quarta-feira, 30 de agosto de 2017

A Saúde e Doença Mental

Psicologicamente a doença mental esta relacionada como produto de interação da vida social e trajetória do individuo com sua família, outros grupos, experiências significativas e sua estrutura psíquica. Condições externas podem prejudicar a saúde mental como poluição sonora e visual intensas, condições de trabalho estressante, trânsito caótico, excesso de apelo ao consumo, índice de criminalidade, perda de um ente querido. Impossibilidade de realização pessoal do individuo com suas habilidades físicas e mentais.
Durante o renascimento no século 16 o louco era expulso das cidades, vivia errante entre os peregrinos e navegantes. Achavam que o louco tinha um saber esotérico sobre o homem e o mundo, por revelar verdades secretas. Naquela época loucura significava ignorância, ilusão, desregramento de conduta e desvio moral. Na Época Clássica séculos 17 e 18 a designação de louco vinha de instituições como a igreja, a justiça e a família pela transgressão da lei e moralidade. Na Modernidade final do século 18 e inicio do século 19 criaram o asilo instituição destinada à reclusão dos loucos. O medico era a autoridade máxima. Os métodos terapêuticos utilizados eram a religião, a culpa, o medo, o trabalho, a vigilância. A ação Psiquiátrica era moral e social e procurava recuperar o louco.
A psiquiatria clássica considera a doença mental como sintomas de um distúrbio orgânico, devido alguma lesão anatômica ou distúrbio fisiológico cerebral. Freud no século 19 definiu vários quadros clínicos psiquiátricos. Exemplos: na neurose obsessiva o individuo com conflito psíquico tem comportamentos compulsivos, lava as mãos em excesso, pensa que alguém o esta perseguindo. Neurose fóbica ou histérica de angustia o sintoma central é a fobia, o medo de altura, de animais. Neurose histérica o histeria de conversão o conflito psíquico provoca sintomas corporais de modo ocasional, como crise de choro teatralidade, ou sintomas de modo duradouro, a ulcera. Neurose traumática ocorre depois de uma experiência em que o paciente correu risco de vida, pensar excessivamente no acontecimento traumático.
Psicose acontece uma ruptura entre o ego e a realidade, ficando o ego sob domínio dos impulsos. As psicoses dividem-se em paranoia psicose caracterizada por delírios incluindo as de perseguições e grandeza. Esquizofrenia por afastar-se da realidade o individuo se entrega as próprias fantasias. A principal característica da esquizofrenia por ser um quadro progressivo leva a uma deterioração intelectual e afetiva. Mania e melancolia caracterizam-se pela oscilação entre o estado de euforia (mania) e estados depressivos (melancolia). Na depressão o individuo isola-se dos outros. Não se preocupa com cuidados pessoais (higiene e apresentação pessoal) e nos casos graves pode cometer suicídio.
A Psiquiatria Social ou Alternativa varias vezes questiona as abordagens clássicas de doença mental e não negam sua existência. A loucura como as outras doenças são expressões do corpo orgânico e social as contradições do ambiente social. Porque ocorre devido à interação de nossos níveis biológicos, psicológicos e sociológicos com a sociedade. A cura é o melhor remédio às doenças.
Saúde significa o homem possuir bem estar físico, mental e social. A pobreza não satisfaz as necessidades básicas dos indivíduos. A violência urbana e o direito à segurança, o sistema educacional reproduzindo a competividade na sociedade, na desumanização das relações humanas levando a coisificação do outro e de nós mesmo. A sociedade precisa lutar e superar as condições que desencadeiam ou determinam a loucura. Como cidadãos devemos compreender que a saúde mental é uma questão psicológica e politica interessante a todos os comprometidos com a vida.
 
Bibliografia:
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Loudes Trassi. Psicologias Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Saraiva: 13º edição reformulada e ampliada – 1999, 3º tiragem – 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário