Se fizermos uma pesquisa pedindo para as
pessoas descreverem como é ou foi à escola onde estudaram muitos descreverão
prédios, moveis e seus professores. A função desta instituição é a educação e
se relaciona com a sociedade. Mas varia de acordo com os diferentes modelos da
sociedade. A sociologia, filosofia, historia e economia alicerçam a Pedagogia
como diversos tipos de escola se relacionam com diferentes representações da
sociedade. Após identificarmos os diferentes personagens sociais analisaremos
seus costumes e valores. Varias vezes são aliados ou adversários dos objetivos
sociais.
A educação é organizada para muitos enquanto
outros não a compreendem e se sentem torturados. O liberalismo e o socialismo
influenciam a educação. Este conflito gera dois panoramas pedagógicos: o do
ajustamento social e da transformação social. Na realidade social existe
mudança continua.
Os acontecimentos influenciam a vida e os
relacionamentos das pessoas que frequentam a escola. As instituições e os
espaços sociais afetam o ambiente escolar, pois precisam de recursos
financeiros municipais, estaduais ou federais para funcionar. Diretor,
professores e outros funcionários da instituição agem e interagem promovendo a
educação dos alunos. As normas e disciplinas são importantes porque beneficiam
a aprendizagem dos estudantes. A estrutura social e econômica da sociedade
influi na articulação estrutural e conjuntura da escola.
A escola é uma instituição social formada por
professores e alunos, mas é influenciada pela sociedade. Como os familiares dos
estudantes, os acontecimentos do local onde funciona, da cidade, país e mundo.
No livro Escola e Democracia, do Professor
Demerval Saviani analisa diferentes modelos pedagógicos atribuindo variadas
funções sociais a escola. As representações pedagógicas são a Escola Tradicional,
a Escola Nova e a Escola Tecnicista, firmando que a escola precisa combater a
marginalidade. Mas cada uma dessas vocações combatem um diferente tipo de
discriminação.
Bibliografia:
SILVA,
José Adnilson, WEIDE, Darlan Faccin. A Função Social da Escola. Paraná:
Unicentro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário