quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Escolher uma Profissão

O individuo escolhe sua profissão em função de suas habilidades, aptidões e vocação retratando as condições sociais do lugar em que vive e sua função nele. Antes do capitalismo o ser humano tinha a sua ocupação determinada pelos laços familiares. Se nascesse filho de servos o seria a vida toda, o mesmo aconteceria com seus descendentes. Os senhores também herdavam este titulo. O capitalismo libertou o individuo desta servidão, para sobreviver ele vende sua força de trabalho. A ideologia do capitalismo afirma que o destino esta nas mãos do ser humano, tudo depende dele. Mas isto é ilusionismo, para ser um cidadão decente é necessário esforço, estudo, trabalho e lutar por seus objetivos e direitos.
Escolher uma profissão é um momento em que o jovem precisa sabe do significado de sua importância. Na sociedade capitalista vendemos o nosso trabalho em troca do salario, fundamental a nossa sobrevivência. A escolha de um futuro profissional reflete os objetivos e ocupações do individuo. Porque deve analisar no mercado de trabalho a importância social e a remuneração das profissões, incluindo o tipo de trabalho e as habilidades necessárias ao seu desempenho.
Todo tipo de trabalho é necessário na sociedade, mas alguns estão saturados. Toda profissão exige os pré-requisitos fundamentais para o empregado poder exercê-la. As profissões ligadas ao trabalho intelectual possuem mais prestigio do que as do trabalho manual. Não é apenas o prestigio, remuneração ou mercado que destaca a profissão, mas sim o desempenho do profissional daquela área.
O ensino fundamental, médio, cursos profissionalizantes e faculdade são indispensáveis ao individuo no mercado de trabalho. O esforço individual ajuda no bom desempenho dos estudos escolares e serviço. Amigos e o grupo familiar aconselham o jovem na escolha de sua profissão. Não existem profissões apenas para homens ou mulheres. A escolha da carreira profissional retrata o processo da identidade do individuo. Seus gostos, expectativas e suas habilidades influenciam nesta escolha.
Quando a pessoa vende sua força de trabalho deverá obedecer e trabalhar de acordo como seu patrão estabelecer e desejar. Precisara abandonar os seus projetos para executar o projeto do patrão, recebendo em troca o salario garantindo seu sustento. A escolha da carreira profissional deve ser boa no momento atual, porque os gostos e critérios podem ser diferentes dos de amanhã. Viva-se a escolha feita hoje para fazer parte de nosso cotidiano, no qual construiremos o projeto de amanhã.
 
Bibliografia:
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Loudes Trassi. Psicologias Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Saraiva: 13º edição reformulada e ampliada – 1999, 3º tiragem – 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário