domingo, 19 de março de 2017

Dinamismo Criativo da Escola

Para haver expressões de habilidades criativas no ambiente escolar é necessário que seja incluído no Projeto Politico Pedagógico (PPP) da escola. O instituto deve possuir determinação e clareza desejando atingir seus objetivos. Como ser participativo nas decisões, utilizando o dialogo nos conflitos e contradições. Haver autonomia na escola, incluindo solidariedade e participação dos agentes educativos e alunos ao projeto coletivo visando o aprendizado de seus participantes. Estarem comprometidos com a cidadania.
O projeto politico pedagógico compõem valores do homem, sociedade, mundo e da escola através da educação. Pois compreenderemos a intervenção do mundo em nossa vida diária através de tomada posição, decisão e responsabilidade respeitando a nossa liberdade e de outras pessoas.
Desde pequenos a sociedade nos ensina que devemos controlar nossas emoções e resguardarmos a curiosidade evitando sentimentos de perda ou fracasso. Por isto o PPP da escola precisa promover a criatividade e emancipação pessoal. A direção escolar deve ser participativa incluindo a comunidade para conhecê-la, compreendê-la e com solidariedade torna-la um ambiente educativo de qualidade.
A dinâmica do trabalho escolar é um conjunto de situações, incluindo interação professor-aluno, distribuição do tempo e espaço no interior da instituição e normas da escola. Destaca-se a valorização da cultura e o potencial criativo dos alunos. Nas atividades escolares os professores necessitam explorar sua criatividade, analisando uma situação, avaliando, questionando, solucionando problemas. Apreciando o ensino-aprendizagem com prazer e inovação.
Antes do mestre desenvolver um trabalho criativo no contexto escolar é necessário conhecer os recursos financeiros e humanos disponíveis e a comunidade da escola. Pois, precisa de suporte as suas ações, procurar informações e experiências bem sucedidas e capacitação profissional. Assim as suas atividades serão bem planejadas e obterão sucesso.
O professor cultivando o senso de humor na sala de aula, elogiando o bom desempenho dos alunos trará benefícios na aprendizagem dos jovens. No ambiente escolar divertido os estudantes descobrirão o prazer de serem criativos. 

Bibliografia:
PADILHA, Regina Célia Habib  Wipiesk. Criatividade no Ambiente Escolar. Paraná: Unicentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário