quarta-feira, 16 de agosto de 2017

A Adolescência

Vários estudiosos afirmam que a juventude começa por volta de doze anos e termina com dezoito anos. A adolescência designa o menino ou a menina após a puberdade até a idade adulta. Esta fase é natural do desenvolvimento humano, mas a sociedade complica o modo de vida dos adolescentes. O jovem precisa adquirir os conhecimentos necessários para dela participar.
Na nossa sociedade o período de adolescência é diferente para todos os jovens. A necessidade de uma preparação cultural e técnica na sociedade não é somete da fase de transição de pré-adolescência a idade adulta. Na fase da adolescência o jovem precisa estudar e adquirir conhecimentos necessários para ingressar no mundo do trabalho. Aprender valores e ética visando construir sua própria família.
Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente é proibido o trabalho prematuro da juventude. As famílias são obrigadas a matricular os seus filhos na escola. O governo e a sociedade procura beneficiar as pessoas carentes. Neste período de vida o jovem desenvolve sua personalidade e identidade, mas é influenciado pelas características sociais. A juventude precisa ter coragem para vencer os desafios da vida, construir sua própria identidade, tomar suas próprias decisões e se responsabilizar pelos próprios atos.
O jovem deve amar a si mesmo e os seus semelhantes, respeitar valores e normas da família, escola e do lugar de sua convivência. Descobrindo novidades o adolescente sente novos desejos e medo do desconhecido. As drogas e doenças sexualmente transmissíveis podem prejudicar a vida dos jovens. Pois esta fase da vida é marcada por características sociais e psicológicas. As drogas incluindo o cigarro e bebidas alcoólicas fornecem um prazer imediato a seus consumidores. Isto garante o consumo do produto além do próprio grupo se divertir ao usa-lo. Muitos jovens se viciam em drogas, devido à alienação fazem loucuras para consumi-la novamente, podem até morrer por overdose. Nas relações sexuais sem o uso do preservativo pode ocorrer uma gravidez inesperada e transmissão de doenças como a AIDS.
 A família, a escola e amigos proporcionam ao jovem valores, crenças e boas ações na formação de sua identidade. Pois, desejam que se torne um adulto decente adaptado a convivência na sociedade. Com o trabalho será um ator social e poderá formar a sua própria família. Com suas próprias escolhas o jovem deseja ser feliz vencendo os desafios da vida.
 
Bibliografia:
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Loudes Trassi. Psicologias Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Saraiva: 13º edição reformulada e ampliada – 1999, 3º tiragem – 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário