domingo, 22 de abril de 2018

Caramuru - Frei Santa Rita Durão

Este poema é descrito em dez cantos, o poeta refere-se o Brasil renascido e sobre a expulsão dos holandeses de Pernambuco.
Diogo chegou ao Brasil como vitima de um naufrágio. Os seus companheiros foram comidos pelo povo primitivo. As armas dos nativos eram flechas, arcos e pedras, mas eles não conheciam a pólvora e as armas de fogo. Os índios deram comida ao Diogo, mas antes de ser sacrificado conseguiu fugir. Com a espingarda Diogo disparou um tiro, mostrando aos seus inimigos esta invenção diabólica homicida. Através de acenos disse que este armamento protege amigo, desde que não se coma carne humana.
Diogo enquanto vivia na caverna os nativos vinham servi-lo. Este lusitano utilizando a sua espingarda espantava todos, entre os horríveis trovões os indígenas lhe chamaram de Caramuru. A sua fama espalhou-se ente os selvagens. Diogo instalou-se em aldeia que se improvisa e apaixonou-se pela donzela Paraguaçu, noiva de Gupeva. Esta mulher servia de interprete a Gupeva e Diogo.
Este homem disparando o mosquete espantava os seus inimigos com o som do trovão apavorante. Depois de socorrer a tripulação duma nau espanhola naufragada, sentindo saudades da Europa embarcou numa nau francesa com Paraguaçu. Neste barco Moema fez declarações amorosas ao Diogo, dizendo que Paraguaçu é inferior e feia. Como Moema foi rejeitada por seu amado jogou-se no mar. Chegando à França este casal foi recebido na corte, Paraguaçu foi batizada com o nome da própria rainha Catarina de Medicis. Diogo descreveu perante a corte a flora e fauna do Brasil.
O rei Henrique II propôs ao Diogo por intermédio de Du Plessis que ajudasse a França a colonizar o Brasil, dominar os indígenas e se fosse necessário extinguiria esta gente infeliz. Caramuru recusou esta proposta, pois foi fiel ao rei português e voltou ao Brasil.
O poeta descreveu a Bahia, a luta contra os franceses e os indígenas tamoios. Mem de Sá atacou os franceses no seu forte, Estácio de Sá venceu os franceses e tamoios. Contou-se a luta contra os holandeses, terminada pela restauração de Pernambuco. Em conformidade com a história, vem ao encontro da nau que transportava o casal luso-brasileiro uma caravela e Carlos V, agradecer ao herói o socorro por ele dado aos náufragos espanhóis. Conta-se que Pereira Coutinho para a sujeição dos campos da Bahia e povoamento do seu Recôncavo aliou-se aos tupinambás. O casal foi investido na realeza desta nação.
  
Dados Bibliográficos do Autor
 
José de Santa Rita Duro nasceu m Cata-Preta, arraial de N.S. de Nazaré do Infeccionado, a quatro léguas de Mariana, Minas Gerais em 1722. Depois de ter feito, no Colégio dos Jesuítas do Rio de Janeiro, os seus estudos secundários, parte para Portugal. Em 1737 entra para a Ordem dos Eremitas de Santo Agostino, onde professa em 12 de outubro do mesmo ano, no Convento da Graça em Lisboa. Pouco depois foi mandado a Coimbra e formou-se em Teologia. No ano de 1754 foi chamado para a lente de Teologia em Coimbra, no colégio da sua Ordem. Passado um ano vai a Leiria, onde travou relações com o Bispo D. João da Cunha, futuro Cardeal da Cunha.
No dia 9 de fevereiro de 1759 pregou naquela cidade o famoso sermão contra a Companhia de Jesus, responsabilizando-a pelo atentado contra D. José ocorrido em 3 de setembro do ano anterior. Naquele mesmo ano, redigiu ao prelado a pastoral que com doutrina este publicou, no intuito de conquistar as simpatias do Conde de Oeiras, futuro Marquês de Pombal. São do Durão as cartas com que o bispo adula o Primeiro Ministro, ao envia-lhe a pastoral e ao protestar contra a Inquisição espanhola, que mandava queimar pelo algoz certos escritos atribuídos a Sebastião de Carvalho.
Em 1761 rompeu com o prelado leisiense. Arrependeu-se de sua atitude contra os Jesuítas. Fugiu de Portugal. Ele viajou a Ciudad Rodrigo. Seguiu depois para Saragoça. Ao passar por Viterbo a caminho de Roma recebeu ordem do Geral para voltar à Espanha, obedecendo com repugnância. No ano de 1763 embarcou para Cadiz, mas julgando-se perseguido pelo Primeiro Ministro entrou na França, atravessando-a a pé a Catalunha. Saindo do Perpinhão para Mompilher é preso no caminho. No dia 26 de janeiro foi submetido a um rigoroso interrogatório no Parlamento de Toulose. O detiveram em prisão benigna, enquanto não chegou a Paris a decisão a seu respeito do Ministro Choiseul, como Oeiras inimigo dos jesuítas. Obtido o salvo-conduto passou à Itália, onde chegou em 21 de agosto, conseguiu audiência do Papa Clemente XIII.
Santa Rita Durão em 1764 foi nomeado bibliotecário da Biblioteca e Livraria publica, onde permaneceu por nove anos. No ano de 1771 regressou a Portugal, conquistou uma cátedra de Teologia, na respectiva Faculdade, em Coimbra.
Em 1781 foi publicado Caramuru. Este poeta faleceu no dia 24 de janeiro de 1784, foi sepultado na igreja do Hospício do Coleginho, em Alfama.Este poeta faleceu no dia 24 de janeiro de 1784, jazendo sepultado na igreja do Hospa pral para voltar 'Inquisiçatias do Conde   

Nenhum comentário:

Postar um comentário