A Escola Tradicional, Escola Nova e
Tecnista afirmam que a escola engloba o conhecimento da experiência humana.
Onde são alfabetizados os estudantes e reproduzidas às relações sociais.
Paulo Freire no livro Educação como
Prática de Liberdade afirma que os educadores e cientistas sociais devem
dialogar com os alfabetizando. As relações entre os seres humanos e o mundo
surgem de situações concretas em processo continuo de aperfeiçoamento. Porque o
aluno não é um individuo vazio destinado a receber o conhecimento. O
aprendizado não é algo dado, mas necessita ser construído. Cada pessoa precisa
construir sua vivencia no mundo, o mesmo deve acontecer com a aprendizagem. O
conhecimento deve ser transmitido do educador ao educando através da
argumentação dialógica entre a teoria e a pratica.
A alfabetização é um aspecto
importante no processo do conhecimento, precisa-se aprender na pratica. A
educação autentica desafia visões diferentes de convivência no mundo, impondo
anseios, duvidas, esperanças e sofrimentos, constituindo a base programada da
educação. Através da pedagogia pode-se articular a transformação humana e
social do homem.
No processo de transmissão e
assimilação de conhecimentos a educação é mediadora que se justifica por si
mesma. Os seus efeitos se prolongam através do aprendizado em processo
continuo.
O projeto pedagógico da escola deve
permitir o acesso a cultura e planejar suas atividades básicas neste contexto.
Necessita de competência técnica e métodos para atingi-los. A pedagogia critica
e histórica na educação escolar envolve a identidade das formas em transmitir o
saber objetivo, suas condições de produção, suas principais tendências de
manifestações e transformações do saber objetivo em saber escolar, tornando-o
apropriado aos alunos no espaço e termos escolares. Os estudantes não devem
restringir a aprendizagem como principal objetivo. Mas aprenderem a demanda de
sua formação e transformação.
A pratica social da escola precisa
trabalhar nos conteúdos apresentados pela escola incluindo problematização,
instrumentalização e catarse. A problematização identifica e discute sobre os
principais problemas sociais e seu conteúdo. Os professores e alunos utilizam a
instrumentalização do conhecimento e diversos recursos didáticos utilizados no
processo de aprendizagem. A catarse reflete e demonstra o belo processo do
conhecimento ofertado pela escola.
Antes de criticar o ensino escolar a
sociedade precisa ensinar a juventude a valorizar os conhecimentos adquiridos
na escola e valorizar os professores e funcionários desta instituição.
Bibliografia:
SILVA,
José Adnilson, WEIDE, Darlan Faccin. A Função Social da Escola. Paraná:
Unicentro.
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