domingo, 30 de abril de 2017

Cidadania e Preceitos Práticos

A educação é fundamental na formação dos jovens que se modifica no decorrer das gerações anteriores.  A ética é essencial na transformação da sociedade atual baseada na organização social da democracia e cidadania.
Infelizmente no Brasil não vivemos numa sociedade democrática e cidadã. Temos eleições regulares, liberdade de nos locomovermos onde desejamos e expressarmos nossos pensamentos. Mas nossos direitos democráticos vão além dos direitos formais. Nas nossas eleições ainda existe compra de votos, troca de favores, currais eleitorais e marketing politico sem ética. Pois falta a população alimentação, vestuário, moradia, saúde e educação. A cidadania formal não deve ser apenas um conjunto de direitos e deveres jurídicos dos cidadãos.
O respeito, a liberdade e a igualdade são os princípios fundamentais da ordem democrática, devem constituir uma mediação entre o individuo e a sociedade. Na liberdade individual precisa haver responsabilidade social visando o bem comum. A igualdade democrática valoriza a igualdade nos direitos fundamentais e as oportunidades perante a lei. Nossos representantes são eleitos pelo povo, mas devem beneficiar socialmente a população.
Na escola as classes trabalhadoras acessam a cultura erudita, criticam a sociedade e defendem seus interesses. A educação ética, democrática e cidadã reconhecem e enfrentam a exclusão social de pobres, mulheres, índios, negros e deficientes. Este processo de exclusão marcou a sociedade brasileira, precisa ser enfrentado pela educação escolar. Porque os alunos devem aprender a conviver de maneira saudável com as diferenças no ambiente escolar.
As diferenças culturais representam as riquezas da humanidade reproduzidas com o passar do tempo. Precisamos reconhecer o diferente no nosso semelhante. A escola enfrenta a competição e o individualismo exagerado disseminado pelo capitalismo globalizado nas relações interpessoais e do trabalho. O clima de solidariedade ajuda a compreender as culturas indígenas e africanas.
A multicultura da escola enfrenta a xenofobia com repulso ao diferente, preconceito e discriminação utilizando a violência e atos irracionais contra crianças e pessoas indefesas. Com este comportamento as pessoas são incapazes de conviverem com os outros.
Princípios éticos precisam fazer parte da orientação na escola esclarecendo as novas gerações sobre os conflitos da sociedade contemporânea. Os desafios pedagógicos devem ser socializados através da cultura erudita para ter um ensino de qualidade. A pratica pedagógica precisa ter presença, permanência e continuidade dos conteúdos culturais principalmente na escola laica e publica.
 
Bibliografia:
GUILHERMETI, Paulo. Educação, ética e princípios democráticos. Guarapuava: Unicentro, 2013.

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