A partir da segunda metade do século
XX a sofisticação dos meios de produção os capitalistas precisaram de
mão-de-obra barata e de qualidade. Por isto investiram em vários países para
obterem individuos para trabalharem nas fabricas. A escola precisava formar
mão-de-obra abundante ao trabalho industrial. Consideravam marginalizado o
operador incompetente em operar o maquinismo fabril.
Implantaram a pedagogia tecnista
durante o regime militar do Brasil em 1971. Conforme a escola Tradicional, a
Tecnicista serviu aos capitalistas gerando lucro ao sistema de produção. Mas
precisaram adequar as exigências técnicas industriais. A partir do governo de
Ernesto Geisel com o inicio da democracia os trabalhadores começaram a exigir
os seus direitos.
O professor Dermerval Saviani
organizou a pedagogia histórico-critica. Porque a Escola tradicional defendia
os interesses da economia agraria e as Escola Nova e Tecnicista os da indústria
capitalista. No livro Escola e Democracia o autor critica a educação liberal. A
escola não combatia a marginalidade, apenas reproduzia a divisão da sociedade
em classes opostas. A burguesia donos dos meios de produção dominavam os
trabalhadores (proletariado).
A sociedade costuma determinar
irrevogável a carreira escolar e profissional das pessoas. Pois acham que o
sistema escolar deve reproduzir indivíduos ao sistema estabelecido. Tornando a
educação reação de desigualdade social imposto pela classe dominante.
A ideologia do estado reflete os
interesses da classe dominante. Impondo que o ensino da escola publica esta
ligada aos fracassos escolares dos mais carentes. Indicam o ensino particular
por sua qualidade. Apesar desta ideologia burguesa a escola não é responsável
pelo fracasso dos alunos. A culpa é da sociedade por ser responsável pela educação
de seus integrantes. Os estudantes, professores e escolas são as vitimas e não
os réus.
Por valores unicamente políticos a
escola defende a cultura burguesa. Argumentam que deve haver igualdade entre as
diferentes classes sociais. Mas precisa ser combatido o desemprego, falta de
atendimento medico e saneamento básico, apenas uma pequena parcela da sociedade
tem privilégios.
É necessário ocorrer uma
transformação na escola e nos seres humanos onde todos possuem direitos e
obrigações. A pedagogia possui a especialidade voltada em ensinar aos alunos a
alfabetização, cálculos matemáticos, valores culturais e científicos. A
educação deve ser providenciada nos lares da juventude por seus pais e
responsáveis. Assim a escola formará cidadãos honestos e trabalhadores.
Bibliografia:
SILVA,
José Adnilson, WEIDE, Darlan Faccin. A Função Social da Escola. Paraná:
Unicentro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário