domingo, 1 de abril de 2018

A Paz no Mundo

Desde o surgimento do homem os seres humanos desejam a paz no mundo. Devido à ganancia e ambição muitos roubam, exploram e tiram a vida dos seus semelhantes. Em todas as épocas a fé e bondade do povo foi maior do que a maldade dos opressores. Pois rezam ao Divino Pai Eterno pedindo a paz no mundo.
O amor, os ensinamentos e a misericórdia de Jesus Cristo incomodou os poderosos, mandaram prende-lo, tortura-lo e o crucificaram. Inúmeros jovens não gostam de estudar, exigem seus direitos, nunca observam os seus deveres. Desejam que os seus pedidos sejam atendidos e procuram resolver os seus problemas com a violência.
Através da oração devemos pedir a paz no mundo ao Deus Pai. Nós a conseguiremos com o dialogo e boas ações. Precisamos seguir os exemplos dessas pessoas bondosas:
Padre José de Anchieta é o Apostolo do Brasil, pois foi missionário e fundou varias cidades. Em suas ações missionarias visitou o sertão, aprendeu a língua tupi e catequizou os indígenas. O religioso dedicava-se a educação e catequese dos indígenas. Também os defendia dos abusos de determinados colonizadores portugueses que desejavam escraviza-los e se apodeirarem das suas mulheres e filhos.
Padre Antônio Vieira foi religioso, escritor, orador português e missionário pela Companhia de Jesus. Atuando como missionário nas terras brasileiras defendeu os direitos dos povos indígenas. Além de fazer a sua evangelização combatia a exploração e escravidão desses seres humanos. Ele criticou severamente a Inquisição e os sacerdotes de sua época. Deixou-nos exemplos em suas famosas frases: “O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive.”
Os irmãos Jacinta e Francisco Marto e a prima Lucia viram Nossa Senhora seis vezes em Fátima, Portugal no ano de 1917. O menino Francisco era chamado de “o consolador”’ porque desejava consolar as pessoas com a oração de Nossa Senhora. Ele sempre tinha o terço nas mãos, faleceu em 4 de abril de 1919 com febre amarela. Após dez meses no dia 20 de fevereiro de 1920 Jacinta morreu no hospital em Lisboa. A menina ofereceu o seu sofrimento pela conversão dos pecadores.
Os papas João XXIII e Paulo VI fizeram importantes mudanças com o Concilio Vaticano II na Igreja Católica. Antes do concilio as missas eram rezadas em latim com o sacerdote de costas aos fieis voltado ao altar. Depois do Concilio Vaticano II as missas passaram a ser rezadas no idioma de cada país, com o padre de frente para o publico. Os leigos homens e mulheres ajudam nos eventos religiosos.
Martin Luther King em 1963 liderou A Marcha para Washington, neste protesto mais de 200.000 pessoas manifestaram-se pelos direitos civis de todos os cidadões dos Estados Unidos. Em 1965, liderou uma nova marcha que lutava pela aprovação da Lei dos Direitos do Voto de 1965, a população negra não votava neste país. Em 1967 uniu-se ao Movimento Pela Paz no Vietnam. No dia 4 de abril de 1968 foi baleado e morto em Memplis.
A Bíblia Sagrada nos transmite grandes ensinamentos. Como exemplos, Provérbios 29, versículos 2 e 4: “Quando o governo é formado de homens justos e honestos o povo vive feliz, mas, quando os lideres de uma nação são maus e desonestos, o povo chora de tristeza”. “Um rei justo e honesto ajuda seu país a crescer e viver em paz; o rei que quer ficar rico as custas do povo acaba destruindo sua nação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário