É uma das mais importantes instituições
sociais por transmitir a cultura e modelos sociais de comportamentos e valores
morais. Permite a humanização da criança, deixando de imitar os adultos segue
os modelos e valores ensinados na escola. Antigamente educar significava viver
a vida cotidiana do grupo social ao qual pertencia. Acompanhava os adultos em
suas atividades e aprendia a fazer igual. Plantavam, caçavam, localizavam água,
escutavam histórias e participavam de rituais eram atividades dos adultos.
Na Idade Média surgiu a educação escolar pessoas
estudadas transmitiam o saber em espaços específicos destinados a esta
atividade. Mas era um privilegio da aristocracia e igreja. A industrialização
provocou grandes mudanças nos séculos 19 e 20. O local do trabalho foi
transferido das casas para as indústrias. A família não tinha mais condições de
preparar sozinha seus filhos para o trabalho e vida social. As classes
trabalhadoras se organizaram e exigiram do governo o direito de seus filhos
estudarem na escola.
Atualmente a escola é uma instituição da
sociedade, trabalha a serviço desta sociedade porque é sustentada a responder
necessidades sociais. A escola prepara crianças e jovens a assimilarem
conhecimentos básicos, regras sociais, valores morais e comportamentos
adequados a sociedade. Transmitindo conhecimentos preparam os alunos para
viverem no mundo adulto.
A maioria da sociedade afirma que a educação
escolar esta fraca. A escola enfrenta sérios problemas sociais como a desvio
escolar. Criou-se a ilusão de preparar o individuo a viver o cotidiano da
sociedade estando fora dele. Culpam a falta de atenção e esforço do aluno pelo
fracasso, responsabilizam os pais dele pela sua dificuldade de aprendizagem.
Criticam a escola por distanciar-se da realidade social. Isto não é verdadeiro,
esta instituição reproduz valores sociais, modelos de comportamentos, ideais,
conteúdos para serem aplicados na riqueza e sobrevivência do grupo. A escola
escolhendo o distanciamento opta por educar um homem passivo perante ao seu
meio social. Outro problema é a forma de transmitir o saber aos alunos para se
aperfeiçoarem e desenvolverem funções sociais importantes. A escola não pode
ensinar as respostas aos estudantes sem terem feito as perguntas. Estimular as
perguntas menosprezando a importância das respostas. Saber é perguntar e
conhecer a resposta.
A principal função da escola é instruir os
alunos para torna-los capazes de inventar, criar e produzir riquezas
inovando-as e transformando-as. Existem regras nesta instituição, mas precisam
ser ensinadas como normas sociais desejando melhorar as relações de professores
e alunos. Na escola formulamos perguntas e respostas necessárias para
compreendermos nossas vidas, a sociedade e transformações na humanidade.
Bibliografia:
BOCK, Ana Mercês Bahia,
FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Loudes Trassi. Psicologias Uma Introdução ao
Estudo de Psicologia. Saraiva: 13º edição reformulada e ampliada – 1999, 3º
tiragem – 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário