quarta-feira, 11 de abril de 2018

Drácula o Vampiro da Noite

Este livro foi escrito por Bram Stocker, foi publicado em 1897.  Esta obra é narrada através de diários, cartas, recortes de jornais e relatos cotidianos.
Jonathan Harker começou a escrever no seu diário que partiu de Munique em um trem dirigindo-se a Transilvânia. Os moradores deste local ficaram assustados quando ele falou que iria ao castelo do Conde Drácula. Uma senhora colocou um crucifixo no seu pescoço. Com o passar dos dias esse advogado viu que a imagem do Conde não se refletiu no espelho. Assustado achava-se um prisioneiro naquele castelo e pensava por que as pessoas lhe deram o crucifixo, o dente de alho...
Desobedecendo as ordens do Conde, Jonathan Haker dormiu em um antigo quarto feminino, apareceu três mulheres querendo sugar o seu sangue. O Conde as repreendeu, dizendo que não poderiam machucá-lo.
No dia 30 de junho ele desceu nas catacumbas e viu o rejuvenescimento do Conde. Desesperado percebeu que ajudou a transferir a Londres esta criatura. A sua única saída foi fugir deste castelo.
Mina Murray é noiva de Jonathan Haker. A sua amiga Lucy lhe escreveu em uma carta que em um mesmo dia três homens a pediram em casamento. Ela aceitou o pedido de Artur Holmwood, pois o amava. Como Lucy era sonâmbula, o Conde a hipnotizou e foi a sua primeira vitima.
Mina recebeu uma carta do seu noivo dizendo que ele estava internado no hospital de S. José e Sta. Maria em Budapeste, sofrendo de meningite, ela partiu para cuidar do seu amor.
Como Lucy estava doente o seu noivo pediu ao dr. Seward para consultá-la. Este médico pediu ajuda ao professor Van Helsing. Mesmo tendo recebido a transfusão de sangue de quatro homens esta moça piorou e faleceu.
No dia 25 de setembro no jornal tinha noticia que a Dama Transparente atacava crianças e deixava ferimento na sua garganta. O professor Van Helsing contou a Artur e Quincy que esta mulher era a vampira Lucy. Dolorosamente no dia 29 de setembro esses quatro homens foram ao cemitério e eliminaram esta não-morta.
No dia 30 de setembro do dr. Seward percebeu que a casa ao lado do hospício era o esconderijo do Drácula. Neste mesmo dia Jonathan Haker descobriu onde estavam as cinquenta caixas que eram os abrigos dos vampiros. O professor Van Helsing e seus amigos dirigiram-se ao quarto de Mina e viram que ela era mais uma vitima do Drácula. Esses homens neutralizaram 49 caixas, mas uma delas desapareceu.
O professor hipnotizou Mina e descobriu que o vampiro estava retornando a sua terra natal. Esses cinco homens e esta mulher dividiram-se em três grupos, por caminhos diferentes começaram a perseguir o Conde Drácula.
Quando o professor chegou no castelo do Conde eliminou as suas três noivas. Mina e Van Helsing esconderam-se em uma caverna. Pelo binóculo viram o dr. Seward, Sr. Morris, Jonatham e o Lord Godalming encontrarem-se, eles estavam perseguindo uma carroça que levava uma grande caixa.  Os ciganos reagiram, houve brigas e agressões. Assim que abriram a caixa o Conde Drácula estava dentro do caixão. Jonathan cortou a cabeça do vampiro com o seu facão, enquanto o Sr. Morris mergulhou a lamina no coração do vampiro. O corpo do Conde transformou-se em pó. O Sr. Morris foi gravemente ferido e faleceu, a maldição de Mina desapareceu. Passaram-se sete anos, Jonatham e Mina tiveram um filho, o chamaram de Quincey. Godalming como Seward  casaram-se e são felizes.
 
Biografia do autor:
Bram Staker nasceu em 1847 em Dublin capital da Irlanda. A sua obra Drácula é um clássico da literatura de horror, pois narra a trajetória do vampiro. O livro foi publicado em 1897, apesar de ter recebido varias criticas muitos gostaram desta obra fascinante. Em 1905 o autor teve derrame e faleceu em abril de 1914.
Obras de Bram Srocher: Drácula o Vampiro da Noite – 1897, Miss Betty -1893, The Misteru of the Sea – 1902, The Jewel of the Seven Stars – 1903, The Man – 1905, The Lady of the Shrould – 1909, Draculas guest an Other Weirds Stories – 1914.
 
Bibliografia:
Stoker, Bram. Drácula o Vampiro da Noite. Copyright desta tradução: Editora Martin Claret, 2005. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário