quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Cidadania

Todas as pessoas desde o seu nascimento tem direito a vida, segurança, e proteção. Incluindo a saúde, educação, integridade física e moral. Os direitos do cidadão devem ser garantidos pelos pais, seus familiares, a sociedade e  Estado. Infelizmente nos países democráticos a Cidadania de muitos habitantes não estão sendo garantidos por lei. A criança nasce indefesa dependendo de seus semelhantes para sobreviver. Nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos procuram esconder a pobreza e miséria de determinada parte da população.
Com a automação nas indústrias, comercio e campo não existem empregos a população. Inúmeros cidadãos em vez de estarem nas escolas estudando ou trabalhando estão desocupados. Eles vendem, se viciam em drogas legalizadas ou proibidas, apelam a roubos com assassinatos e incentivam a prostituição. A sociedade precisa conversar, agir, discutir e solucionar os problemas sociais. Infelizmente costumam ignorar a violência em todas as classes sociais, os moradores de ruas e dificuldades em bairros carentes.
Inúmeros cidadãos reivindicam os seus direitos, ignoram seus deveres e não assumem as suas responsabilidades. Esses comportamentos contrariam a boa convivência nas comunidades. Devem ser respeitados a historia, cultura e objetivos comuns procurando melhorar a vida de todos. Pois somos responsáveis na gestão e administração de todos os recursos da coletividade, cada um respeitando o seu dever e obrigação.
Na sociedade moderna os cidadãos exercem com liberdade e responsabilidade os seus direitos e deveres. Mas, falta à preparação da população e profissionais competentes que discutam acontecimentos, falta de infraestrutura e recursos financeiros visando melhorar com prudência e sabedoria os direitos civis, políticos e sociais do povo.
A cidadania moderna deve ser assimilada por crianças, jovens, adultos e idosos garantido a liberdade, autonomia e dignidade da pessoa humana defendendo os seus direitos e assumindo os seus deveres.
Nos currículos escolares em todos os níveis de aprendizado a educação e formação para a Cidadania deveria ser divulgados pela Antropologia, Filosofia, Sociologia e outras disciplinas de Ciências Sociais e Humanas. No papel de educação a escola deve ensinar os valores da dignidade humana e transmitir as responsabilidades dos mesmos, incluindo a comunidade na qual esta projetada. A cultura pode proporcionar o desenvolvimento da Cidadania através da filosofia da educação e projetos culturais como teatro, musica, dança, contações de estórias, valorizando os valores, a dignidade humana e a democracia.
Educar os cidadãos para a cultura da Cidadania no século XXI são importantes todos os indivíduos desde o ser humano anônimo até o ilustre acadêmico, destacando as personalidades famosas em politica, artes, musica e futebol. A Cidadania insere o individuo no espaço politico e nas instituições sociais. O Estado precisa defender a liberdade, participação e serviço em beneficio da população. O cidadão deve escolher os seus representantes políticos honestos e defensores das classes desfavorecidas visando o bem comum da sociedade.
 
Bibliografia:
Diamantinobartolo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário