quarta-feira, 25 de abril de 2018

Obras de Kurt Vonnegut e J.D. Salinger


Kurt Vonnegut de origem alemã alistou-se no exercito americano. Ele sobreviveu ao bombardeamento de Dresden, mas não das atrocidades que testemunhou, o grau de destruição das cidades, as pilhas de mortos que foi forçado a enterrar ou queimar. Desejando que o horror deste bombardeamento não fosse esquecido, publicou em 1969 a sua obra mais famosa: Slaughterhouse Five or Children´s Crusade: A Duty-Dance with Death (Matadouro Cinco ou A Cruzada das Crianças). Combinando elementos de ficção cientifica como viagens no tempo com uma análise social devastadora, despertou as consciências para a validade das justificativas morais tomadas pelos Aliados durante a guerra.
J.D. Salinger escreveu na década de quarenta a sua famosa obra The Catcher in the Rye.
Esta obra conta numa narrativa em primeira pessoa, alguns dias da vida do adolescente Holden Caufied, em uma linguagem criativa e coloquial. Pois este personagem vagueia por Nova York, pulando de uma encrenca para outra.
Holden Caulfied é ao mesmo tempo o herói e o vilão da história. Vitima de si próprio e de sua sensibilidade, divertidamente mentiroso e covarde, ajuda desconhecidos, cuida da irmã de dez anos. Mas o que lhe incomoda é o vazio e a falsidade das pessoas, porque apesar de suas qualidades no final se revelarão como mais uma decepção.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário