domingo, 6 de agosto de 2017

A Importânica da Família

O modelo familiar pai-mãe-prole é considerado a estrutura familiar ideal defendida como modo dominante de pensar na sociedade. Classificam outros modelos de organização familiar de problemáticos e desestruturados. Este modelo patrão é moralista por considerar as outras inadequadas.
Existem muitas formas de estrutura familiar como a família de pais separados que vivem novas uniões. A mulher chefiando uma família, a extensa, a homossexualidade, infinitos novos padrões de relações humanas. A família é uma instituição social, mas esta acontecendo mudanças na sua formação.
Estudando a história familiar houve vários tipos de estruturas. Na família consanguínea havia intercasamento de irmãos e irmãs carnais. A família punaluana ocorria o casamento de varias irmãs carnais com os maridos de cada uma delas, o mesmo acontecia com os irmãos. A família ou casal sindiasmico acontecia o casamento entre casais, mas não moravam juntos. Durava o tempo que ambos desejassem. Patriarcal o casamento de um homem com varias mulheres. A família monogâmica onde o casamento entre duas pessoas com a coabitação, fidelidade, o controle do homem sobre a esposa e filhos, descendência de filhos consanguíneos, herança aos descendentes legítimos, garantindo a propriedade privada.
A organização transforma-se no decorrer da historia. A família esta inserida na sociedade, as condições históricas e mudanças sociais determinam como a família se organiza para cumprir sua função social. Por ter papel fundamental na sociedade transmite valores ideológicos, sociais e culturais.
Com a entrada da mulher no trabalho profissional as crianças estão indo desde pequenas a instituições educacionais: creches, pré-escolas e escolas. As interferências do mundo social influencia a vida familiar com novas realidades históricas. Os meios de comunicações interferem na educação de crianças e jovens expondo-os a seus ideais. Algumas sugestões podem prejudica-las por incentivarem o consumismo e a violência.
A família desempenha o papel essencial na sobrevivência, educação e transmissão de valores. As crianças e jovens precisam de amor e compreensão. Estão sob os cuidados dos pais num ambiente de afeto, segurança moral e material. As autoridades publicas e a sociedade devem cuidar das crianças sem famílias e daquela que necessitam de meios adequados a subsistência.
Muitas famílias sofrem com experiências violentas, exemplos: negligencia, maus-tratos, violência psicológica, agressão física e abuso sexual.
A violência doméstica acontece em todas as classes sociais, atingindo países pobres e ricos. Precisamos valorizar o amor e vida dizendo não a violência. Socorrendo pessoas que necessitam de nossa ajuda.
 
Bibliografia:
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Loudes Trassi. Psicologias Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Saraiva: 13º edição reformulada e ampliada – 1999, 3º tiragem – 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário