domingo, 9 de abril de 2017

Educação, Ética e Democracia na Escola

A educação é essencial na vida de um país. Porque a base indispensável da educação nunca mudou. A sua principal missão é instruir os alunos para sobreviverem na sociedade. Ensina-os a ler, escrever, fazer cálculos matemáticos e os socializam através da cultura em conviverem com outras pessoas.
Em nosso país a educação exige muitas transformações no processo educativo. Visando constituir o ser humano na totalidade incluindo sua parte afetiva, ética, intelectual, técnica e material. Educar o ser humano é proporciona-lo a alcançar os seus objetivos utilizando sua afetividade, intelectualidade e seus hábitos.
A ética proporciona o nosso raciocínio a usarmos bens materiais e técnicas indispensáveis ao bem comum. Mas, diferencia-se de moral por ser um sistema de valores, normas e princípios. Nas relações entre os indivíduos, esses na comunidade em que vivem. Essas normas possuem caráter social e histórico, são adotados livremente e conscientemente pelas pessoas. A consciência moral define a existência da ética pessoal e universal retratando o seu modo de agir observando normas, leis e instituições.
Na escola a educação é considerada um empreendimento moral. Onde os professores instruem o comportamento dos alunos, transmitem valores morais, individuais e sociais.
A democracia om seus conceitos e ideias procura manter a soberania de um povo. O caráter democrático precisa manter temas, decisões, opiniões e questionamentos apresentados em igualdade visando beneficiar toda a população. Pois a democracia estável e consolidada possui sistema de leis, sociedade civil e politica, Estado e sociedade econômica.
No Brasil a democracia não esta consolidada. Durante a transição sofreu limitações impostas por militares e pela crise da divida. Após a mudança foi incapaz de solucionar vários problemas que prejudicam principalmente os mais carentes.
Uma democracia consolidada possui normas e leis onde os cidadãos da sociedade civil procuram suas reivindicações. A sociedade politica analisa essas reclamações, o Estado desempenha suas funções coletivas mantendo a importância vital e econômica do povo. Analisa os impostos e riqueza produzidos pela sociedade, adota determinados pontos políticos visando melhorar a situação da população.

Bibliografia:
ANDADRE. Claudio Cesar. Educação, Ética E Princípios Democráticos. Paraná: Unicentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário