domingo, 15 de outubro de 2017

Padre Cícero Romão Batista

Nasceu no dia 24 de março de 1.844 em Grato, Juazeiro do Norte, Ceará. Filho de Joaquim Romão batista e Joaquina Ferreira Gastão. Como admirava São Francisco de Sales aos doze anos fez voto de castidade. Em 1865 Cicero entrou no seminário em Fortaleza com a ajuda do seu padrinho de crisma Antônio Luís Pequeno. Ele foi ordenado padre no dia 30 de novembro de 1.870. Retornou ao Grato e ensinou latim no Colégio Padre Ibiapina.
No Natal de 1.871 o professor Simeão Correia de Macedo o convidou para celebrar a missa do galo no povoado de Juazeiro. Aquele padre de estatura baixa, branco, loiro de olhos azuis impressionou os moradores daquele local. Após alguns meses no dia 11 de abril de 1.872 retornou a Juazeiro, pois residiria naquele lugar. Vários livros relatam que padre Cícero quis morar em Juazeiro por causa de um sonho. Ele sonhou com Jesus Cristo e os doze apóstolos sentados à mesa. Então entrou naquele local inúmeras pessoas carregando seus pertences em pequenas trouxas parecidos com retirantes nordestinos. Cristo conversou com os famintos afirmando ter ficado decepcionado com a humanidade, mas estava disposto em fazer o ultimo sacrifício desejando salvar o mundo. Jesus apontou para os pobres e pediu ao padre Cícero cuidar deles.
Desejando conquistar o povo fazia pregações, conselhos e visitas domiciliares. Ele ganhou a simpatia da população, procurou moralizar os costumes das pessoas reduzindo a bebedeira e prostituição. Vivendo em harmonia o povoado atraiu novos moradores.   Devido a divergências religiosas padre Cícero foi afastado da vida religiosa no final do século XIX. Ele atuou na politica, em 1.911 foi eleito primeiro prefeito de Juazeiro do Norte. No ano de 1.926 o elegeram deputado federal, mas não assumiu o cargo. No governo do general Benjamim Liberato Barroso foi eleito vice-governador do Ceará. Após a revolução de 1.930 diminuo o poder politico do padre Cícero, mas aumentou seu prestigio de santo milagreiro. Tentaram acusa-lo de apoiar o comunismo, com a Teologia da Libertação mostrou não ter apoiado este movimento politico.
Padre Cícero tinha noventa anos quando faleceu no dia 20 de julho de 1.934. Ele foi sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Juazeiro do Norte, Ceará. Sendo um homem carismático teve prestigio e influencia na vida social, politica e religiosa do nordeste. Em diversos eventos conquistou vários títulos: “O Cearense do Século” e “100 maiores brasileiros de todos os tempos”. Pois, deixou bons exemplos nas suas pregações religiosas, conselhos e boas ações.
“Que a vossa bondade seja conhecida por todos! O Senhor esta próximo. A bondade reinante no seio da comunidade seria pregação e um serviço aos outros mostrando que o reino de Cristo esta acontecendo (Fil 4, 5).”
 
Bibliografia:
Padre Cícero – Wikipédia , a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário