quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Orgulho e Preconceito

O romance foi escrito pela escritora britânica Jane Austen. Publicaram a obra em 1813, pois relatou diversos comportamentos sociais, culturais e financeiros da sociedade inglesa no início do século XIX. O livro Orgulho e Preconceito narrou a estória da família Bennet formada pelo marido, esposa e as cinco filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. O drama da obra aconteceu em Longbourn no interior da Inglaterra. A personagem principal Elizabeth Bennet segunda filha do casal era chamada de Lizzie pelos amigos. A jovem além de beleza tinha orgulho e personalidade forte. Em seu interior possuía inquietações com as convenções sociais daquela época. A mãe vendo o comportamento da filha achava que a moça teria dificuldades para se casar. Naquele tempo na Inglaterra o único lugar da mulher era ser mãe e esposa, não tinha uma carreira profissional. O livro ficou mais romântico com a chegada dos jovens Mr. Bingley e Mr. Darcy na cidade porque eram ricos e solteiros. A mãe das jovens achou aqueles dois homens bons parceiros de casamento para suas filhas. Mr. Bingley se apaixonou por Jane Bennet, a irmã dele Caroline Bingley se opôs ao relacionamento devido as condições sociais da moça. Ele se aproximou de Jane, mas desapareceu do município. Mr. Darcy ficou impressionado com Elizabeth, no inicio recusou em assumir o seu amor por aquela jovem humilde. Elizabeth o achou um homem arrogante. No relacionamento do casal aconteceu preconceito, atração, paixão, raiva, uma mistura de sentimentos. Mr. Darcy assumiu o seu amor pela jovem e a pediu em casamento. Ela recusou o pedido porque viu nele um homem ganancioso. Vagarosamente a moça percebeu as qualidades do rapaz, pois o amava. Principalmente depois que recebeu uma carta de Mr. Darcy justificando as suas atitudes. Elizabeth reconheceu a bondade daquele homem. Emocionado Mr. Darcy refez o pedido de casamento e Elizabeth o aceitou. O casal foi morar em Pemberley. Mr. Bingley retornou à cidade e explicou para Jane os motivos de ter ido embora repentinamente. Ele suplicou perdão a amada além de pedi-la em casamento. Contente ela aceitou o pedido, os dois foram residir em Netherfield. Após o drama as duas irmãs se casaram e viveram felizes com os seus maridos.

Bibliografia:

domingo, 20 de dezembro de 2020

Dom Quixote

Obra do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Destacou-se na literatura espanhola e tornou-se um clássico da literatura universal. Dom Quixote foi publicado em dois volumes, o primeiro em 1605 e o segundo em 1615. Esta obra satirizou as novelas de cavalaria da Idade Média. O personagem principal Dom Quixote nobre espanhol de cinquenta anos tornou-se um cavaleiro andante onde procurou ajudar os outros e encontrar sua donzela imaginaria Dulcineia de Toboso. Animado o cavaleiro medieval montou em seu cavalo Rocinante e acompanhado do amigo e escudeiro Sancho Pança enfrentaram diversas aventuras. Dom Quixote por ser um leitor de romances de cavalaria criou em seu mundo imaginário diversos personagens. Ele sempre procurou fazer justiça com suas ações repletas de loucuras, pois suspirava encontrar a amada. O romance narrou as aventuras e confusões de Dom Quixote e do seu escudeiro no território espanhol de La Mancha, Aragão e Catalunha. Com narrações humorísticas o personagem inventou fantasias e loucuras contrastando a vida real. Numa das passagens ele lutou com moinhos de vento imaginando serem monstros gigantes. Em outra guerreou contra um rebanho de ovelhas e apanhou dos pastores. No final do livro Dom Quixote abandonou as suas fantasias e enxergou a vida real, retornou a casa dele porque percebeu que não existiu heróis no mundo. O leitor além de se divertir lendo esta obra viajara no mundo da imaginação repleto de narrações humorísticas.

Bibliografia:

Dom Quixote – Toda Matéria 

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Romeu e Julieta

O romance é um clássico da literatura universal escrito por Willian Shakespeare. O amor proibido de Romeu e Julieta tornou-se uma das obras mais lidas no mundo, foi publicado em 1595. Os personagens principais desta tragédia são Romeu e Julieta. Os jovens se conheceram num baile de mascarra na cidade de Verona, Itália. Eles se apaixonaram, mas não sabiam que os seus familiares eram inimigos. Romeu era membro da família Montecchio e Julieta filha única dos Capuleto. Após um encontro romântico o casal decidiu se casar. Frei Lourenço amigo de Romeu realizou o casamento dos jovens escondido.  Aconteceu o duelo entre Teobaldo, primo de Julieta, Romeu e seu amigo Mercúrio. Nesta luta Teobaldo e Mercúrio morreram, o príncipe de Verona expulsou Romeu da cidade. Durante a noite ele se encontrou com Julieta, o casal teve momentos íntimos e românticos. Julieta estava prometida em casamento a Páris, um jovem nobre. Como ela não conseguiu adiar a data do casamento pediu ajuda de frei Lourenço. Ele pediu para Julieta tomar uma bebida, pois aparentaria que estava morta. Lourenço enviou uma carta ao Romeu que morava no exilio contando o plano. Mas o rapaz não recebeu a correspondência, o seu criado Baltasar contou sobre a morte de Julieta. Desesperado Romeu comprou um veneno num boticário, dirigiu-se a cripta da família Capuleto onde sepultaram o corpo de Julieta. Naquele local ele encontrou Páris, os dois fizeram um duelo e Romeu o matou. Inconformado a seguir tomou o veneno. Quando Julieta despertou e viu o corpo do amado sem vida se suicidou com o punhal de Romeu. Devido a morte o casal ficou impedido de viver um amor proibido. As duas famílias ficaram desesperadas com a morte e Romeu e Julieta. Inconformadas com esta tragédia fizeram as pazes.

Bibliografia:

Romeu e Julieta – Toda Matéria

 

domingo, 13 de dezembro de 2020

Os Lusíadas

Obra com poemas épicos do escritor Luiz Vaz de Camões publicado em 1572. Destacou-se no Renascimento e tornou-se um clássico da Literatura Universal. O livro relatou o descobrimento do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama e glorificou o povo português. Os Lusíadas foi composto por dez cantos, 1102 estrofes e 8816 versos de oitavas decassílabos. Por ser um texto renascentista exaltou a importância do ouro tendo como ponto central a chegada do navio a Índia. Esta epopeia clássica divide-se na introdução, apresentação do tema, dos heróis e a invocação das ninfas para o escritor ter inspiração na escrita. O poeta dedicou a obra ao rei D. Sebastião. A seguir narrou a viagem de Vasco da Gama, pois descobriu o caminho marítimo a Índia. Exaltou a história de Portugal e a coragem dos portugueses. Vários versos descreveram as influencias dos deuses da mitologia greco-romana porque ajudaram os marinheiros nas dificuldades da viagem. Nesta narração aconteceram diversos episódios, por exemplos, simbólicos, históricos, mitológicos e líricos. Luiz de Camões admirou o povo e os heróis portugueses, como poeta os homenageou quando escreveu Os Lusíadas. Uma obra de poesias épicas repletas de emoções durante a viagem de Vasco da Gama.

Bibliografia:

Os Lusíadas – Wikipédia, a enciclopédia livre

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

O Auto da Barca do Inferno

A obra com alegoria e dramas foi escrita por Gil Vicente em 1517. Auto da Barca do Inferno é o primeiro livro da trilogia das Barcas, seguindo respectivamente pelo Auto da Barca do Purgatório e Auto da Barca da Gloria. Nesta obra a sátiras e moralidades, Gil Vicente mostrou os costumes e assuntos dramáticos da sociedade do século XVI. Alguns temas continuam fazendo parte da atualidade. O título de Auto da Barca do Inferno refere-se que a maioria dos candidatos desejaram embarcar na Barca da Gloria com o Anjo, mas foram condenados a irem na Barca do Inferno com o Diabo. O auto relatou o julgamento das almas divididos em cenas clássicas com o surgimento de novos personagens. A obra ironizou os comportamentos dos personagens durante o julgamento. No inicio eles se dirigiram ao Barco do Inferno por ser mais bonito e confortável. Mas quando descobriram que o destino daquela barca era o Inferno foram à Barca da Gloria. Infelizmente os personagens não puderam embarcar no navio e retornaram a Barca do Inferno. Este livro revelou que os comportamentos das pessoas as fizeram viver simultaneamente no paraíso e inferno. Satirizando determinadas situações a vida ficou mais divertida.

Bibliografia:

Auto da Barca do Inferno – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

domingo, 6 de dezembro de 2020

O Natal e a União Familiar

Neste dia especial os familiares se encontram numa festa de confraternização. Contentes entre abraços e beijos transmitem amor, paz e felicidade. No Natal muitos relembram como viveram durante o ano com momentos alegres e tristes. Se cometeu algum erro nesta data natalina procura pedir perdão a quem magoou e reconcilia-se com os entes queridos. Neste dia celebramos o nascimento de Jesus Cristo, além da celebração religiosa existe enfeites natalinos em todos os lugares. Nesta data especial muitas pessoas são solidarias com os seus semelhantes e ajudam os mais necessitados, visitam os doentes e apoiam os amigos com problemas pessoais. Superando quaisquer divergências os seres humanos compartilham o amor, paz e solidariedade. A família unida procura esquecer os erros do passado, alegram-se com os obstáculos vencidos e sonham em ser felizes no próximo ano. Os melhores momentos da vida são as reuniões familiares e de amigos repletos de sorrisos, reciprocidade e conversas alegres. Neste ano aconteceu sofrimentos e mortes provocados pelo Covid-19, no Natal celebraremos a felicidade de estarmos com os nossos familiares. Além de celebrar o nascimento de Jesus Cristo devemos pedir a proteção do nosso Salvador. Precisamos nos prevenir e proteger-nos para vencermos o vírus. Com a união do povo e os conhecimentos científicos estamos enfrentado esta epidemia. Iremos vencê-la atreves da cooperação e solidariedade, construiremos um mundo mais justo e fraterno. “Aquele que ama a vida e deseja ver dias felizes guarde sua língua do mal e seus lábios de proferir mentiras; afaste-se do mal e pratique o bem, busque a paz e procure segui-la. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos estão atentos à prece deles”. (1P 3, 10-12)

Bibliografia:

           Bíblia Sagrada

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2020). Natal sem Mágoas e nem Aversões. 

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Decamerão

Obra clássica do escritor italiano Giovanni Boccaccio. O livro foi escrito entre 1348 a 1353 e exaltou o renascimento italiano. A história aconteceu em Toscana na metade do século XIV durante a epidemia da peste negra. Desejando evitar a contaminação sete moças e três rapazes mudaram-se para as montanhas e se abrigaram numa vila isolada de Florença. Por entretenimento contaram cem contos de estórias de amor, tragédia, erotismo, piadas e lições de vida. Decamerão além de ser uma obra da literatura universal descreveu o modo de vida da época. O livro rompeu com a moral medieval que valorizava o amor espiritual, pois descreveu os valores terrenos. Esta obra não relatou mais o divino, mas narrou o comportamento do homem. Após vários séculos Decamerão continua divertindo e mostrando bons exemplos aos leitores.

Bibliografia:

Decamerão – Wikipédia, a enciclopédia livre

 


domingo, 29 de novembro de 2020

A Divina Comédia

O poema épico foi escrito por Dante Alighieri em 1321. Esta obra italiana destacou-se no Renascimento, tornou-se um clássico da literatura universal. A Divina Comédia é composta por versos além de ser dividida em três partes: inferno, purgatório e paraíso. Cada subtítulo possui trinta e três cantos. Dante Alighieri escreveu o poema em florentino porque desejou fazer um resumo do conhecimento cientifico e filosófico da Idade Média. A Divina Comédia narrou a conversão de um pecador aos ensinamentos de Deus. Os versos poeticamente mostraram os caminhos do amor e das boas ações. O protagonista simbolizava um homem comum, o cidadão teve dúvidas, procurou fazer o bem, mas foi tentado pelo mal. Nenhuma palavra consegue explicar as emoções de ler esta bela obra.

Bibliografia:

www.culturagenial.com/livro-a-divina-comedia/

 

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Édipo Rei

Esta peça de teatro grego escrita por Sófocles destacou-se como mito na Antiguidade Clássica. O personagem principal Édipo foi condenado a morte quando era pequeno. O pai dele rei Laio ouviu de um oráculo de Delfos que seria assassinado pelo próprio filho, o assassino se casaria com a própria mãe, a rainha Jocasta. Desesperado o rei achou melhor matar Édipo antes da realização da profecia. Rei Laio mandou um pastor amarrar os pés do menino e deixa-lo pendurado numa árvore do monte Citerão, pois serviria de alimento para as feras. O pastor não quis fazer esta barbaridade com o bebê, achou melhor leva-lo para casa. Como o pastor era um camponês carente doou Édipo a outra família. Políbrio rei de Corinto o adotou, cuidou dele como se fosse filho legitimo. Quando o rapaz tornou-se adulto ficou nervoso ao saber que tinha sido adotado. Perturbado com a revelação Édipo saiu desvairado. Numa encruzilhada ele encontrou o seu desconhecido pai biológico com alguns companheiros. Depois de um desentendimento furioso matou aquelas pessoas. Então se realizou a primeira parte da profecia: o filho matou o próprio pai. Édipo se dirigiu a Tebas sua terra natal, encontrou uma esfinge que o desafiou a solucionar uma charada: Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio dia tem dois, e à tarde tem três? Édipo pensou, respondeu a esfinge que a resposta daquele enigma era o ser humano. Pois enquanto foi pequeno engatinhou com quatro pés, ao se tornar adulto andou com dois e na velhice utilizou três por andar apoiado numa bengala. Como ele resolveu aquela charada da esfinge a população o considerou um herói, tornou-se o novo rei de Tebas. Depois casou-se com a própria mãe realizando a segunda parte da profecia. Édipo e Jocasta tiveram quatro filhos, duas mulheres e dois homens. Esta tragédia grega por ser repleta de peripécias impressionou os telespectadores de todas as épocas.

Bibliografia:

www.culturagenial.com/édipo-rei/   

domingo, 22 de novembro de 2020

Odisseia

O poema épico tornou-se um clássico da literatura ocidental escrito no século IX a.C. pelo poeta grego Homero. A obra composta por vinte e quatro cantos narrou as aventuras de Ulisses, rei de Ítaca. Odisseia pode ser dividido em três partes. A primeira parte do poema Telemaquia abrangendo os cantos I a IX relataram sobre Telêmaco, filho de Ulisses e Penélope. O rei partiu de Ítaca rumo a Troia onde aconteceu uma batalha. Na segunda parte os cantos V a XIII descreveram as surpresas na viagem e guerra de Ulisses. Vossa Majestade foi aconselhado por Atena, deusa da sabedoria, razão e guerra. A parte final de Odisseia relatou a vingança de Ulisses. Após vinte anos o rei retornou a Ítaca. Ele se disfarçou de mendigo, descobriu as traições que aconteceram enquanto esteve ausente. Depois que encontrou o seu filho ambos lutaram contra os usurpadores. Ulisses derrotou seus inimigos e reassumiu o trono. Odisseia é uma narrativa repleta de surpresas inesperadas, pois descreveu grandes façanhas dos seus personagens.

Bibliografia:

www.significados.com.br>odisseia  

sábado, 21 de novembro de 2020

A Minha Mãe Maravilhosa

Meu nome é Daniela, sinto orgulho em ser mulher e mãe negra. Na minha infância acompanhei mamãe na roça para apanhar algodão, milho e laranja. Comecei a trabalhar aos oito anos de babá, depois como empregada doméstica, entre 14,15, 16 anos trabalhei de auxiliar de cabelereira. Naquela época estudei no CEFAM (Centro Especifico de Formação e Aperfeiçoamento de Magistério em São Carlos – São Paulo. Após o magistério enquanto conciliei o trabalho com a escola terminei o ensino médio na escola Álvaro Guião. A seguir fiz os cursos de letras e pedagogia, estou estudando ciências políticas, mas sonho em cursar Psicologia. Trabalhei em inúmeras escolas do estado, incluindo Álvaro Guião onde lecionei aulas de português, inglês e espanhol. Na Fundação Casa tive a oportunidade de trabalhar a empatia, ganhei mais humanidade. Atualmente ministro aulas de espanhol em um colégio particular e sou educadora popular em uma instituição filantrópica de crianças, adolescentes e jovens, porque os ajudamos a realizarem os seus sonhos. Neste ano o projeto abrange o suporte dado a criança e aos jovens em relação ao sentimento de abandono, pois a historicidade e vivencia mostram grandes sonhadores e a carência em relação aos laços afetivos e muitas vezes tem como referencia a mãe preta. O nome do projeto deste ano é Agora quem cuida de mim? Eu sou casada com Renê Antônio, nos conhecemos quando tinha catorze anos. Sou mãe de Rhuan Estevan, meu amado filho ingressou na universidade federal UFSCAR. Minha filha Pérola Victoria sempre foi uma aluna dedicada e com destaque no histórico escolar. Ela sempre me ajudou a cuidar da irmã caçula Penélope Luiza que estuda no quarto ano. A minha mãe Benedita Aparecida foi uma mulher forte, sinto orgulho do seu nome e grande devoção por ela. Esta mulher teve uma vida digna de grande guerreira por ter sido minha mãe e pai. Mesmo sem estudos aprendi com os seus grandes ensinamentos. Através de sua vivência histórica de vida e luta fez o melhor para educar as suas duas filhas. A ultima vez que estive no Flor de Maio foi para assistir e aplaudir uma das homenageadas a minha querida mamãe. Ela cresceu numa família onde todos desfilaram em escola de samba. A minha mãe era baiana, uma das principais ala das crianças a Rainha de Bateria da escola independente. Benedita Aparecida desfilou em vários concursos, por exemplos, Flor de Maio, Rainha do Clima, Álvaro Guião, Miss São Carlos. Mamãe desfilou com grandes nomes da época porque era simpática e gostava das pessoas. Infelizmente esta mulher maravilhosa faleceu, mas sempre a amarei porque está presente no meu coração.  

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Vaticano

Cidade do Vaticano é a sede da Igreja Católica. Esta nação soberana localiza-se dentro da cidade de Roma, Itália. O seu território constitui-se um enclave murado na capital italiana. Possui cerca de mil habitantes, pois é o menor país do mundo. A Cidade do Vaticano tornou-se cidade-Estado em 1929 pelo Tratado de Latrão. Santa Sé representa o cristianismo primitivo dos católicos romanos de todo o mundo sendo a principal Sé Episcopal. Possui a entidade Ordenanças da Cidade do Vaticano. Os documentos oficiais da Santa Sé são publicados principalmente em latim. Os papas residem no lugar que se tornou a Cidade do Vaticano em 1929 desde o retorno de Avinhão em 1377. Anteriormente moravam no Palácio de Latrão localizado na colina Célio no lado oposto de Roma. Em 313 Constantino deu este lugar de presente ao Papa Milcíades. Assinaram neste edifício os documentos estabelecendo o novo Estado através do Tratado de Latrão. A Cidade do Vaticano é um Estado eclesiástico governado pelo Papa. Grande parte dos funcionários públicos são clérigos católicos de inúmeros países. O território da Santa Sé e o lugar da residência do Papa são mencionados como o Palácio Apostólico.

Bibliografia:

Vaticano – Wikipédia, a enciclopédia livre

        

domingo, 15 de novembro de 2020

Ucrânia

País localizado na Europa oriental, a sua capital é a cidade Quieve. Faz fronteira a leste e nordeste pela Rússia, noroeste com a Bielorrússia, oeste pela Polônia, Eslováquia e Hungria, sudeste com a Romênia e Moldávia, sul e sudeste pelo Mar Negro e Mar do Azov. Ucrânia é a maior nação do continente europeu com cerca de quarente e dois milhões de habitantes. O idioma oficial é o ucraniano, a população também fala o russo. No território ucraniano na Idade Antiga aconteceu a domesticação de cavalos e da família de línguas indo-europeias. O país destacou-se na Idade Média como um polo cultural de eslavos do leste, conhecido como Rússia de Quieve. Depois de sua divisão no século XIII Ucrânia foi invadida e governada por inúmeros povos. Surgiu uma republica cossaca nos séculos XVII e XVIII, mas continuou dividida internamente, no século XX tornou-se uma republica soviética. Conseguiu ficar independente em 1991. Ucrânia é uma república semipresidencial, estão separados os poderes legislativo, executivo e judiciário. Por possuir terras férteis consideram o país como celeiro da Europa. Pois tornou-se um dos maiores exportadores de grãos do mundo. As suas terras agrícolas estão entre as dez melhores regiões do mundo. Desenvolve-se o setor de manufatura na Ucrânia, principalmente a aeronáutica e equipamentos industriais. O povo ucraniano demonstra a sua cultura na arquitetura, literatura e música.

Bibliografia:

Ucrânia – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

O Comportamento e a Felicidade do Homem

O nosso comportamento tornou-se fundamental para convivermos pacificamente na sociedade. Por exemplo, a flexibilização de comportamentos, os princípios, valores e a dignidade humana. Os bons relacionamentos contribuem para a nossa sobrevivência além de dar sentido e objetivo a vida humana. Infelizmente as aparências, irresponsabilidades e a manipulação desvalorizam a integridade das pessoas. Na sociedade atual a posse do ter é mais valorizado do que o próprio ser humano. Diversos indivíduos para alcançares os seus objetivos não se importam quais caminhos percorrerão desejando realiza-los. No relacionamento interpessoal precisa haver respeito e reciprocidade. Pois cada ser humano possui a sua personalidade e não deve ser humilhado por não gostar de diversos valores e diversões impostos pela sociedade. O mundo dos homens nunca foi pacifico, mas precisamos conviver pacificamente com os outros cidadãos. Temos graves problemas sociais, tempestades, secas e outras catástrofes naturais prejudicam inúmeras pessoas. As guerras, fome, comercialização de armas, drogas, imigrações deploráveis demonstram como o próprio homem desvaloriza a sua espécie. Cada ser humano através de suas boas ações ajuda a construir um mundo melhor. Mas a maior responsabilidade social está nas mãos dos governantes políticos de diversos poderes públicos. Se eles forem responsáveis e pedirem ajuda dos empresários, instituições religiosas, desportivas, educacionais e de toda a população com solidariedade serão amenizados os graves problemas sociais. Praticar o bem e conviver em paz são os objetivos da maioria dos homens. Todos necessitam de saúde, alimentação, habitação, trabalho, lazer e segurança pública. Diversos setores da sociedade precisam mostrar medidas concretas ao bem comum da humanidade. Procurando conviver com tolerância, solidariedade e de resolução dos problemas cotidianos pelo dialogo e não com violência contribuem com a felicidade do povo. A epidemia do Covid-19 parou o mundo, fez as pessoas refletirem e valorizarem a vida. Enquanto não houver vacinas para este coronavírus, dengue, aids e outras doenças transmissíveis o melhor meio de evita-las é se prevenindo. Os princípios, valores, o amor e as boas ações são indispensáveis para o ser humano ser feliz, conviver pacificamente numa sociedade mais justa e fraterna.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2020). Felicidade Social. 

domingo, 8 de novembro de 2020

Turquia

País euroasiático da península Anatólia, localizado no ocidente da Ásia, estendendo-se pela Trácia Oriental (nomeada de Rumélia) no sudeste da Europa. Faz fronteira a noroeste pela Bulgária, oeste com a Grécia, nordeste pela Georgia, Armênia e envolve Naquichevão do Azerbaijão, leste pelo Irã e sudeste com o Iraque e Síria. Localizam-se no sul o mar Mediterrâneo e o Chipre, sudeste-oeste o mar Egeu e no norte o mar Negro. O mar de Mármore, o Bósforo e o Dardanelos formam os Estreitos Turcos demarcando a fronteira entre Trácia e Anatólia separando a Europa da Ásia. Os turcos começaram a migrar para a Turquia no século XI. O Império Seljúcida venceu o Império Bizantino na Batalha de Manziquerta, aumentou o numero de imigrantes turcos. Durante cento e cinquenta anos os turcos seljúcidas construíram um importante reino na Anatólia. O Sultanato de Rum governou a maior parte de Anatólia até meados do século XII, terminou com a invasão dos mongóis. Após a decadência do sultanato seljúcida surgiu a independência, expansão militar e politica dos principados muçulmanos beilhiques. Destacando-se os otomanos que absorveram os beilhiques restantes e criaram o Império Otomano. Pois manteve o seu auge nos séculos XVI e XVII dominado o sudeste da Europa e Ásia e o norte da África. Acabou o Império Otomano com a derrota na Primeira Guerra Mundial, os aliados vitoriosos invadiram os seus territórios. Vários jovens oficiais militares organizaram uma resistência contra os Aliados, fundaram em 1923 a república da Turquia. Turquia é um país geograficamente importante por localizar-se entre a Europa e Ásia. A língua oficial é o turco, o idioma curdo também é falado pela população. A republica presidencialista governa esta nação. Como possui uma repleta cultura desde a antiguidade o país é membro no Conselho da Europa e OTAN. Mantem condições políticas, econômicas e culturais com o Oriente Médio e estados turcos da Ásia Central. Participa de organizações com os países africanos e das nações de língua portuguesa pela Comunidade dos Países da Língua Portuguesa como observador associado. Devido a sua economia, localização e forças armadas Turquia tornou-se uma potência regional.

Bibliografia:

Turquia – Wikipédia, a enciclopédia livre

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Republica de San Marino

Microestado europeu situado nos Apeninos, está envolto pela Itália. A sua capital é a Cidade De San Marino. Faz fronteira com as províncias Emília-Romanha e Marcas. No país residem cerca trinta mil habitantes, pois tem a menor população dos membros do Conselho da Europa. San Marino é o Estado mais antigo do mundo. Marinus de Rab fundou o país em 3 de setembro de 307. Segundo a lenda Marinus partiu de Rab uma colônia romana em 257, pois o futuro imperador Diocleciano através de um decreto solicitou a reconstrução dos muros da cidade Rimini que foram destruídos pelos piratas libúrnios. San Marino possui uma constituição histórica formada por importantes documentos jurídicos, os Estatutos de 1600. O governo é parlamentar. Nomearam o parlamento de Grande e Geral Conselho, com sessenta membros, presidida por dois capitães-regentes, Chefes de Estado durante seis meses. Congresso do Estado exerce o poder executivo composto por dez conselheiros selecionados entre os membros do Grande e Geral Conselho. A principal fonte de renda da nação é o turismo por estar próximo do porto de Rimini, no mar Adriático. Destacam-se os bancos, produtos eletrônicos e cerâmicas. Nos campos existe a criação de ovinos, cultivam vinhas e cereais. As belezas naturais engradecem San Marino.

Bibliografia:

San Marino – Wikipédia, a enciclopédia livre 

 

 

domingo, 1 de novembro de 2020

Romênia

País localizado no centro-sudeste da Europa, norte da península dos Bálcãs e no ocidente do mar Negro. A sua capital é a cidade Bucareste. Faz fronteira com Hungria, Sérvia, Ucrânia, Moldávia e Bulgária. Possui cerca de vinte milhões de habitantes, seu idioma é o romeno, uma língua românica. Romênia surgiu nos territórios da antiga Dácia, uma província do Império Romano. O país ficou independente do Império Otomano em 1877. Após a Primeira Guerra Mundial, Transilvânia, Bucovina e Bessarábia formaram o Reino da Romênia. No final da Segunda Guerra Mundial a União Soviética ocupou a nação, tornou-se uma republica socialista e membro do Pacto de Varsóvia. Depois da Revolução Romena em 1989 o país iniciou uma transição para a democracia e economia capitalista. Romênia é uma republica semipresidencialista, melhorou os padrões de vida da população com alto índice de desenvolvimento humano. Tornou-se membro da União Europeia e Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Na década de 2000 teve crescimento na economia do país, onde predomina os serviços além de ser um produtor e exportador de maquinas e energia elétrica. Esta nação possui uma bela história cultural, onde residiu artistas, músicos e inventores. Possui inúmeras atrações turísticas, destacando-se o Castelo de Drácula.

Bibliografia:

Romênia – Wikipédia, a enciclopédia livre 

sábado, 31 de outubro de 2020

Heróis e Vilões

Na escola os professores nos ensinam sobre os heróis e vilões da sociedade.

Os heróis amam os seus semelhantes e são solidários com os mais carentes.

Os vilões são gananciosos, pois destroem inúmeros seres humanos e a natureza em busca do poder.

Jesus Cristo (1-33) acolheu os doentes, prostitutas e os excluídos da sociedade. Como os seus ensinamentos incomodaram os poderosos foi preso, torturado e crucificado.

Imperador Nero (37-68) mandou assassinar a mãe e a esposa dele. Depois mandou incendiar Roma, culpou e perseguiu os cristões por não adora-lo como um deus.

Joana d’Arc (1413-1431) destacou-se como heroína francesa na Guerra dos Cem Anos entre a França e Inglaterra.

Ivan, o Terrível (1530-1857) governou a Rússia com crueldade e assassinou o próprio filho.

Mahatma Gandhi (1869-1948) foi um importante filosofo indiano, defendeu o princípio de não-agressão como um meio de revolução.

Adolf Hitler (1889-1945) foi líder do partido nazista, perseguiu e exterminou judeus e rivais políticos nos campos de concentrações.

Ayrton Senna (1960-1994) foi um grande piloto de Formula 1. Pois se preocupou sobre a necessidade dos jovens e crianças terem novas oportunidades na educação escolar.

Irmã Dulce (1914-1992) destacou-se como religiosa católica brasileira porque ajudou doentes, carentes e os excluídos da sociedade.

No mundo existe fome, miséria e violência. Construiremos uma sociedade mais justa e fraterna se usarmos a importante arma que se chama AMOR.

Precisamos acreditar em nós mesmo, amarmos os nossos semelhantes e a natureza. Pois estaremos ajudando na preservação do Planeta Terra para as próximas gerações.  

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

País de Gales

Nação integrante do Reino Unido. Faz fronteira a leste com a Inglaterra, norte e oeste pelo Mar da Irlanda e sul com o Canal de Bristol. O país possui um terreno montanhoso com clima temperado e clima oceânico variável. Utiliza a linguagem oficial bilingue: inglês e galês. Os galeses surgiram nos bretões celtas após a retirada romana da Grã-Bretanha no século V. A conquista de Gales acabou em 1282 pela morte de Llywelyn ap Gruffuddpelo pelo rei da Inglaterra Eduardo I. O País de Gales foi incorporado a Inglaterra pelo sistema legal inglês das Leis de Gales de 1535 e 1542. No século XIX surgiu várias facções políticas, destacou no século XX o liberalismo galês. Criaram o Partido Nacionalista de Gales em 1925, Academia da Língua Galesa em 1962. Na Revolução Industrial desenvolveu-se no país as industrias minerais e metalúrgicas, transformaram a sociedade agrícola em uma nação industrial. Devido ao declínio das industrias pesadas a população trabalha no setor público, de serviço e no turismo. País de Gales mantem a sua identidade cultural distinta. No final do século XIX ficou conhecida como a terra da canção devido a tradição eisteddfod. Em diversos eventos esportivos o país participa com a sua própria equipe. O rugby tornou-se um símbolo de identidade galesa. A nação com suas belezas naturais demonstra a cultura do seu povo.       

Bibliografia:

País de Gales – Wikipédia, a enciclopédia livre

  

domingo, 25 de outubro de 2020

Escócia

País integrante do Reino Unido, localizado no norte da ilha Grã-Bretanha. A sua capital é a cidade Edimburgo. Faz fronteira ao sul pela Inglaterra, leste com o oceano Atlântico e mar do Norte, sudeste pelo canal do Norte e mar da Irlanda. Além do continente mais de 790 ilhas fazem parte da nação. A capital Edimburgo destacou-se como o centro do Iluminismo Escocês no século XVIII, Escócia tornou-se uma potencia comercial, intelectual e industrial da Europa. Cidade Glasgow é um importante polo industrial do país. As águas territoriais escocesas do Atlântico Norte e mar do Morte possuem grandes reservas de petróleo da União Europeia. O Reino da Escócia tornou-se um estado independente no alto da Idade Média até 1707. O rei James VI da Escócia em 1603 por herança tornou-se rei da Inglaterra e Irlanda, unindo os três reinos. No dia 1 de maio de 1707 aconteceu a união política da Escócia e Inglaterra formando o Reino Unido da Grã-Bretanha. Desta união surgiu o Parlamento da Grã-Bretanha, sucederam o Parlamento da Escócia e Parlamento da Inglaterra. Em 1 de janeiro de 1801 a Grã-Bretanha uniu-se politicamente com a Irlanda através do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Escócia mantém a sua jurisdição no direito publico e privado do país. As instituições jurídicas, educacionais e religiosas tradicionais da nação contribuíram para a sobrevivência da cultura e identidade nacional escocesa desde 1707.

Bibliografia:

Escócia – Wikipédia, a enciclopédia livre 


sábado, 24 de outubro de 2020

A Epidemia do Covid-19

O mundo estava numa velocidade constante, nada podia pará-lo.

Em dezembro de 2019 descobriram um novo coronavírus, Covid-19.

Este minúsculo vírus se espalhou pelo mundo com milhares de vítimas fatais.

Por causa da epidemia as autoridades decretaram a quarentena.

A doença transmitida por um vírus parou o mundo.

Como será o mundo depois do surgimento do Covid-19?

Além desta doença existe outras enfermidades fatais.

Milhares de pessoas morrem de fome enquanto outras se matam pela ganancia.

Depois desta fatalidade o homem precisa valorizar a vida e sua própria espécie.

Deve ser solidário com os seus semelhantes, resolver os problemas cotidianos com dialogo e sem violência.

Preservar a natureza e o nosso Planeta Terra as próximas gerações.

  

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Irlanda do Norte

País integrante do Reino Unido localizado na parte norte da Ilha da Irlanda, onde a divide com a Republica da Irlanda. Em 1921 o parlamento do Reino Unido aprovou a Irlanda do Norte como um país autônomo. Na ilha da Irlanda havia divergências entre os nacionalistas irlandeses e os unionistas, os primeiros queriam um parlamento autônomo, os segundos não queriam a independência. O governo britânico liderado por David Lloyd George desejando evitar uma guerra entre os dois grupos aprovou a lei dividindo a ilha em duas nações independentes. Irlanda do Norte continuou sob domínio do Reino Unido, a Republica da Irlanda é um país autônomo.

Bibliografia:

Irlanda do Norte – Wikipédia, a enciclopédia livre

 


domingo, 18 de outubro de 2020

A Expoente Cultura Portuguesa

A cultura e o folclore fazem parte da pessoa humana, pois ajuda a compreender melhor o seu passado. A cultura portuguesa revela o modo de vida do seu povo, a sua forma de agir, sentir e pensar, tendo como base um conjunto de princípios, valores, sentimentos e práticas. O ser humano mantém uma relação histórica com o passado, vive o presente e caminha em direção ao futuro. Portugal enfrentou varias crises incluindo também a natureza cultural. Determinados portugueses preferiram ignorar o perfil do seu caráter. Valorizam banalidades e ironizaram muitos princípios e valores das tradições e cultura portuguesa. Os meios científicos ajudam o homem português a assumir a sua cultura, recapitulando o mundo antigo, antecipando para o futuro o classicismo grego-romano, no qual nasceu os valores: honra, respeito, direito, justiça, liberdade, igualdade e fraternidade. O Cristianismo e outras religiões divulgam em suas boas ações o amor, verdade e solidariedade como características fundamentais do ser humano. A cultura portuguesa possui um valioso patrimônio cultural no qual revela os valores do seu povo. Esta cultura valoriza o humano na formação de seu caráter e transmissão de saberes através da arte, literatura, filosofia e ciências sociais e humanas. Independente das ideologias político-partidárias os governantes devem priorizar o processo educacional nos valores tradicionais e princípios universais. A desvalorização da filosofia reduziu a pessoa a uma simples maquina visando o sucesso material, pois esqueceu o seu próprio eu e a sua capacidade critica. Deve fazer parte da formação humana a compreensão, tolerância, inteligência preparando-a para enfrentar com soluções justas e corretas os problemas delicados. O homem sem cultura esta isolado do seu contexto histórico, cultural e social. A cultura sinaliza a esperança, onde se encontra uma solução para os problemas visando um futuro melhor. Com o seu projeto de vida o ser humano alcançará a felicidade em sua realização pessoal. Possuindo cultura e esperança luta por seus direitos, cumprindo os deveres convive fraternalmente com os seus semelhantes. 

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2020). Cultura Expoente Máximo da Pessoa Humana.

sábado, 17 de outubro de 2020

O Amor a Minha Família

Meu nome é Mateus, nasci em uma pequena cidade no estado do Paraná. Os meus pais trabalharam como arrendatários num sitio de café. Eu estudei até o quarto ano, mas precisei parar de estudar para ajudar os meus familiares trabalhando na roça. Quando fiz vinte anos como o plantio de pés-de-café estava dando prejuízo o dono vendeu a propriedade rural. Os novos proprietários mecanizaram o sitio. Meu pai Sebastião decidiu se mudar com sua família para uma cidade no estado de São Paulo. Por sorte alguns parentes moravam naquele município. Com o dinheiro das economias papai comprou a casa própria. Animado durante um ano trabalhei na colheita de laranjas. Comecei a estudar no supletivo do ensino fundamental. Enviei vários currículos a diversos estabelecimentos. Fui contratado para trabalhar no frigorífico. Passaram-se dez anos, os meus dois irmãos e a minha irmã se casaram. Infelizmente logo depois que o meu pai se aposentou teve derrame e ficou com a parte direita do corpo paralisado. A minha mãe Catarina cuidou com carinho do marido. Naquele sofrimento fui demitido do serviço. Após alguns meses comecei a trabalhar de auxiliar de pedreiro ao meu vizinho. Quando fiz trinta e cinco anos fui no baile, conheci Lilian uma moça bonita e simpática. Tivemos alguns encontros românticos e decidimos namorar. Desaminado comentei que desejava ter filhos, mas tinha a obrigação de cuidar dos meus pais. Ela também desejou ser mãe, combinamos que se Lilian ficasse gravida continuaríamos morando cada um em sua casa. Após algumas semanas ela engravidou, emocionado apoiei a minha amada. Passados os nove meses da gravidez nasceu a minha filha Carolina. Eu paguei a pensão e visitei todos os dias as minhas duas mulheres amadas. Após quatro anos devido a divergências terminei o meu relacionamento com Lilian. Depois de alguns dias fui na sorveteria, os meus amigos me apresentaram Marina, uma linda mulher negra. Ela se separou do marido e tinha o filho Paulo com quatro anos. Depois que me impressionei com aquela mulher fiz amizade com o menino. Naqueles dias piorou a saúde de papai e faleceu. Sofri demais por ter perdido o meu herói. Sorrindo minha namorada contou que estava gravida. Surpreso e comovido a abracei, como eu cuidava de mamãe achei melhor Marina continuar morando na casa dela. Após os nove meses nasceu a menina Aline. Eu sou um pai responsável, pago as pensões, com amor e carinho ajudo na educação das minhas filhas. 

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Macedônia do Norte

O país localiza-se na península balcânica, sudeste da Europa. A sua capital é a cidade Escópia. Nação sem costa marítima. Faz fronteira ao noroeste pelo Kosovo, norte pela Sérvia, leste com a Bulgária, sul pela Grécia e oeste com a Albânia. Macedônia do Norte começou na Antiguidade pelo reino de Peônica baseado na política mista traco-ilícica. No final do século VI a.C. foi incorporada ao Império Aquemênida Persa, no século IV a.C. a anexaram no Reino da Macedônia. No século II a.C. os romanos invadiram o país. A nação permaneceu como parte do Império Bizantino, após o século VI varias tribos eslavas a invadiram. Durante séculos os impérios búlgaros, bizantino e sérvio disputaram o país. Do século XIV até o início do século XX os otomanos dominaram a região. Depois das Guerras dos Balcãs (1912-1913) incorporaram o país ao Reino da Iugoslávia governado pelos sérvios. Terminada a Segunda Guerra Mundial (1945) tornou-se uma república. Em 1963 aderiu ao socialismo como Republica Federal Socialista da Iugoslávia. Macedônia do Norte ficou independente em 1991 com o termino pacifico da Iugoslávia. A nação é uma republica parlamentar, membro da ONU e do Conselho da Europa. Ultimamente teve progressos significativos em sua economia. Macedônia do Norte é formada por montanhas, vales e rios. A sua beleza natural encanta as pessoas.

Bibliografia:

Macedônia do Norte – Wikipédia, a enciclopédia livre             

 

domingo, 11 de outubro de 2020

Tchéquia

País localizado na Europa Central, a sua capital é a cidade Praga. Faz fronteira ao norte pelo Polônia e Alemanha, leste com a Eslováquia, sul pela Áustria e oeste com a Alemanha. Após a batalha de Mohács em 1520 o Reino da Boêmia foi incorporado a Monarquia de Habsburgo. Por causa da Revolta Boêmia (1618-1620) contra os Habsburgos aconteceu a Guerra dos Trinta Anos. Finalizada a batalha o rei adotou uma politica de germanização. Em 1806 dissolve-se o Sacro Império Romano, o reino da Boêmia fez parte do Império Austríaco. No século XIX industrializaram as terras checas. Terminada a Primeira Guerra Mundial acabou o Império Austro-Húngaro, formou-se a república da Tchecoslováquia. Após 1933 era a única nação democrata na Europa Central. Durante a Segunda Guerra Mundial os alemães ocuparam o país. O Exercito Vermelho em 1945 libertou grande parte do território tcheco. No ano seguinte venceu as eleições o partido comunista da Tchecoslováquia. Aconteceu um golpe de Estado em 1948, o país tornou-se comunista com influência soviética. A população insatisfeita com o regime teve o movimento de reforma Primavera de Praga. Os exércitos dos países do Pacto de Varsóvia invadiram e permaneceram na nação até 1989. Acabou o regime comunista com a Revolução de Veludo, formaram uma republica parlamentar multipartidária. Dissolveu-se pacificamente a Tchecoslováquia no dia 1 de janeiro de 1993, surgiram a Republica Checa e a Republica Eslováquia. Tchéquia é uma democracia parlamentar, aderiu a União Europeia e Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Tornou-se um país desenvolvido com economia avançada e alto padrão de vida. Destaca-se como nação pacifica e com desenvolvimento humano.

Bibliografia:

Tchéquia – Wikipédia, a enciclopédia livre 

sábado, 10 de outubro de 2020

O Encontro Romântico

Meu nome é Otacílio, nasci no sertão da Bahia. Papai e mamãe tiveram nove filhos. Quando fiz dezoito anos conversei com dois primos que moravam numa cidade no interior do estado de São Paulo. Animado decidi dar um novo rumo a minha vida. Coloquei as minhas roupas numa mochila e um pouco de dinheiro. Entrei no ônibus com destino a aquele município. Fiquei hospedado na casa da tia Aparecida e consegui emprego no açougue. Passados alguns meses enviei o meu currículo a fabrica de produtos eletrônicos. Por sorte fui admitido naquele serviço. Após dois anos fiz amizade com o colega Roberto. O amigo me convidou para almoçar na casa dele no domingo. Eu fiquei encantado com o sorriso de Marcia, irmã de Roberto. Emocionado a convidei para sair. Tivemos um encontro romântico a começamos a namorar. Ela contou que morou no sitio, mudou-se para a cidade no final do ano anterior. Eu estudei até o quarto ano, minha namorada reprovou no quinto ano e parou de estudar. Decidimos retornar aos estudos, nos matriculamos no supletivo do ensino fundamental. Passados dez meses comprei um terreno. Marcia começou a trabalhar na mesma empresa onde trabalho. Juntos economizamos dinheiro para construir a casa. Os familiares de Marcia nos ajudaram, após três anos nos casamos na Igreja. Por sorte conseguimos terminar o supletivo do ensino médio antes do casamento. Depois de dois meses a minha esposa ficou gravida. Passados os nove meses da gravidez nasceu minha filha Gabriela. Desejando cuidar de minha família fiz vários cursos profissionalizantes. Após cinco anos fui promovido a mecânico no serviço. Contente tirei a carteira de motorista e comprei um carro. Emocionado dirijo o veiculo acompanhado com minha esposa Marcia e a filha Gabriela.


quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Países Baixos

Nação conhecida como Holanda, localizada na Europa Ocidental. A sua capital é Amsterdã, a sede do governo é a cidade Haia. A costa marítima do mar do Norte está no norte e oeste do país, faz fronteira ao sul com a Bélgica e leste pela Alemanha. Países Baixos possui uma baixa altitude com cerca de 27% de seu território e 60% da população estão abaixo do nível do mar. Obtiveram parte de sua superfície terrestre pela recuperação e preservação de terras pelo sistema de pôlderes e diques. A maior parte dos Países Baixos é formado por um grande delta, o delta do Reno e Mosa. O país é altamente povoado, destacam-se os seus moinhos de vento, tulipas, tamancos, cerâmica de Delfit, queijo gouda e bicicletas. Países Baixos é uma monarquia constitucional com democracia parlamentar. Possui valores tradicionais e virtudes civis, com tolerância social tornou-se conhecido por sua politica liberal ao aborto, eutanásia, prostituição e drogas. A nação possui uma das melhores qualidades de vida do mundo e alto desenvolvimento humano. Destacam-se a sua política de assistência social, educação, saúde e segurança. Além de possuir uma das economias capitalistas mais livres do mundo. Países Baixos é membro da União Europeia e Otan, junto com Bélgica e Luxemburgo formaram a União Econômica do Benelux. O país é a sede do Tribunal Especial para o Líbano. Na cidade Haia a quatro tribunais internacionais: Corte Permanente de Arbitragem, Tribunal Internacional de Justiça, Tribunal Penal Internacional da antiga Jugoslávia, e Tribunal Penal Internacional. A sede da agencia da EU de informação criminal – Europol está situado neste município. Nomearam a cidade Haia de capital judiciaria do mundo.

Bibliografia:

Países Baixos – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 4 de outubro de 2020

A Tradicional Cultura Portuguesa

A cultura se manifesta nas formas de agir, sentir e pensar de um povo. O homem valoriza-se na cultura onde concretiza o espírito humano. A mais de dois mil anos denominaram a cultura como aristocracia de espirito. Antônio Sergio afirma que a cultura varia conforme a mentalidade de cada indivíduo onde demonstra a sua personalidade. Para Jorge Dias é no coração que são medidos todos os sentimentos. A cultura portuguesa possui elementos étnicos, míticos e culturais por ser diversificada. Pois manteve contato com as culturas greco-latina, islâmica e hebraica. A religiosidade da Idade Media as transmitiram por pensamentos e pela literatura. Portugal brilhou na epopeia dos descobrimentos, no espirito das Cruzadas e demonstraram a fé. Construiu o Império Colonial, manteve contato com os povos africanos, orientais e americanos. Os portugueses divulgaram a Cultura Portuguesa pelos mares. A Nação Lusitana se expandiu a partir do Atlântico Português, destacando-se pela marítima a cultura Lusa possui aventura, mistério, risco e saudade. Na literatura Os Lusíadas relata a aventura portuguesa no renascimento. Em diferentes épocas históricas os portugueses adaptaram-se a diversas normas de trabalho e costumes. Mas o povo festeja de forma portuguesa alguns acontecimentos religiosos como a Ceia de Natal. Os cidadãos portugueses quando residem em terras estrangeiras formam pequenas comunidades, divertem-se nas coletividades esportivas, culturais e recreativas. Mas sentem saudades de Portugal, do mar e de lugares maravilhosos da terra natal. A saudade é sentida de três formas diferentes: lírica-sonhadora de temperamento céltico, fáustica de modelo germânico e fatalística com comportamento oriental. A literatura portuguesa transmite saudade, sonho, fatalismo e gloria. Mesmo morando longe de Portugal a amada nação sempre estará presente nos corações dos portugueses.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2020). Cultura Tradicional Regional.  

sábado, 3 de outubro de 2020

O Histórico Escolar

 A minha sobrinha Amanda estuda no terceiro ano do ensino médio. Entristecida ela comentou que poderia ter se esforçado mais para ter tirado melhores notas no histórico escolar. Varias universidades não fazem mais o vestibular, mas analisam o desempenho do aluno no seu histórico escolar. Sorrindo perguntei se ela chegou tirar zero em alguma prova. Espantada Amanda respondeu sempre ter tirado boas notas nas avaliações. Então afirmei que a minha sobrinha não teve fortes emoções na sala de aula. Então contei que tirei um zero na prova de matemática quando estudei na sétima serie do antigo ginásio. Naquela época os filhos apanhavam e ficavam de castigo. Por sorte o meu pai estava trabalhando na colheita de café no sitio do sogro dele. Ele não foi a reunião dos pais naquele semestre na escola onde estudei. Eu me esforcei, tirei notas melhores em outras provas de matemática e não fiquei de recuperação. Amanda riu, comentou ter diversas faculdades, pretende fazer o curso de enfermagem para ajudar a salvar vidas humanas.

 

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Noruega

País nórdico localizado na Europa Setentrional, ocupa a região ocidental da Península Escandinava, ilha de Jan Mayen e o arquipélago ártico de Esvalbarda. A parte ocidental da nação faz fronteira a leste com a Suécia e ao norte pela Finlândia e Rússia. Noruega continua com o modelo social escandinavo, inspirado no modelo nórdico, destacando-se a saúde universal, ensino superior subsidiado e o regime da previdência social. Diversas pesquisas analisaram o país, concluíram ser a nação mais pacifica do mundo, o melhor lugar para viver e ser feliz na Terra. O país contribui com a diplomacia e cooperação internacional. Noruega ajuda financeiramente a Organização das Nações Unidas, participa de missões internacionais de paz no Afeganistão, Kosovo e Darfur. A administração do estado é subdividido nos níveis de condados e comunas. Noruega é uma monarquia constitucional com democracia parlamentar.    Os patriotas desta nação influenciam seus territórios tradicionais através do Parlamento Lapônio e Lei da Finamarca. Noruega é membro da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). As suas belezas naturais e a cultura do seu povo demonstram os valores desta nação.

Bibliografia:

Noruega – Wikipédia, a enciclopédia livre

  

domingo, 27 de setembro de 2020

Montenegro

Pequeno país montanhoso situado nos Balcãs, sudeste da Europa. A sua capital é a cidade de Podgorica. Faz fronteira a sudoeste com o mar Adriático, sudeste pela Albânia e Cosovo, nordeste pela Bósnia, Herzegovina e Croácia e a nordeste com a Sérvia. Montenegro de 1945 a 1991 foi uma das repúblicas da República Socialista da Jugoslávia, entre 1991 a 2003 fez parte da República Federal da Jugoslávia. Após 2003 até junho de 2006 tornou-se uma das duas repúblicas do Estado da Sérvia e Montenegro. No dia 221 de maio de 2006 fizeram um plebiscito para saber se o povo queria ser independente ou manter-se unido a Sérvia. A maioria da população escolheu a independência. O parlamento montenegrino anunciou a sua independência em 03 de junho de 2006, teve o reconhecimento da ONU no dia 28 do mesmo mês e ano. O povo luta pelo progresso desta nação.

Bibliografia:

Montenegro – Wikipédia, a enciclopédia livre 

sábado, 26 de setembro de 2020

Uma Aluna Caipira

 Durante a minha infância e juventude morei em um sitio. A escola ficava longe de minha casa, para poder estudar precisava caminhar quatro quilômetros para ir e o mesmo tanto no retorno. Como os meus calçados chegavam sujos na escola e morava no sitio brincando os colegas de classe me apelidaram de caipira. Com esforço consegui terminar o ensino fundamental, mas precisei parar de estudar e ajudei a minha família trabalhando na roça. Devido a mecanização do campo me mudei para a cidade. Quando recordo a minha juventude me lembro que era feliz e não sabia. Eu subia nos pés de jabuticaba e manga para comer os frutos. No pomar tinha pés de laranjas, mamões, bananeiras e goiabas. Nos finais de semanas ia pescar no rio e me divertia brincando na água. No mês de junho fui nas festas juninas, tomei quentão, comi paçoca e rapadura. O vizinho Geraldo tocou sanfona durante vários anos e dancei bastante forró. Na escola por mais que estudei não consigo conjugar os verbos corretamente. Desde a minha infância sempre falo a mesma frase: Tadinhus di nois, a genti num tem grana pra paga as contis!

 

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Cultura de Ética e Integridade

Trabalhar em órgãos públicos requer do funcionário a ética e integridade. O funcionário do Estado trabalha no corpo jurídico, recursos financeiros, técnicos, humanos e inúmeros outros departamentos. O cidadão precisa estar preparado para atender os seus semelhantes. Além de ser uma pessoa honrada deve utilizar a vida publica com respeito e justiça visando beneficiar os demais cidadãos. Este colaborador institucional trabalhando com competência e solidariedade valoriza a cidadania, pois está inserido numa sociedade onde ajuda o Estado beneficiando inúmeras pessoas anônimas. Como ser social utiliza os serviços públicos de acordo com a Lei defendendo a segurança pública, social e o meio ambiente. O funcionário público precisa ter responsabilidade no seu cargo exercendo-o corretamente além de possuir a formação adequada. Os impostos pagos pelos cidadãos contribuem para o funcionamento do sistema. O politico quando eleito assume por livre vontade ao determinado cargo, mas precisa seguir as regras de conduta ético-politicas. Deve ser uma pessoa honesta, defender os direitos dos eleitores e respeitar os políticos de partidos diferentes. Quando o politico exerce as suas funções com capacidades, competências, qualidades e virtudes pode ter boas ou péssimas decisões beneficiando o povo ou sendo corrupto. Independente das ideologias partidárias o politico precisa trabalhar com dignidade e respeito a Instituição assumindo com responsabilidade os efeitos de suas decisões. Pois será um ser prudente seguindo os caminhos de nobres cidadãos. Os homens e mulheres quando eleitos permanecem determinado tempo no cargo político, mas a Instituição continua sendo ocupada por outros cidadãos. Após assumir determinada função politica o individuo precisa trabalhar ao serviço de uma instituição tomando decisões com dignidade, caso contrario desrespeita os que confiaram nele. Um candidato a determinada eleição precisa analisar-se para verificar se tem condições de assumir o cargo depois de eleito. Além de ser honesto deve ter ética e responsabilidade profissional, pois deseja beneficiar a população. Os eleitores devem ter prudência, analisar as propostas e escolherem os seus candidatos, pois os mesmos assumirão as determinadas funções depois de eleitos. Depois não adianta reclamar por ter ajudado a eleger um político corrupto.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2020). Cultura da Ponderação e da Obrigação. 

domingo, 20 de setembro de 2020

Mônaco

O principado é uma cidade-estado soberana, microestado localizado no sul da França. Possui costa marítima com o mar Mediterrâneo. Mônaco foi fundado em 1297 pela Casa de Grimaldi, tornou-se soberana até o tempo atual. Além de ser a segunda menor nação do mundo. A forma de governo do principado é monarquia constitucional. Durante mais de sete séculos governam o país a Casa de Grimaldi. Em Mónaco habitam uma minoria de moradores nativos, residem na nação franceses e italianos. Mônaco teve o seu desenvolvimento econômico no final do século XIX com a abertura do primeiro cassino e a conexão ferroviária com Paris. Devido ao clima ameno, belas paisagens e os cassinos contribuíram para o principado ser o destino turístico e recreativo dos ricos. Atualmente Mônaco tornou-se um grande centro bancário, diversificou a sua economia no setor de serviço e pequenas industrias não poluentes. O estado não cobra o imposto de renda, com baixas taxas comerciais tornou-se um paraíso fiscal. Destaca-se em Mônaco a corrida anual no circuito de Formula 1. A gentileza deste povo e as suas belezas naturais alegram milhões de turistas que a visitam todos os anos.

Bibliografia:

Mônaco – Wikipédia, a enciclopédia livre

  

sábado, 19 de setembro de 2020

Os meus Sonhos e Objetivos

Meu nome é Ana, sou filha de um casal de agricultores. A minha mãe Maria e meu pai João tiveram onze filhos. Com dezoito anos conheci Antônio, namoramos durante dois anos e nos casamos. Como os meus sogros se mudaram para a cidade fui morar junto com o meu marido no sitio deles. Quando tinha vinte e cinco anos nasceu o meu terceiro filho. Após cinco anos infelizmente a minha mãe Maria teve derrame e ficou com a parte esquerda do corpo paralisado. O meu pai João cuidou com carinho de sua esposa. Passados alguns anos tive mais duas filhas. Eu e meu marido Antônio trabalhamos durante vários anos na roça do sitio com pés-de-cafés. Sofri bastante quando o meu pai João teve enfarto e faleceu. Passados seis meses a minha mãe Maria morreu. Apesar do sofrimento de ter perdido os meus pais a vida continuou. Com vinte anos a minha filha mais velha casou-se. Devido a mecanização do campo o meu marido vendeu o sitio. Quando tinha quarenta e oito anos junto com Antônio e os quatro filhos nos mudamos para a cidade. Meu marido trabalhou de pedreiro, meu filho e as duas filhas como eram maiores de idade arrumaram empregos e retornaram aos estudos. Eu me tornei dona de casa e caminhando todos os dias acompanhei a minha filha caçula até a escola. Desde a minha infância sonhei em morar no litoral perto do mar. Então comecei a vender roupas e cosméticos através de catálogos. Após seis anos aprendi a dirigir e tirei a carteira de motorista. Passados alguns anos os meus filhos se casaram, tenho dois netos e seis netas. Antônio se aposentou com sessenta e cinco anos, consegui me aposentar com sessenta e dois anos. Independente da idade estava disposta a realizar os meus sonhos. Acompanhada com meu marido viajamos varias vezes a cidade litorânea. Impressionados com a beleza do lugar decidimos comprar uma residência naquele município. Vendemos o imóvel onde residimos durante vinte anos, pegamos a nossas economias e compramos outra casa perto do mar. Animada com setenta anos realizei o meu sonho de infância, pois junto com o meu marido fui morar no litoral. Frequentemente recebo a visita de meus filhos e netos. Emocionada aprecio todos os dias as maravilhas do mar, especialmente o pôr do sol no oceano.

  

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Moldávia

Nação sem costa marítima localizada na Europa ocidental. A sua capital é a cidade Quichinau. Faz fronteira com a Ucrânia e Romênia. O país ficou independente da União Soviética em 1991 com o termino da URSS. Aumentou o setor dos serviços na economia, diminuiu a influência da indústria e agricultura. O país é o mais simples da Europa com menor desenvolvimento humano. Moldávia é uma republica parlamentar, com um presidente e o primeiro-ministro. O país é membro das Nações Unidas e do Conselho da Europa.

Bibliografia:

Moldávia – Wikipédia, a enciclopédia livre

 


domingo, 13 de setembro de 2020

Malta

O país insular localiza-se no sul da Europa, as Ilhas Maltesas é um arquipélago no mar Mediterrâneo. Além de ser um dos menores países da Europa. A sua capital é a cidade Valeta. A língua oficial é o maltês, a cooficial o inglês. Devido a sua localização Malta teve importância estratégica na sucessão de diversas potencias, destacando-se os fenícios, romanos, árabes, mouros, normandos, franceses e britânicos. Malta ficou independente em 1964. Tornou-se uma republica em 1974. O país é membro das Nações Unidas e União Europeia.

Bibliografia:

Malta- Wikipédia, a enciclopédia livre

  

sábado, 12 de setembro de 2020

Amor e Sofrimento na Vida Humana

Infelizmente vemos frequentemente nos meios de comunicações suicídios de atores e cantores famosos e pessoas de todas as classes sociais. Pois tiveram graves problemas e mesmo sendo saudáveis tiraram a própria vida. A minha tia Isabel foi filha única de Luzia e Benedito. Ela morou no sitio, conheceu Pedro, namoraram e se casaram. O casal teve cinco filhos. O bicho barbeiro picou Pedro e teve doença de chagas. Passaram-se vários anos, devido a mecanização do campo está família mudou-se para a cidade. Os filhos cresceram, casaram-se, Isabel teve oito netos. A dez anos Pedro teve câncer de próstata. Ele precisou fazer a cirurgia e ficou curado do câncer. A seis anos o senhor Benedito como estava viúvo e tinha oitenta e cinco anos foi morar na casa de sua filha. Passados alguns meses devido ao agravamento da doença de chagas Pedro precisou colocar no coração a ponte de safena. No meio deste sofrimento Isabel precisou ir no medico, fez vários exames e tinha diabete. Apesar de seus problemas de saúde durante três anos cuidou do seu pai. Ela sofreu bastante quando Benedito faleceu. Depois de tanto sofrimento Isabel foi confortada pelo marido e filhos. A dois anos Pedro precisou ser internado no hospital. Ele estava com câncer nos ossos. Preocupado se consultou com médicos particulares, fez inúmeros exames e a quimioterapia. Como a doença agravou-se ele ficou deitado na cama. Apesar do sofrimento Pedro nunca reclamou, tomou corretamente os remédios e lutou para continuar vivo. Isabel e os filhos cuidaram com carinho dele. No mês passado enquanto Pedro estava internado no hospital faleceu. Esta família sofreu e chorou no velório deste homem. Depois do sepultamento de Pedro amargurada Isabel sentia saudades do marido. Mas no seu coração havia esperança porque quando partir deste mundo o reencontrará novamente e ficarão juntos por toda a eternidade! 

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Luxemburgo

Pequena nação situada na Europa Ocidental. A sua capital é a Cidade de Luxemburgo. Faz fronteira com a Bélgica, França e Alemanha. Possui cerca de quinhentos mil habitantes. As línguas oficiais são o alemão, francês e luxemburguês. Luxemburgo é uma democracia parlamentar com um grão-duque como monarca constitucional. O país tornou-se uma fortaleza romana no inicio da Idade Média. Espanha foi a principal potência europeia nos séculos XVI e XVII, esta nação foi um importante bastião espanhol. No país encontram-se os costumes da Europa Românica e Germânica, cada qual seguindo as suas diferentes tradições. Luxemburgo é uma economia desenvolvida com alto padrão de vida. Possui belos pontos turísticos.

Bibliografia:

Luxemburgo – Wikipédia, a enciclopédia livre

domingo, 6 de setembro de 2020

A Democracia e o Professor

A democracia utiliza os sistemas educacionais para divulgar os seus princípios e valores. A escola, professor e aluno se complementam, pois todo o cidadão deve ter acesso à educação de qualidade. Pois a boa escola é indispensável na formação do indivíduo e da sociedade. Os bons professores também necessitam de uma formação de qualidade. A influencia do professor na educação dos alunos discute sobre o domínio político e o exercício da politica democrática. Juntamente com a escola deve ser garantido ao estudante o acesso ao conhecimento, relatando os seus direitos e deveres. Os educadores não podem reproduzir a ideologia da classe dominante. O professor é fundamental na formação da sociedade, mas enfrenta dificuldades e críticas na sua profissão. O desenvolvimento do país se reflete na educação. A escola, educação e professor estão direcionados ao ensino, examinando diferentes ideias e se responsabilizando por suas decisões e consequências.  A filosofia da educação precisa fazer parte do professor moderno. Porque sempre colaborou com outras disciplinas principalmente na discussão de assuntos difíceis como o aborto, pena de morte, vicio em drogas proibidas e legalizadas, prostituição, trafico de órgão humanos. A educação faz parte do sistema educativo associado a escola, professores, alunos, formandos, funcionários da instituição e a sociedade. A filosofia no planejamento educacional explora os problemas de outras disciplinas na tentativa de soluciona-las. O bom professor, aluno e cidadão aceita opiniões diferentes da sua. Cada ser humano possui os seus sonhos e objetivos, procura dar um sentido e dignidade a sua própria vida. A tolerância deve fazer parte do comportamento do homem, os seus problemas precisam ser resolvidos com o dialogo e respeito nunca com a violência. Construiremos uma sociedade mais fraterna e sem preconceitos valorizando a vida humana.

Bibliografia:

              BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2020). O Professor e a Democracia. 

 


sábado, 5 de setembro de 2020

Os Desafios em ser Professor

A sociedade reclama do ensino escolar no Brasil, mas não se informam sobre as dificuldades dos professores em lecionar. A quarentena do Covid-19 trouxe novos desafios para dar aula. O meu nome é Rose, leciono na 4º série de uma escola municipal. Eu e os outros professores desta instituição planejamos as aulas e elaboramos as atividades mediante os conteúdos essenciais ao aluno. O planejamento é quinzenal e os pais retiram os Kits da quinzena na escola dois dias antes de começar a quinzena seguinte. Nele vão todas as atividades impressas, livros, cadernos e demais materiais que os alunos vão utilizar, desde lápis grafite e de cor, giz de cera, tesouras, papeis, colas, tintas, jogos pedagógicos. As aulas estão sendo enviadas pelo WhatsApp, montamos fotos, áudios e vídeos explicativos de cada aula. Enviamos o planejamento e demais documentos em PDF no grupo que foi formado no aplicativo de cada turma. Fazemos atendimento do grupo no horário normal de aula. São feitas as demais explicações que os alunos pedem para tirar duvidas ou responder questionamentos que eles fazem acerca do que está sendo ensinado. Fazemos as correções necessárias das atividades pelo grupo também. Damos a aula pelo WhatsApp em vídeo e áudio. Quando os familiares vão pegar o novo Kit de materiais eles levam o anterior que a criança já fez e deixam na escola para fazer correção. A validade da presença do aluno é mediante a realização da atividade do dia. Esta atividade não precisa ser feita no dia, podem ser enviados os registros por fotos, vídeos ou mesmo quando entregam na escola para corrigir. A validade também é baseada nessas atividades. O professor precisa ser valorizado, respeitado e receber um salário digno por sua profissão.

  

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Lituânia

A nação é uma republica báltica. A sua capital é a cidade de Vilnius. Faz fronteira ao norte pela Letônia, leste e sul com a Bielorrússia, sul com a Polônia e oeste com o mar Báltico. Possui cerca de três milhões de habitantes. Lituânia é um país desenvolvido com bons indicadores sociais. Além de ser membro da União Europeia. As suas belezas naturais e a cultura do seu povo demonstram os valores desta nação. 

Bibliografia:

Lituânia – Wikipédia, a enciclopédia livre

  

domingo, 30 de agosto de 2020

Liechtenstein

Pequena nação localizada no centro da Europa. Faz fronteira a leste pela Áustria e oeste com a Suíça. Possui trinta e quatro mil habitantes, utilizam a língua alemã. Desde o século XV o país continua com o mesmo território comandado pela mesma família, Casa de Liechtenstein. Pertenceu ao Sacro Império Romano-Germânico de 976-1806, mas foi desmembrado em 1806. Liechtenstein é um microestado além de ser um dos países mais ricos do mundo.

Bibliografia:

Liechtenstein – Wikipédia, a enciclopédia livre

 


sábado, 29 de agosto de 2020

O Trem

Eu sou uma trabalhadora autônoma, como tenho problemas de saúde preciso repousar. Apesar das dificuldades financeiras estou em casa cuidando de minha filha Sofia com cinco anos. Defronte da minha residência há uma linha férrea. Diversas vezes por dia vemos e ouvimos os apitos dos trens. Sofia animada desejou entrar naquele meio de transporte. Precisei explicar para a minha filha que os trens são transporte de cargas e não de passageiros. Com o passar dos dias a menina ficou triste quando viu o trem. A minha vizinha Maria contou que o seu filho André de seis anos também queria andar no trem. No domingo eu, Sofia, Maria e André fomos de excursão a uma cidade turística. Naquele município tinha o trem Maria Fumaça. Contentes compramos as passagens e embarcamos no trem. Enquanto a Maria Fumaça se locomovia as crianças emocionadas sorriam felizes.