O ser humano é marcado pela
criatividade desde a pré-história. Pois precisou adaptar-se as condições
geográficas, climáticas, antropológicas e econômicas. Na África o homem
aprendeu a fazer utensílios. Em outros lugares como China e França usava
armadilhas para caçar animais e transformar pedras em facas. Acender o fogo e
sepultar os mortos. As primeiras leis foram redigidas na Mesopotâmia. O Egito
exclamava palavras teológicas há vários deuses, na Grécia a filosofia dos
homens. Pérsia implantou a ditadura enquanto
Grécia defendia a democracia.
Além da natureza a cultura faz parte da vida
do homem. As criações humanas inovaram a saúde, economia, tecnologia e
educação. Atualmente a criatividade marca a sociedade exigindo dos indivíduos
situações criativas diante dos obstáculos. Porque desejam indivíduos inovadores
e responsáveis por mudanças. A educação se esforça na formação visando à
autonomia e criatividade do aluno. Tornando o cidadão um ser livre, aberto ao
dialogo e comprometido em conviver fraternalmente com outros indivíduos e
representantes do poder.
O ser humano precisa ser um papel ativo no
processo criativo, sugerindo novas atitudes ou soluções nos problemas. Mas é
influenciado pelos fatores históricos, sociais e culturais na avaliação do
trabalho criativo.
No ambiente escolar o processo de
aprendizagem precisa influenciar a criatividade dos estudantes oferecidos em
livros, computadores, projetos artesanais e criativos. Mostrando os desafios e
a solução dos problemas na sociedade. O apoio familiar e profissional é
fundamental na criatividade da juventude.
Infelizmente na escola são bloqueadas as
manifestações criativas devido a preconceitos e estruturas rígidas. Como
limitações entre o individuo e o contexto, falta de informações, cultivo a
memorização e reprodução de ideias.
O trabalho do professor torna-se um obstáculo
à criatividade quando possui comportamento padronizado e rígido inibindo
inovações e novas ideias. Na escola o fazer pedagógico precisa incentivar a
criatividade dos alunos ampliando a livre expressão. Incentivando o estudante a
arriscar-se, brincar e praticar esportes. Sugerir novas soluções para os
problemas da sociedade sem o medo de cometer erros. A confiança no potencial
criativo do aluno ampliara seus conhecimentos nos estudos e na vida profissional.
Bibliografia:
PADILHA,
Regina Célia Habib Wipiesk. Criatividade no Ambiente Escolar. Paraná:
Unicentro.
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