quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Frei Damião de Bozzano


Nasceu em Bozzano no dia 05 de novembro de 1.898. Filho de Félix Giannotti e Maria Giannotti. Nasceu na aldeia de Massarosa, Toscana. Com doze anos iniciou sua vida religiosa na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Quando tinha dezenove anos foi convocado pelo exercito italiano e participou da primeira guerra mundial. Terminada a guerra retornou a formação religiosa nos capuchinhos. Formou-se em teologia com vinte e sete anos. Ordenaram sacerdote o frade capuchinho em 25 de agosto de 1.923.
 Frei Damião foi transferido ao Brasil no ano de 1.931. Ele residiu no Convento Nossa Senhora da Penha, Ordem dos Capuchinhos em Recife. Pois, fazia peregrinações nas cidades, celebrava a Eucaristia, confissões, realizava casamentos e batismos. Rezou a primeira missa na capela de São Miguel, no Riacho do Mel, cidade de Gravatá, Pernambuco.
 A principal missão de Frei Damião era em espalhar “As Santas Missões”  no interior do Nordeste. “As Santas Missões” eram parecidas com cruzadas missionarias com alguns dias de duração nas cidades nordestinas. Neste evento armavam um palanque ao ar livre, com a ajuda de alto-falantes o frade transmitia os seus ensinamentos aos fieis. O principal motivo de suas “santas missões” aos sertanejos era liberta-los do demônio, pois desejava afasta-los da igreja. Em suas caminhadas e romarias sempre levava um terço e um crucifixo. O seu amigo Frei Fernando sempre o acompanhava em suas missões. Ele parou as romarias poucos meses antes de falecer devido ao seu problema na coluna vertebral. Ele faleceu no dia 31 de maio de 1.997.
Frei Damião foi um frade italiano, mas evangelizou e os fieis o veneram no Brasil. Ele recebeu o titulo de servo de Deus. Sepultaram o corpo dele na capela de Nossa Senhora das Graças, no Convento de São Félix, Recife. Onde ocorrem fatos de curas e milagres pela interseção deste santo homem. A cidade de São Joaquim do Monte, Pernambuco recebe inúmeros romeiros que prestam homenagem ao frade. Inauguraram em 2.004 o Memorial Frei Damião na cidade de Guarabira, Paraíba, um dos locais onde o frade celebrava as suas missões.
“Jesus Cristo foi entregue a morte pelos nossos pecados. E foi ressuscitado para nos tornar justos (Rm 4, 25).”
 
Bibliografia:
Frei Damião – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário