domingo, 12 de março de 2017

A Mediação dos Conflitos Escolares



Na escola os indivíduos estão reunidos para o aprendizado, mas tem a obrigação de viver em comum. Respeitando as pessoas e normas da instituição. Os conhecimentos tecnológicos e científicos devem estar associados à educação oral. Neste espaço a cultura e experiências de alunos e professores são os pontos efetivos de uma educação concretizada na emancipação dos indivíduos.
Reprimir o aluno não resolve o problema, apenas bloqueia o seu aprendizado. O bom educador ensina os controles sociais do mundo facilitando o desenvolvimento do potencial dos alunos. Através de informações, questionamento, problemas visando ajudar na formação da consciência critica, histórica e ética dos estudantes.
A educação gratuita e de qualidade é um direito da população. Mas devem respeitar as leis, a ordem publica, os cidadãos e patrimônios particulares e públicos. O ato infracional cometido pelos alunos independentes de suas idades são encaminhados ao promotor de Justiça podendo ser aplicadas medidas socioeducativas desejando prevenir e evitar futuras infrações. Pois ao causar algum dano terá de restituir o que foi danificado.
Os pais ou responsáveis assumem o termo de responsabilidade pelo infrator. Incluindo apoio, orientação, acompanhamento e tratamento de alcoólatras e toxicômanos. São examinados os atos infratores e aplicadas normas de acordo com os danos como advertência, obrigação de reparo a danos, prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida, inserção em regime de semiliberdade e internação em estabelecimento educacional.
 A prevenção é a melhor maneira de evitar atos infratores. Intrigas e conflitos acontecem com seres humanos ao compartilharem escolas, espaços, normas e lugares públicos. Muitas vezes não é reconhecida a origem do problema. A imparcialidade e o dialogo são indispensáveis na resolução dos conflitos.
Frequentadores da escola precisam se conscientizar dos prejuízos da violência na instituição. Porque desejando ajudar na construção da paz reconhecem a escola como espaço publico contribuindo para a formação da cidadania. Neste ambiente pais e professores colaboram conjuntamente na educação dos jovens cada qual desempenhando sua missão. Tornando-se uma instituição escolar libertada dos vícios da sociedade, onde aluno de qualquer idade e educadores profissionais ficarão conscientes dos valores e aspirações oferecidas na aprendizagem da educação escolar.


BIBLIOGRAFIA:
REALI, klevi Mary, MEDEIROS, Fabiola. As Implicações das relações Interpessoais e Liderança na Contemporaneidade. Paraná: Unicentro, 2014.

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