domingo, 1 de dezembro de 2019

Cuba


País insular localizado no mar do Caribe, América Central. A ilha de Cuba, ilha da Juventude e inúmeras ilhas menores formam o arquipélago cubano. Havana é a capital do país. Cuba faz fronteira ao norte com os Estados Unidos e as Bahamas, México está a oeste.
Cristóvão Colombo descobriu Cuba em 1492, incluiu a ilha no reino espanhol. O país foi colônia da Espanha até 1898, pois teve a Guerra Hispano-Americana. No início do século XX a reconheceram como nação independente. Aconteceu a revolução cubana entre 1953 a 1959, pois terminou a ditadura de Fulgêncio Batista. Implantaram o governo comunista com regime unipartidário, os irmãos Castro governaram o país até abril de 2018. Elegeram como presidente Miguel Diaz-Canal.
Cuba possui mais de onze milhões de habitantes, é o país insular mais populoso do Caribe. O seu povo e a sua cultura são diversificados porque foram colonizados pelo Império Espanhol, trouxeram escravos africanos e estão perto dos Estados Unidos. Atualmente Cuba é o único país socialista do Continente Americano.
O país possui alto índice de alfabetização, baixa taxa de mortalidade infantil, expectativa de vida até os oitenta anos. Mas acusam o governo cubano de violar os direitos humanos. Por exemplo, torturas, julgamentos injustos, negar os direitos fundamentais aos cubanos.   

Bibliografia:
Cuba – Wikipédia, a enciclopédia livre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário