domingo, 23 de abril de 2017

Educação e Ética na Escola

O principal desafio da educação escolar é ensinar a socialização e as transformações culturais produzidas pela humanidade. Os valores e a ética se modificam de acordo com as novas obrigações de cada época. O ensino escolar enfrenta novos desafios para construir uma sociedade humanitária.
A educação é essencial para a continuidade humana. Utiliza a cultura universal com o objetivo de transmitir todo o conhecimento do homem. Mas é dividida em quatro atividades diferentes: cultura erudita, cultura popular, cultura popular individualizada e cultura de massas.
A cultura erudita são obras acadêmicas, representadas pela filosofia e ciência divulgadas nas universidades. Por ter tradição clássica esta fonte de conhecimento influenciou os homens no passado e nos dias atuais. A cultura erudita influencia a educação escolar porque na escola é divulgado este tipo de cultura.
A cultura popular expressa ideias, valores e comportamentos de diversas classes sociais, como o folclore, lendas, tradições e culinária. Mas esta sempre em processo de transformação.
A cultura de massas são veículos de comunicações como radio, televisão, cinema, revistas e jornais. Além de diversão os conteúdos dos meios de comunicações são elaborados visando à lucratividade e formação ideológica de determinadas classes sociais. Muitas obras de cultura de massa não são educativas.
A educação ensina a socialização na família, escola, trabalho, lazer, religião e politica. A educação escolar possui o seu trabalho educativo. Atualmente esta havendo transformação da família tradicional, devido ao divorcio, casamentos entre homossexuais e casais morando em residências diferentes. São novas experiências e novos valores na formação de muitas crianças.
A escola além da alfabetização dos alunos tornou-se responsável por sua alimentação com a merenda. Faz campanhas de prevenção de doenças e educação no transito. A educação dos valores esta sendo prejudicada pela indisciplina e violência dos alunos. A ausência ou fragilidade familiar dificulta a formação da personalidade dos jovens porque ficam ausentes determinados valores e normas sociais.
A formação do aluno se baseia na pratica pedagógica da escola. O professor utiliza livros didáticos e textos de apoio procurando adaptar o estudante à realidade. Divulga conteúdos culturais apropriados a orientação educacional saudável da juventude.
 
Bibliografia:
GUILHERMETI, Paulo. Educação, ética e princípios democráticos. Guarapuava: Unicentro, 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário