quarta-feira, 4 de abril de 2018

Páscoa: A Renovação da Vida

Na Páscoa os jovens comentam sobre o Coelho da Páscoa e os ovos de chocolate. Desde a Antiguidade os povos utilizavam a lua para determinar a data da Páscoa. O coelho passou a ser considerado um símbolo de Páscoa porque o consideravam como um símbolo da lua.
Existe a lenda do coelho da Páscoa. Pois uma mulher pobre cozinhou e coloriu alguns ovos de galinha. Ela os escondeu para dá-los como presente de Páscoa a seus filhos. Quando as crianças acharam os ovos passou um coelho correndo perto deles. Então acreditaram que o coelho havia trazido os ovos para eles.
O chocolate era considerado como um alimento dos deuses. Atualmente na Páscoa são consumidos bombons e ovos de chocolate no mundo inteiro, as pessoas gostam de dá-los de presente porque são deliciosos e nutritivos.
A festa da Páscoa era um ritual primitivo realizado pelos pastores para proteger a família e o rebanho dos maus espíritos. Eles matavam um animal, tingiam a entrada da tenda com o sangue dele.
Na Bíblia no livro do Êxodo o ritual da Páscoa ganha um novo sentido, pois será a lembrança perpétua do Deus Vivo que libertou o povo judeu da escravidão do Egito, o conduziu rumo à terra prometida.
Para os cristões a sexta-feira santa é marcada pelo sofrimento, pela crucificação de Jesus Cristo. Na Páscoa é relembrada a ressurreição do Filho de Deus, o inicio de uma nova vida seguindo os ensinamentos de Cristo.
No dia da Páscoa deveríamos refletir sobre a nossa vida: quem somos, quais foram os nossos bons exemplos e sonhos para construirmos um mundo mais justo. Nesta importante data comemorativa precisamos relembrarmos dos valores universais: amor, caridade, amizade,  gratidão, solidariedade, dialogo, justiça e paz.
O amor de Jesus Cristo é um grande exemplo para todos os seres humanos. Ele foi obediente ao Pai Eterno e morreu crucificado para libertar os homens do pecado. Como Deus Pai é Amor e Vida ressuscitou o seu Amado Filho no terceiro dia. Precisamos refletir o amor e a misericórdia da Santíssima Trindade.
“Jesus Cristo foi entregue a morte pelos nossos pecados. E foi ressuscitado para nos tornar justos (Rm 4,25).”
“É no sangue do Cordeiro que os justos alvejam as suas vestes (Ap 7,14).”
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória, glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo 1, 14).”
 
Bibliografia:
 
Bíblia Sagrada.
Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário