quarta-feira, 19 de abril de 2017

Escola com Educação Democrática de Qualidade

Atualmente tornou-se necessário fazer reformas educacionais no sistema escolar para melhorar o aprendizado dos alunos. Porque precisa se compreender as contradições da sociedade ocorridas no contexto cultural, econômico, social, politico e religioso. Muitas pessoas valorizam o consumismo e educam os estudantes para darem valor ao dinheiro e bens de consumo. A crise educacional reflete os valores da sociedade. Não transmitem a importância da democracia liberal e onde todos estão compromissados com o bem estar dos cidadãos.
A democracia define o cidadão responsável pela solidariedade e por sua pátria. A nação reflete suas relações e interesses, competições, ambições, rivalidades, conflitos sociais e políticos. Mas a população possui sua identidade e atitudes em suas relações com outros países. Solidariedade e responsabilidade precisam ser cultivadas no mundo inteiro.
O professor deve saber como utilizar a maneira correta em transmitir o aprendizado aos alunos através do conhecimento gradual. O ensino necessita da ajuda de uma coletânea de grandes obras literárias e filosóficas e também de cinematográficos. Visando despertar nos alunos a compreensão dos desafios da ética coletiva dos dias atuais.
A educação é importante na sociedade, pois esta não pode transmitir os seus valores sendo uma sociedade sem educação. Os indivíduos são influenciados pela educação e sociedade, o fenômeno educativo também deve ocorrer na formação do aluno.
Os princípios democráticos da educação cidadã e participativa utilizam os princípios de igualdade e liberdade. Mostrando aos estudantes que eles podem refazer a si mesmo, fazendo-se cidadãos competentes comprometidos em terem uma vida digna e lutarem por construírem um mundo mais justo.

Bibliografia:
ANDADRE. Claudio Cesar. Educação, Ética E Princípios Democráticos. Paraná: Unicentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário