quarta-feira, 5 de abril de 2017

Principios Democráticos na Educação Escolar

A sociedade precisa recuperar formas de vidas humanitárias que valorizam a cidadania empenhada pelo bem comum. Os valores éticos devem fazer parte da dignidade politica, pois a sociedade elege os seus representantes políticos. A cidadania defende os direito e deveres humanos utilizando os mecanismos jurídicos para coloca-los ao alcance de toda a população.
A escola esta associada ao contexto social, presente na vida dos estudantes de todas as idades. Depende do incentivo ou criticas para melhorar o ensino escolar. Pois nesta instituição os seus integrantes refletem os valores, conflitos e problemas da sociedade. As crises sociais e econômicas prejudicam os estudantes, mas uma boa politica educativa e projetos educativos incentivam os alunos a encontrarem alternativas para a sua sobrevivência. Mas precisam defender a justiça e cidadania porque implicam tomadas de decisões coletivas respeitando normas de ações.
Uma educação democrática precisa da adesão de toda a sociedade para garantir um futuro decente à juventude. Devido às mudanças sociais e seus desafios à escola democrática deve adotar a educação moral como normas que fazem parte do currículo escolar.
A educação faz parte de nossas convicções porque influenciam direta ou indiretamente nossos pensamentos. A educação reflete uma realidade. Necessitamos compreender essas transformações. O agir humano e sua educação projeta a pessoa como membro de uma sociedade. Por isto precisamos dos compromissos éticos de ação educativa aplicados em sala de aula voltados a participação dos estudantes.
 
Bibliografia:
ANDADRE. Claudio Cesar. Educação, Ética E Princípios Democráticos. Paraná: Unicentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário