domingo, 4 de novembro de 2018

Peru

É uma republica situada na América do Sul. Faz fronteira ao norte com Equador e Colômbia, leste pelo Brasil e Bolívia, sul por Chile, tem região litorânea com o oceano Pacifico.
Antes da colonização europeia destacou-se o Império Inca, pois foi uma importante nação na América. No século XVI o império espanhol transformou este território em vice-reinado. A independência do Peru aconteceu em 1821. Após teve períodos alternativos de instabilidade politica e fiscal e crescimento político e humano.
A geografia peruana é variada, possui planícies áridas na zona continental do Pacifico, as montanhas nevadas dos Andes e a floresta amazônica. O país tem vários recursos naturais. Com 31 milhões de habitantes a população tem elevado grau de mestiçagem entre ameríndios, europeus, africanos e asiáticos. Destacam-se nas atividades econômicas a agricultura, pesca, exploração mineral e os produtos manufaturados têxteis.
O idioma oficial do Peru é o espanhol, inúmeros peruanos falam as línguas nativas. O país está em desenvolvimento com elevado nível de pobreza. Precisa haver dialogo e solidariedade para a população ter oportunidades e benefícios sociais. Com a diversidade nas tradições culturais são produzidas belas obras nas artes, música e literatura.

Bibliografia:
Peru – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário