domingo, 29 de abril de 2018

Conto: O Jardim dos Caminhos que Bifurcam


O jardim dos caminhos que bifurcam – Jorge Luís Borges
Personagens Principais:
Yu Tsun – espião do império alemão e narrador
Capitão inglês Richard Madden – persegue o personagem principal do conto
Stephen Albert – renomado orientalista inglês
Ts’ui Pen – bisavô de Yu Tsun, famoso poeta e calígrafo
 
Temática central do conto:
O conto começa a ser narrado na primeira guerra mundial com uma citação do capitão britânico Liddell Hart que escreveu um tratado sobre estratégia militar. O narrador é Yu Tsun, bisneto do famoso poeta e calígrafo Ts’ui Pen. Ele esta sendo perseguido pelo capitão Richard Madden, mas precisa revelar um segredo do inimigo ao chefe alemão. Por isto precisa encontrar e matar Stephen Albert, um renomado orientalista inglês.
Ferido Yu Tsun consegue encontrar Stephen Albert. Os dois conversam sobre a obra de Ts’ui Pen, autor de um livro que também é um labirinto. No final o narrador mata Stephen Albert, ele é preso e condenado a forca. Mas julga-se vitorioso, pois comunicou a Berlim o nome secreto da cidade que deveriam atacar. O nome desta cidade é o mesmo nome da pessoa assassinada pelo espião alemão.
Borges ao escrever este conto fantástico recorreu à metafísica, pois O jardim de caminhos que se bifurcam é uma especulação metafísica. No conto os caminhos também se bifurcam, os ângulos da narrativa variam, os personagens mudam, mas essas variações têm um limite temporal.
Características do autor:
Jorge Luís Borges (1899-1986) é argentino. Escreveu poemas, ensaios e contos. Publicou O jardim de caminhos que se bifurcam em 1941. É um escritor metafísico, revela os mistérios essenciais do homem: a obsessão por um fluir temporal, a vida é um labirinto incorporado a realidade do mundo que se apresenta como exercício do imaginativo. Borges é conhecido universalmente por seus contos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário