quarta-feira, 26 de abril de 2017

Educação e Ética na Sociedade e Escola

Quando os homens começaram a viver em sociedade precisaram estabelecer normas, regras e leis pensando no bem comum. Com o passar do tempo os reelaboraram conforme as necessidades de determinadas situações. Conforme cada época histórica os homens fizeram sua própria ordem social de acordo com os seus objetivos.
O homem estabelece a ordem objetiva caracterizada por leis jurídicas impondo penalidades a perturbação da ordem. E as maneiras subjetivas estão na consciência moral do individuo, valorizando atos humanos e o comportamento nas atitudes que julga certa ou errada.
Utilizando a consciência moral o ser humano distingue o bem e o mal. Por desempenhar uma função social é a opinião da pessoa perante uma situação injusta. Neste espaço da ética estão os valores e virtudes do comportamento humano. Devido às imperfeições do homem, o seu desejo de ser feliz estão relacionados aos valores supremos do ético ideal. Pois desejamos construir um mundo melhor, livre e solidário.
Como os valores mudam a sociedade também se transforma. Determinados valores e costumes desempenharam significados diferentes em culturas diferentes. A ética para os antigos gregos constituía a racionalidade e liberdade, era associada à politica através do dialogo entre os homens livres. A ética medieval seguia as virtudes do cristianismo que eram representados pela fé e caridade. Na sociedade moderna o trabalho dignava o homem. A ética do trabalho e outros valores começaram a fazer parte da sociedade. A lógica do capitalismo assegurava que todos eram iguais perante a lei. Escolhiam os seus representantes políticos, após serem eleitos asseguravam a saúde, educação e direitos sociais.
Esses valores contribuíram para o desenvolvimento econômico da sociedade. Mas contrariam o trabalho como formas de criação, liberdade, solidariedade e transformação do homem e da sociedade. Porque historicamente a sociedade estabelece os seus próprios interesses de acordo com sua lógica. Existe crise na ética moderna por estar dividida na ética burguesa do trabalho e transformações sociais.
Este contexto contraditório é o principal desafio da educação escolar. A sociedade capitalista desempenha preparar os jovens para o trabalho e adapta-los aos valores burgueses. O trabalho não dignifica mais o homem, degeneram fisicamente e intelectualmente as pessoas impondo atividades monótonas e repetitivas em troca do emprego assalariado.
A educação escolar não pode mais promover apenas a adaptação dos alunos aos valores do trabalho remunerado. A sociedade precisa fazer uma transformação social, a escola pode contribuir valorizando o trabalho nos processos de ensino e aprendizagem. Defendendo os princípios democráticos e de cidadania.
 
Bibliografia:
GUILHERMETI, Paulo. Educação, ética e princípios democráticos. Guarapuava: Unicentro, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário