domingo, 2 de abril de 2017

A Transformação Social e Humana da Escola

A Escola Tradicional, Escola Nova e Tecnista afirmam que a escola engloba o conhecimento da experiência humana. Onde são alfabetizados os estudantes e reproduzidas às relações sociais.
Paulo Freire no livro Educação como Prática de Liberdade afirma que os educadores e cientistas sociais devem dialogar com os alfabetizando. As relações entre os seres humanos e o mundo surgem de situações concretas em processo continuo de aperfeiçoamento. Porque o aluno não é um individuo vazio destinado a receber o conhecimento. O aprendizado não é algo dado, mas necessita ser construído. Cada pessoa precisa construir sua vivencia no mundo, o mesmo deve acontecer com a aprendizagem. O conhecimento deve ser transmitido do educador ao educando através da argumentação dialógica entre a teoria e a pratica.
A alfabetização é um aspecto importante no processo do conhecimento, precisa-se aprender na pratica. A educação autentica desafia visões diferentes de convivência no mundo, impondo anseios, duvidas, esperanças e sofrimentos, constituindo a base programada da educação. Através da pedagogia pode-se articular a transformação humana e social do homem.
No processo de transmissão e assimilação de conhecimentos a educação é mediadora que se justifica por si mesma. Os seus efeitos se prolongam através do aprendizado em processo continuo.
O projeto pedagógico da escola deve permitir o acesso a cultura e planejar suas atividades básicas neste contexto. Necessita de competência técnica e métodos para atingi-los. A pedagogia critica e histórica na educação escolar envolve a identidade das formas em transmitir o saber objetivo, suas condições de produção, suas principais tendências de manifestações e transformações do saber objetivo em saber escolar, tornando-o apropriado aos alunos no espaço e termos escolares. Os estudantes não devem restringir a aprendizagem como principal objetivo. Mas aprenderem a demanda de sua formação e transformação.
A pratica social da escola precisa trabalhar nos conteúdos apresentados pela escola incluindo problematização, instrumentalização e catarse. A problematização identifica e discute sobre os principais problemas sociais e seu conteúdo. Os professores e alunos utilizam a instrumentalização do conhecimento e diversos recursos didáticos utilizados no processo de aprendizagem. A catarse reflete e demonstra o belo processo do conhecimento ofertado pela escola.
Antes de criticar o ensino escolar a sociedade precisa ensinar a juventude a valorizar os conhecimentos adquiridos na escola e valorizar os professores e funcionários desta instituição.
 
Bibliografia:
SILVA, José Adnilson, WEIDE, Darlan Faccin. A Função Social da Escola. Paraná: Unicentro.

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