sábado, 10 de setembro de 2016

Capitulo 4 - A Casa Aberta

- Acalme-se eu não sou nenhum bandido, falou o outro menino.
Apavorado Alexandre falou:
- Na primeira vez que nos vimos você roubou o meu relógio de pulso.
O outro menino aproximou-se dele e falou:
- Desculpe-me por ter pegado o seu relógio de pulso, quando conseguir arrumar mais dinheiro comprarei outro e devolverei a você.
- Aquele relógio que você pegou estava velho, pode ficar com ele. Pois quem precisa de esmolas é você e não eu, falou Alexandre.
O menino mal vestido ficou magoado ouvindo essas palavras e falou:
- Pode me humilhar a vontade porque sou pobre e estou mal vestido, mas no próximo ano voltarei para escola estudar, tornarei-me um doutor quando crescer.
Alexandre arrependeu-se por ter falado essas palavras e falou:
- Desculpe-me, meu nome é Alexandre, como você se chama?
Surpreso o outro menino respondeu:
- Meu nome é Gabriel, mas o que aconteceu com você Alexandre para estar sentado nesta cadeira de rodas?
- Há quatro meses sofri um acidente de automóvel e fiquei paraplégico, respondeu Alexandre.
- Sinto muito, para falar a verdade também faz uns quatro meses que conheci a Rosa, esta mulher convidou-me para ir até a Casa Aberta, a minha vida ganhou um novo sentido, falou Gabriel.
Confuso Alexandre perguntou:
- Casa Aberta? Nunca ouvi falar sobre este local?
- A Casa Aberta é uma instituição que ajuda crianças e adolescentes de rua, respondeu Gabriel.
Neste momento preocupado Miguel viu o seu filho conversando com aquele menino mal vestido, correndo aproximou-se deles, abraçou o seu filho e falou:
- Alexandre tudo bem com você? Este moleque não o machucou?
- Pai acalme-se, eu e o Gabriel estávamos apenas conversando, respondeu Alexandre.
- Filho desculpe-me porque o deixei esperar por bastante tempo na clínica, a fila do banco estava muito grande, falou Miguel.
 - Por favor, pai pare de me tratar como se fosse um invalido, eu é que o deixei preocupado por ter vindo nesta praça, falou Alexandre.
 - Da próxima vez que sairmos juntos nos organizaremos melhor assim não ficarei preocupado como fiquei hoje, falou Miguel.
Pai e filho abraçaram-se, Gabriel vendo isso afastou-se deles. Miguel pegou a sua carteira, tirou duas notas de dinheiro e falou alto:
- Menino venha até aqui, este dinheiro é para você.
Sem graça Gabriel chegou perto dele e falou:
- Não obrigado, eu posso ser pobre, mas procuro ser uma pessoa digna, esmolas nunca resolverão os meus problemas. Até logo meu senhor, tchau Alexandre.
O menino foi embora da praça, Miguel e o seu filho voltaram para casa. Alexandre pensava direto na conversa que teve com o Gabriel, talvez as crianças e adolescentes de rua poderiam ter sérios problemas como a falta de alimentos, roupas, remédios e moradia. Passados dois dias enquanto jantava o menino sentiu vontade de conversar com Gabriel e falou para sua mãe:
- Mãe a senhora sabe onde localiza-se a Casa Aberta?
- Eu já vi algumas reportagens na televisão, parece que a Casa Aberta esta ajudando crianças e adolescentes de rua, respondeu Thaís.
- Um amigo meu o Gabriel sempre vai até a Casa Aberta, eu não sei onde ele mora, mas, gostaria de vê-lo novamente, falou Alexandre.
- Amanhã no escritório tentarei conseguir o endereço da Casa Aberta, depois poderemos conhecer esta instituição, falou Thaís.
Alexandre sorriu e falou:
- A senhora é a melhor mãe do mundo.
Thaís ficou emocionada, abraçou e deu um beijo no rosto do seu filho. No outro dia no escritório mexendo no computador conseguiu encontrar o endereço da Casa Aberta. Ao chegar a casa falou para o menino que no outro dia conheceriam esta instituição. Alexandre ficou contente porque conversaria novamente com o Gabriel e talvez poderia ajudá-lo. Mesmo sendo jovem o menino percebeu que a solidariedade traz felicidade para as pessoas. Na sexta-feira às quinze horas Thaís e o seu filho foram até a Casa Aberta. Os dois foram bem recebidos pelos educadores, então contaram que esta instituição é associada ao Educandário (Salesianos) de São Carlos. Pois ajuda crianças e adolescentes na faixa de 7 a 14 anos, cujos pais trabalham e os auxiliam no período em que seus filhos se encontram fora da escola. Este projeto possui diversas atividades como reforço alimentar, complementação escolar. O centro de Formação de Jovens auxilia a juventude de 14 a 18 anos das camadas mais populares e de baixa renda oferecendo cursos profissionalizantes. Educandário (Salesianos) pertence “a Congregação Salesiana fundada por Dom Bosco. Esta instituição ajuda crianças e jovens carentes, dedica-se ao Reino de Deus, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo.
 O padre João Bosco no século XIX em seu tempo livre visitava as prisões, para consolar os detentos. Certo dia ao sair do cárcere Dom Bosco percebeu que muitos jovens estavam presos porque ninguém pensava neles. Era preciso socorrê-los, dar-lhes atenção, comida, abrigo, incentivá-los a estudarem, impedi-los de irem à cadeia.
Enquanto conheciam o local de longe Gabriel viu o Alexandre, contente  aproximou-se dele e falou:
- Oi Alexandre, tudo bem?
- Oi Gabriel, que bom poder vê-lo novamente.
A mãe do menino falou que precisa voltar ao serviço, um dos educadores sorriu e falou:
- A senhora pode voltar para o seu serviço, pois cuidaremos do seu filho.
- Por favor, mamãe posso ficar aqui na Casa Aberta até as dezoito horas, assim conversarei com o meu amigo Gabriel, falou Alexandre.
Sorrindo Thaís falou:
- Alexandre atenderei o seu pedido.
Mãe e filho despediram-se, Thaís falou que voltaria buscá-lo assim que saísse do serviço. Gabriel o levou até a sala que estava à televisão para se divertirem com o programa do palhaço Genésio. Nos intervalos os dois meninos conversaram, Gabriel falou que até o mês de janeiro morou com sua mãe e seus três irmãos na cidade de Campinas. Já fazia mais de um ano que o pai dele havia desaparecido. Então uma tia deste menino convidou esta mulher para morar na cidade de São Carlos, pois já havia arrumado serviço para ela. Gabriel, sua mãe e seus irmãos moravam na casa da tia Maria. Esta mulher estava doente e com o dinheiro que recebia de sua aposentadoria não dava para comprar os seus remédios. Para ajudá-la este menino ficava nas ruas pedindo esmolas. Quando uma das educadoras o levou até a Casa Aberta aprendeu que tinha potencial e deveria esforçar-se para ter uma vida decente respeitando e sendo respeitado pelas pessoas.
Alexandre conversou com outros meninos e adolescentes que estavam na Casa Aberta. O palhaço Genésio narrou que na França em 630 nasceu Santa Bertila, filha de pais nobres  e humildes. Ela dizia que sua vida estava destinada à caridade e humildade a serviço de Deus. Na sua adolescência sob consentimento dos pais ingressou no mosteiro beneditino de Jowarre, próximo de Paris. A piedade e caridade de Bertila contagiou as religiosas do Mosteiro de Chelles. Este mosteiro ficou famoso em toda a Europa. Inúmeras mulheres queriam ingressar no mosteiro, pois queriam seguir o exemplo de humildade da abadessa Bertila, abandonando a nobreza para se dedicarem à penitencia, oração e caridade aos pobres e doentes abandonados. Santa Bertila dirigiu o Mosteiro de Chelles por quarenta e seis anos onde ingressaram várias princesas e rainhas.
 Quando terminou o programa um dos educadores o convidou para jantar junto com eles neste local. Nesta tarde o menino divertiu-se bastante, arrumou novos amigos e falou que voltaria na próxima semana. Às dezoito horas e dez minutos Thaís foi buscar o seu filho, ficou contente quando soube como ele divertiu-se na Casa Aberta.
 O menino foi mais algumas vezes nesta instituição. No dia 27 de setembro quando encontrou Gabriel rindo os adolescentes falaram que ele estava fazendo aniversário neste dia. Alexandre deu os parabéns, este garoto falou que estava contente porque estava fazendo dez anos e tinha vários amigos. Depois do jantar os educadores colocaram um bolo de aniversário sobre a mesa, acenderam uma vela e cantaram os parabéns para o aniversariante. Gabriel antes de apagar a vela fez um pedido. Enquanto comiam o bolo rindo um adolescente perguntou:
- Gabriel o seu desejo foi para que sua mãe ganhe na loteria?
- Ou foi para conquistar aquela linda menina que é a sua vizinha? Perguntou outro menino.
Bravo Gabriel respondeu:
- O meu pedido é para o Alexandre voltar a andar novamente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário