Combate-se nos ambientes escolares
do infantil ao superior as discriminações, desigualdades, injustiças,
violências e violações dos direitos humanos. Nos ambientes escolares precisa-se
implantar na pratica pedagógica conteúdos éticos e princípios democráticos.
Deve-se dialogar sobre as éticas
básicas do ser humano, pois possibilita construir uma sociedade estruturada nos
princípios de convivência e aprendizado defendendo os direitos humanos.
Desenvolver programas educativos valorizando o dialogo, a paz e a não violência,
possibilitando o ensino e aprendizagem através da boa educação. Apreciar os
valores multiculturais respeitando a diferentes culturas e tradições
religiosas.
É fundamental promover a cidadania e
o senso de participação social nos educando e educadores. Pois necessitamos
conhecer o próprio corpo e adotar hábitos saudáveis individualmente,
coletivamente e com o meio ambiente. Com nossa consciência usamos valores
morais justos e solidários para convivermos amigavelmente com outras pessoas. A
participação democrática permite reconhecer e assimilar os valores morais
universalmente desejáveis.
A cidadania é a capacidade de
pensar, construir, ousar, intervir, lutar para conseguir beneficiar os
cidadãos. A cidadania na escola deve ser construída e educada nos valores
universais. A escola é um espaço educativo, relações de professores e alunos,
mas o meio escolar é influenciado pela comunidade local e por responsabilidades
individuais e coletivas.
Muitos professores desejam a
formação integra dos alunos, onde os valores a construção de democracia,
cidadania e de relações interpessoais justas e coerentes sejam articuladas com
as disciplinas curriculares tradicionais.
A finalidade da educação nacional é
desenvolver a autonomia moral dos estudantes. Tornando-os capazes de entender e
transformar a realidade social utilizando o dialogo e a cooperação, respeitando
os direitos universais, valorizando a justiça e solidariedade.
O principal objetivo da escola é
fazer o povo pensar. Um país não é formado apenas pelas belezas naturais e
físicas do seu território, mas principalmente pelos pensamentos do seu povo.
Bibliografia:
ANDADRE.
Claudio Cesar. Educação, Ética E Princípios Democráticos. Paraná: Unicentro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário