quarta-feira, 9 de agosto de 2017

A Escola

É uma das mais importantes instituições sociais por transmitir a cultura e modelos sociais de comportamentos e valores morais. Permite a humanização da criança, deixando de imitar os adultos segue os modelos e valores ensinados na escola. Antigamente educar significava viver a vida cotidiana do grupo social ao qual pertencia. Acompanhava os adultos em suas atividades e aprendia a fazer igual. Plantavam, caçavam, localizavam água, escutavam histórias e participavam de rituais eram atividades dos adultos.
Na Idade Média surgiu a educação escolar pessoas estudadas transmitiam o saber em espaços específicos destinados a esta atividade. Mas era um privilegio da aristocracia e igreja. A industrialização provocou grandes mudanças nos séculos 19 e 20. O local do trabalho foi transferido das casas para as indústrias. A família não tinha mais condições de preparar sozinha seus filhos para o trabalho e vida social. As classes trabalhadoras se organizaram e exigiram do governo o direito de seus filhos estudarem na escola.
Atualmente a escola é uma instituição da sociedade, trabalha a serviço desta sociedade porque é sustentada a responder necessidades sociais. A escola prepara crianças e jovens a assimilarem conhecimentos básicos, regras sociais, valores morais e comportamentos adequados a sociedade. Transmitindo conhecimentos preparam os alunos para viverem no mundo adulto.
A maioria da sociedade afirma que a educação escolar esta fraca. A escola enfrenta sérios problemas sociais como a desvio escolar. Criou-se a ilusão de preparar o individuo a viver o cotidiano da sociedade estando fora dele. Culpam a falta de atenção e esforço do aluno pelo fracasso, responsabilizam os pais dele pela sua dificuldade de aprendizagem. Criticam a escola por distanciar-se da realidade social. Isto não é verdadeiro, esta instituição reproduz valores sociais, modelos de comportamentos, ideais, conteúdos para serem aplicados na riqueza e sobrevivência do grupo. A escola escolhendo o distanciamento opta por educar um homem passivo perante ao seu meio social. Outro problema é a forma de transmitir o saber aos alunos para se aperfeiçoarem e desenvolverem funções sociais importantes. A escola não pode ensinar as respostas aos estudantes sem terem feito as perguntas. Estimular as perguntas menosprezando a importância das respostas. Saber é perguntar e conhecer a resposta.
A principal função da escola é instruir os alunos para torna-los capazes de inventar, criar e produzir riquezas inovando-as e transformando-as. Existem regras nesta instituição, mas precisam ser ensinadas como normas sociais desejando melhorar as relações de professores e alunos. Na escola formulamos perguntas e respostas necessárias para compreendermos nossas vidas, a sociedade e transformações na humanidade.
 
Bibliografia:
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Loudes Trassi. Psicologias Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Saraiva: 13º edição reformulada e ampliada – 1999, 3º tiragem – 2001.

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