domingo, 8 de outubro de 2017

Padre Donizetti Tavares Lima


Nasceu No dia 03 de janeiro de 1883 em Cassia, Minas Gerais. Seus pais chamavam-se Tristão Tavares de Lima e Francisca Cândida. O casal teve nove filhos e homenagearam vários músicos colocando os mesmos nomes neles. Donizetti foi em respeito ao musico italiano Gaetano Donizetti, pois este nome significa presente de Deus. Quando fez quatro anos a família dele mudou-se para Franca, São Paulo.
Donizetti desejava entrar no seminário e com a permissão do seu pai em 1.900 iniciou sua vida religiosa. No dia 12 de julho de 1.908 foi ordenado padre em Pouso Alegre, Minas Gerais. Neste dia comunicou ao bispo a vontade de fazer um voto de pobreza.
Ele serviu varias paroquias, como era advogado ajudava os trabalhadores explorados pelos patrões corruptos. Por ter perturbado alguns homens ricos e políticos tentaram assassina-lo duas vezes. Por segurança no dia 24 de maio de 1.926 o bispo nomeou Donizetti pároco da igreja de Santo Antônio, cidade Tambaú, São Paulo. Na igreja de São José não permitiu que homens ricos e políticos tivessem lugares privilegiados, pois neste lugar todos eram iguais.
O padre desejava trazer a Tambaú à imagem de Nossa Senhora Aparecida presente que ganhou de sua mãe quando entrou no seminário. No ano de 1.927 conseguiu traze-la a cidade. Naquele dia chovia bastante, mas quando a procissão do padre passava parava de chover imediatamente. Donizetti sempre distribuía balas e orações às crianças. Ele fundou uma creche, pediu ao prefeito e governador construírem uma escola, o homenagearam dando o nome dele na instituição. Construiu um asilo aos idosos. Apoiava os trabalhadores, vereadores, prefeitos e políticos pediam a ajuda dela nas questões trabalhistas.
Com suas benções começou a fazer milagres: curou um grave problema nos joelhos de um vendedor de vinho, acalmou uma mulher louca. O menino Braguinha utilizava uma bota ortopédica, após a benção do padre tirou as botas e andou tornando-se um jogador de futebol profissional. Uma senhora milionária usava muleta, depois de receber a benção do padre ficou saudável. Agradecida quis presenteá-lo com um bracelete de ouro e diamantes. Ele não aceitou, pediu para oferecê-lo a primeira pessoa que visse no caminho. O primeiro ser humano visto por aquela mulher foi uma mendiga negra. No lugar do bracelete deu 5 réis, passado algum tempo ficou paralitica novamente.
Por causa da intercessão do padre Donizetti foram muitos romeiros a Tambaú em busca de cura. Devido ao excesso de pessoas chegando a uma calamidade o bispo pediu para terminar suas benções publicas. Porém continuou abençoando nas orações as nove e vinte horas enquanto rezava sozinho. Padre Donizetti faleceu com 79 anos no dia 16 de junho de 1.961. Milhares de romeiros continuam indo a cidade de Tambaú pedir as benções deste santo homem.
“Dada a autencidade de alma, de coração, as obras boas serão decorrentes. E que elas não sejam feitas como chamariz para louvores e sim, para que Deus seja glorificado (Mt 5, 16).”
 
Bibliografia:
Donizetti Tavares de Lima – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário