domingo, 27 de agosto de 2017

Agressividade e Violência

Agressividade é impulso do individuo que pode ser para fora (heteroagressão) ou em seu próprio interior (autoagressão). Por constituir a vida psíquica faz parte do binômio amor/ódio, pulsão de vida/morte. A agressividade esta relacionada com as atividades de pensamento, imaginação ou de ação verbal e não-verbal. Portanto um individuo considerado bondoso pode ter fantasias destrutivas, sua agressividade pode se manifestar na ironia ou omissão de ajuda. Este impulso não se caracteriza apenas na humilhação, constrangimento ou destruição do outro pela ação verbal ou física do mundo.
Educação, as normas da lei e tradições buscam o controle e subordinação de agressividade. O ser humano desde criança aprende a conter e não expressa-la de modo descontrolado. A Psicanalise afirma que a agressividade pode ser regulada dos impulsos destrutivos pela vida cultural e social do ser humano. No processo de socialização o individuo estabelece contato com os outros passando a controlar seus atos.
Todos os grupos possuem mecanismos de controle e punição dos comportamentos agressivos. A sociedade através das leis jurídicas procura criar condições adequadas para inibir ou punir esses impulsos destrutivos e manifestações violentas. A agressividade utiliza a violência com fins destrutivos. Este impulso pode ser voluntario (intencional), racional (premeditado e consciente) ou involuntário (irracional e inconsciente) exemplo: o pai descarrega no filho a raiva que sente do chefe.
A violência não existe apenas por causa da agressividade. Várias organizações sociais a estimulam, legitimam e mantem diferentes modalidades de violência. Como a competição escolar e no mercado de trabalho, incentivam cada cidadão a cuidar de sua própria segurança pessoal. A legitimação pode ocorrer na guerra, no combate ao inimigo politico e religioso. Ocorre a manutenção da violência quando milhões de cidadãos vivem em condições sub-humanas. Praticam delitos associados à sobrevivência, exemplos: roubar para comer e prostituição de jovens e crianças. A violência esta presente em diversas estruturas de vidas sociais impulsionando a autodestruição do individuo com o uso de drogas, alcoolismo e suicídio.
Nos tempos modernos a violência invadiu o interior da família, a escola, o trabalho, a policia, as ruas, precário atendimento a saúde. O progresso tecnológico em vez de propiciar o bem estar dos indivíduos ajudou na deterioração das condições de vida pessoal. A violência também prejudicou a sociedade, contaminou a família e escola. Adulteraram os valores básicos da coletividade: a solidariedade, a justiça, a dignidade. Constata-se a banalização do mal, a tolerância com a crueldade, a impunidade, a descrença no sistema de justiça. O fracasso do Estado em garantir a segurança publica. A corrupção dos políticos por roubos e desvio de verbas e dinheiro publico.
A violência esta presente na criminalidade com a transgressão, infração e delinquência. O transgressor transgrediu normas e regras do relacionamento humano. A infração acontece quando o infrator cometeu um crime e será punido perante a lei imposto pelo juiz ou seu representante. A delinquência é atribuída ao individuo por ter cometido um ou vários delitos (crimes). O individuo será isolado do convívio social, vivera no presidio por determinado tempo com intenção de regeneração e recuperação de sua identidade. O ser humano carregara esta marca após sua saída do cárcere e dificultara sua integração social. Muitos meios de comunicações associam a pobreza à criminalidade. Procuram esconder a distribuição desigual de renda e o crescimento da população que vive na miséria.
Existe varias faces de violência. O homem esta destruindo a natureza, poluindo os rios, mares e o ar. Utiliza o processo destrutivo do mundo em seu próprio beneficio. A situação de violência em que vivemos denuncia a nossa própria autodestruição. Precisamos nos conscientizarmos em sermos solidários a nossa  própria espécie. O planeta Terra é a nossa pátria amada. Devemos preserva-la evitando à poluição e destruição do meio ambiente garantindo condições de vida as futuras gerações.
 
Bibliografia:
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Loudes Trassi. Psicologias Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Saraiva: 13º edição reformulada e ampliada – 1999, 3º tiragem – 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário