Na escola os indivíduos estão
reunidos para o aprendizado, mas tem a obrigação de viver em comum. Respeitando
as pessoas e normas da instituição. Os conhecimentos tecnológicos e científicos
devem estar associados à educação oral. Neste espaço a cultura e experiências
de alunos e professores são os pontos efetivos de uma educação concretizada na
emancipação dos indivíduos.
Reprimir o aluno não resolve o
problema, apenas bloqueia o seu aprendizado. O bom educador ensina os controles
sociais do mundo facilitando o desenvolvimento do potencial dos alunos. Através
de informações, questionamento, problemas visando ajudar na formação da
consciência critica, histórica e ética dos estudantes.
A educação gratuita e de qualidade é
um direito da população. Mas devem respeitar as leis, a ordem publica, os
cidadãos e patrimônios particulares e públicos. O ato infracional cometido
pelos alunos independentes de suas idades são encaminhados ao promotor de
Justiça podendo ser aplicadas medidas socioeducativas desejando prevenir e
evitar futuras infrações. Pois ao causar algum dano terá de restituir o que foi
danificado.
Os pais ou responsáveis assumem o
termo de responsabilidade pelo infrator. Incluindo apoio, orientação,
acompanhamento e tratamento de alcoólatras e toxicômanos. São examinados os
atos infratores e aplicadas normas de acordo com os danos como advertência,
obrigação de reparo a danos, prestação de serviço à comunidade, liberdade
assistida, inserção em regime de semiliberdade e internação em estabelecimento
educacional.
A prevenção é a melhor maneira de
evitar atos infratores. Intrigas e conflitos acontecem com seres humanos ao
compartilharem escolas, espaços, normas e lugares públicos. Muitas vezes não é
reconhecida a origem do problema. A imparcialidade e o dialogo são
indispensáveis na resolução dos conflitos.
Frequentadores da escola precisam se
conscientizar dos prejuízos da violência na instituição. Porque desejando
ajudar na construção da paz reconhecem a escola como espaço publico
contribuindo para a formação da cidadania. Neste ambiente pais e professores
colaboram conjuntamente na educação dos jovens cada qual desempenhando sua
missão. Tornando-se uma instituição escolar libertada dos vícios da sociedade,
onde aluno de qualquer idade e educadores profissionais ficarão conscientes dos
valores e aspirações oferecidas na aprendizagem da educação escolar.
BIBLIOGRAFIA:
REALI,
klevi Mary, MEDEIROS, Fabiola. As Implicações das relações Interpessoais e
Liderança na Contemporaneidade. Paraná: Unicentro, 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário