quarta-feira, 12 de abril de 2017

Desafios Permanentes na Educação

A educação escolar precisa solicidar-se no caráter da autonomia e capacidade de pensar por si mesmo com ingredientes de liberdade e responsabilidade. A principal função do professor é instruir os alunos a descobrirem as verdades fundamentais da própria existência. Defendendo os valores da educação voltados para a condição humana, transmitindo conhecimentos de uma experiência pessoal.
Na pratica educacional deve ser valorizada a realidade vivida. Incentivando os alunos em colocar em pratica a responsabilidade e suas consequências de conviverem fraternalmente na sociedade. Além de fortalecer boas escolhas e boas praticas para os estudantes buscarem com confiança sua auto-realização. Os conteúdos escolares necessitam converter-se em instrumentos ajudando na realização da pessoa humana, mostrando ao aluno que determinadas decisões podem mudar sua vida em realidades concretas, principalmente suas verdades.
Esta responsabilidade precisa envolver toda a humanidade. Porque também somos responsáveis nas nossas omissões, usamos a liberdade quando fazemos as escolhas. Muitos se afastam de suas escolhas e responsabilidades e culpam o governo, sociedade, família, escola, igreja e televisão pelos problemas sociais.
O papel fundamental para a emancipação humana é desempenhado pela educação. O estudante deve ser capaz de refletir, tomar decisões e lutar por seus sonhos. A proposta educacional precisa considerar o aluno um ser social. O ser humano não vive apenas para si mesmo, mas sim para outras pessoas. A educação consciente é um instrumento voltado aos problemas da sociedade e de seus integrantes.
A pratica educacional necessita estabelecer normas mais conscientes com a realidade humana, mostrando os valores do ser humano como a escolha, a liberdade, a autonomia e a responsabilidade. A vida nos oferece inúmeros projetos e possibilidades, cada um escolhe o seu próprio caminho traçado em suas escolhas e objetivos.

Bibliografia:
ANDADRE. Claudio Cesar. Educação, Ética E Princípios Democráticos. Paraná: Unicentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário