domingo, 10 de dezembro de 2017

Modernidade e Pós-Modernidade


Na modernidade ocorreu a emancipação do ser humano. Pois com o pensamento livre pode libertar-se de imposições religiosas e dos governos autoritários. Com a democracia e o comercio livre poderia emancipar-se na sociedade e conseguir ascensão social. Apesar das diferenças o homem poderia atuar na politica e acabar com a fome. No Iluminismo com a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos iniciava-se a civilização ocidental. Aconteceram guerras, mortes de inocentes e alguns benefícios como cura de doenças e a abolição da escravidão. Houve mudanças de costumes, exploração da população carente com graves problemas sociais.
Terminada a Segunda Guerra Mundial na era Pós-Moderna ocorreram varias mudanças no mundo atingindo as relações sociais, instituições publicas e demonstrações culturais. A globalização e a internet trouxeram a aproximação da comunicação, pois rapidamente pode-se comunicar com qualquer lugar do mundo. A automação nas indústrias, comercio e no campo facilitaram serviços penosos, pois são realizados com mais facilidade, menos tempo e perfeição. Mas surgiu o alto nível de desemprego. Muitos desempregados para conseguirem sobreviverem apelam a roubos, violência, assassinatos, prostituições, vícios ou vendas de drogas.
Na individualização do mundo ocorre a competividade nos estudos, empregos e politica. Os meios de comunicações valorizam roupas da moda, automóveis novos, dinheiro e poder. Ignoram ou arrumam desculpas para não resolverem os problemas sociais. Moradores de bairros carentes ou de rua além de passarem fome vivem na miséria. Muitos morrem por causa de doenças ou falta de atendimento medico.
Se o poder e dinheiro trouxessem felicidade por que muitos homens se suicidam ou morrem de overdose? Desejando arrumar emprego além do ensino básico é necessário fazer cursos profissionalizantes. Os meios de comunicações divulgam violência e problemas nas escolas. Os avanços e as novas invenções do homem em vez de melhorar a sua vida perece que a prejudicou. Desejando obter lucro costumam retratar a felicidade no consumo de cigarros, bebidas alcoólicas e sexo. Muitos reconhecem isto como alegria passageira porque se sentem vazios. O consumo dessas drogas legalizadas podem provocar doenças e mortes.
Somos pessoas livre, precisamos acreditar em nós mesmos, estudarmos, trabalharmos e termos uma vida digna. Os avanços científicos trouxeram benefícios à humanidade, precisamos usa-los beneficiando o bem comum. Com a solidariedade diremos não a violência socorrendo os mais necessitados. Confiaremos e construiremos um futuro digno as próximas gerações com nossas boas ações.

Bibliografia:
Bauman. Zygmunt – Modernidade Liquida – Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário