quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Provérbios

O suborno é talismã para quem o dá: com ele, consegue tudo o que quer. (Pr 17, 8)

O injusto aceita o suborno às escondidas, para distorcer o curso da justiça. (Pr 17, 23)

A injustiça provoca a infâmia, e a desonra provoca o insulto. (Pr 18, 3)

A violência dos injustos os arrebata, porque eles se negam a praticar o direito. (Pr 21, 7)

Não tenha inveja dos maus. Nem deseje viver com eles, porque o coração deles trama violência, e seus lábios só falam maldades. (Pr 24, 1-2)

Quem gosta de dinheiro, nunca se sacia de dinheiro. Quem é apegado às riquezas nunca se farta com a renda. (Ecl. 5, 9)

A extorsão torna insensato o sábio, e o suborno lhe corrompe o discernimento. (Ecl. 7, 7)

Siga os impulsos do seu coração e os desejos dos olhos. Contudo, saiba que Deus vai pedir contas a você de todas essas coisas. (Ecl. 11, 9)

Quando os justos governam, o povo se alegra; quando o injusto governa, o povo reclama. (Pr 29, 2)

Abra a boca e dê sentenças justas, defendendo o pobre e o indigente. (Pr 31, 9)

O Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecadores e salva no tempo de perigo. (Ecl. 2, 11)

Tenha Deus piedade de nós e nos abençoe, faça resplandecer sobre nós a luz de sua face, para que se conheçam na terra os seus caminhos e em todas as nações a sua salvação. (Salmo 66, 1-3)  

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Fogão

Utensilio utilizado na culinária para cozinhar ou assar em panelas, frigideiras e formas através do fogo. Surgiu na dinastia chinesa Chin os primeiros fogões de barro que usavam o fogo. No Japão durante o período Kofun fizeram fogões parecidos e os chamaram de Kamado. Nos fogões depositaram lenha ou carvão no orifício da frente deles. A seguir colocavam panelas sobre o fogo ou penduradas nos orifícios em cima da construção que chegava à altura do joelho. No Oriente Médio a partir do século II d.C. acenderam o fogo por baixo do fogão feito de barro, eram portáteis ou presos no solo. Na Europa até o século XVIII os alimentos eram cozidos nos fogos a lenha. Construíram as lareiras de tijolos e argamassa e os primeiros chaminés na Idade Média. Acenderam o fogo em cima do fogareiro, cozinharam os alimentos nos caldeirões colocados em cima do fogo. A seguir o homem construiu fogões de barro e depois de metal. Na Revolução Industrial os fogões tornaram-se um tipo de móvel grande de compartilhamento semifechado para o fogo com várias aberturas na parte superior podendo utilizar diversas panelas ao mesmo tempo. Possuíam um pequeno forno e na caldeira mantinham a água quente. No século XX substituíram os fogões a lenha por carvão. Após a refinação do petróleo inventaram os fogões a nafta, depois a petróleo e gás de cozinha. O canadense Thomas Ahearn inventou o fogão elétrico em 1892. Devido ao alto custo da eletricidade tornou-se inviável os primeiros fogões elétricos. Recentemente construíram fogões elétricos com placas de resistências colocados numa caixa de metal. Existe fogões mistos onde os queimadores de placas elétricas e a gás funcionam separados.

Bibliografia:

Fogão – Wikipédia, a enciclopédia livre  

domingo, 26 de dezembro de 2021

Vacina

Combinação biológica que proporciona imunidade a determinada doença. Em uma vacina existe um agente semelhante ao causador de doenças e várias vezes a fizeram do próprio micróbio morto ou de suas toxinas e proteínas. O agente incentiva a imunidade biológica do corpo alertando-o como uma ameaça, incentiva em elimina-lo e mantê-lo registrado para futuramente reconhecer esse microrganismo. A vacina pode ser profiláctica que previne futuras infecções de qualquer protogênico que que provoca doenças. As palavras vacina e vacinação derivaram de variolae vaccinae (varíola de vaca), termo inventado por Edward Jenner para designar a varíola bovina. Louis Pasteur desejando homenageá-lo incentivou que esses termos designassem novas vacinas protetoras em 1881. Antes da vacinação feita com as substâncias do próprio contaminador de doença, por exemplo, varíola bovina, era prevenida pela introdução do determinado vírus da varíola, processo conhecido como variolação. Surgiram as primeiras praticas de inoculação contra varíola na China no século X. Os chineses introduziram por sopro nasal o material de varíola em pó. Diversas técnicas de insuflação nasal foram praticadas na China durante os séculos XVI e XVII. Em 1700 a Royal Society de Londres recebeu dois relatórios de pratica chinesa de inoculação. Dr. Martin Lister analisou um relatório de um funcionário da Companhia das Índias Orientais localizada na China e outro do Dr. Clopton Havers. Em 1760 informaram ao aprendiz Edward Jenner que na zona rural os funcionários de laticínios nunca tiveram a varíola bovina ou apenas com efeito suave. O cientista em 1796 coletou pus da mão de uma mulher ordenhadora com varíola bovina. A seguir colocou-a no braço de um menino de oito anos, após seis semanas observou que ele não pegou a doença. Edward Jenner continuou pesquisando, em 1798 afirmou que sua vacina era segura em adultos e crianças. Poderiam repassa-la de um braço para outro braço, reduzindo o perigo de transmitir outras doenças das facas infectadas. Louis Pasteur em 1880 desenvolveu vacinas conto o cólera e antraz. No final do século XIX as vacinas eram de respeito nacional, a vacinação tornou-se obrigatória por lei. No século XX introduziram as vacinas contra caxumba, difteria, rubéola e sarampo. Em 1950 desenvolveram a vacina contra a pólio, nos anos de 1960 e 1970 eliminaram a varíola. Marice Hilleman destacou-se como pesquisador de vacina no século XX. Continuam pesquisando vacinas para inúmeras doenças, por exemplo, dengue, malária, herpes, gonorreia e aids.

Bibliografia:

Vacina – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Natal em Portugal

No ano de 2021 a festa do Natal será especial na família portuguesa. Portugal por ser um país democrata transmite dignidade a pessoa humana. Esta nação quase milenar possui uma história admirável com justiça, igualdade e felicidade. O Natal para a maioria das famílias portuguesas possui critérios de solidariedade, amizade e lealdade. Nesta festa familiar acontece a fraternidade com amor e perdão. Transmite os três pilares da civilização ocidental representados pela democracia, direito e cristianismo. O povo português sempre demonstrou humanismo e solidariedade. Apesar dos problemas sociais no Natal de 2021 melhorou a economia de Portugal. Este povo maravilhoso com otimismo e confiança sempre lutou pelos seus sonhos. A sociedade moderna e tecnológica através da educação constrói valores humanos representados por princípios, tradições e igualdade. Na família portuguesa existe tranquilidade e autoestima. Devido aos seus conhecimentos respeitam os direitos dos semelhantes, cumprem inúmeros deveres corretamente. Pensam primeiramente nas responsabilidades de conviverem harmoniosamente na sociedade. Portugal destaca-se como Estado Democrático de referencia universal. No Natal de 2021 as pessoas precisam acreditar num mundo melhor onde lutarão honestamente pelos seus sonhos sem prejudicar os semelhantes. Todos os seres humanos incluindo os jovens, desempregados, deficientes e idosos fazem parte da família portuguesa. Merecem respeito e condições dignas para sobreviverem. No período natalino acontece a união, solidariedade e fraternidade entre os homens. Os momentos tristes serão substituídos pelo perdão, reconciliação e felicidade. Natal significa confraternização, paz e benção Divina. Porque relembramos o nascimento de Jesus Cristo, rezamos e pedimos ao Deus Pai saúde e proteção no Ano Novo. 

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2021). Natal de Família Portuguesa. 

domingo, 19 de dezembro de 2021

Hospital

Instituição destinada ao atendimento de doentes para diagnosticar a sua doença, possui médicos, enfermeiros, laboratório e o tratamento. A palavra hospital influenciou do francês hôpital, derivou-se do latim hospitale significando hospede, do adjetivo neutro de hospitalis, domuns – casa que hospeda. Durante a Idade Média surgiram os hospitais, lugares que recebiam os doentes e peregrinos. No século VII as instituições francesas Hotel-Dieu tinham caráter religioso e hospedagem, iniciaram este serviço solidário em Paris no ano 615 d.C. Atualmente existe os hospitais públicos e privados. O Estado mantem o hospital público, no Brasil é gratuito o serviço do SUS – Sistema Único de Saúde. Os hospitais prestam serviços em caráter de urgência e emergência, cirurgias gerais e especializadas. No hospital a divisões especificas divididos por caráter especifico, sexo e idade. Existe as patologias especificas, por exemplo, a maternidade, hospital do câncer, hospital psiquiátrico, hospital geral. Esta instituição destinada a tratar e curar surgiu por volta de 1780. Nesta época o filantrópico inglês John Howard (1726-1790) reformou as prisões. O médico francês Jacques-René Tenon (1724-1816) publicou em 1788 o livro Memórias sobre os Hospitais de Paris onde descreveu a reconstrução de Hotel Dieu de Paris. Realizaram visitas, reformas e construções de hospitais. Na França do século XVIII o hospital atendeu os necessitados doentes, inválidos ou dependentes. Alguns prestaram atendimentos médicos, outros foram asilos. O atendimento desta instituição varia de diferentes épocas e culturas. Na Grécia (1200-400 a.C.) os templos ou clinicas atenderam o cidadão grego individualmente com ervas, banhos térmicos, rituais religiosos como consulta a oráculos e revelações dos sonhos. Nos latriões (lugar de médicos) tinha camas e banheiros para doentes com boa ventilação e iluminação antecedendo o ambulatório. Hipócrates (460-377 a.C.) introduziu princípios médicos e éticos ao hospital. China (1600 a.C. – 625 d.C.) na dinastia Han a medicina teve atendimento publico em hospitais ou estabelecimentos parecidos. A partir de 624 o serviço médico começou a ser controlado pelo estado. No Império Romano (27 a.C. – 476 d.C.) funcionou o Valetudinário, instituição de tratamento e recuperação dos soldados. Galeno (129-199 d.C.) desenvolveu os princípios da medicina grega. Surgiu o primeiro hospital em Cesareia em 370 d.C. Basílio, o Grande, de 370 a 379 d.C. criou os hospitais como sistemas sanitários, surgiram inúmeros hospitais nos primeiros séculos da era cristã. Na Índia fundaram hospitais budistas no século XV. Na Europa no século XV separaram o hospital medieval em duas instituições, o hospital para cuidar dos pacientes doentes e instituições de caridade para abrigar órfãos e pessoas carentes. D. Manuel em 1498 fundou em Lisboa a 1º Santa Casa de Misericórdia em Portugal. Abriram a Santa Casa de Misericórdia de Olinda em 1540, primeiro hospital do Brasil. Transformaram os leprosários medievais em hospitais gerais nos séculos XVI e XVII. Retornaram aos estudos gregos confirmando que as enfermidades são transmitidas na água, ar e lugares. Heny Dunant fundou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha em 1863 visando proteger as vitimas de conflitos internacionais. Dominique Jean Larrey (1766-1844) obedeceu às ordens de Napoleão Bonaparte e através de triagem socorreu os feridos nas batalhas. Criaram o transporte de ambulância e os princípios de saúde militar moderna. No século XVIII ocorreu evolução e adaptação dos avanços e pesquisas médicas. A higiene tornou-se fundamental para o bom funcionamento do hospital. A partir de 1910 integraram o hospital no sistema de saúde. Abriram e reformaram escolas médicas principalmente nos Estados Unidos. Iniciou-se no hospital o avanço tecnológico e especialização a partir do relatório Dawson feito por Bertrand Edward Dawson (1864-1945) publicado em 1920. Originou-se em 1948 o serviço médico inglês articulando hospitais e clinicas de saúde a um sistema especifico de políticas de saúde pública através dos Sistemas Nacionais.

Bibliografia:

Hospital – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Óculos

Armação com duas lentes oftálmicas utilizadas na correção de dificuldades visuais e como protetor dos olhos. Por estética são usados próximos aos olhos sem a interferência com os mesmos. A maioria dos modelos são usados na frente do rosto entre o nariz e as orelhas. A palavra óculos surgiu na Idade Antiga derivado do termo ocularium. Pois designava os orifícios das armaduras dos soldados permitindo a visão deles. No século I d.C. fizeram as primeiras lentes corretivas de pedras semipreciosas cortadas em pedaços finos originando os óculos de grau para perto. O inventor dos óculos foi Conrad von Soest. No ano 1000 d.C. o matemático árabe Alhazen elaborou uma teoria do efeito de luz nos espelhos esféricos e como reagiam nos olhos humanos. Os óculos beneficiou os monges que trabalharam nas grandes bibliotecas europeias. No século XVII surgiu os óculos com hastes fixas apoiadas nas orelhas. No Brasil durante a colonização portuguesa os religiosos, principalmente os jesuítas, funcionários da coroa portuguesa, homens letrados e colonos ricos usaram os óculos. Robert Grosseteste e seu ajudante Roger Bacon fazendo experiencias inventaram os óculos modernos. Benjamin Franklin inventou os primeiros óculos bifocais em 1785. Numa mesma armação colocou duas lentes na frente de cada olho permitindo enxergar de perto ou distante o mesmo objeto. No início os óculos auxiliaram a leitura, atualmente existe próteses de correções visuais ou acessórios de moda. Há inúmeros modelos de armações de óculos com cores e estilos diferentes. Em 1920 e 1930 os pilotos de aviões tiveram distorções visuais enquanto voaram sobre as nuvens devido a claridade do sol. Uma empresa de ótica americana criou lentes verdes de cristal que bloqueou o alto nível solar e protegeu contra os raios ultravioletas e infravermelhos. O modelo foi chamado de Anta-Clare Aviator, em 1937 ficou conhecido como Ray Ban. Em 1920 apareceram os óculos redondos. A partir de 1950 as celebridades de cinema Bob Dylan e Marilyn Monroe usaram diversos modelos de óculos. Existe diferentes tipos de óculos de grau, sol, natação e de segurança. Cada indivíduo se beneficia com o estilo e conforto dos óculos disponíveis para todos os formatos de rostos.

Bibliografia:

Óculos – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 12 de dezembro de 2021

Computador

Conjunto de componentes eletrônicos com inúmeras atribuições, executa armazenamento e processamento de dados, cálculos, imagens gráficas, realidade virtual e entretenimento. Existe os computadores pessoais e laptops, os sistemas embarcados onde pequenos dispositivos controlam outros dispositivos, por exemplo, em câmeras digitais, robôs e brinquedos. O escocês John Mapier (1550-1617) inventou os logaritmos e os ossos de Napier, tabelas de multiplicação gravadas em bastão. Blaise Pacal (1623-1662) construiu a primeira maquina calculadora de somas e subtrações. O matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1726) aprimorou o projeto de Pascal. As maquinas de tecer inspirou a ideia de programar uma maquina para produzir padrões de cores diferentes. Joseph Marie Jacquard (1752-1834) inventou um tear mecânico com leitora automática de cartões. O calculador diferencial calculava os polinômios por meio de diferenças em 1801. O professor de matemática Charles Babbage (1792-1871) construiu o calculador analítico, uma máquina tecedora de números onde calculava e controlava os cartões. Ada Augusta ou Lady Lovelece filha do poeta Lord Byron trabalhou e assessorou Babbage como a primeira programadora de dados. Ela inventou os conceitos de subrotina, sucessivas instruções usadas diversas vezes, loop que permitiu a repetição de sequentes instruções e o salto condicional, esta instrução permitia pular parte da programação. O americano Herman Hollerith (1860-1929) inventou uma maquina processadora de dados que utilizou eletricidade na separação, contagem e tabulação dos cartões. Ele fundou a empresa IBM – International Business Machines. O engenheiro alemão Konrad Zuse (1910-1995) construiu o primeiro computador eletrônico o Z1 em 1936. Na Segunda Guerra Mundial a marinha dos Estados Unidos e a Universidade de Harvard construíram o computador Mark I desenvolvido pelo professor Howard Aiken. Os engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchlv projetaram o primeiro computador de válvulas o ENIAC (Eletronic Numeric Integrador And Calculator). Este projeto foi desenvolvido pelo exército dos Estados Unidos. Os programas deste computador foram remanejados na fiação de um painel. John von Neumann transformou os calculadores eletrônicos em sistemas eletrônicos, modelou o projeto do computador igual ao sistema nervoso central. Armazenou as instruções na memoria do computador. O atual computador programável onde o programa e os dados são armazenados na memoria é rotulado de Arquitetura de von Neumann.

Bibliografia:

Computador – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Alexander Graham Bell

Inventor, cientista e fonoaudiólogo britânico, naturalizado norte-americano fundou a empresa Bell Telephone Company que implantou o telefone como meio de comunicação em massa (1847-1922). Alexander Graham Bell construiu o hidrofólio, estudou a propagação do som e pesquisou os aparelhos auriculares. O cientista em 1888 ajudou na fundação de National Geographic Society, tornou-se presidente da instituição em 7 de janeiro de 1898. A família dele trabalhou no ensino de elocução. O seu pai Alexander Melville Bell publicou trabalhos de linguagem gestual em Edimburgo no ano de 1868. Este método instruiu surdos pelo meio visual de articulação e ler a linguagem de outras pessoas pelo movimento dos lábios. Gradou-se com treze anos na escola real de Edimburgo. Aos dezesseis tornou-se professor de elocução e música na academia de Weston house, Elgin, Escócia. Mudou-se com sua família para Brantford, Ontário, Canada em 1870. Alexander Graham Bell pesquisou o telefone e outras maquinas de comunicações. Na calçada da fama do Canada tem a Estrela de Graham Bell. Ele publicou nos Estados Unidos um trabalho sobre o seu sistema de linguagem gestual, ajudou milhares de surdos mudos a se comunicarem com outras pessoas. Pesquisou em Boston e construiu um aparelho que transmitiu sons vocais através de ondulações elétricas semelhantes a vibrações sonoras que acompanham o som vocal. Patenteou o telefone e outras invenções como o telégrafo, fonógrafo, patentes de veículos aéreos e hidroaviões e a pilha de selênio. Trabalhou com pesquisas médicas e inventou técnicas de discurso aos surdos. Alexander Graham Bell recebeu várias condecorações e honrarias em homenagem pelo seu belo trabalho.

Bibliografia:

Alexander Graham Bell – Wikipédia, a enciclopédia livre  

domingo, 5 de dezembro de 2021

Antônio Meucci

Inventou o teletrofone, aparelho percussor do telefone. Ele nasceu em 13 de abril de 1808 em Florença. Tralhou como empregado de alfândega, a seguir como cenógrafo no Teatro della Pergola, nesta instituição conheceu Ester Mochi. Antônio Meucci ficou preso entre 1833-1834 por ter participado do movimento de unificação italiano. Casou-se com Ester Mochi no dia 07 de agosto de 1834. Ele ficou preso por mais três meses, pois o acusaram de conspiração. Junto com sua esposa mudou-se de Florença para Cuba, trabalhou no Teatro Tacon em Havana. O casal emigrou para os Estados Unidos em 1850. Antônio Meucci construiu um telefone eletromagnético em 1856, chamou-o de telettrofone, conectou o seu escritório ao quarto do segundo andar da casa. Ester Mochi tinha reumatismo. Registrou o teletrofone em uma patente provisória. Antônio Meucci enviou um modelo e os detalhes técnicos de sua invenção a empresa de telégrafos Western Union. Como não se interessaram ele pediu a devolução do seu projeto, alegaram tê-lo perdido em 1874. Alexander Graham Bell dividiu um laboratório com o cientista, em 1876 obteve a patente do telefone e teve lucros quando o vendeu a Western Union. Antônio Meucci acusou Alexander Bell de fraude. Infelizmente o inventor faleceu em 1889 antes do julgamento da Suprema Corte dos Estados Unidos. No dia 11 de junho de 2002 o Congresso dos Estados Unidos reconheceu que Antônio Meucci inventou o telefone.

Bibliografia:

Antônio Meucci – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Televisão

Palavra derivada do grego tele – distante e do latim visione – visão. É um aparelho eletrônico que reproduz imagens e áudio de forma instantânea. O seu funcionamento depende da conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão. As imagens e sons são convertidos no formato de poderem ser difundidos pelo meio elétrico via cabos. O televisor converte as ondas eletromagnéticas nos seus componentes internos em imagem e som. O norte americano Philo Farnworth inventou a televisão em 1922. O cientista Vladimir Zworvkin registrou a patente do tubo iconoscópio que transmite imagens em 1923. John Logie Baid em fevereiro de 1928 transmitiu imagens em movimento do Baird de Londres para Nova York. Inauguraram em 11 de maio de 1928 o primeiro serviço analógico WGY em Nova York. As primeiras televisões eram rádios com um dispositivo no tubo de neon com um disco giratório mecânico produzindo uma imagem vermelha igual ao selo postal. Em março de 1935 fizeram o primeiro serviço de qualidade na Alemanha transmitido em 22 salas públicas. Transmitiram na televisão os Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. Após a Segunda Guerra Mundial por causa dos avanços tecnológicos aumentou o uso da televisão. A rede norte-americana NBC em 1954 fez a primeira transmissão em cores. Uma empresa japonesa produziu em 1960 televisores com transistores. Em 1979 outra empresa japonesa fabricou uma miniatura de televisão com tela plana. O televisor moderno surgiu a partir de 1920, modernizou-se ao longo dos anos. Inicialmente tinha apenas os aparelhos televisores. Depois a integraram nos aparelhos de DVD e videogame com telas de até 17 polegadas. A seguir surgiu televisão com sistema independente de tela grande com monitor de vídeo, radio e sistema de som. Por ultimo televisor multimídia com acesso à internet. Nos televisores modernos existe vários tipos de telas de projeção, as preferidas CRTs possuem até quarenta polegadas diagonais.

Bibliografia:

Televisor – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 28 de novembro de 2021

Guglielmo Marconi

Inventou em 1896 o primeiro sistema de telegrafo sem fio (1874-1937). Ele utilizou as pesquisas de Nikola Tesla apresentados em 1897 e conseguiu fazer a primeira transmissão no Canal da Mancha no ano de 1899. James Clerk Maxwell formulou a teoria de ondas eletromagnéticas que se propagavam no espaço.  Em 1888 Heinrich Hertz as comprovou nas suas experiências.   Com vinte anos Guglielmo Marconi transformou o celeiro de sua casa em um laboratório. Baseado nos princípios elementares de uma transmissão radiotelegráfica colocou uma bobina de indução numa bateria para aumentar a eletricidade, do meio de duas bolas de metal saiu uma faísca elétrica e emitiu oscilações. Em 1890 ele mudou-se para a Inglaterra, conseguiu fazer a transmissão sem fio do código de Morse no Canal da Mancha em 1899. Após dois anos transmitiu da Inglaterra a letra S do código morse nos sinais radiotelegrafos para St. John’s, Canada. Cerca de 1700 pessoas foram salvas de um naufrágio em 1909 porque pediram socorro no sistema de radiotegrafia de Marconi. A partir de 1912 a companhia de Guglielmo Marconi fabricou aparelhos de rádio, principalmente para navios. Em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial e depois ele participou de missões diplomáticas italianas, em 1919 foi na Conferencia de Paz em Paris. Recebeu o titulo de marquês do rei Vitor Emanuel II da Itália no ano de 1929. Como reconheceram o valor de suas pesquisas ganhou em 1909 o Prêmio Nobel de Física.

Bibliografia:

Guglielmo Marconi – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Avião

Aeronave de asas fixas e motores para dar estabilidade no ar. Os aviões possuem um fluxo continuo de ar pelas asas para sustentar a aeronave. Precisam de uma pista plana e sem obstáculos para decolar e voar, ou diminui-la quando vão pousar. Grande parte da aviação necessita de um aeroporto com boa infraestrutura de manutenção e reabastecimento, deslocamento de tripulantes, passageiros e carga. A maioria dos aviões pousa e decola em terra, os hidroaviões fazem o mesmo na água e os aviões anfíbios decolam e pousam em terra e na água. O avião é o meio de transporte mais rápido do planeta além de ser o segundo mais seguro do mundo. Aviões a jatos comerciais chegam a 900 km/h, aviões monomotores em torno de 175 km/h, os aviões supersônicos específicos ao uso militar a 350 m/v – 1224 km/m. A palavra avião derivou do francês avion, nos idiomas latinos significam o aparelho mais pesado que o ar. O homem sonhou em voar desde a pré-história. Lendas da antiguidade estão relacionadas ao voo, por exemplo, a lenda grega de Ícaro. No século XV Leonardo da Vinci desenhou um avião. Jean-François Pilâtre de Rozier e François Laurent d’Arlandes em um aeróstato realizaram o primeiro voo feito pelo homem num balão, aeronave mais leve que o ar. John Joseh Montgomery no dia 28 de agosto de 1883 fez um voo controlado em um planador, pois esta maquina era mais pesada do que o ar. No dia 23 de outubro de 1906 Alberto Santos Dumont realizou um voo de avião em Paris, está façanha é comemorada no Brasil. O francês Clément Ades voou em 9 de outubro de 1890. Em varias partes do mundo o avião foi inventado pelos irmãos estadunidenses Wilbur e Orville Wright.

Bibliografia:

Avião – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 21 de novembro de 2021

O Acolhimento dos Imigrantes em Portugal

Portugal, país de navegadores e imigrantes continua no século XXI acolhendo os imigrantes da África, América e do Oriente. A nação como é solidaria acolhe as pessoas que a escolheram para trabalhar buscando melhores condições de vida. Depois reúnem-se as famílias dos imigrantes seguindo as condições legais e sociais. Com hospitalidade e humanismo os portugueses acolhem os seres humanos. A exploração dos imigrantes como mão de obra barata viola os direitos dos trabalhadores. Todas as pessoas tem direito ao trabalho com condições compatíveis, sem discriminação e o salário igual aos dos trabalhadores de acordo com o serviço. Portugal mantem os mercados de bens e consumo nos domínios tecnológicos. Possui relações diplomáticas com todos os países do mundo. Em nível global aumentou as migrações internacionais com crescente aumento da movimentação de trabalhadores. Portugal possui limitado recursos naturais e continuou exportando mão de obra. Os imigrantes de 1950 e 1960 continuam nos países de acolhimento, regressou determinada parte com as pensões de reforma. O país está repleto de imigrantes, principalmente nos grandes centros urbanos e cidades limítrofes. Diversos imigrantes tem dificuldades em encontrar empregos, mas podem pedir ajuda nas autarquias locais. Porque colaboram quando possível na integração a sociedade portuguesa. Os países democráticos e com bom nível de vida divulgam postos de trabalhos disponíveis, melhores sistemas de segurança social, assistência médica e educação do que nos países de origem dos mesmos imigrantes. Os fluxos migratórios sempre existiram e vão continuar se desenvolvendo. As pessoas continuam procurando melhores condições de vida digna. 

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2021). Portugal, tem o dever de acolher bem os imigrantes. 

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Bicicleta

Veiculo com duas rodas (dianteira e traseira) presas parecido com o velocípede de duas rodas, movido através de pedais pelo esforço do próprio ciclista. Este meio de transporte é o mais utilizado no mundo porque durante a sua locomoção não são emitidos gases poluentes. O alemão Barão Karl von Drais em 1817 inventou a bicicleta quando desenvolveu o brinquedo celerífero, Conde de Sivrac o construiu. O celerífero foi construído com duas rodas de madeira interligadas por uma viga e um sustento para as mãos, tinha a tração utilizando os pés enquanto o usuário se equilibrava na viga de madeira. O Barão Drais colocou no celerífero um guidão comandando o sistema de direção permitindo fazer curvas com a bicicleta em movimento e um sistema de freios. Barão Drais apresentou a sua invenção no parque de Luxemburgo, Paris em abril de 1818. Ele mostrou o produto em várias cidades europeias, ridicularizaram o barão e a sua invenção. Após alguns anos modificaram o veiculo com uma estrutura de ferro e uma sela, melhoraram a sua resistência e conforto. Em 20 de abril de 1829 fizeram a primeira competição com o veiculo de duas rodas. O escocês Kirpatrick Macmillan adaptou no eixo trasseiro duas bielas ligadas numa barra de ferro no ano de 1939. O francês Ernest Michaux em 1855 inventou o pedal e o instalou no veiculo com duas rodas traseiras e uma dianteira, chamaram-no velocípede. A prefeitura de Paris em 1862 construiu caminhos adequados para os velocípedes nos parques, pois evitou se misturarem com as charretes e carroças e preveniu acidentes. No mesmo ano Pierre Lallemant viu um indivíduo andando numa draisiana e construiu o seu próprio veículo, adaptou um mecanismo de pedivela giratório e pedais fixos no cubo da rede dianteira. Ele mudou-se a Paris em 1863 e fabricou a primeira bicicleta. No final do século XIX imigrantes europeus levaram a bicicleta para Curitiba, Paraná. Veridiana da Silva Prado construiu o primeiro velódromo do Brasil em São Paulo. Os imigrantes europeus do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e famílias com melhores condições financeiras de São Paulo iniciaram os passeios de bicicleta no território brasileiro. Como não existiu fabricantes de bicicleta no Brasil entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX o preço da importação era muito elevado. A partir de 1950 as bicicletas passaram a ser produzidas no Brasil devido ao incentivo do governo de Getúlio Vargas. Após 1980 se destacaram duas fabricas deste veículo no país. A partir dos anos 2000 vários centros urbanos e o governo federal construíram ciclovias visando reduzir a poluição atmosférica provocada pelos automotores. Devido ao aumento no uso de bicicletas aumentou os acidentes de trânsito envolvendo este veículo. Os motoristas, ciclistas e pedestres precisam respeitar o Código de Trânsito Brasileiro.

Bibliografia:

Bicicleta – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 14 de novembro de 2021

Automóvel

Veiculo movido a motor com quatro rodas usado no transporte de pessoas. Movimentam-se nas estradas, acomoda em seu interior de uma a oito passageiros. A partir do século XX os carros tornaram-se indispensáveis no desenvolvimento dos países. O alemão Karl Benz patenteou o seu primeiro automóvel Benz Patent-Motorwagem em 1886. No início do século XX os carros tornaram-se acessíveis a população. O carro norte-americano Model T foi fabricado em 1908 pela Ford Motor Company. A população dos Estados Unidos compraram os carros e substituíram as carruagens e outros meios de transporte puxados por animais, mas demoraram a serem usados na Europa Ocidental e vários lugares do mundo. Os automóveis possuem controles de direção, estacionamento, marcha a ré, variedades de luzes, ar condicionado e conforto aos passageiros. No século XVII fabricaram os primeiros veículos a vapor. A invenção de diversos modelos de locomotivas contribuíram para o desenvolvimento do automóvel. Siegfried Markus construiu em 1847 um carro pequeno movido por um motor a quatro tempos na cidade Viena. O engenheiro alemão conde Nikolaus Otto construiu um motor e usou o ciclo de 4 tempos em 1876. Este mesmo engenheiro fabricou o motor a explosão movido por gasolina, álcool combustível ou gás substituindo os motores a vapor. Oliver Evans registrou a primeira patente do automóvel nos Estados Unidos em 1789. Oliver Evans fabricou o primeiro veículo a vapor com rodas para movimentação terrestre em 1804. Os primeiros carros de combustão interna movidos a gasolina surgiram através das invenções de vários alemães que trabalharam independentemente. Em 1885 Karl Benz construiu o primeiro carro Benz Patent-Motorwagem, o patenteou em janeiro de 1886 e começou a fabrica-los em 1888. Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach em 1885 inventaram a primeira motocicleta de combustão interna. Os dois construíram um carro, removeram a carroceria típica do motor em 1889. Fredericl William Lanchester em 1885 fabricou os primeiros carros de quatro rodas impulsionados por petróleo na cidade Birmingham, Reino Unido. O primeiro carro elétrico La Jamias Contente ultrapassou os 100 km/h, o veículo foi construído pelo belga Camille Jenatzy. Esta façanha aconteceu no dia 29 de abril de 1899 no Parc agrícola d’Achères em Paris.

Bibliografia:

Automóvel – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Bonde

Primeiro transporte publico que surgiu em 1820 e se desenvolveu nas rotas do transporte industrial. Os bondes sobre trilhos faziam as linhas de diligência e transportaram os passageiros daquela rota. Adaptaram as rodas de metal ou ferros aos trilhos de aço para os animais transportarem mais cargas. O bonde a cavalo permitiu o baixo custo, eficiência e suavidade de acordo com a capacidade do trilho. Surgiram os bondes mecânicos movidos a vapor. Existiu dois tipos deste meio de transporte. Um bonde a vapor era puxado na linha por uma pequena locomotiva com um ou mais vagões. Utilizaram sistemas com bondes a vapor em Sidney (Austrália), Nova Gales do Sul e nas linhas suburbanas de Milão. No outro modelo a maquina a vapor era anexada ao corpo do bonde. Usaram este veiculo em Paris. O bonde elétrico tornou-se um transporte público em Varsóvia, Zurique, Lisboa, Toronto, São Francisco e Rio de Janeiro. Atualmente movimentam-se nos trilhos instalados nas partes antigas da cidade destinado ao transporte de passageiros. Visando economizar energia e preservar o meio ambiente está expandindo o veiculo leve sobre trilhos (VLT) em diversas cidades do mundo. Os bondes elétricos oferecem vantagens em relação aos ônibus, produzem menos poluição sonora e ambiental. Proporcionam a valorização cultural dos municípios.

Bibliografia:

Bonde – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 7 de novembro de 2021

Direitos e Deveres do Imigrante

Inúmeras pessoas imigram a outros países em busca de melhores condições de vida, trabalho, estudo ou realizar algum sonho. O fluxo migratório beneficia os países de chegada e de origem. A imigração legal mostra aos cidadãos as necessidades econômicas do país recipiente, as leis e costumes. O imigrante possui direitos e deveres de cidadania. A imigração promove um crescimento socioeconômico nos países de origem e de chegada. O papel da democracia muda constantemente devido as mudanças dos costumes e desafios da sociedade. As leis são iguais a todos os cidadãos, onde cada um deve ser responsável pelos seus próprios atos. Os direitos humanos valorizam os trabalhos de filósofos, educadores, psicólogos e sociólogos porque analisam e ensinam a boa convivência entre as pessoas. Todos os países possuem problemas sociais. A violência e miséria prejudicam diversas comunidades. O dialogo ajuda a amenizar o sofrimento através da solidariedade, cooperação e tolerância. A educação escolar e o emprego são os melhores métodos para o progresso de uma nação. A cultura enriquece os valores éticos e a influencia do povo, por exemplo, as artes, literatura, ciências e tecnologia.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2021). Imigrante. Um cidadão no pleno uso dos direitos e deveres. 

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Trem

Transporte ferroviário composto por um ou vários vagões ligados entre si e se movimentam sobre trilhos transportando cargas ou pessoas. Este meio de transporte costuma ser puxado por uma locomotiva. O jesuíta belga Ferdinand Verbiest em 1681 inventou uma máquina autopropulsora de vapor em Pequim. O militar francês Joseph Cugnot em 1769 construiu uma máquina a vapor para transportar munições. Richard Trevithick, engenheiro inglês construiu em 1804 uma locomotiva a vapor com cinco vagões e transportou setenta passageiros a oito quilômetros por hora. Em 1812 o inglês John Blenkinsop fabricou uma locomotiva que tinha dois cilindros verticais e movimentava-se em dois eixos, usou carris de ferro-fundido. O inglês George Stephenson mecânico das minas de Killingworth construiu a sua primeira locomotiva Blucher em 1814. O veiculo transportou materiais da mina pesando até trinta toneladas a seis quilômetros por hora. Ele construiu a primeira linha férrea com 61 quilômetros de Stockton a região mineira de Darlington inaugurada em 27 de setembro de 1825. George Stephenson comandou a construção da linha férrea entre Liverpool a Manchester. Usaram nesta linha a locomotiva nova Roket e tinha a caldeira tubular inventada pelo engenheiro francês Marc Seguim com velocidade de trinta quilômetros por hora. No começo do século XIX colocaram atrás da caldeira as rodas motrizes e aumentou a velocidade do trem. O escocês James Walt alterou a construção dos motores a vapor quando separou o condensador dos cilindros, colaborou na construção de tinhas ferroviárias. Na metade do século XIX tinha milhares de quilômetros de linha férrea no mundo, pois foi indispensável na colonização do oeste dos Estados Unidos. Em 1909 construíram a primeira locomotiva com turbina a vapor na Escócia. A partir de 1890 as locomotivas passaram do vapor a eletricidade. A invenção da locomotiva elétrica é atribuída ao norte-americano Thomas Davenport e ao escocês Robert Davidson. No final do século XX construíram locomotivas com turbinas a gás e atingiram alta velocidade. Como as linhas de Paris-Estrasburgo e Tóquio-Osaka. Inauguraram em 1993 a linha férrea de Paris a Bélgica, Holanda, Alemanha e Reino Unido pelo Túnel da Mancha. Atualmente o metropolitano que faz a maior parte do seu percurso debaixo do solo por ser rápido e confortável tornou-se um meio de transporte popular e eficiente nas grandes cidades. Um trem de levitação magnética famoso chamava-se Maglev.

Bibliografia:

Trem – Wikipédia, a enciclopédia livre  

domingo, 31 de outubro de 2021

Thomas Edison

Empresário dos Estados Unidos registrou 2332 patentes (1847-1931). Ele inventou o fonógrafo e o cinematógrafo, a primeira câmera cinematográfica. Thomas Edison aperfeiçoou o telefone e a máquina de escrever. Como ele foi um homem inteligente trabalhou em vários projetos, por exemplo, alimentos empacotados a vácuo. As suas invenções contribuíram para o desenvolvimento tecnológico e cientifico, destacando-se a lâmpada elétrica incandescente, o cinescópio, o ditafone e o microfone de carvão. Contribuiu para a indústria do cinema. A sua primeira invenção um contador automático de votos a patenteou em 1868. Devido a invenção de diversos dispositivos Thomas Edison enriqueceu. Mudou-se para Mendo Park, Nova Jersey, elaborou novas pesquisas em diversidades tecnológicas. Liderando uma equipe de profissionais construiu o gerador a vácuo para fabricar lâmpadas e o contador de eletricidade. Patenteou a lâmpada incandescente, o primeiro dispositivo termiônico, a válvula de Edison. Fundou em 1883 a Edison General Eletric, tornou-se a General Eletric, uma das maiores multinacionais do mundo. Fabricou diversos geradores, motores e válvulas. A General Eletric tornou-se metalurgia naval durante a Primeira Guerra Mundial, fabricou maquinas e equipamentos para navios. Esta empresa entrou na indústria química, aperfeiçoou os métodos de fabricação e produziu novos produtos.

Bibliografia:

Thomas Edison – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Eletricidade

Diversos fenômenos acontecem devido a presença e o fluxo de carga elétrica, por exemplo, relâmpagos e correntes elétricas nos fios elétricos. A palavra eletricidade é derivada do termo neolatim electricus, mas também derivou-se do latim clássico electrum, traduzido na língua portuguesa como âmbar. Na Antiguidade antes da eletricidade adquirir caráter cientifico o povo conhecia os choques elétricos transmitidos no toque do peixe-elétrico. No Egito em 2750 a.C. chamaram este peixe de Trovão do Nilo. Vários documentos do Império Romano e Grécia divulgaram o efeito anestesiante dos choques elétricos do peixe-gato e da arraia elétrica. Naquela época aconselharam os pacientes com dor de cabeça e gota a tocarem no peixe-elétrico porque tinham esperança de serem curados pelos choques elétricos deste animal. Civilizações antigas do Mediterrâneo sabiam que pedaços de âmbar atraiam objetos pequenos e leves como penas. Teles de Mileto em 600 a.C. fez várias experiencias sobre a eletricidade estática, ele acreditou que a atração no âmbar acontecia devido ao efeito magnético e não elétrico. Benjamin Franklin pesquisou sobre a eletricidade no século XVII. Luigi Galvani em 1791 descobriu a bioeletricidade. Alessandro Volta inventou a bateria em 1800. Hans Cristian Orsted (1819) e André-Marie Ampère (1820) pesquisaram o eletromagnetismo, união da eletricidade e do magnetismo. O motor elétrico foi inventado por Michael Faraday em 1821. Georg Ohn em 1827 analisou o circuito elétrico. James Clerk Maxwell entre 1861 e 1862 realizou a união da eletricidade e do magnetismo produzindo a luz. No século XIX a eletricidade teve progressos científicos, tornou-se uma ferramenta indispensável na vida moderna.

Bibliografia:

Eletricidade – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 24 de outubro de 2021

Relógio

Medidor de tempo utilizado desde a Antiguidade em diversos tamanhos. Relógio é uma antiga invenção do homem. Relojoaria determina o nome de seu fabricante e a loja onde são vendidos. Os primeiros relógios eram conhecidos como relógios do sol. Relógios feitos de água ou areia existiram na Babilônia e Egito no século XVI a.C., surgiu na Judeia a 600 a.C. os clepsidras (relógios de água) e ampulhetas (relógios de areia). Carlos Magno ganhou de presente em 797 ou 801 um elefante asiático nomeado Abul Abbas e um relógio mecânico do qual saia todas as horas um cavaleiro anunciando o horário do califa de Bagdá Harune Arraxide. A invenção dos primeiros relógios mecânicos estão divididos entre os asiáticos e o papa Silvestre II. Diversos construtores aperfeiçoaram os relógios, por exemplo, Ricardo de Walinfard – 1344, Santiago de Dondis – 1344 e Henrique de Vick – 1370. Peter Henlein em 1500 fabricou o primeiro relógio de bolso na cidade de Nuremberg. Os primeiros relógios de bolso eram considerados como verdadeiras joias por serem poucos fabricados. Dizem que Alberto Santos Dumont inventou o relógio de pulso, pois com a ajuda do relojeiro Edmond Jaerger fizeram em 1904 um protótipo de relógio de pulso. O inventor do primeiro relógio de pulso foi o relojoeiro Abraham Louis Breguet em1814 quando fabricou a encomenda da princesa de Nápoles Carolina Murat, irmã de Napoleão Bonaparte.

Bibliografia:

Relógio – Wikipédia, a enciclopédia livre

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Carruagem

Meio de transporte com duas ou quatro rodas puxado por animal. O veiculo pode ser aberto ou fechado. No século XIII a.C. inventaram as carruagens para uso militar. O Império Romano também a usou no século I a.C. No século XVI as carruagens começaram a serem utilizadas pela classe social mais abastada, pois era um veiculo de luxo. No século XVII melhoraram as suspensões e tornaram as carruagens mais leves, rápidas e variadas. Os construtores capricharam neste meio de transporte utilizado em cerimonias e passeios. A sua fabricação era feita por carpinteiros, pintores, entalhadores, douradores e envernizadores. Com o surgimento dos automóveis no final de século XIX desapareceu as carruagens. Diversos construtores tentaram melhorar e inovar as carruagens. Colocaram alguns desses nomes em carroceiras de automóveis, por exemplo, Brougham, Cabriolet, Coupé (Cupê), Landau (Landó) e Limousine.

Bibliografia:

Carruagem – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 17 de outubro de 2021

O Imigrante

O cidadão emigra para lugares diferentes de sua terra natal ou a outros países. Porque sonha em encontrar emprego e uma sobrevivência digna. Mas existe exploração aos mais desfavorecidos. Todo ser humano tem direito a vida, alimentação, moradia e emprego. Devido ao desemprego e a violência muitas pessoas estão fugindo de suas nações. O imigrante precisa conhecer o lugar onde pretende morar, deve se informar sobre emprego, residência e liberdade de expressão. Inúmeras vezes acontece a emigração devido a problemas políticos, ideológicos e religiosos. Diversos países europeus desejam impedir a imigração dos habitantes de países subdesenvolvidos. Em Portugal existe o relacionamento entre imigração e cidadania. O imigrante precisa se adaptar a língua e aos costumes culturais da nação. O problema da imigração é um fenômeno milenar. Além da exploração os direitos dos imigrantes não são respeitados. No fluxo migratório diversos indivíduos partem a outras nações, arrumam empregos e benefícios. Enviam ajuda financeira aos familiares residentes na sua terra natal. O cidadão antes de imigrar legalmente a outro país precisa saber os seus direitos e deveres de cidadania. A emigração promove benefícios sociais e econômicos entre os países de origem e chegada. O papel da democracia muda frequentemente, em determinada época inúmeros habitantes imigram de um país devido aos graves problemas sociais. Passado algum tempo houve paz e progresso nesta nação, os cidadãos ou os seus descendentes retornam ao lar. Moradores de vários lugares desejam imigrar a esse país. Muitos sonham com o emprego bem remunerado, mas existe a exploração e preconceitos dos imigrantes. A solidariedade, justiça, cooperação e tolerância ajuda na convivência fraterna dos seres humanos. Independente do país a educação, respeito, ensino escolar, valores éticos e influencias reciprocas beneficiam os cidadãos.   

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2021). Imigração, Cidadania e Identidade Nacional. 

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Bússola

Instrumento de navegação composto por uma agulha magnética que destaca a direção do campo magnético terrestre. A palavra bússola provem do italiano bussola que significa caixa pequena. Os chineses inventaram a bússola. Os navegadores europeus começaram a usa-la bastante a partir do século XIII, a chamaram agulha de marear. A bússola tornou-se um instrumento importante na época dos descobrimentos. Em 1538 D. João de Castro aperfeiçoou os estudos de João de Lisboa sobre a função dos meridianos, contribuiu nas pesquisas dos fenômenos magnéticos nas embarcações. Ele registrou que as agulhas do marear modificavam o seu funcionamento e desorientavam-se na presença de grandes corpos metálicos, por exemplo, os canhões. Como os navios eram de madeira solucionaram com facilidade este problema. Após alguns séculos esses estudos contribuíram quando surgiram as embarcações metálicas.

Bibliografia:

Bússola – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 10 de outubro de 2021

Navio

Embarcação grande de transporte de carga e passageiros com predomínio comercial. Por lei um barco para ser elevado a navio depende do seu tamanho e do numero dos mastros. Um navio pode transportar botes salva-vidas e lanchas. A palavra navio derivou-se do latim navis. Náutica refere-se a navios e práticas de navegação. Os primeiros navios surgiram a dez mil anos. O barco mais antigo foi a canoa. As embarcações primitivas moveram-se sobre a água, o homem as usou na caça e pesca. No Egito a XXX a.C. descobriram como fazer cascos de embarcações com tabuas de madeira. Durante o Império Antigo entre os séculos XXX a XXV a.C. os navios egípcios navegaram no Mar Vermelho até o país Mira. Esses meios de transporte foram fabricados com cedro de Seneferu. Os primeiros navegadores usaram tecidos e peles de animais nas velas. Colocaram na parte superior da embarcação um mastro, conseguiram fabricar os navios. O Egito construiu veleiros, por exemplo, o navio Khufu com 143 metros de comprimento em 2500 a.C. Os egípcios conseguiram navegar em torno da África por volta de 600 a.C. Os Fenícios e a Grécia Antiga com suas embarcações exploraram e colonizaram o Mar Mediterrâneo. O navegador grego Píteas de Massalia navegou em 340 a.C. da Grécia para a Europa Ocidental e Inglaterra. Em 118 a.C. o navegador grego Eudoxo de Cízico foi o primeiro que viajou de navio no sistema de vento do Oceano Indico. A navegação astronômica orientou o transporte marítimo antes da invenção da bússola.

Bibliografia:

Navio – Wikipédia, a enciclopédia livre  

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Vidro

Material cerâmico transparente feito através da fusão do dióxido de silício, carbonato de sódio e carbonato de cálcio no resfriamento de 1250ºC. O vidro é transparente, inerte e inativo, costumam fabrica-lo em superfícies lisas e impermeáveis. Devido as suas propriedades possui inúmeras aplicações, por possuir fragilidade quebra-se facilmente. Os fenícios e egípcios disputam a invenção do vidro que surgiu a quatro mil anos antes de Cristo. Os egípcios começaram a fazer o vidro através do sopro de areia em 1400 a.C. produzindo pequenos objetos decorativos. Até o século XV o vidro era fabricado artesanalmente pela incineração de produtos naturais com carbonato de sódio. No século XVII surgiu em Portugal uma indústria vidreira. No reino de D. João V o Marquês de Pompal subsidiou a transferência da fabrica vidreira de Coina para Marinha Grande. A cidade tinha matérias primas e carbonato em abundancia. O inglês Guilherme Stephens em 1769 conseguiu vários benefícios do Marquês de Pompal e inaugurou outra fabrica no mesmo município. Tornou-se importante em Portugal a Real Fábrica de Vidro em Marinha Grande. A Inglaterra foi o primeiro país que fabricou o cristal.

Bibliografia:

Vidro - Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 3 de outubro de 2021

A Cidadania Luso-Brasileira

A cidadania desenvolve-se em países democráticos onde os cidadãos participam ativamente das decisões de suas nações. Como por exemplos, eleições, solidariedade, apoio aos governadores e protestos. Os portugueses e brasileiros estão unidos pela cultura, utilizam o mesmo idioma e recebem novos conhecimentos nas disciplinas escolares. A educação auxilia na visão crítica histórica do cidadão. Todas as pessoas são iguais perante a lei, possuem os mesmos direitos e deveres. Os jovens são incentivados a contribuírem no aperfeiçoamento de ideias, boas ações e solidariedade com os mais carentes. A cidadania precisa ter participação social e política. A colonização portuguesa durou mais de trezentos anos no Brasil. Os dois povos estão interligados pelo relacionamento único e reciproco luso-brasileiro. Além do mesmo idioma a maioria da população segue a religião católica. Cada nação possui os seus costumes e linguagens de acordo com diversas regiões que são influenciados por diversos povos. No século XXI Portugal e Brasil procuram implementar e consolidar a cidadania luso-brasileira na educação, ensino e formação através do intercâmbio entre escolas de ensino. A literatura dos dois países demonstra o talento dos seus escritores. O processo educativo e cultural acompanha a personalidade e atitudes dos cidadãos no sistema interligado influenciado pela reciprocidade das atividades humanas. Este método de ensino precisa ser desenvolvido e aplicado na sociedade valorizando a formação crítica dos cidadãos. O povo consciente assume atividades e posições em favor dos benefícios coletivos respeitando os ideais de cada indivíduo.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2021). Cidadania Irmanada.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Imprensa

Nome coletivo dado aos veículos de comunicação que exercem comunicação informativa, por exemplo, o jornalismo. A palavra imprensa derivou-se de prensa móvel, pois no século XV foi utilizada na impressão gráfica de Johannes Gutenberg. Depois do século XVII começaram a usa-la para imprimir jornais, únicos veículos jornalísticos da época. A partir de meados do século XX o jornalismo passou a ser radiodifundido no radiojornal e teledifundido em telejornal. Manteve-se a palavra imprensa. Os meios de comunicações ou mídia são o rádio, televisão, cinema e internet. Johannes Gutenberg inventou a imprensa quando modernizou a reprodução de textos usando os tipos gráficos de impressão em 1440. O jornalismo iniciou-se junto com a escrita de textos. Na antiguidade as publicações foram criadas e distribuídas pelos governos. Iniciou-se a reprodução da escrita nas cidades da Suméria e Mesopotâmia no século XVII a.C. em suportes de cera ou argila com selos cilíndricos e cunhas. O imperador Augusto mandou afixar no Fórum Romano no século I a primeira publicação continua de noticias denominada Acta Diurna. Fizeram esta publicação em tabuas de pedras com noticias militares e diversos assuntos. Publicaram o primeiro jornal Noticias Diversas em um panfleto manuscrito em 713 d.C. em Pequim, China. Os chineses comemoraram em 1908 o milênio do jornal Ta King Pao (Gazeta de Pequim). No final da Idade Média em Veneza escreveram folhas com notícias econômicas e comerciais. A imprensa entre 1457 s 1470 espalhou-se por Paris e Servilha. No século XVI a imprensa divulgou na Europa o humanismo. As lideranças políticas dos séculos XVIII e XIX perceberam como os jornais influenciaram a população e espalharam os ideais dos partidos políticos. Os empresários no século XIX descobriram o potencial comercial e lucrativo do jornalismo. O primeiro jornal popular dos Estados Unidos o New York Sun foi publicado em 1833. No Reino Unido editaram em 1821 o The Guardian. Em 1808 imprimiram no Brasil os dois primeiros jornais: Gazeta do Rio de Janeiro, publicação oficial da Imprensa Régia autorizada pela Coroa Portuguesa no Rio de Janeiro e Correio Braziliense editado em Londres pelo exilado Hipólito de Costa.

Bibliografia:

Imprensa – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 26 de setembro de 2021

Papel

Material feito com fibras de origem vegetal, constituído no formato de folhas ou rodos. O papel é utilizado para escrever, desenhar, embalar e inúmeras outras atividades. Desde o surgimento do homem desejando aperfeiçoar a inteligência humana transmite suas ideias através de representações gráficas. Começou usando tabletes de barro cozido, tecidos, papiros, pergaminhos e o papel. O papel foi inventado do Tsai Luan da China feito da polpação de redes de pesca e trapos, depois com fibras vegetais. Os chineses fizeram um papel de qualidade. As matérias-primas do papel exigem determinadas propriedades especificas com alto nível de celulose e custo baixo. A polpa de madeira das árvores de pinheiros e eucaliptos são as mais usadas na fabricação de papel. O engenheiro alemão Friedrich Gottlob Keller desenvolveu o uso da celulose na confecção do papel em 1840. Utilizaram o algodão, linho e cânhamo na produção do papel. Na era moderna os papeis de fibras de algodão são indispensáveis nos trabalhos de restauração, arte e artes gráficas de desenho e figura por exigir qualidade. A indústria papeleira teve novos aperfeiçoamentos por utilizar a celulose como matéria-prima, por exemplo, estoque de cavacos, fabricação de polpa, branqueamento, formação de folha e acabamento. Depois do surgimento dos computadores aumentou o consumo do papel. Devido ao fácil acesso as informações pelos computadores e impressoras ampliaram o uso do papel. Inúmeros escritórios possuem uma porcentagem de papeis imprimidos que jamais serão lidos devido a facilidade das impressoras a laser. Culturalmente devem ser valorizados os livros impressos nos papeis por transmitirem conhecimentos.

Bibliografia:

Papel – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Prego

Haste de metal composta por uma parte achatada e a outra afiada. Costuma ser utilizado para agregar objetos, principalmente os de madeira. Inventaram o prego na Mesopotâmia a cinco mil anos. Incialmente fizeram os primeiros com madeira mais resistente, chamavam-no de pau-ferro. Na era moderna é feito de metal. Existem pregos específicos usados em praias e construção naval feitos de madeira, alumínio, cobre, latão ou outro material sintético. O prego distribui a força de pressão no contato do martelo sobre a sua cabeça e exerce impacto maior na outra extremidade do objeto. A palavra prego originou-se do castelhano priego. O prego oferece inúmeros benefícios ao homem, mas se estiver enferrujado pode transmitir o tétano. Depois que um prego enferrujado penetrou na pele é aconselhável procurar auxilio médico. Desejando evitar o contagio recomenda-se usar vacinas antitetânicas. Para evitar este inconveniente recomenda-se usar calçados enquanto caminha e não ir em lugares com entulhos.

Bibliografia:

Prego – Wikipédia, a enciclopédia livre 

 

domingo, 19 de setembro de 2021

A Felicidade

As pessoas possuem sonhos, objetivos e desejam ser felizes na vida. Cada ser humano durante a sua existência enfrenta problemas, sofrimentos e desgostos. Mas fica feliz quando conquista amizades e realiza os seus sonhos. A própria pessoa determina sua existência amando a família, trabalho, estudo e lazer. Os valores, sentimentos e emoções são indispensáveis para designar a felicidade. Ser saudável e alegre é o maior desejo das pessoas. Pois demonstra o amor filial, paternal, maternal, de amigos, existe inúmeras maneiras de amar. Este sentimento nos dá força para construirmos um mundo melhor. A solidariedade, reciprocidade, compreensão e gratidão nos proporciona felicidade. Na vida a bons e maus momentos, determinadas atitudes nos ajudam ou pioram o nosso sofrimento em diversas fases de nossa vivência. As doenças e mortes fazem parte da existência humana, por serem dolorosas trazem sofrimentos. Devemos enfrenta-las pensando na cura, quando perdemos um ente querido sempre estará vivo em nosso coração. O amor é o melhor remédio para ser feliz na vida e enfrentar os problemas. Devemos amar a vida, os semelhantes e o planeta Terra. Precisamos ser amados e valorizados por outras pessoas. No mundo existe fome, violência e devastação da natureza. Com boas ações ajudamos quem precisa de solidariedade. O planeta Terra grita que devemos preserva-lo as próximas gerações. A maldade provoca destruição e tristeza. Conquistaremos a felicidade com esperança, paz, reconciliação e fraternidade.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2021). Bálsamo para a Felicidade.  

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Escrita

Diversos sistemas de escrita surgiram na Idade de Bronze. No final do Neolítico surgiu a proe escrita como os ideogramas e mnemônicos. Desenvolveram a primeira forma de escrita registrada a cuneiforme no Oriente Médio. Na Mesopotâmia 3000 a.C. os sumários exporão uma escrita silábica representando a língua sumária falada. O mesmo método foi praticado pelos acádios e inventaram os alfabetos. Na mesma época surgiu no Egito a escrita hieroglífica. A escrita chinesa e das civilizações nativas das Américas originaram-se da criatividade de seus povos. A escrita japonesa teve inspiração na escrita chinesa. Encontraram na Romênia as Tábuas Tártaras com vestígios de escrita datada de 5500 a.C. Inventaram a escrita da linguagem na Mesopotâmia (antiga Suméria) em 3200 e na Mesoamérica por volta de 600 a.C., destacou-se o olmeca do México. Os sistemas de escrita desenvolveram-se no Egito 3200 a.C. e na China 1200 a.C. graças a difusão cultural que utilizaram na representação do idioma falado para o escrito. Na Índia encontram um sistema de escrita da Idade do Bronze no Vale do Indo datado de 3200 a.C. Na Mesopotâmia surgiram os sistemas fonéticos mais complexos, por exemplo, logogramas e símbolos pictográficos.

Bibliografia:

A estória da escrita – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 12 de setembro de 2021

Cerâmica

Arte de produzir artefatos e objetos de argila. Esta matéria prima é submetida a altas temperaturas na manufatura. As cerâmicas são divididas em dois grupos: Cerâmica tradicional destacam-se peças cerâmicas de revestimentos, por exemplos, azulejos, tijolos, vasos e diversos objetos de olaria. Os utensílios domésticos pratos, xícaras, vasilhas e os enfeites vasos e estátuas são fabricados com material cerâmico de argila, grês e porcelana. Cada material cerâmico é único e diversificado, com matérias primas variadas. Cerâmica avançada ou de engenharia são materiais com maior desempenho feitos com matéria-prima pura, por exemplo, tijolos refratários de formos e ferramentas de corte para usinagem. Durante o Brasil colonial os engenhos de açúcar tiveram fornos de tijolos, usaram técnicas de olaria para fabricarem tijolos e louças de barro. As famílias ricas tiveram porcelanas vindas da Índia.

Bibliografia:

Cerâmica – Wikipédia, a enciclopédia livre   

domingo, 29 de agosto de 2021

O Saber Escutar

Na convivência humana existe princípios, valores, sentimentos e emoções. Em um relacionamento é importante compartilhar e escutar os sonhos e objetivos de outras pessoas. O respeito e carinho contribuem nas relações saudáveis de amizade. Os amigos sinceros demonstram reconhecimento, gratidão e apoio. A principal colaboração de uma amizade verdadeira é saber escutar. Demonstrando ao outro o seu valor, pois está disposto a escutar a pessoa amada, filhos, parentes e amigos. Compromete-se em ajuda-los, transmite o amor com boas ações. Escutando com respeito a opinião do outro. Compartilhando alegrias, tristezas, problemas, sofrimentos e aspirações com palavras amigas. Nos momentos difíceis é fundamental saber escutar e orientar quem precisa de nosso apoio. O dialogo é a melhor escuta ativa e alternativa. Inúmeros problemas e conflitos não são resolvidos pela falta de desabafar uma situação incomoda, pedir um conselho, ouvir a opinião de outras pessoas. Inúmeros seres humanos demonstram seus conhecimentos e verdades, mas não deixam os seus semelhantes divulgarem as suas opiniões. Diversos gostos e diversões são bons para alguns e péssimos aos outros. A boa educação revela a postura de escutar, emitir o seu parecer e dar sugestões ao amigo. Saber escutar serenamente é um gesto de humildade com decisões justas sem prejudicar outras pessoas. Saber escutar torna-se um momento difícil quando se deve assumir o erro. Os seres humanos possuem qualidades e defeitos, praticam boas ou maus ações. Escutar não significa ficar calado enquanto algum fala conosco, mas no momento oportuno saber emitir uma opinião e dar um conselho. Existe diversos indivíduos que costumam se expressar sem limites, nunca desejam escutar os outros. A verdadeira amizade é saber escutar o amigo com respeito, bom senso, emitindo as opiniões numa conversa saudável. Através da escura atenta e ativa mostramos ao nosso amigo como a presença dele é importante em nossa vida.  

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2021). Saber escutar, também é amar.   

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Agricultura

São os procedimentos utilizados no plantio, cultivo e colheita de plantas das quais se obtêm alimentos, bebidas e matéria-prima para roupas, construções e medicamentos. O trabalhador de agricultura chama-se agricultor. Proprietário de terras rurais costuma ser chamado de lavrador ou fazendeiro, neste local a agricultura, pecuária ou ambos. O agrônomo estuda as qualidades das plantas e dos solos visando melhorar os procedimentos agrícolas. O prefixo agro originou-se do verbete latino agro que significa terra cultivável. A palavra agricultura derivou-se do latim, formada por ager (campo, território) e cultura (cultivo), referindo-se ao cultivo do solo. No idioma português a palavra agricultura significa o cultivo dos campos. As atividades agrícolas iniciaram-se em diversos lugares do mundo nas antigas civilizações pré-históricas. Diversos indivíduos perceberam que alguns grãos colhidos da natureza para se alimentarem poderiam ser enterrados dos quais surgiram novas plantas iguais aos originários. Inicialmente surgiu poucas regiões de cultivo no planeta, eram praticadas perto de moradias e das inundações dos rios. Com as terras fertilizadas aumentou o cultivo semeando as plantas mais próximas umas das outras. Melhorou a produção de frutos e a produtividade de plantas cultivadas. Os primeiros agricultores selecionaram entre os grãos selvagens aqueles mais adequados como o sabor, tamanho e produtividade. Começaram a cultivar plantas domesticadas, por exemplo, trigo e cevada. No período neolítico destacaram-se as agriculturas situadas nos rios Nilo – Egito, Tigre e Eufrates – Mesopotâmia e rios Amarelo e Azul – China. Há 5000 anos a Ásia ocidental, Europa oriental e África setentrional eram cultivadas e tinham rebanhos. No rio Nilo ocorriam inundações todos os anos entre julho a outubro. A seguir os agricultores fizeram os cultivos de vazante e na primavera a colheita. Destacaram-se os cultivos da Mesopotâmia, América Central dos nativos pré-colombianos e nas regiões hidrográficas da Índia e China. A partir do século XX aumentou a produtividade agrícola. Aconteceu a poluição de água e efeitos ambientais prejudicando a natureza. Graças as tecnologias alternativas ocorreu o crescimento da agricultura orgânica, de ambiente controlado e manejo integrado de pragas. Os movimentos agrícolas orgânicos, regenerativos e sustentáveis contribuem para a preservação ambiental.

Bibliografia:

Agricultura – Wikipédia, a enciclopédia livre   

domingo, 22 de agosto de 2021

Roda

É utilizada no transporte e nas máquinas, pois no seu interior a movimento rotativo. A roda diminui a força utilizada em seu eixo de rotação quando repassa amplificação na sua borda. Varia a transmissão de força, velocidade e distância de acordo com o tamanho da roda e do eixo. Esta invenção surgiu em meados do quarto milênio a.C. na Mesopotâmia e Europa Central, tornou-se impossível saber quem inventou a roda. No sudeste da Polônia encontraram uma figura de um veiculo possuindo rodas em um pote de barro de 3500 a.C. No terceiro milênio a.C. espalharam-se os veículos de rodas na Mesopotâmia, Europa Central e Vale do Indo. Em 1200 a.C. os levaram a China e Escandinávia.  Alguns pesquisadores afirmam que existiu veículos chineses com rodas em 2000 a.C. Encontraram nos brinquedos dos olmecas pedras trabalhadas parecidas com a roda datada de 1500 a.C. Nas Américas os nativos não domesticaram animais de grande porte para puxarem veículos com roda. Nubia na Idade Antiga usou a roda na cerâmica e roda de água. Inventaram a roda no inicio da Idade de Bronze (3300-2200 a.C.), nesta época domesticaram o cavalo e construíram os primeiros veículos com roda. A partir do século XX com o aperfeiçoamento das ruas ampliou o numero de transporte com roda nos países em desenvolvimento. Este meio de transporte para ser eficiente precisa das estradas preparadas para a eficácia do deslocamento da roda. Nas maquinas ocorre a junção de várias rodas onde transmitem velocidade e torque em movimentos circulares. Diversos equipamentos utilizam rodas especificas, por exemplo, engrenagem e polia.

Bibliografia:

Roda – Wikipédia, a enciclopédia livre 


quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Fogo

Emissão gasosa de um material combustível proporcionado calor e luz, nesta reação liberta o dióxido de carbono e água. O fogo trouxe inúmeros benefícios ao homem, mas um incêndio pode queimar moradias e florestas. Causa prejuízos e tira a vida de pessoas e dos seres vivos. Na pré-história os homens inventaram o fogo, aprenderam como utiliza-lo em seu benefício. Com o fogo afastaram os predadores, na caça utilizando tochas assustaram e encurralaram a presa. Durante o inverno rigoroso aqueceu o ser humano no frio. O homem aprendeu a cozinhar alimentos em fogueiras. O fogo ajudou na sua sobrevivência e no seu desenvolvimento. Inventaram e usaram nas guerras armas destrutivas de fogo. Na antiguidade acreditavam que o fogo era fundamental na formação de materiais. Os alquimistas da Idade Média acharam que as propriedades do fogo alteravam determinados minerais e os transformavam em ouro. No século XXI a maior parte dos homens utilizam o fogo em um ambiente controlado diariamente. Acontece a combustão interna de fogo nos veículos enquanto são dirigidos pelos motoristas. A eletricidade das usinas termoelétricas beneficia uma parte da humanidade.   

Bibliografia:

Fogo – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 15 de agosto de 2021

O Esplendor da Natureza

A Bíblia nos mostra como Deus Pai cuida de sua criação: “Quem abriu um canal para o aguaceiro, e o caminho para o relâmpago e o trovão, para chover em terras despovoadas e no deserto onde os homens não habitam, para que as regiões desoladas se saciem, e façam germinar e brotar a erva? Quem deu sabedoria ao íbis e inteligência ao galo? Quem está em grau de contar exatamente as nuvens, e quem entorna os cântaros do céu, quando o pó do chão se transforma em barro e os terrões se amontoam? É você, por acaso, que caça a presa a leoa ou sacia a fome dos leõezinhos, quando eles se recolhem nas tocas ou ficam de emboscada nas moitas? É você quem dá alimento ao corvo, quando os filhotes dela gritam a Deus e se agitam por falta de comida? Você sabe quando é que as camurças dão cria? Já assistiu o parto das corças? Você conta os meses de gravidez delas ou conhece o momento do parto? Elas se agacham, dão cria e se livram das dores. Os filhotes crescem e ficam fortes, saem para o campo aberto e não voltam mais. Quem dá liberdade ao asno selvagem e solta as rédeas do burro xucro, ao qual dei o deserto como moradia? Ele ri do barulho da cidade e não se importa com a irritação de quem o arreia. Ele explora as montanhas em busca de pasto, a procura de lugares verdes. Será que o búfalo aceita servir a você e passar a noite em seu estabulo? Você pode colocar nele uma canga, para que ele are a terra atrás de você? Ele é forte. Mas será que você pode confiar nele para fazer o seu trabalho? Você pode contar com ele, para que volte e venha moer o grão no terreiro? O avestruz bate asas alegramente, como se tivesse penas e plumas de cegonha. Ele deixa seus ovos no chão, para choca-los na areia, sem pensar que algum pé poderá quebrá-los ou serem pisados por alguma fera. Ele é cruel com os filhotes, como se não fossem seus, e não se importa com a inútil fadiga deles, porque Deus o privou de sabedoria e não lhe concedeu inteligência. Contudo, quando se levanta os flancos, ele se ri dos cavalos e cavaleiros. Você pode dar força ao cavalo e vestir de crina o pescoço dele? Você o ensina a saltar como um gafanhoto, relinchando com majestade e terror? Cheio de força, ele pateia o chão, não se assusta e diante da espada não volta para trás. Sobre ele ressoam o barulho do escudo, a lança faiscante e o dardo. Com ímpeto e estrondo, ele devora a distância e não para, mesmo que soe o clarim. Ao toque da trombeta, ele relincha, fareja de longe a batalha, as ordens de comando e os gritos de guerra. Será pela sabedoria que você tem, que o falcão levanta voo, estendendo as asas para o sul? Por acaso é com sua ordem que a águia levanta voo e constrói seu ninho nas alturas? Ela mora nos rochedos, e aí pernoita numa fortaleza de rocha inatingível. O Senhor continuou falando a Jó, e perguntou: O adversário vai querer discutir com o Todo-Poderoso? Quem critica a Deus irá responder?” (Jó 38, 25-27, 36-41; 39, 1-28; 40, 1-2)  

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Polo Sul

 Este lugar é um ponto geográfico do eixo de rotação da Terra. Antártida situa-se no Polo Sul. O geografo Roald Amundsen e sua equipe chegaram no Polo Sul em 14 de dezembro de 1911. O frio extremo prejudicou várias expedições que foram neste lugar por via terrestre. O almirante norte-americano Richard Byrd sobrevoou o Polo Sul no dia 29 de novembro de 1929. Inauguraram a Estação Polo Sul Amundsen-Scott em 1957, vários cientistas pesquisam este polo geográfico da Terra.

Bibliografia:

Polo Sul – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

domingo, 8 de agosto de 2021

Polo Norte

É o ponto do eixo de rotação da Terra no hemisfério norte. O Polo Norte localiza-se no Oceano Glacial Ártico e está coberto uma camada de gelo. Por não possuir longitude é o ponto de convergência dos meridianos. Sem fuso horário o dia polar dura seis meses, acontece o mesmo com a noite polar. No inverno a temperatura chega a quarenta graus negativos e no verão a zero grau. A primeira expedição liderada por Ralph Plaisted chegou no Polo Norte em 1968.

Bibliografia:

Polo Norte – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Países da Oceania

Estados Federais de Micronésia são uma nação insular formada por 607 ilhas. O país ficou independente em 1986. As principais ilhas e estados são: Chuuk, Kosrae, Yap, Pohnpei, Nukuoru e Kapingamarangi.

Fiji é um país insular composto por 332 ilhas. A nação possui recursos florestais, minerais e pesqueiros, destacam-se o turismo e a exportação de açúcar.

Ilhas Salomão são uma nação localizada no arquipélago com o mesmo nome. Sua capital é a cidade Honiara. O país ficou independente em 1978.

Kiribati é formado por 33 ilhas. A nação possui territórios nos quatro hemisférios da Terra. O país está sujeito a mudanças climáticas por causa do aumento de nível marítimo.

Nauru é um país insular situado no hemisfério sul. A nação ficou independente em 1968 e possui um centro de acolhida a imigrantes.

Nova Zelândia é um país insular. A nação possui uma fauna distinta formada por pássaros. O país tem desenvolvimento humano e industrial, qualidade de vida, alfabetização, educação pública, paz e liberdade econômica.

Palau é um país insular. A cultura da nação misturou costumes japoneses, de Melanésia e Micronésia. Destacam-se no país o turismo, agricultura de subsistência e a pesca.

Papua-Nova Guiné tem várias ilhas e arquipélagos. Sua capital é a cidade Port Moresby. A nação possui diversidade cultural com 848 línguas. A maior parte da população vive em áreas rurais nas comunidades tradicionais com costumes e idiomas diferentes.

Samoa Ocidental é um país formado pelas ilhas Savari’i e Upolu. A nação ficou independente em 1962. Devido a habilidade marítima dos samoanos o arquipélago era conhecido por Ilhas Navegadoras.

Tonga é um país formado por 177 ilhas. Sua capital é a cidade Nuku’alofa. A nação ficou independente em 1970. O nome do país Tonga significa para os tonganeses jardim.

Tuvalu é um país constituído por nove ilhas e atóis. Na língua tuvaluana Tuvalu significa grupo de oito simbolizando as oito ilhas habitadas por pessoas.

Vanuatu é um país insular situado no arquipélago Novas Hébridas. Sua capital é a cidade Porto Vila.

Bibliografia:

Estados Federados de Micronésia, Fiji, Ilhas Salomão, Kiribati, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua-Nova Guiné, Samoa Ocidental, Tonga, Tuvalu, Vanuatu – Wikipédia, a enciclopédia livre