domingo, 3 de dezembro de 2017

Democracia

A democracia surgiu na Grécia antiga a 508 a.C. Esta palavra surgiu dos termos (demo – povo) e (cracio – governo) significando o governo do povo. Aristóteles no seu livro Politica descreveu três formas de governo:  Democracia – governo de muitos, Monarquia – governo do rei, Aristocracia – governo dos nobres.
A politica democrática da Grécia influenciou as instituições politicas da Republica Romana. Devido às guerras perdeu forças a partir das conquistas de Alexandre, o Grande. A democracia retornou durante a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa. Os filósofos iluministas Jean Jacques Rousseau e Thomas Paine defendiam a democracia. Pois com a educação da população seriam resolvidos os problemas da democracia, evitando a tirania dos opressores e defendendo os direitos do povo.
No início do século XX os regimes fascistas e socialistas rejeitaram a democracia, os direitos e liberdades dos indivíduos. Terminada a II Guerra Mundial a Europa Ocidental conquistou a democracia liberal com o voto universal. No Leste Europeu e na América Latina foi implantada a partir de 1.990. A democracia é oposta as formas de governos ditatoriais e absolutistas. O principal objetivo do estado democrático é garantir os direitos civis, políticos e sociais do povo. Os direitos civis defendem a liberdade de expressão, de imprensa e proteção contra a prisão arbitraria. Os direitos sociais procuram possibilitar a toda a população alimentos, moradia, saúde e educação.
Na democracia atual todos os cidadãos maiores tem o direito ao voto universal. Os eleitores são livres para escolherem os seus representantes  através do voto de forma pacifica entre os partidos políticos. Os direitos básicos da minoria são garantidos legalmente.
Nos países ocidentais a democracia possui diversas formas de procedimentos democráticos, como por exemplo, a diferença entre os sistemas presidencialistas e parlamentaristas. Os políticos devem se comprometerem em defenderem os direitos dos cidadãos através da democracia visando o bem comum da população.
As crises politicas estão ameaçando a democracia pela corrupção dos políticos, desigualdades sociais, violências, guerras e preconceitos. Apesar de vários problemas o governo democrático ainda é a melhor forma de representar um povo. Através do dialogo, transparência e maior participação politica dos cidadãos conseguirão defender os seus direitos e encontrarão soluções pacificas aos problemas sociais.
 
Bibliografia:
Democracia – regime politico - InfoEscola

Nenhum comentário:

Postar um comentário