quarta-feira, 29 de março de 2017

Escola Tecnista e sua Função Social

A partir da segunda metade do século XX a sofisticação dos meios de produção os capitalistas precisaram de mão-de-obra barata e de qualidade. Por isto investiram em vários países para obterem individuos para trabalharem nas fabricas. A escola precisava formar mão-de-obra abundante ao trabalho industrial. Consideravam marginalizado o operador incompetente em operar o maquinismo fabril.
Implantaram a pedagogia tecnista durante o regime militar do Brasil em 1971. Conforme a escola Tradicional, a Tecnicista serviu aos capitalistas gerando lucro ao sistema de produção. Mas precisaram adequar as exigências técnicas industriais. A partir do governo de Ernesto Geisel com o inicio da democracia os trabalhadores começaram a exigir os seus direitos.
O professor Dermerval Saviani organizou a pedagogia histórico-critica. Porque a Escola tradicional defendia os interesses da economia agraria e as Escola Nova e Tecnicista os da indústria capitalista. No livro Escola e Democracia o autor critica a educação liberal. A escola não combatia a marginalidade, apenas reproduzia a divisão da sociedade em classes opostas. A burguesia donos dos meios de produção dominavam os trabalhadores (proletariado).
A sociedade costuma determinar irrevogável a carreira escolar e profissional das pessoas. Pois acham que o sistema escolar deve reproduzir indivíduos ao sistema estabelecido. Tornando a educação reação de desigualdade social imposto pela classe dominante.
A ideologia do estado reflete os interesses da classe dominante. Impondo que o ensino da escola publica esta ligada aos fracassos escolares dos mais carentes. Indicam o ensino particular por sua qualidade. Apesar desta ideologia burguesa a escola não é responsável pelo fracasso dos alunos. A culpa é da sociedade por ser responsável pela educação de seus integrantes. Os estudantes, professores e escolas são as vitimas e não os réus.
Por valores unicamente políticos a escola defende a cultura burguesa. Argumentam que deve haver igualdade entre as diferentes classes sociais. Mas precisa ser combatido o desemprego, falta de atendimento medico e saneamento básico, apenas uma pequena parcela da sociedade tem privilégios.
É necessário ocorrer uma transformação na escola e nos seres humanos onde todos possuem direitos e obrigações. A pedagogia possui a especialidade voltada em ensinar aos alunos a alfabetização, cálculos matemáticos, valores culturais e científicos. A educação deve ser providenciada nos lares da juventude por seus pais e responsáveis. Assim a escola formará cidadãos honestos e trabalhadores.
 
Bibliografia:
SILVA, José Adnilson, WEIDE, Darlan Faccin. A Função Social da Escola. Paraná: Unicentro.

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