tivesse uma posição administrativa de pai para filho. Deu liberdade para os senadores elegerem novos parlamentares no Senado. Em suas reformas militares fundou as escolas palatinas como o centro do sistema militar romano. As forças militares moveis atenderam os seus pedidos. Constantino oficial o domingo como o dia de descanso. Mostrou como calcular a data da Páscoa e 25 de dezembro tornou-se o dia de Natal.

Bibliografia:

Quem foi Constantino? – Toda Matéria 

Ética nas Relações Pessoais

No século XXI o homem com as suas boas ações contribui para construir um mundo melhor. A ética tornou-se indispensável nas ralações pessoais, pois mostra os direitos e deveres de cada cidadão. A família contribui na educação e formação do ser humano com respeito, tradição e cultura. Na educação a ética ajuda o homem a perceber a sua personalidade pessoal e o relacionamento com os seus semelhantes. As sociedades formam-se a partir de um povo que ocupa determinado território com seus costumes e valores. No século XXI os países enfrentam inúmeros desafios como o vicio em drogas proibidas por lei, doenças, desemprego, falta de segurança publica e conflitos políticos. O homem precisa ajudar a construir uma sociedade mais justa e pacifica. As pessoas utilizando a ética transmitem os valores morais com reciprocidade e princípios fundamentais da convivência humana. A ética na família mostra o valor do homem e da vida. O individualismo prejudica os relacionamentos pessoais. Devido a sociedade competitiva os cidadãos desenvolvendo a ética da dignidade e não prejudicando os seus semelhantes conseguem o sucesso pessoal e profissional. A felicidade depende dos valores e princípios da ética. Através da solidariedade apoiamos e valorizamos as outras pessoas. Devemos ajudar e apoiar os nossos irmãos que possuem dificuldades em sobreviverem na sociedade. O relacionamento entre amigos demonstra que um contribui para o outro na convivência diária. No mundo existe diversos problemas sociais, o homem deve recusar a violência e valorizar o amor e a vida.  A humanidade precisa valorizar o nosso planeta Terra, a sua história e a natureza. Dedicar-se em construir uma sociedade mais justa e fraterna as próximas gerações.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Lealdade Relações Pessoais: Ética.  

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Amanirenas

A rainha guerreira africana também foi chamada de rainha Núbia. Amanirenas recebeu o título de Candace, nome dado as rainhas guerreiras do reino de Meroé, Egito, governado apenas por mulheres. Esta rainha tinha poder político demonstrado pela sua aparência, pois era alta, robusta e cega de um olho. A rainha usou um tapa-olho feito por ela mesma. No ano de 230 a.C. o exército Kushita invadiu e tentou dominar o território onde moraram. Amanirenas combateu os romanos, destruiu a estátua do imperador César Augusto, decapitou a cabeça dele e a levou ao Reino de Kush como símbolo de sua vitória. A rainha Núbia mandou enterrar a cabeça do inimigo na entrada de um templo grande em Kush. As pessoas que entraram neste templo pisaram na cabeça do imperador romano César Augusto. Além deste fato histórico Amanirenas governou com prosperidade econômica, aumentou o comercio e o intercambio.

Bibliografia:

aventurasnahistora.uol.com.br/noticias/desventuras/amanirenas-rainha-guerreira-africana

 

domingo, 9 de julho de 2023

Alexandre - O Grande

Destacou-se como rei da Macedônia, um dos maiores impérios da Antiguidade (356-323 a.C.). Este reinado localizou-se do norte da Grécia ao Egito e no Extremo do Oriente. O pai de Alexandre foi Felipe II, rei da Macedônia e Olímpia. O filosofo grego Aristóteles tornou-se professor deste grande rei. Alexandre estudou política, filosofia, geografia, medicina, ciências físicas e naturais. Este jovem inteligente teve facilidade em domar os cavalos, aprendeu táticas de guerra com seu pai. Depois que assassinaram Felipe II em 336 a.C. coroaram Alexandre rei dos macedônios. Devido as suas conquistas o nomearam de Alexandre, o Grande ou Alexandre Magno. Com vinte anos Alexandre III assumiu o império, lutou contra quem desafiou sua coroa. Depois que pacificou a Grécia conquistou o império persa. Este imperador em 334 a.C. ultrapassou a Grécia asiática, seguiu até Górdia na Asia Menor. Alexandre invadiu o Egito em 332 a.C., inaugurou a cidade Alexandria. No ano seguinte derrotou o rei Persa, Dario III e entrou na Babilônia. Aclamaram Alexandre rei da Asia em 330 a.C., corajosamente levou o seu império ao Oriente. Chegou na Índia em 327 a.C., fundou as cidades Nicéia e Bucéfala próximas do rio Hidaspe. Quando chegaram no rio Bias os soldados recusaram em prosseguirem nas conquistas. Alexandre decidiu retornar ao lar, em 323 a.C. depois que chegou na Babilônia teve uma febre e faleceu. Alexandre, o grande construiu um império enorme, respeitou os povos vencidos, aconteceu uma difusão cultural neste reino. Houve uma mistura da cultura grega helênica com a cultura oriental nomeada de cultura helenística. Alexandre tornou-se um herói, principalmente na cultura grega. Como líder militar muitas organizações seguiram os seus princípios, pois influenciou inúmeras pessoas em todas as épocas do mundo.

Bibliografia:

Biografia de Alexandre, o Grande (e seus feitos) - eBiografia     

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Dario I

Tornou-se o terceiro rei do Império Aquemênida (550-486 a.C.). Enquanto Dario I governou fazia parte do seu reinado uma parte da Asia Ocidental, Cáucaso, Asia Central, partes dos Bálcãs (Bulgária, Romênia e Panômia), lugares do norte e nordeste da África, Egito, leste da Líbia, litoral do Sudão, Eritreia, grande parte do Paquistão, ilhas do mar Egeu, norte da Grécia, Trácia e a Macedônia. Dario auxiliado por seis famílias nobres persas derrubaram um usurpador e foi coroado rei. O imperador reprimiu as revoltas no seu reino, governou de 522 a 486 a.C. Dario dividiu o império em províncias, indicou os governadores para governa-las. Unificou o novo sistema monetário, tornou o aramaico idioma oficial do império. Realizou diversos projetos de construções no reino e a codificação das leis. Destacaram-se entre os projetos arquitetônicos os palácios de Persépolis e Susa. Dario possui a bondade representada no seu próprio nome.

Bibliografia:

Dario I – Wikipédia, a enciclopédia livre

domingo, 2 de julho de 2023

Os Valores das Relações Pessoais

O homem aprende os valores e princípios de sua vida na religião, filosofia, educação, ciências sociais e humanas. Independente de sua condição social o ser humano possui as suas qualidades e fraquezas. As relações pessoais são indispensáveis para a sua felicidade. A sociedade do século XXI valoriza a ciência, tecnologia e a economia, mas esqueceu o próprio ser humano. A paz, saúde, democracia, trabalho e a fraternidade são direitos de todos os homens. A dignidade humana e a diversidade mundial existem desde o surgimento da humanidade. Deve ser valorizada as boas ações do passado, evitar ou repetir os mesmos erros. O investimento na cultura tornou-se indispensável ao desenvolvimento humano. A realização de projetos culturais valorizam o sentido da vida. Principalmente os que incentivam as boas ações e a convivência fraterna entre os homens. A condição e o sentido da vida constituem-se de valores éticos e morais integrados na cultura tradicional demonstrando as características do homem civilizado. O cidadão do século XXI valoriza a cultura, educação, respeito e a solidariedade. Essas características da humanidade proporcionam a felicidade dos cidadãos. Esta graça associada a presença Divina dá coragem aos homens de construírem um mundo mais justo e fraterno. A sociedade moderna com os valores cívicos integram a cultura e o conhecimento. Os valores científicos e tecnológicos proporcionam o conforto e progresso da humanidade. A vida humana precisa ser vivida em todas as suas dimensões. O homem pode melhorar o seu desempenho e contribuir para conviver em uma sociedade mais fraterna. Deve abandonar determinados pensamentos e atos que prejudicam os outros seres humanos. As pessoas precisam recusar a violência e respeitar a dignidade humana. A cultura para vida, compreensão e solidariedade são ensinados na família e praticados na escola, trabalho, igreja e na convivência social. A cultura precisa das boas ações do homem para respeitar a dignidade humana, a natureza e o planeta Terra.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2023). Lealdade. Relações Pessoais: Valores.