domingo, 16 de abril de 2017

Princípios Democraticos na Educação de Qualidade

Combate-se nos ambientes escolares do infantil ao superior as discriminações, desigualdades, injustiças, violências e violações dos direitos humanos. Nos ambientes escolares precisa-se implantar na pratica pedagógica conteúdos éticos e princípios democráticos.
Deve-se dialogar sobre as éticas básicas do ser humano, pois possibilita construir uma sociedade estruturada nos princípios de convivência e aprendizado defendendo os direitos humanos. Desenvolver programas educativos valorizando o dialogo, a paz e a não violência, possibilitando o ensino e aprendizagem através da boa educação. Apreciar os valores multiculturais respeitando a diferentes culturas e tradições religiosas.
É fundamental promover a cidadania e o senso de participação social nos educando e educadores. Pois necessitamos conhecer o próprio corpo e adotar hábitos saudáveis individualmente, coletivamente e com o meio ambiente. Com nossa consciência usamos valores morais justos e solidários para convivermos amigavelmente com outras pessoas. A participação democrática permite reconhecer e assimilar os valores morais universalmente desejáveis.
A cidadania é a capacidade de pensar, construir, ousar, intervir, lutar para conseguir beneficiar os cidadãos. A cidadania na escola deve ser construída e educada nos valores universais. A escola é um espaço educativo, relações de professores e alunos, mas o meio escolar é influenciado pela comunidade local e por responsabilidades individuais e coletivas.
Muitos professores desejam a formação integra dos alunos, onde os valores a construção de democracia, cidadania e de relações interpessoais justas e coerentes sejam articuladas com as disciplinas curriculares tradicionais.
A finalidade da educação nacional é desenvolver a autonomia moral dos estudantes. Tornando-os capazes de entender e transformar a realidade social utilizando o dialogo e a cooperação, respeitando os direitos universais, valorizando a justiça e solidariedade.
O principal objetivo da escola é fazer o povo pensar. Um país não é formado apenas pelas belezas naturais e físicas do seu território, mas principalmente pelos pensamentos do seu povo.

Bibliografia:
ANDADRE. Claudio Cesar. Educação, Ética E Princípios Democráticos. Paraná: Unicentro.

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