domingo, 29 de outubro de 2017

Irmã Dulce

Irmã Dulce – Maria Rita de Souza Brito Lopes 
Nasceu no dia 26 de maio de 1.914 na cidade Salvador, Bahia. Filha de Augusto Lopes Pontes e Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes. Na sua infância desejava seguir a vida religiosa e rezava pedindo a Deus se deveria seguir este caminho. Na adolescência começou a ajudar mendigos, enfermos e carentes. Com treze anos não permitiram que entrasse no convento de Santa Clara por ser muito jovem. No dia 08 de fevereiro de 1.932 formou-se professora primaria. Após, um ano entrou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus em São Cristóvão, Sergipe.
No ano de 1.934 fez os votos de fé, tornou-se freira, querendo homenagear a sua mãe escolheu o nome de Irmã Dulce. Retornou a Salvador como freira, foi lecionar em um colégio de sua congregação religiosa. Com vinte e dois anos em 1.934 criou a Instituição União Operária São Francisco com o Frei Hildebrando Kruthaup. Preocupada com os operários e seus familiares fundou o Colégio Santo Antônio. Ajudou na criação de um albergue aos doentes, localizado no convento de Santo Antônio. Após vários anos transformou-se no Hospital Santo Antônio.
Na primeira visita do Papa João Paulo II ao Brasil em 1.980 convidaram  Irmã Dulce para subir no altar. Ela ganhou de presente do papa um terço e ouviu os conselhos deste santo homem para continuar com sua missão.
Por mais de cinquenta anos Irmã Dulce socorreu os doentes, pobres e necessitados. Apesar de sua saúde frágil com problemas respiratórios nunca abandonou o seu serviço à população carente. Devido aos seus problemas de saúde foi internada no hospital. O Papa João Paulo II a visitou no dia 20 de outubro de 1.991 onde a abençoou e deu a extrema-unção. Ela faleceu no dia 13 de março de 1.992. Seu corpo foi sepultado na Capela do Hospital Santo Antônio.
Irmã Dulce destacou-se como religiosa católica brasileira porque ajudou doentes, pobres e carentes. O Papa Bento XVI a beatificou no dia 10 de dezembro de 2.010 com o titulo “Bem-aventurada Dulce dos Pobres”. No dia 13 de outubro de 2019 o Papa Francisco a canonizou com o titulo de "Santa Dulce dos Pobres".
“A Comunidade dos fieis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava seu o que possuía; tudo entre eles era posto em comum (At 4, 32).”

Bibliografia:
Biografia de Irmã Dulce – eBiografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário