quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Osvaldo Cruz

Destacou-se como médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro (1872-1917). Osvaldo Cruz ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro com quinze anos em 1887. Formou-se em 1892, pesquisou a micrologia. O médico iniciou as suas pesquisas no pequeno laboratório de sua casa. Osvaldo Cruz trabalhou na Policlínica Geral do Rio de Janeiro como chefe de laboratório de análises clinicas. O médico viajou a Paris em 1897, estudou dois anos microbiologia, imunologia e soroterapia no Instituto Pasteur. Quando retornou ao Brasil voltou a trabalhar no antigo emprego. Estudou a peste bubônica de Santos. Osvaldo Cruz trabalhou de diretor do Instituto Soroterápico Federal do Rio de Janeiro. O médico combateu as epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola. Utilizou métodos inovadores como o isolamento dos doentes, campanhas de saneamento, limpeza de moradias e eliminação de ratos porque as pulgas transmitem a doença. Osvaldo Cruz pesquisou que a febre amarela era transmitida por um mosquito. Ele incentivou medidas sanitárias nas casas para eliminar os insetos. Eliminou a febre amarela do Rio de Janeiro em 1907. Ele viajou pelo país numa expedição marítima e fluvial, implantou um código sanitarista com regras internacionais em 1905 e 1906. O seu trabalho no combate de doenças destacou-se no mundo em 1907. Reformou o Código Sanitário e aperfeiçoou os órgãos de saúde do país. Combateu a malária em 1910 em Rondônia e a febre amarela no Pará. Elegeram-no a Academia Brasileira de Letras em 1913. Osvaldo Cruz incentivou a fotografia brasileira como fonte de expansão documental. Em suas pesquisas um fotografo fotografou e filmou as novas invenções. Recomendou aos médicos indicarem a educação, higiene e tratamento de doenças a população carente. Este nobre médico recebeu inúmeras homenagens no Brasil. Como vários nome de ruas, uma rodovia e a cidade paulista Osvaldo Cruz.

Bibliografia:

Osvaldo Cruz – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 25 de dezembro de 2022

Vital Brasil

Destacou-se como médico, sanitarista e cientista brasileiro (1865-1950). Pesquisador pioneiro no estudo de toxinas produziu o soro antiofídico para o tratamento de mordidas de aranha, escorpião e cobra venenosa. Vital Brasil iniciou os seus estudos na cidade de Caldas. Entrou na Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro em 1886. Depois de formado começou a trabalhar no Serviço de Saúde Publica do Estado de São Paulo em 1891. O médico viajou no interior do estado e combateu as epidemias de febre amarela e peste bubônica. Na cidade de Botucatu destacou-se a plantação de café, em 1895 Vital Brasil socorreu várias pessoas picadas por cobras. O cientista estudou no Instituto Bacteriológico do Estado de São Paulo com Adolfo Lutz como diretor. Pesquisou e trabalhou em parceria com Emílio Ribas e Osvaldo Cruz a febre amarela, peste bubônica, varíola e tifo. Combateu a peste bubônica em 1899 na cidade de Santos. Incentivou o governo a fundar um laboratório de produção do soro antipestoso. Instalaram este instituto na fazenda Butantan, Vital Brasil pesquisou e trabalhou neste lugar. Transferiram o laboratório da fazenda no Instituto Butantan em 1901. O médico e sua família moraram na fazenda. Vital Brasil terminou os seus estudos e desenvolveu o soro antiofídico em 1903. Durante vinte anos este notável médico trabalhou e pesquisou a produção de soro e vacina contra tétano, tifo e varíola. Ele deixou a direção do Instituto Butantã em 03 de julho de 1919. Mudou-se ao Rio de Janeiro, criou o Instituto Vital Brasil, desenvolveram pesquisas, ensino, produção de medicamentos e soros. Este notável médico recebeu inúmeras homenagens em diversos lugares do Brasil porque ajudou a salvar inúmeras vidas humanas.

Bibliografia:

Biografia de Vital Brasil – eBiografia 

sábado, 24 de dezembro de 2022

A Magia do Natal

Na época do Natal refletirmos como poderíamos convivermos pacificamente em um mundo mais justo e fraterno. Os meios de comunicações divulgam roubos, assassinatos, ódios, vinganças, fome e guerras.  No dia do Natal analisamos a vida e a morte, nosso destino, sonhos e objetivos. As pessoas possuem capacidades e oportunidades de valorizarem as próprias vidas e ajudarem os seus semelhantes. O Natal transmite amor, solidariedade e dignidade. Os seres humanos possuem qualidades e devem usa-las em beneficio do bem comum. Se por acaso alguém cometeu um erro e prejudicou os outros precisa tentar repara-lo. Neste dia especial acontece a festa na família, os familiares felizes se abraçam e demonstram o amor. No Natal as refeições tradicionais são especiais, apesar dos gastos financeiros ficamos emocionados e felizes. Esta data especial revela o respeito, os direitos, a liberdade e a dignidade humana. A solidariedade envolve o humanismo onde repartimos com os mais carentes alimentos, vestuário e outros produtos indispensáveis à sobrevivência do homem. A humanidade está cansada de injustiça, exclusão, violência, fome e miséria. As pessoas no mundo desejam paz, felicidade e harmonia entre todos os seres. O Natal reflete esta mensagem. Cada ser humano, a sua família e amigos contribuem para a Festa da Família Humana. Quando desejamos Feliz Natal aos nossos semelhantes mostramos lealdade e gratidão na família, aos amigos e demais pessoas com a amizade verdadeira, pedimos perdão e agradecemos aqueles que nos ajudaram em nossa vida. Mesmo com tantos problemas sociais como a fome, miséria e a morte no nosso interior temos esperança de construirmos uma sociedade mais solidaria, amiga e fraterna no ano novo de 2023. No Natal comemoramos o nascimento do menino Jesus Cristo. Se seguirmos os ensinamentos divinos do nosso Amado Mestre teremos paz e felicidade.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2022). Natal com “Amor-de-Amigo”. 

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Emílio Ribas

Destacou-se como médico sanitarista brasileiro (1866-1924). Emílio Ribas trabalhou como médico de saúde publica no final do século XIX e início do século XX. Ele combateu as epidemias e endemias do Brasil e fundou o Instituto Butantã. Este notável médico nasceu na cidade Pindamonhangaba em 1862. Na sua juventude interessou-se por medicina, mudou-se ao Rio de Janeiro. Estudou na Faculdade Nacional de Medicina, graduou-se em 1887. Emílio Ribas formou-se clinico geral, casou-se e trabalhou em Santa Rita do Passa Quatro e Tatuí. Devido ao seu talento o nomearam inspetor sanitário em 1895. Combateu as epidemias, principalmente a febre amarela nas cidades de Araraquara, Rio Claro, Jau e Pirassununga. No ano seguinte conteve a febre amarela em Capinas. Trabalhou na cidade de São Simão, Estado de São Paulo, deteve a terceira epidemia de febre amarela em 1903. Emílio Ribas acabou com esta doença quando uma equipe de voluntários limpou o rio e melhorou o saneamento básico do município. Em suas pesquisas descobriu que o transmissor da febre amarela era o mosquito Aedes Aegypti. Auxiliado por Adolfo Lutz e Oscar Moreira se deixou picar pelos mosquitos infectados por esta doença. Provou a transmissão da febre amarela pelo inseto. Em Santos combateu a peste bubônica, incentivou a higiene pessoal e do saneamento básico da cidade. Emílio Ribas e o médico Vital Brasil pesquisaram e produziram os soros para fazerem o tratamento de picadas de cobras em São Paulo. Inauguraram o Instituto Butantã. Ajudou a abrir um sanatório em Campos do Jordão especializado no tratamento da tuberculose. Mesmo tendo problemas de saúde visitou e tratou os pacientes com mal de Hansen. No ano de 1932 em homenagem ao médico a principal instituição de pesquisas infectocontagiosas e hospital de São Paulo mudou o nome para Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Os estudos e o trabalho deste notável médico são bons exemplos para as próximas gerações.

Bibliografia:

Emílio Ribas – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 18 de dezembro de 2022

Adolfo Lutz

Destacou-se na medicina tropical e zoológica no Brasil (1855-1940). Adolfo Lutz estudou e pesquisou epidemiologia e doenças infecciosas. Filho do comerciante suíço Gustav Lutz e Mathilde Oberteulffer. O avô paterno Friedrich Bernard Jacob Lutz (1758-1861) destacou-se na medicina suíça, pois trabalhou durante vinte anos de médico no exército da Confederação Helvética. Os pais dele chegaram no Rio de Janeiro em 1852, naquele ano teve a epidemia de febre amarela. O casal retornou a Berna em 1857. Adolfo Lutz casou-se com a inglesa Amy Fowler, desta união nasceu três filhos. Ele graduou-se em medicina na Universidade de Berna, Suíça em 1879. Depois estudou em vários institutos médicos de Londres, Viena, Praga e Paris. Retornou ao Brasil em 1881. Trabalhou de clinico geral em Limeira, Estado de São Paulo durante seis anos. Depois viajou a Hamburgo, Alemanha, especializou-se em doenças infecciosas e medicina tropical. Devido a sua fama tornou-se diretor do Hospital Kalihi no Havai, pesquisou hanseníase. Adolfo Lutz voltou ao Brasil em 1892, dirigiu o instituto de Bacteriologia, passado bastante tempo esta instituição o homenageou mudando o nome para Instituto Adolfo Lutz. A cidade de Santos teve uma epidemia de peste bubônica. Ele trabalhou com os médicos brasileiros Emílio Ribas e Vital Brazil. Pesquisaram sobre os antídotos a picadas de cobra, contribuíram para a fundação do Instituto Butantan. Adolfo Lutz pesquisou a transmissão da febre amarela pelo mosquito Aedes aegypti. Como cientista identificou o blastomicose sul-americano. Dedicou-se a saúde pública, pesquisou e trabalhou em várias epidemias do Brasil de cólera, peste bubônica, febre tifoide, malária e esquistossomose. Este grande médico tornou-se um herói brasileiro.

Bibliografia:

Adolfo Lutz – Wikipédia, a enciclopédia livre  

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Sepé Tiaraju

Destacou-se como um guerreiro indígena brasileiro (1723-1756). Líder indígena dos Sete Povos das Missões lutou contra o Tratado de Madrid. Sepé liderou o seu povo contra os ataques militares espanhóis e portugueses durante o período colonial. Os povos indígenas Guaranis integrantes dos Sete Povos das Missões ocuparam a parte sul do Brasil e norte da Argentina. Sepé Tiaraju organizou a resistência indígena nas lutas para impedir a desocupação das terras dos Sete Povos das Missões imposto pelo Tratado de Madrid. Diversos missionários jesuítas apoiaram os nativos, em especial os padres Altamirano e Balda que estavam catequizando os indígenas. A resistência dos índios guaranis ocorreu na Guerra Guaranítica de 1753 a 1756. Numa batalha em 1756 Sepé liderou os indígenas na batalha com os soldados espanhóis na entrada da cidade Rio Pardo, atualmente chama-se São Gabriel. No dia 7 de fevereiro de 1756 aconteceu a Batalha de Caiboate onde morreram Sepé Tiaraju e inúmeros índios. Sepé tornou-se um herói da resistência. No Rio Grande do Sul este nobre guerreiro relembra a resistência e bravura dos gaúchos. Sepé Tiaraju faleceu defendendo a sua terra, tornou-se um herói gaúcho e símbolo nativo. Diversas obras literárias homenagearam o líder indígena em datas diferentes: Poema O Uraguai – Basílio da Gama 1769, O Lunar de Sepé – João Simão Lopes Neto 1913, O Tempo e o Vento – Erico Verissimo 1949, Sepé Tiaraju: Romance dos Sete Povos das Missões – Alcy Cheuiche 1975. Sepé Tiaraju tornou-se personagem de diversas histórias em quadrinhos.

Bibliografia:

Sepé Tiaraju – Wikipédia, a enciclopédia livre  

domingo, 11 de dezembro de 2022

As Sociedades Multiculturais

A segunda metade do século XX com os avanços científicos beneficiou a humanidade. Na primeira metade do século XX aconteceram a Primeira e Segunda Guerra Mundial com matança e destruição. Infelizmente ainda existe guerras violentas no mundo. Além dessas calamidades devido aos desenvolvimentos científicos e tecnológicos surgiram novas formas de violência, opressão e violação dos direitos humanos. No primeiro quarto do século XXI acontecem graves conflitos armados e os escravos modernos. Os principais afetados são as crianças e mulheres vítimas de exploração sexual com destaque nos pontos turísticos. O filosofo romano Séneca no primeiro século alertou que o escravo nasce da mesma forma, respira do mesmo ar e morre igual ao homem livre. No final do século XX o secretário geral das Nações Unidas defendeu a liberdade e dignidade do ser humano. Todos são iguais perante as leis incluindo os carentes, explorados, marginalizados e excluídos. Felizmente temos as diversidades culturais dos povos com culturas diferentes. O Estado Democrático precisa defender as sociedades multiculturais, especialmente dos grupos étnicos e minorias racionais. A humanidade deve respeitas os valores da cultura, deveres e direitos humanos, a liberdade responsável e digna. O reconhecimento da interculturalidade desenvolveu-se na humanidade com a riqueza dos patrimônios mundiais. Um futuro intercultural tolerante, fraterno e democrático são direitos humanos. Os documentos das Nações Unidas afiram que os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Em Portugal os portugueses tem direito a educação e cultura. O Estado garante o direito e a igualdade na educação escolar. Com o acesso a educação é garantido a liberdade de aprender e ensinar. O sistema educativo responde as necessidades sociais contribuindo para o desenvolvimento completo e harmonioso da personalidade dos indivíduos. Incentiva a formação de cidadãos livres, responsáveis, democráticos e solidários valorizando o trabalho humano. A educação desenvolve o espirito democrático e pluralista, respeita as ideias dos cidadãos porque está aberta ao diálogo, troca de opiniões e espirito critico empenhado em sua transformação social.

 Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2022). Sobrevivência das Sociedades Multiculturais. 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Antônio de Sampaio

Destacou-se como militar brasileiro e tornou-se herói na Guerra da Tríplice Aliança (1810-1866). Como participou de várias guerras no século XIX pelo exercito brasileiro a sua coragem marcou a história do Brasil. Antônio de Sampaio nasceu na Fazenda Vitor, Tamboril, Ceara. Com vinte anos alistou-se como praça voluntario no 22º Batalhão de Caçadores localizado na Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção em 17 de julho de 1830. Devido ao seu talento ganhou novos postos na carreira militar. Em maio de 1839 iniciou como alferes, tenente em dezembro de 1839, capitão – 1843, major – 1852, tenente-coronel – 1855, coronel – 1861 e brigadeiro – 1865. Participou de batalhas militares no período regencial e do segundo reinado. Antônio de Sampaio destacou-se no combate em Encontro de Icó, Província do Ceará em 1832; Cabanagem, Província do Pará de 1835 a 1840; Balaiada, Província do Maranhão 1838-1841; Guerra dos Farrapos, Província do Rio Grande do Sul 1835-1845; Revolta Praieira, Província de Pernambuco 1848-1850; Guerra contra Oriba e Rosas, Paraguai 1851; Batalha de Monte Caseros, Argentina 1852; Guerra da Tríplice Aliança, Paraguai 1864. Devido a sua bravura Antônio de Sampaio recebeu seis condecorações de D. Pedro II entre 1852 a 1865. Ganhou a comenda da Imperial Ordem de Rosa. Em sua homenagem construíram diversas estatuas do Brigadeiro Antônio de Sampaio em vários lugares do Brasil. Em 10 de junho de 2011 a Academia Brasileira de Medalhística Cívico Militar do Brasil criou a Medalha Brigadeiro Sampaio. Em 1962 o nomearam Patrono da Arma de Infantaria do Exercito Brasileiro. No dia 24 de abril de 2009 inscreveram o seu nome no Livro de Aço do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves homenageando-o como herói nacional.

Bibliografia:

Antônio de Sampaio – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 4 de dezembro de 2022

Felicidade e Infidelidade

Iracema e Gentil se encontraram na paria naquela manhã de agosto. Aquela mulher estava triste, o rapaz perguntou se poderia dar-lhe um beijo. Os dois jovens tinham uma amizade forte, aquela senhora atendeu ao pedido dele. O jovem ansioso beijou aquela mulher casada. O marido dela trabalhava em outro setor, ela encontrou em Gentil o verdadeiro companheiro. Iracema a linda mulher portuguesa de olhos castanhos e cabelos loiros impressionava todos os homens. Depois daquele beijo o casal teve diversos encontros românticos. Os dois jovens enamorados nunca pensaram na infidelidade de Iracema ao seu marido, pois eram felizes naquela traição. Numa manhã Iracema comentou que iria divorciar-se do seu marido. Gentil teve apenas uma aventura amorosa. Com o final daquele relacionamento a bela mulher continuou casado com marido dela.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2022). Felicidade na Infidelidade. Será possível? 

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

José de Alencar

Destacou-se como dramaturgo, romancista, advogado, jornalista e politico brasileiro (1829-1877). Tornou-se o principal romancista da fase romântica brasileira. José de Alencar participou da corrente literária indianista. O escritor filho do senador José Martiniano e de Ana Josefina nasceu no sitio Alagadiço Novo, Mecejana, Ceara. Em sua infância presenciou os encontros políticos noturnos de seu pai. Em 1844 decidiu ser escritor de romances. José de Alencar formou-se advogado em 1851, exerceu advocacia no Rio de Janeiro. Escreveu no Correio Mercantil em 1854 onde comentou acontecimentos sociais, novos livros e política. Tornou-se gerente e redator-chefe do Diário do Rio em 1855. No ano seguinte publicou o seu primeiro romance Cinco Minutos em folhetim. Iniciou a publicação de O Guarani em forma de folhetim em janeiro de 1857. Devido ao sucesso foi publicado em livro. José de Alencar em 1858 trabalhou de chefe da secretaria do Ministério da Justiça e lecionou no Direito Mercantil. Candidatou-se a deputado do Ceara em 1860, o reelegeram em quatro mandatos. Publicou Cartas de Erasmo utilizando um pseudônimo em 1865 onde descreveu os problemas do país. Este notável escritor escreveu obras de gêneros históricos, indianistas, regionalistas e urbanos. Principais obras de José de Alencar: Cinco Minutos – 1856, O Guarani – 1857, A Viuvinha – 1860, Lucíola – 1862, Diva – 1864, Iracema – 1865, Cartas de Erasmo – 1865, O Juízo de Deus – 1867, A Pata de Gazela – 1870, O Tronco de Ipê – 1871, Sonhos d’Ouro – 1872, A Guerra dos Mascates – 1873, Senhora – 1875, O Sertanejo – 1875.

Bibliografia:

Biografia de José de Alencar – eBiografia 

domingo, 13 de novembro de 2022

Gerenciamento do Trabalho em Equipe

O trabalho em equipe é uma característica da sociedade contemporânea. O intercambio entre profissionais possibilita melhores recursos investidos e cooperação com outros domínios de conhecimentos. Principalmente quando os objetivos pretendem atingir a natureza social. As Comissões Sociais de Freguesia composta por diversos técnicos em áreas especializadas possuem objetivos definidos visando promover benefícios sociais as pessoas mais vulneráveis. Independente da entidade cada elemento da equipe possui um espirito de missão, sentido de justiça, rigor na execução do serviço, sigilo das informações obtidas visando promover a dignidade do individuo carente. Gerenciar uma equipe com características diversificadas possibilita uma hierarquia estruturada conhecendo a posição de cada membro da instituição. O gestor de uma equipe de trabalho da Comissão Social de Freguesia deve ser considerado um colaborador competente e empenhado. Pois trabalha em equipe, organiza as instituições e o desenvolvimento de suas atividades. Existe trabalho em equipe na maioria das empresas visando a integração na equipe, compartilhando princípios, regras, valores e objetivos da instituição. As equipes de trabalho possuem as suas próprias normas e o regulamento de funcionamento. Os membros da instituição trazem junto consigo normas de outros grupos envolvidos. Gerenciar equipes das Comissões Sociais de Freguesia é presidido pelo Presidente da Junta de Freguesia e no relacionamento com os demais membros da comissão. O gestor da equipe precisa de determinados requisitos básicos como o ambiente físico, normas do grupo e respeito do grupo. A gestão de equipes do trabalho procura solucionar determinados problemas. Um dos modelos possíveis é identificado pela sigla ARIDE. Porque aborda o problema, registra os fatos, recolhe informações do mesmo, decide as soluções encontradas correspondentes aos fatos reunidos e efetiva a solução escolhida pretendendo soluciona-lo. No final elabora um relatório contendo a apresentação física, copias do material usado na apresentação e um documento de apoio com dados e informações relevantes. O gestor de uma equipe de trabalho da Comissão Social de Freguesia deve estar presente em outros grupos visando os objetivos sociais da comissão.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2022). Gestão de Equipes de Trabalho Social. 

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Eusébio de Queirós

Importante politico e magistrado brasileiro foi ministro da justiça de 1848 a 1852. Enquanto esteve neste cargo destacou-se como autor de uma importante lei do império (1812-1868). A lei Eusébio de Queirós proibiu o tráfico negreiro da África ao Brasil. O ministro efetivou esta nobre lei em 04 de setembro de 1850. Eusébio de Queirós assinou o primeiro Código Comercial do Brasil no dia 25 de janeiro de 1850. Esta lei valeu até 2002 quando implantaram o novo código civil brasileiro. Mas deixaram vigente o direito marítimo do código comercial de 1850. Efetivou a lei de Terras permitindo que os imigrantes pudessem comprar terras. O ministro colocou em vigor o primeiro sistema penitenciário brasileiro. Após deixar o cargo Eusébio de Queirós atuou como juiz e senador em 1854, integrante do conselho de Estado em 1855 e o nomearam ministro do Supremo Tribunal da Justiça em 01 de março de 1867. A seguir este nobre ministro pediu a aposentadoria. Como político defendeu os interesses sociais do povo brasileiro.

Bibliografia:

Eusébio de Queirós – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

domingo, 6 de novembro de 2022

Francisco Gomes Brandão

Intitulado Visconde de Jequitinhonha destacou-se como advogado, jurista, diplomata e politico brasileiro (1794-1870). Escolhido senador da Provincia de Bahia entre 1851 a 1870. Na regência de Diogo Antônio Feijó trabalhou em dois ministérios além de ter sido presidente do Banco do Brasil. Francisco Gomes Brandão fundou e se tornou o primeiro presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros. Defendeu o abolicionismo no país. Depois da independência do Brasil ele mudou o seu nome para Francisco Gê Acayaba de Montezuma. Pois homenageou o imperador asteca Montezuma, Gê significa índios brasileiros, Acayaba é uma palavra de origem tupi. Como senador elaborou projetos de abolição de escravidão, um deles transformou-se na lei do ventre livre. Francisco Gomes Brandão criou a Sociedade Estatística do Brasil e tornou-se membro do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil. Ocupou um lugar importante na história da Maçonaria do Brasil. Devido a sua bravura condecoraram o Visconde de Jequitinhonha com a medalha da Guerra da Independência. Na politica deixou bons exemplos defendendo o povo brasileiro, principalmente os mais indefesos.

Bibliografia:

Francisco Jê Acaiaba de Montezuma – Wikipédia, a enciclopédia livre   

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Pedro Américo de Figueiredo e Melo

Destacou-se como cientista, teórico de arte, poeta, romancista, professor, filosofo e político (1843-1905). Dedicou-se a pintura e tornou-se um importante pintor acadêmico do Brasil com as suas obras maravilhosas. Desde a infância Pedro Américo dedicou-se as artes. Participou de uma expedição de naturalista pelo nordeste como desenhista. O governo o apoiou e estudou na Academia Imperial de Belas Artes. Especializou-se artisticamente em Paris. Quando retornou ao Brasil lecionou na Academia Imperial. No seu estilo de pintura misturaram-se os elementos neoclássicos, românticos e realistas. Deixou obras admiráveis, por exemplo, Fala ao Tronco, Batalha do Avaí e Independência ou Morte. Pintou temas orientais, alegóricos e bíblicos. O grande pintor residiu no Brasil e na Europa. Recebeu elogios de críticos e do público. Os seus símbolos acadêmicos eram de conservadores e elitistas. Pedro Américo de Figueiredo e Melo retratou em suas obras momentos culturais e políticos. Em especial do Brasil passando do sistema colonial monárquico para um novo tipo de governo moderno. Destacou-se como artista intelectual no final do século XIX. Deixou obras escritas sobre estética, história de arte e filosofia, vários poemas e quatro romances. Homenagearam Pedro Américo de Figueiredo e Melo com o titulo de Pintor Histórico da Imperial Câmara, Ordem da Rosa e Ordem do Santo Sepulcro.

Bibliografia:

Pedro Américo – Wikipédia, a enciclopédia livre 

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Os Direitos Sociais Humanos de Portugal

As Nações Unidas aprovou em 10 de dezembro de 1948 a Declaração Universal dos Direitos do Homem. O seu primeiro artigo afirma que todos os seres humanos são livres e iguais em dignidade e direitos. Os direitos sociais possuem limites respeitando a dimensão social onde o individuo vive. Social refere-se a sociedade completa, onde determinado problema afeta a maior parte e não pode ser resolvido individualmente. A sua resolução e causa estão na sociedade, sua resolução requer mudança. Os direitos sociais evoluíram ao longo da história política e econômica. Surgiram na metade do século XVIII com a independência dos Estados Unidos em 1776 e a revolução francesa de 1789. Afirmaram que os homens nascem iguais em liberdade e direitos. A autonomia do indivíduo defronte do Estado permite que o mesmo estabeleça o seu próprio destino sem a interferência do Estado. A Revolução Industrial Inglesa acelerou mudanças e a democracia, pois introduziu a mecanização na produção e descobriu novas fontes energéticas. Surgiram novos problemas como a precariedade do emprego e o baixo salário, êxodo rural, trabalho de mulheres e crianças. A Europa industrializada confrontou-se com as desigualdades sociais. Ocorreram as revoluções europeias em 1848. Os problemas sociais aumentaram depois da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A partir de 1940 o Estado interveio no plano social. Reconheceu os direitos de emprego, saúde e moradia determinados pelas constituições de diversos países. As políticas sociais desenvolvidas pelo Estado referem-se ao trabalho, proteção social e formação social. O excelente sistema de politica social de Portugal destaca-se na existência de um projeto padrão com intervenções de sua iniciativa se realiza nos exercícios de suas competências legais. Destaca-se um projeto de vida a uma pessoa carente, família ou grupo necessitado promovendo uma rigorosa evolução com alterações necessárias. Este projeto procura retirar indivíduos ou grupos da pobreza, do vicio, marginalização, exclusão social, política, religiosa e educativa. Este projeto incorpora valores materiais e psicológicos visando o bem-estar das pessoas carentes. Mantém o respeito, dignidade e sigilo das pessoas ou grupo amparado. O Presidente da Comissão Social de Freguesia defende o planejar, organizar, dirigir e controlar. Esta intervenção social precisa de recursos humanos, técnicos e financeiros, equipes motivadas, competentes e coesas. A instituição respeita a cultura dominante, hábitos, costumes e tradições locais. Esta comissão possui a motivação dos colaboradores, comunicação rica e eficaz dentro e fora da organização e liderança forte apoiando o sistema planejado. As Comissões Sociais de Freguesia geram alternativas estratégicas, avalizam as alternativas geradas e implementam a estratégia.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2022). Intervenção das Comissões Sociais de Freguesia. 

domingo, 30 de outubro de 2022

Irineu Evangelista de Sousa

Barão de Mauá destacou-se como industrial e politico brasileiro (1813-1889). Ajudou na industrialização do Brasil e tornou-se um empreendedor capitalista brasileiro do século XIX. Irineu Evangelista de Sousa fundou um estaleiro, Companhia Fluminense de Transporte e a primeira estrada de ferro do Rio de Janeiro a Petrópolis.  Filho do fazendeiro João Evangelista de Avila e Sousa e Maria de Jesus Batista de Carvalho. O seu pai faleceu quando ele tinha oito anos, um tio cuidou dele. Morou de 1821 a 1823 num colégio interno de São Paulo. Mudou-se com onze anos no Rio de Janeiro e trabalhou de balconista numa loja de tecidos. Tornou-se empregado de confiança do português Antônio Pereira de Almeida em 1826. Devido as dividas do patrão em 1829 começou a trabalhar de caixeiro de uma empresa inglesa. Irineu Evangelista de Sousa aprendeu a língua inglesa e tornou-se gerente da empresa Carruthers em 1836. Depois de trabalhar durante vinte anos conseguiu acumular uma fortuna pessoal. Comprou uma chácara no Morro de Santa Teresa. Em 1939 buscou sua mãe, a irmã e a sobrinha Maria Joaquina de quinze anos e as levou na chácara. Irineu Evangelista de Sousa casou-se com a sua sobrinha em 1841. A partir de 1845 decidiu ajudar na industrialização do Brasil. No mesmo ano construiu um estaleiro e iniciou a indústria naval brasileira. Fundou a Companhia Fluminense de Transporte em 1852. No ano seguinte a Companhia de Navegação a Vapor do Rio Amazonas. Elaborou a Companhia de iluminação a gás do Rio de Janeiro em 1854. D. Pedro II o homenageou com o titulo de Barão de Mauá. Este homem corajoso tornou-se socio dos cafeicultores paulistas e capitalistas ingleses. Incentivou a construção das estradas de ferro de Recife – São Francisco e Santos – Jundiai. Instalou os primeiros cabos telegráficos submarinos do Brasil a Europa. No final da década de 1850 inaugurou o banco Mauá, MacGregor S Cia. Irineu Evangelista de Sousa foi liberal, abolicionista e não apoiou a Guerra do Paraguai. Destacou-se como deputado pelo Rio Grande do Sul em várias legislaturas. As suas fábricas tiveram sabotagens criminosas, a sobretaxa de importações na matéria prima prejudicou as suas industrias. Apesar do seu esforço os seus negócios faliram. Em 1847 ele recebeu o titulo de Visconde de Mauá. Por causa das dividas precisou vender as empresas aos capitalistas estrangeiros. Apesar de doente e com diabetes pagou os empréstimos e terminou com nobreza as suas atividades financeiras. Visconde de Mauá deixou bons exemplos de trabalho, estudo e honestidade as próximas gerações.

Bibliografia:

Biografia de Barão de Mauá – eBiografia 

domingo, 2 de outubro de 2022

Tenente Marcolino José Dias

Destacou-se como militar baiano no brasil Imperial ( - 1888). Durante a Guerra do Paraguai Marcolino José Dias foi sargento da guarda Nacional da Bahia. Tornou-se comandante da 2º Companhia dos Zuavos Baianos em 1865. Este regimento do exército brasileiro era constituído por negros na Bahia. Este valente soldado comandou os Zuavos na Guerra do Paraguai. Infelizmente os Zuavos comandados por Marcolino José Dias foram eliminados na Batalha de Curupaiti. Terminada a Guerra do Paraguai o Comandante das Forças Brasileiras General Osorio homenageou este grande herói negro. O tenente sobreviveu na batalha e o receberam heroicamente na Bahia em 1868. A seguir o tenente exerceu o cargo de Comado da Guarda Municipal. Marcolino José Dias recebeu homenagens no posto de capitão do exercito e alferes da guarda nacional em 1867. Recebeu a Medalha Imperial do Cruzeiro, a maior honraria a um dos Zuavos Baianos. Passados alguns anos Marcolino José Dias participou da campanha abolicionista na Bahia. O grande herói brasileiro faleceu em fevereiro de 1888. Poeta abolicionista Vicente de Sousa um negro o homenageou em uma apresentação pública que participou a Princesa Isabel e o Barão de Cotegipe.

Bibliografia:

Brazil Imperial – Tenente Marcolino José Dias – post.facebook@BrasilImperiu 

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Francisco Manuel da Silva

Destacou-se como professor brasileiro, maestro e compositor (1795-1865). Francisco Manuel da Silva compôs a melodia do Hino Nacional Brasileiro. Desde menino ele estudou música com o padre José Mauricio Nunes Garcia. Aprendeu violoncelo com dez anos. Aperfeiçoou os seus conhecimentos de composição com Sigismund von Neukomn. A partir de 1832 tornou-se músico da orquestra da Capela Real tocando violino, piano e órgão. Atuou como regente do teatro Lírico Fluminense. Em 1831 o músico escreveu uma canção comemorando a abdicação de D. Pedro I. Após quarenta anos do seu falecimento Joaquim Osorio Duque Estrada escreveu a letra que se transformou no hino nacional. Francisco Manuel da Silva publicou o livro didático Compêndia de Música Pratica em 1832. Contribuiu na fundação da Imperial Academia de Música e Opera Nacional. Em 1833 inaugurou a Sociedade de Beneficência Musical. Homenagearam este nobre músico com as condecorações de Oficial da Ordem da Rosa e Cavaleiro da Ordem de Cristo. Francisco Manuel da Silva escreveu composições criativas, por exemplo, Hino da Coroação do Imperador D. Padro II – 1854 e Hino da Guerra – 1865. Academia Brasileira de Música o nomeou patrono da cadeira número 7.

Bibliografia:

Biografia de Francisco Manuel da Silva – eBiografia 

domingo, 25 de setembro de 2022

Francisco de Brito Peixoto

 Este nobre homem e o seu pai Domingos de Brito Peixoto em 1684 fundaram a vila de Santo Antônio dos Anjos (1650-1735). Descobriu e explorou com o apoio dos cabedrais os campos do Rio Grande de São Pedro do Sul de 1715 a 1718. Trilhou por terra e encontrou o caminho de Laguna a Rio Grande, Maldonado, Colônia do Sacramento e Montevidéu. O rei de Portugal João V em gratificação pelos serviços prestados por Francisco de Brito Peixoto no dia 01 de fevereiro de 1721 lhe concedeu em carta patente as terras de Laguna, ilha de Santa Catarina e do Rio de São Pedro durante três anos. Solicitou em 20 de agosto de 1732 as terras e campos próximos da praia do rio Tramandaí a Rio Grande de S. Pedro. Corajosamente Francisco de Brito Peixoto iniciou a ocupação das terras da Laguna e Colônia do Sacramento. Começou a colonização luso-brasileira no Rio Grande do Sul.

Bibliografia:

Francisco de Brito Peixoto – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Ildefonso Pereira Correia

Conhecido como o barão do Serro Azul destacou-se como empresário e politico brasileiro (1849-1894). Ildefonso Pereira Correia foi o maior produtor de erva-mate do mundo. Destacou-se como o maior exportador deste produto no Paraná. O seu pai era o tenente-coronel Manuel Francisco Correia Junior, faleceu quando ele tinha doze anos. Desde a infância conviveu com assuntos políticos envolvendo divergências entre conservadores e liberais, escravocratas e abolicionistas. Estudou no Rio de Janeiro o curso de humanidades. Quando completou vinte e quatro anos entrou no comercio ervateiro. Viajou a Buenos Aires e Montevidéu por serem consumidores de erva-mate brasileira. Após três anos começou a plantar erva-mate no seu primeiro engenho em Antônia. Depois de quatro anos participou de uma exposição nos Estados Unidos exibindo os seus produtos. Em 1882 o elegeram deputado provincial. Transferiu os seus negócios devido a construção da estrada da Graciose. Ildefonso Pereira Correia comprou o engenho Iguaçu e diversas serrarias, exportou madeira. Adquiriu em 1888 a Typographia Paranaense, mudaram o nome para Imprensa Paranaense. Melhoraram as embalagens de erva-doce exportada. Tonou-se o maior acionista da Companhia Ferrocarril de Curitiba. Comprou o jornal Diário do Comercio, trabalhou de diretor na Sociedade Protetora de Ensino. Destacou-se na fundação da Associação Comercial do Paraná em 1890. D. Pedro II o homenageou com a Comenda Imperial Ordem da Rosa. Como abolicionista quando tornou-se presidente da câmara municipal de Curitiba libertou os escravos do município. A Princesa Isabel no dia 08 de agosto de 1888 lhe entregou o titulo de barão do Serro Azul. Ildefonso Pereira Correia desejando proteger a população de Curitiba apoiou o movimento de revolução Federalista em 20 de fevereiro de 1894. O barão do Serro Azul e outros comerciantes colaboraram com os rebeldes visando evitar saques violentos na cidade. As tropas governamentais ocuparam Curitiba, prenderam inúmeras pessoas acusadas de apoiarem o movimento federalista. Prenderam o barão e cinco amigos numa prisão. No dia 20 de maio de 1894 o general Everton de Quadro mandou executa-los na estrada de ferro Curitiba-Paranaguá. O escritor Leôncio Correia publicou em 1942 a biografia do herói O Barão de Serro Azul. Tulio Vargas editou em 1973 o livro A Ultima Viagem do barão do Serro Azul. Inspirado nesta obra o cineasta Mauricio Appel fez o filme O Preço da Paz em 2003 homenageando o barão do Serro Azul. Restauraram a casa de Ildefonso Pereira Correia em Curitiba onde funciona o centro Cultural Solar do Barão. No dia 16 de dezembro de 2008 inscreveram o seu nome no Livro de Heróis da Pátria.

Bibliografia:

Ildefonso Pereira Correia – Wikipédia, a enciclopédia livre  

domingo, 18 de setembro de 2022

A Elaboração de Projetos Sociais

O trabalho cientifico transforma conceitos específicos em conhecimentos práticos, utiliza o trabalho teórico para atingir os seus objetivos. As técnicas cientificas produzem os resultados exatos na atividade de pesquisa. Existe diversos instrumentos para a elaboração de projetos sociais como o inquérito de questionário, entrevista, teste, escalas de atitudes e regressão simples. O método impõe na pratica as operações da pesquisa. As técnicas de investigação denominam-se: Métodos Tradicionais onde a diversidade e técnicas de investigações com apresentação esquemática apresentam boa qualidade. As técnicas de investigação documentais envolvem a análise de documentos com fenômenos sociais, podem ser escritos, publicidade, obras literárias, e não escritos como o cinema, radio e a televisão. Técnicas de investigação não documentais envolve a observação participante que permite a analise global do objetivo. Técnicas experimentais observa o sistema controlado dentro dos seus limites. Observação não participante acontece nos processos sociais em análise. Utilizam a entrevista com o objetivo de analisar a personalidade do entrevistado. Testes e medidas de atitudes de opiniões verificam os conhecimentos do sujeito testado. Inquérito por questionário são perguntas dirigidas a um conjunto de indivíduos que são respondidas livremente ou por uma lista de respostas estruturadas. Métodos não tradicionais envolvem técnicas de amostragem nas quais são analisadas a sua própria construção. Na amostra de probabilidade ou aleatória cada indivíduo da população possui a possibilidade de ser representado na própria amostra. Porção não-probalistica não garante que todos os elementos da população tenham uma probabilidade conhecida e não anulada a sua representação na amostra.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2022). Metodologia na Criação de Projetos Sociais. 

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Manuel Luís Osório

Destacou-se como marechal, politico e monarquista brasileiro (1808-1879). Participou de grandes acontecimentos militares no final do século XIX, liderou e tornou-se herói na Guerra do Paraguai. O seu pai Manuel Luís da Silva Borges recebeu condecorações militares no exército, o seu avô materno era temente. Manuel Luís Osório alistou-se com quinze anos de voluntario na Cavalaria da Legião de São Paulo. Acompanhou o seu pai na Guerra da Cisplatina 1822-1823. No ano seguinte o designaram cadete e depois alferes do 3º Regime de Cavalaria. Lutou novamente nas batalhas de Cisplatina de 1825 a 1828. Em outubro de 1827 foi promovido a temente. Recebeu a promoção de capitão em 1838, passados alguns anos em 1844 tornou-se major. Como tenente-coronel participou da Guerra Contra Oribe e Rosa em 1851-1852. Em dezembro de 1856 o promoveram a brigadeiro-graduado. O militar Manuel Luís Osório participou de inúmeras batalhas defendendo a amada pátria. Na Guerra do Paraguai corajosamente comandou os soldados em inúmeros combates. Em sua homenagem recebeu o titulo de barrão em 1866, visconde em 1868, passado um ano de Marques do Herval. Ganhou de Deodoro da Fonseca em 1871 na cidade de Porto Alegre uma espada de honra feita de ouro e enfeitada com diamantes. Ele faleceu de pneumonia no dia 04 de outubro de 1879. Homenagearam este ilustre homem e colocaram o seu nome em ruas, avenidas e praças de inúmeras cidades brasileiras. Manuel Luís Osório tornou-se patrono de Arma da Cavalaria do Exército Brasileiro em 1962.

Bibliografia:

Manuel Luís Osório – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 11 de setembro de 2022

Frei Joaquim do Amor Divino Caneca

Apelidado de Frei Caneca foi um religioso e politico brasileiro (1779-1825). Joaquim da Silva Rabelo nasceu numa família humilde no Recife. A mãe dele tinha um primo carmelito, inspirado no parente ele entrou no Convento de Nossa Senhora do Carmo em 1796. Tornou-se padre em 1801 com vinte e dois anos. Mudou o seu nome para Joaquim do Amor Divino Caneca. A partir de 1803 lecionou Retórica e Geometria no seu convento, depois foi professor de filosofia racional e moral. Frei Caneca tinha ideias liberais e republicanas. Participou de reuniões na Academia do Paraíso inspirados na revolução francesa independência dos Estados Unidos. Integrante da Revolução Pernambucana de 1818 proclamaram uma republica e organizaram um governo independente. Derrotaram este movimento, prenderam e enviaram Frei Caneca para Salvador onde ficou preso durante quatro anos. Conseguiu a liberdade em 1821 e retornou a Pernambuco. No mesmo ano participou do Movimento de Goiânia. Apoiou a Junta dos Matutos em 1822. Devido a divergências tornou-se oposição do governo. Frei Caneca apoiou o membro do Movimento Pedrosada em 1823. Escreveu O Caçador e as Cartas de Pitia a Damião. Atou como jornalista no jornal Typhis Pernambucano. Começou no dia 25 de dezembro de 1823 e foi até a derrota da confederação. Ele utilizou modelos de jornal do jornalismo panfletário inspirado nos ideais dos filósofos franceses Montesquieu e Rousseau, pois se destacaram no Iluminismo. Frei Caneca publicou temas políticos opondo-se ao governo monarca conservador.  D. Pedro I terminou a assembleia constituinte em 1824 e introduziu uma nova constituição no Brasil. Os lideres pernambucanos se opuseram ao império. No dia 02 de julho de 1824 proclamaram a nova república Confederação do Equador. Frei Caneca foi um dos lideres deste movimento. No dia 29 de novembro de 1824 as tropas imperiais prenderam o secretario dos rebeldes e orientador espiritual Frei Caneca. Enviaram-no ao Recife, permaneceu preso num calabouço. O povo e as ordens religiosas pediram clemencia ao padre. Condenaram os confederados a pena de morte. Em 13 de janeiro de 1825 os três confederados não quiseram enforcar Frei Caneca. Um pelotão militar fuzilou o religioso. Deixaram o seu corpo em um caixão de pinho defronte do Convento das Carmelitas. Os padres o sepultaram em um lugar desconhecido. No muro onde executaram o frade rebelde ainda existe, no lugar colocaram um busto e uma placa alusiva. Murilo da Graça pintou a iconografia de óleo A Execução de Frei Caneca em 1924. O poeta João Cabral de Melo Neto escreveu em versos o ultimo dia de Frei Caneca no livro O Auto do Frade.

Bibliografia:

Frei Caneca – Wikipédia, a enciclopédia livre

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Joaquim Marquês Lisboa

Intitulado de Marquês de Tamandaré destacou-se como um militar da Armada Imperial Brasileira, chegou ao posto de Almirante (1807-1897). Joaquim Marquês Lisboa exerceu a sua carreira durante quase sessenta anos prestando serviços a sua pátria. Entrou de voluntario aos quinze anos, desde a sua juventude realizou atos notáveis. Por exemplo, libertou prisioneiros brasileiros de um cativeiro argentino quando dominou o navio inimigo. Venceu vários combates no mar e comportou-se como cavalheiro. Salvou tripulantes e passageiros do navio Ocean Monarch durante um incêndio e de Nau Vasco da Gama destruída por uma tempestade no Rio de Janeiro. O Marquês de Tamandaré participou na Guerra da Independência do Brasil e Guerra de Cisplatina. Comandou as forças navais brasileiras na invasão do Uruguai. Na Guerra do Paraguai atuou de Almirante as forças navais da aliança. Apoiou diversas resistências na bacia do Rio da Prata, principalmente na famosa Batalha do Pesso de Pátria. Depois da proclamação da republica no Brasil o Marquês de Tamandaré aliou-se a D. Pedro II. Sugeriu um contra-golpe, o imperador impediu este ato. O valente militar reformou-se no posto de almirante em 20 de janeiro de 1890. Homenagearam Joaquim Marquês Lisboa com o titulo de marquês, tornou-se Patrono da Marinha do Brasil. Inscreveram o seu nome no Livro de Heróis da Pátria. Construíram vários monumentos em sua honra no Brasil. Colocaram em diversos navios o nome de Tamandaré.

Bibliografia:

Joaquim Marquês Lisboa – Wikipédia, a enciclopédia livre  

domingo, 4 de setembro de 2022

O Valor do Serviço Social

Desde o surgimento do homem na terra o serviço social contribui para ajudar os nossos semelhantes. Antigamente os contextos socio-cultural-politico encontraram os necessitados e os ajudaram. A solidariedade vinha das famílias, igrejas e do Estado. As pessoas carentes sempre existiram no mundo. As três principais instituições do serviço social são a família, igreja e o Estado. A família contribui para a geração de novas vidas, educação moral, afetiva e sustento dos filhos. A família também colabora prestando socorro aos seres humanos carentes. A Igreja independente da religião sempre socorreu os seus integrantes. A Igreja Católica ao longo dos séculos contribuiu no serviço social aos mais necessitados. Ajudou na alfabetização do povo. Em todos os países continua prestando socorro a toda população. O Estado no sistema de monarquia promoveu a ação social e proporcionou melhores condições de vida ao povo. A partir do século XX surgiu na maioria dos países a previdência social e ajudou a população mais carente. Contribui para que o povo tenha saúde, educação e segurança pública. Com o desenvolvimento do serviço social cada problema é resolvido de acordo com a situação social de cada indivíduo. A influencia do ambiente e da cultura contribui para a maneira de agir, pensar, habitar, atitudes e conduta do homem. No caso português, as Juntas de Freguesia recolhem informações dos problemas identificados no local, promovem a participação da população e dos agentes procurando soluciona-los. O diagnostico social ajuda o necessitado proporcionando saúde, transporte, habitação, agregação familiar e ocupação contribuindo para a melhor solução de cada caso.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2022). Serviço Social e Comissões Sociais de Freguesia. 

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Francisco Alves Mendes Filho

Apelidado de Chico Mendes, destacou-se como seringueiro, sindicalista e ativista político brasileiro (1944-1988). Defendeu os seringueiros da bacia Amazônica porque necessitavam de preservação das seringueiras nativas e da floresta. A sua luta pela Floresta Amazônica teve reconhecimento internacional.  Premiaram Chico Mendes por defender a natureza e os seres humanos. Em 1987 recebeu o Global 50 da ONU – Organização das Nações Unidas na Inglaterra. No ano seguinte a Medalha do Meio Ambiente de Bettes World Society nos Estados Unidos. Chico Mendes filho do migrante cearense Francisco Alves Mendes e de Maria Rita Mendes nasceu em 15 de dezembro de 1944 no seringal Porto Rico, Xapuri, Acre. Em sua infância acompanhou o pai na floresta como seringueiro. O militante comunista Euclides Távora o ensinou a ler e escrever quando tinha dezenove anos. Na década de 1970 aconteceu o desmatamento na floresta Amazônica com conflitos de terra. Substituíram a extração de borracha pela pecuária, valorizou as fazendas e dificultou os pequenos produtores de terem acesso as terras. Devido a exploração dos seringueiros e como viveram na miséria Chico Mendes buscou alternativas e os direitos dos trabalhadores nos seringais. Tornou-se sindicalista em 1975, a partir de 1976 junto com os seringueiros protestaram contra o desmatamento. Em 1977 o elegeram vereador na cidade Xapuri. Discutiu entre lideres políticos, populares e religiosos os problemas sociais do município em 1979. Em 1880 ajudou na fundação do Partido dos Trabalhadores. Liderou o 1º Encontro Nacional dos Seringueiros em outubro de 1985. Defendeu os interesses dos indígenas, seringueiros, pequenos pescadores e populações ribeirinhas pela criação de reservas extrativistas. Preservaram a floresta e as terras indígenas promovendo uma reforma agraria. Nos anos seguintes Chico Mendes lutou contra a devastação da floresta. No dia 22 de dezembro de 1988 o assassinaram com tiros no peito. A seguir diversas entidades sindicalistas, politicas, religiosas e de direitos humanos pediram a punição dos assassinos do líder ativista. Chico Mendes recebeu inúmeras homenagens depois do seu falecimento. A Ong do Grupo Tortura Nunca Mais criou em 1989 a Medalha Chico Mendes de Resistência. Paul McCartney gravou em 1989 uma música homenageando o seringueiro. Pepeu Gomes gravou no mesmo ano outra canção dedicada a Chico Mendes. Homenagearam a luta deste grande herói pelos direitos humanos e a preservação da floresta com diversos documentários, filmes e programas de televisões.

Bibliografia:

Chico Mendes – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 28 de agosto de 2022

José Bonifácio de Andrade e Silva

Destacou-se como estadista, naturalista e poeta brasileiro (1763-1838). Reconhecido como Patriarca da Independência por ter sido importante no Brasil. José Bonifácio de Andrade e Silva atuou na política, teve carreira naturalista, especialmente em mineralogia. Encontrou quatro minerais novos, destacando-se a petalita, futuramente descobriram nela o elemento lítico e a andradita. Na política atuou como ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros de 1822 a 1823. Enquanto ocupou este cargo formou uma marinha de guerra. Apoiou o governo de D. Pedro de Alcântara. Depois da Independência do Brasil organizou uma politica centralizada, ordenou aos militares combaterem os movimentos contrários a separação de Portugal. Participou da Assembleia Constituinte. Devido o termino da Constituinte no dia 11 de novembro de 1823 baniram José Bonifácio. Exilado morou na França durante seis anos. Depois da abdicação do imperador ele retornou ao Brasil e reconciliou-se com D. Pedro I em 1831. Tornou-se tutor de D. Pedro II até 1833. Por causa de divergências em busca do poder ele se afastou da carreira politica e morou no seu imóvel na ilha de Paquetá, Baia do Guanabara. Faleceu no dia 06 de abril de 1838. Em sua homenagem José Bonifácio tornou-se personagem de filmes e telenovelas. Em 2018 lançaram o documentário Bonifácio: O Fundador do Brasil. Possui monumentos em Pelotas, Santos, Rio de Janeiro e Nova Iorque. Oscar Pereira da Silva fez o Retrato de José Bonifácio em pintura a óleo, exposto no Museu Paulista. José Bonifácio de Andrade e Silva escreveu inúmeras obras dos seus estudos de mineralogia. Na poesia destacaram-se os livros A Primavera – 1815 e Poesias Avulsas – 1825.

Bibliografia:

José Bonifácio de Andrade e Silva – Wikipédia, a enciclopédia livre  

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Alberto Santos Dumont

Destacou-se como aeronauta, esportista e inventor brasileiro (1873-1932). Alberto Santos Dumont ganhou o prêmio Deutsch em 1901 por ter contornado a Torre Eiffel com o seu dirigível. Esta invenção foi construída de balões dirigíveis com motor a gasolina. No inicio de 1905 Alberto Santos Dumont construiu o primeiro aeroplano do mundo. O grande aeronauta brasileiro continuou com as suas invenções e ganhou diversos prêmios internacionais. Ele recebeu inúmeros diplomas em reconhecimento do seu talento. Alberto Santos Dumont fabricou o 14-bis formado por um avião anexado a um balão de hidrogeno, conseguiu diminuir o peso e facilitou a decolagem. O formidável aeronauta fez mudanças no modelo original e no dia 23 de outubro de 1900 mostrou em Bagatelle o Oiseau de Proie II. Neste dia o avião voou sessenta metros no ar. Alberto Santos Dumont inovou e implantou os airlerões na sua aeronave. Concorreu a premiação no dia 12 de novembro de 1906. Conseguiu fazer cinco voos públicos neste dia e ganhou o Prêmio do Aeroclube da França. Esses voos foram considerados os primeiros voos de avião. Inúmeros inventores são considerados os inventores do avião no mundo. Alberto Santos Dumont continuou competindo em diversas provas com novos inventores. Ele trabalhou na popularização do avião. Alberto Santos Dumont sofreu esclerose múltipla. Na primeira Guerra Mundial ajudou a construir aeroplanos usados na guerra. Inconformado ficou desesperado pela sua invenção ter se tornado uma arma mortal nas batalhas. Sofrendo de depressão faleceu no dia 21 de dezembro de 1932. Homenagearam Alberto Santos Dumont no Brasil e em vários lugares do mundo por ter sido um dos maiores inventores do século XX. Inauguraram o primeiro aeroporto do Rio de Janeiro em 16 de outubro de 1936 com o nome de Aeroporto do Rio de Janeiro Santos Dumont. Em 1973 os correios comemoraram o centenário de Santos Dumont com diversos selos. No dia 23 de outubro de 2006 a Empresa de Correio e Telégrafos com o selo comemorativo homenageou o centenário de voo do 14-bis.

Bibliografia:

Santos Dumont – Wikipédia, a enciclopédia livre

domingo, 21 de agosto de 2022

O Valor da Educação Humana

A educação é indispensável no desenvolvimento do ser humano. Ajuda a pessoa a ter melhores condições de vida. A cortesia e boas ações revelam as qualidades do homem. A educação humana é continua em todos os ciclos biológicos iniciando-se na infância até a idade avançada. A sociedade organizada impõe regras, limites de movimentos e atividades. O homem evoluiu no tempo e espaço, nenhum outro ser vivo possui uma história parecida com a dos seres humanos. Os projetos educativos proporcionam a realização de sonhos e objetivos. A variedade das atividades desperta o interesse dos alunos na colaboração significativa. O dialogo ajuda na formação integral do cidadão e o torna apto em novas atividades educacionais. A escola favorece o êxito educativo nas aprendizagens pedagógicas e estratégicas. A atividade de aprendizagem e formação profissional garantem o sucesso na vida dos novos profissionais. O projeto pessoal é variável de acordo com a idade e a vontade de aprender. O comportamento humano está interligado ao seu ambiente cultural. A avaliação escolar indica o aprendizado dos estudantes e como os professores podem melhora-lo. A personalidade humana vai se construindo e modificando ao longo da vida, pois é influenciada pela hereditariedade, família, escola, cultura. Os padrões culturais, sociais, princípios e tradições são valorizados na sociedade. A escola transmite conhecimentos, cidadania e prepara os alunos para conviverem com valores, normas e condutas sociais. A ciência e a tecnologia ajudam na saúde, educação, conforto e inúmeros benefícios ao homem. A escola apresenta o trabalho especifico de disponibilidade para aprender e ensinar. A educação escolar é fundamental na formação do cidadão porque instrui, reforça os domínios em todos os níveis de ensino e cursos. Prepara o estudante para conviver e assumir responsabilidades na sociedade civil.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2022). Estrutura Educacional da Pessoa humana. 

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

José Plácido de Castro

Destacou-se como político, militar, liderou a Revolução Acreana e governou o Estado do Acre (1873-1908). José Plácido de Castro nasceu numa família de carreira militar. O seu pai capitão Prudente de Fonseca Castro lutou nas batalhas do Uruguai e Paraguai. O avô major José Plácido de Castro participou do combate de Cisplatina. Com dezesseis anos ele ingressou na carreira militar como sargento do Regimento de Artilharia de Campanha em São Gabriel, Rio Grande do Sul. Durante a Revolução Federalista José Plácido de Castro estudou na Escola Militar do Rio Grande do Sul. Discordou do vice-presidente Floriano Peixoto ter substituído Deodoro da Fonseca após a sua renúncia de presidente da república. Defendeu as eleições diretas. Ele participou da revolução contra Floriano Peixoto. Depois de serem derrotados ele abandonou a carreira militar. Mudou-se ao Rio de Janeiro, em 1899 viajou ao Acre. José Plácido de Castro liderou a Revolução Acreana, venceu as tropas bolivianas e proclamou o Estado Independente do Acre. Governou o estado de 07 de agosto de 1902 a 25 de fevereiro de 1904. Através do tratado de Petrópolis anexaram o Acre ao Brasil em 1903. José Plácido de Castro adquiriu um seringal, comprou novas terras e tornou-se um seringalista importante. No dia 09 de agosto de 1908 fizeram uma emboscada e o balearam nas costas. Devido aos ferimentos faleceu no dia 11 de agosto de 1908. Sepultaram o seu corpo no cemitério de Santa Casa de Misericórdia, Porto Alegre. Este herói destacou-se na negociação de anexação do estado do Acre ao Brasil. Em sua homenagem no dia 04 de dezembro de 1987 tornou-se patrono do 4º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro denominado Batalhão Plácido de Castro. Fundaram o município Plácido de Castro em 1976. A minissérie Amazônica abordou a vida deste grande herói brasileiro.

Bibliografia:

José Plácido de Castro – Wikipédia, a enciclopédia livre 

domingo, 14 de agosto de 2022

Almirante Barroso

Francisco Manuel Barros da Silva é o nome completo deste militar (1804-1882). Almirante Barroso nasceu em Lisboa, Portugal, destacou-se como um militar da Armada Imperial Brasileira. Comandou a Armada Brasileira e venceu a Batalha do Riachuelo na Guerra da Tríplice Aliança. Condecoraram o Almirante Barroso a Imperial Ordem do Cruzeiro. Em 1886 recebeu o titulo de barão do Amazonas. O valente Almirante Barroso recebeu homenagens em diversos lugares do Brasil. O escultor o homenageou com uma escultura na Praça Paris, bairro da Gloria, Rio de Janeiro. Inúmeras ruas de cidades do Sudeste, Nordeste, Sul e Norte receberam o nome do Almirante Barroso. Em Lisboa existe uma placa no imóvel onde nasceu e uma rua com o seu nome. No Chile existe uma universidade localizada na rua Almirante Barroso.

Bibliografia:

Francisco Manuel Barroso e Silva – Wikipédia, e enciclopédia livre 

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Princesa Isabel

O seu nome completo é Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança e Bourbon-Dias Sicílias (1846-1921). Segunda filha do Imperador D. Pedro II e de sua esposa Teresa Cristina das Duas Sicílias. A Princesa Isabel casou-se com o príncipe francês Gastão d’Orléans, Conde d’Eu, o casal teve quatro filhos. Enquanto o seu pai D. Pedro II viajou a outros países a Princesa Isabel assumiu três vezes o cargo de chefe do Estado. Na primeira regência ela assinou a Lei do Ventre Livre no dia 28 de setembro de 1871. Pela lei toda criança nascida de escrava negra nascia livre. Na terceira regência a Princesa Isabel assinou no dia 13 de maio de 1888 a Lei Áurea e acabou com a escravidão no Brasil. Devido ao ato heroico ela foi homenageada como a Redentora. A proclamação de republica em 15 de novembro de 1889 aboliu a monarquia brasileira. A família real viveu no exilio. A Princesa Isabel morou o resto de sua vida na França junto com sua família. Esta mulher corajosa assinou a Lei Aurea e deu a sonhada liberdade aos escravos do Brasil. Durante o exilio Isabel continuou se dedicando a trabalhos de caridade apoiados pela Igreja Católica.

Bibliografia:

Isabel do Brasil – Wikipédia, a enciclopédia livre  

 

domingo, 7 de agosto de 2022

A Sonhada Paz no Mundo

A pessoa em diversas fases de sua vida precisa tomar decisões pensando no seu futuro. Na humanidade em todas as épocas este fenômeno é interpretado baseado nos conhecimentos científicos, novas descobertas e boas ou maus ações do homem. A sociedade humana é uma construção do gênero humano em continua evolução, com aplicação de regras e conflituosa. Diversas situações não são compatíveis com a dignidade humana. A sociedade precisa valorizar os princípios, educação e respeito dos seus semelhantes. O homem é composto pelos gêneros feminino e masculino, ao logo de sua história evoluiu e progrediu. Nenhum outro ser vivo teve este progresso. O novo século iniciou valorizando a paz, com saúde, trabalho e felicidade desejáveis na maioria dos países do mundo. Devido ao sofrimento provocado por duas guerras mundiais no século XX no dia 10 de dezembro de 1948 a Assembleia das Nações Unidos aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Todos os seres humanos tem o direito de usufruir e a obrigação de proporcionar a mesma oportunidade aos seus semelhantes. Os direitos e a convivência das pessoas nas comunidades, cidades e nações necessitam de cultura, religião, política, economia, desenvolvimento social e cientifico. Existe a possibilidade de melhorar os deveres individuais, comunitários e universais da Nova Ordem Ética e Econômica Mundial de acordo com a economia, comércio, e diversos setores das atividades humanas. As boas ações e o diálogo proporcionam na pessoa a paz e felicidade em sua convivência na comunidade e no mundo.

Bibliografia:

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de, (2022). Ética Mundial para a Paz. 

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Duque de Caxias

O seu nome é Luís Alves de Lima e Silva (1803-1880). Conhecido de O Pacificador e Duque de Ferro, destacou-se como militar, politico e monarquista brasileiro. Duque de Caxias inspirado no pai e tios atuou na carreira militar. Defendeu a independência do Brasil em 1823, a seguir lutou três anos em Cisplatina. Apoiou o Imperador Pedro I nos protestos de 1831. Duque de Caxias ensinou a Pedro II o manuseio de armas, esgrima e hipismo. Tornou-se amigo do novo imperador. Corajosamente comandou as tropas lealistas de 1839 a 1845 nas revoltas de Baliada, Revoltas Liberais e Revolução Farroupilha. Em 1851 comandou o Exercito do Brasil e venceu a Confederação Argentina na Guerra do Prata. Promovido a marechal após uma década liderou as forças militares na Guerra do Paraguai. Devido as suas vitorias recebeu títulos de nobres, tornou-se barão, conde, marquês, recebeu o único titulo de duque no império de D. Pedro II. Duque de Caxias atuou como político a partir de 1840, o elegeram senador em 1846, passados dez anos tornou-se Presidente do Conselho de Ministros. A seguir continuou ocupando um cargo politico no parlamento. Devido a problemas de saúde faleceu no dia 07 de maio de 1880. O imperador Pedro II o homenageou no funeral. Sepultaram o seu corpo junto com o de sua esposa no Cemitério de São Francisco de Paula, Rio de Janeiro. Homenagearam Duque de Caxias como patrono do Exercito Brasileiro. Destacou-se sendo um soldado ideal e líder importante na sua carreira militar. Na história do Brasil tornou-se o maior oficial militar do país.

Bibliografia:

Luís Alves de Lima e Silva – Wikipédia, a enciclopédia livre

domingo, 31 de julho de 2022

Marechal Deodoro da Fonseca

Militar e politico brasileiro se destacou na Proclamação da República, tornou-se o primeiro presidente do Brasil (1827-1892). Marechal Deodoro da Fonseca participou nos serviços militares da Revolução Praieira e Guerra do Paraguai. Nomearam-no vice-presidente da província de São Pedro do Rio Grande do Sul em 1885. Devido a renúncia do presidente Barão de Lucena no ano seguinte o Marechal Deodoro da Fonseca tornou-se presidente do Rio Grande. Envolveu-se em algumas divergências entre as forças militares e o governo civil imperial no dia 15 de novembro de 1889. Ele liderou algumas tropas militares que afastaram o Império do poder e proclamaram a republica no país. Devido a sua liderança assumiu o cargo de presidente da República. No seu governo criaram o Código Penal Brasileiro, reformou o Código Comercial do Brasil, separou a Igreja do Estado e instituiu o casamento civil. Devido a graves problemas políticos o Marechal Deodoro da Fonseca renunciou em 23 de novembro de 18891 a presidência do país. Após o seu afastamento este nobre homem teve uma crise de dispneia e faleceu no dia 23 de agosto de 1892. A proclamação da republica no Brasil tornou-se um acontecimento histórico, o dia 15 de novembro é feriado nacional. Marechal Deodoro da Fonseca recebeu diversas homenagens porque teve a coragem de comandar a mudança do sistema de governo desta nação. Tornou-se personagem de filmes do cinema e programas de televisão. Imprimiram a sua imagem em notas de dinheiro e moedas.

Bibliografia:

Deodoro da Fonseca – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Joaquim José da Silva

O nosso herói é conhecido como Tiradentes (1746-1792). Tornou-se patrono do Brasil e das Policias Militares e Civis. Tiradentes destacou-se como dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político. Joaquim José da Silva liderou o movimento separatista denominado Inconfidência Mineira contra a dominação do Império Português. Quando as autoridades descobriram os seus planos prenderam Tiradentes. Depois de julgado o enforcaram publicamente no dia 21 de abril de 1729. Desde a proclamação da República do Brasil Tiradentes se tornou um herói nacional. Os republicanos o proclamaram de mártir porque lutou para resgatar a verdadeira identidade brasileira. Desejando homenageá-lo a antiga Vila de São do Rio das Mortes mudou o nome para cidade mineira de Tiradentes. O dia que executaram Tiradentes 21 de abril é feriado nacional em homenagem ao grande herói brasileiro.    

Bibliografia:

Tiradentes – Wikipédia, a enciclopédia livre 

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Artigos de Desafios na Vida

 A Epidemia do Coronavírus – Covid-19

                   

O mundo estava numa velocidade constante, nada podia pará-lo. As industrias, comercio, os meios de transportes funcionavam durante as vinte e quatro horas do dia. Desejando fazer sucesso e ganhar bastante dinheiro inúmeros cidadãos faziam planos para o futuro.

Em dezembro de 2019 no hospital da China os médicos descobriram um novo vírus decorrente de inúmeras mutações. As pessoas sentiam febre, dores no peito, falta de ar, devido a doença faleceram inúmeras vítimas. Nomearam o agressor de coronavírus – Covid-19. Rapidamente o vírus se espalhou pelo mundo com milhares de vítimas fatais. Pois é transmitido através do espirro, tosse ou contato humano.

Os agentes de saúde desejando amenizar a propagação do coronavírus Covid-19 aconselharam a população a usar mascarras, lavar as mãos com sabão ou álcool, evitar aglomerações, não apertar a mão, evitar beijos e abraços. Devido a gravidade da epidemia os seres humanos não podem se aproximar dos outros. Os cidadãos precisam evitar de sair de suas casas. A doença transmitida por um vírus parou o mundo. Muitos ficaram desesperados por se sentirem presos em suas residências, outros por poderem ser infectados pelos Covid-19. Este momento é uma boa oportunidade para as pessoas analisarem as suas vidas. O que adiante ter dinheiro, inúmeros imóveis se nada levamos deste mundo. Existem boas diversões como ler livros, assistir filmes, ouvir músicas, dançar, cozinhar e fazer serviços domésticos.

Nesta epidemia milhares de pessoas são solidarias com os seus semelhantes. Pois estão se ajudando mutuamente para sobreviverem. Os médicos, enfermeiros, governadores e a população estão tomando todos os cuidados para diminuir os contaminados pelo coronavírus – Covid-19.

Ansiosamente muitos desejam o final desta epidemia. Será que o mundo vai voltar a ser igual antes do surgimento do Covi-19? Mas além desta doença existe outras enfermidades fatais. Milhares de pessoas passam fome e vivem na miséria enquanto outras se matam pela ganancia.

Depois desta fatalidade o homem precisa valorizar a vida e a sua própria espécie. A população deve se conscientizar, resolver os seus problemas através do dialogo e sem violência. Além de ser solidaria anemizando os problemas sociais. Proporcionando o saneamento básico aos bairros carentes, dar comida aos famintos, casas aos desabrigados, empregos aos desempregados. Evitar a poluição do meio ambiente, preservar a natureza e todas as espécies vivas. Essas boas ações preservarão a vida e o nosso planeta Terra as próximas gerações.    

           

Desafios nas Instituições Escolares


Devido ao alto nível de desemprego jovens e adultos precisam estudar e fazer cursos profissionalizantes. Na escola a vários problemas como o preconceito e a violência. O nível de aprendizagem é fraco. Com o passar dos anos o ensino escolar está ficando triste e sem encanto. Não incentivam a educação, na escola faltam carteiras, quadro, materiais básicos e professores. Os educadores estão desmotivados e muitos alunos não gostam de estudar.

Antigamente quem terminava o antigo primário (ensino fundamental) sabia ler, escrever, interpretar e fazer cálculos matemáticos. Atualmente muitos estudantes terminam o ensino médio semianalfabeto. Na escola mesmo com as avaliações os alunos não são reprovados. Os governos e a população esqueceram quando a escola pública demonstrava aprendizagem. Os professores eram respeitados e bem remunerados, os alunos queriam aprender as matérias escolares, pois desejavam vencer na vida. Preconceitos sempre existiram na sociedade, inúmeros ignoravam a opinião dos outros porque precisavam estudar para serem aprovados.

Devido a várias mudanças diversos pais acham que a escola tem a obrigação de educar os seus filhos. Com as novas invenções a maioria das pessoas principalmente os jovens se viciaram nos smarphones. Na sala de aula enquanto o professor leciona vários estudantes estão entretidos com seus celulares. Eles estão alheios ao ensino escolar. Alunos, pais de estudantes, professores, diretores e outros funcionários da escola precisam se evoluir no ensino desejando aprender novas matérias e aceitarem novos desafios. Apenas ter o diploma nunca refletira o seu aprendizado.

Os professores quando lecionam desejam ensinar coisas novas aos alunos e também aprenderem com eles. Pois, sonham estarem ajudando-os a vencerem na vida. O vestibular é um desafio aos estudantes porque estão avaliando os seus conhecimentos. As vagas das universidades públicas são conseguidas através do Enem. Os organizadores dessas provas se esqueceram do desempenho ruim da escola pública. Exigem um alto grau de conhecimentos e capacitações dos jovens para entrarem num curso superior.

A maioria dos estudantes nunca serão aprovados por serem analfabetos funcionais. A educação continuada aprova o aluno sem avaliar o seu aprendizado. Os cidadãos devem exigir dos governantes investirem na educação escolar em todos os níveis. Mas precisam se comprometerem com o aprendizado e incentivarem os estudantes a valorizarem o ensino da escola. Construiremos um mundo melhor quando a escola for campeã em ter ajudado na educação de bons médicos, advogados e professores. Através do emprego conseguirão realizarem os seus sonhos e serão solidários com os seus semelhantes.

 

Lágrimas por Inúmeros Povos

 

Ensinaram na escola que o Brasil foi descoberto por Pedro Alvares Cabral e colonizado pelos portugueses. Na nova terra viviam inúmeros povos indígenas. Mostraram aos alunos os ideais dos colonizadores. Ignoraram as vidas, costumes e tradições dos moradores nativos das Américas.

No período colonial Portugal e outros reinos europeus disputavam e guerreavam para ficarem com as novas terras. Os colonos por ambição destruíram a natureza e tentaram escravizar os moradores nativos do Brasil. Houve deslocamentos migratórios dos indígenas para poderem sobreviverem. Os soldados e colonizadores gananciosos usavam armas de fogo, trouxeram doenças e derrubaram as florestas. Após plantaram cana-de-açúcar e café. Utilizando a escrita, moedas, bois, cavalos e chicotes se chamavam de civilizados. Com o canhão mostraram a sua destruição. Chamavam os povos indígenas de selvagens, os assassinavam e escravizavam.

No início do século XX o governo criou o Serviço de Proteção aos Índios para manterem contato pacifico com os grupos indígenas que viviam nas florestas. Mas desejavam colonizar, explorar madeira, minérios e recursos naturais daquelas terras. Os coronéis e políticos corruptos tentaram dominar esses povos.

Na Constituição de 1988 as comunidades e povos indígenas se mobilizaram e lutaram por seus direitos. Porque desejava ter a sua própria terra e viverem pacificamente em suas aldeias. Com o apoio de Ongs, pastorais, o Cimi e missões evangélicas os indígenas começaram a estudar desejando compreender as leis do Brasil para sobreviverem.

No Brasil vive quase um milhão de indígenas presentes em todos os estados. Sobreviveram 302 povos, falantes de 180 línguas morando nas reservas, preservando a sua cultura. Pois são representantes dos seus ancestrais nativos deste país.

Desde a colonização do Brasil houve atrocidades e massacres indígenas. Através dos estudos os índios frequentam escolas e universidades. A literatura é um canto de resistência desses povos. Pois, divulgam os seus costumes e o prazer de viverem na natureza. É um modo de atualizar a luta de seus antepassados. Eles precisam da solidariedade de todos para juntos dizermos não aos preconceitos e preservarmos a vida no planeta Terra.

 

 Dia Internacional da Mulher

 

No dia 08 de março é comemorado o dia internacional da mulher. Infelizmente muitos meios de comunicações divulgam mulheres vestindo roupas e calçados da moda, usando maquiagem com a intenção de vender produtos. Este dia está perdendo o seu verdadeiro significado, pois retrata a luta das mulheres por seus direitos.

Neste dia relembramos um incêndio ocorrido em uma fábrica de Nova York onde 130 funcionárias morreram carbonizadas por fazerem greve. Porque reivindicavam melhorias no trabalho, como redução na carga diária do serviço, igualdade nos salários com os homens e respeito no ambiente de trabalho.

Mas antes desse ato desumano movimentos operários femininos protestaram e fizeram greves em vários países da Europa e nos Estados Unidos. Lutavam por melhores condições de trabalho, fim do trabalho infantil e redução na jornada de trabalho.

Na conferência da Dinamarca realizada em 1910 decidiram comemorar o Dia Internacional da Mulher em homenagem as mulheres que morreram na fábrica. Apenas em 1975 a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou esta data.

Neste dia é comemorado a conquista dos direitos das mulheres, além de discutir discriminações morais, físicas e sexuais ocorridas na sociedade. Incluindo a luta contra a violência doméstica.

Atualmente os meios de comunicações e parte das mulheres se desvalorizam por serem tratadas como simples consumidoras e desrespeitam o seu próprio corpo. A verdadeira mulher é trabalhadora, estudiosa, mãe e excelente profissional. Como todo o ser humano possui suas qualidades, precisa ser respeitada e mostrar respeito no lar, escola, trabalho e lazer.

Os movimentos dos direitos das mulheres buscam melhorias no trabalho e qualidade de vida. Os homens e mulheres precisam conviver fraternalmente lutando pelos seus objetivos.  Os seres humanos possuem direitos e deveres para sobreviverem na sociedade construindo um mundo melhor.

 

Dia Internacional do Livro Infantil


O Dia Internacional do Livro Infantil é 02 de abril. A principal missão dessas obras é incentivar as crianças a explorarem sua imaginação. Além de transmitirem valores da sociedade.

Foi escolhido este dia para homenagear Hans Christian Anderson por ser sua data de nascimento. Ele nasceu dia 02 de abril de 1805. Este escritor dinamarquês é o primeiro autor que escreveu fabulas para crianças. O principal objetivo do escritor era a transmissão de valores e moral aos leitores mostrando a disputa entre poderosos e personagens frágeis. Entre as obras do autor dinamarquês destaca-se A Pequena Sereia, O Patinho Feio, A Polegarzinha e A Roupa Nova do Rei.

O Pai da Literatura Infantil é o francês Charles Perrault nascido em Paris em 1628. Estando idoso começou a escrever as estórias que ouviu de sua mãe e nos salões parisienses. Utilizando a imaginação criou o gênero do conto de fadas. Os seus contos do tempo transmitiam moralidades. Sua principal obra é Contos de Mamãe Gansa, com as famosas estórias: Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, O Pequeno Polegar, Cinderela, Barba Azul e O Gato de Botas.

O pai dos contos é outro francês Jean de La Fontaine nascido em Paris em 1621. Publicou suas fabulas em 1668 contendo 124 contos intitulados Fábulas Escolhidas. Os seus personagens envolvem o mundo animal com valores morais. Destacam-se os contos: A Lebre e a Tartaruga, O Menino e a Mula, O Carvalho e o Caniço e O Leão e o Rato.

O primeiro autor infantil no Brasil é Monteiro Lobato, pois preocupou-se em utilizar nas suas obras a própria linguagem das crianças. Além dos pais as escolas divulgam aos alunos a Literatura Infantil com livros e revistas deixando cada leitor fazer a sua própria escolha. Pois adquirirão novos conhecimentos do mundo que os rodeia.

 

Dia Mundial do Livro

 

O Dia mundial do Livro é comemorado no dia 23 de abril. Esta comemoração se iniciou em Catalunha, Espanha. Pois os habitantes deste local reviviam a bela tradição de dar uma rosa de presente a cada livro vendido.

O Dia do Livro foi estabelecido na Espanha no dia 23 de abril em 1926 para homenagear a data de falecimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes. A UNESCO em 1995 instituiu 23 de abril como Dia Mundial do Livro. Pois homenageava dois grandes autores mundiais: Willian Shakespeare e Miguel de Cervantes.

O livro precisa de amor e respeito por transmitir conhecimentos. A leitura de bons livros ajuda os leitores de todas as idades a melhorarem seu vocabulário e conhecerem culturas e países diferentes. Gostar de ler e estudar boas obras devem ser incentivados pelos pais e professores desde a infância dos alunos desejando melhorar a educação escolar por transmitirem conhecimentos históricos e científicos.

Mas uma obra antes de se tornar um livro retrata o trabalho do autor, de revisor, ilustrador, editor e distribuidor, porque várias pessoas e instituições trabalham para torna-lo real. O livro além de ser lido e estudado necessita ser preservado e divulgado a outros leitores. Os conhecimentos de um país são transmitidos à população pela leitura de boas obras.

 

 Dia da Educação

  

No dia 28 de abril comemoramos no Brasil o Dia da Educação. A boa educação começa nas famílias, pois os pais e responsáveis ensinam as crianças e jovens o que julgam certo e errado. Mostram como devem se comportar em casa, na escola, na residência de outras pessoas e locais públicos.

A educação é complementada na escola por transmitir conhecimentos e valores essenciais à sociedade. O acesso à boa educação é importante a todos os cidadãos por oferecerem oportunidades de tem uma vida digna e colocarem em pratica seus direitos e deveres. O respeito deve ser ensinado aos jovens nas suas residências e a educação escolar é um direito garantido pelo Estado. A criança deve ser amada e ensinada por seus familiares a entenderem os benefícios e problemas do mundo em que vivem e como deve ser seu comportamento no lar e fora dele.

Nos últimos anos diminuiu o número de analfabeto no Brasil, mas muitos alunos tem abandonado a escola. Enquanto outros não valorizam as aulas por acharem um simples local de diversão. Parte dos professores por sentirem-se mal remunerados não transmitem conhecimentos aos alunos. Infelizmente há desvio e mal aplicação do dinheiro público na Educação Escolar. No Dia da Educação é importante destacar o valor social do ensino escolar. Os pais, professores e toda a sociedade devem incentivar os jovens a valorizarem os estudos. Pois precisam adquirir novos conhecimentos para sobreviverem no mundo. Além de orienta-los sobre as habilidades para arrumar emprego e terem hábitos saudáveis. Como dizerem não as drogas, vicio em bebidas alcoólicas e praticarem esportes. Porque para a juventude ter uma vida digna precisa trabalhar, respeitar e ser respeitado pelos outros.

 

Dia do Desarmamento Infantil

 

O Dia do Desarmamento Infantil acontece no Brasil no dia 15 de abril. Pois nesta data são feitas campanhas de conscientizar a população para que crianças não usem armas. Brinquedos de armas e jogos violentos influenciam as crianças a enfrentarem seus problemas com violência.

Os pais têm influência fundamental na educação dos seus filhos contra a violência e precisam dar exemplos nas suas casas. O dialogo ajuda as pessoas a conviverem fraternalmente.

Os pais e escolas precisam evitar que seus filhos não tenham armas de fogo. Em várias regiões do Brasil são promovidas ações para incentivar as crianças a trocarem armas de brinquedo por gibis, livros infantis, brindes e doces. Porque procuram sensibilizar crianças e adultos sobre os perigos das armas de fogo e munições. A segurança pública jamais será feita com armas de fogo. Os meios de comunicações divulgam a morte de pessoas inocentes causadas por balas perdidas.

Toda criança tem o direito de ter a verdadeira infância, casa para morar, estudar e brincar. Os adultos precisam trata-los com dignidade e ensinar que a violência e uso de armas nunca resolverão os nossos problemas, mas sim através do diálogo e compreensão.

  

Dia Internacional contra a Homofobia

 

Esta data é comemorada dia 17 de maio. A sociedade e o governo realizam atividades relembrando que a homossexualidade não é doença. O Movimento LGBT (lésbica, gay, bissexual e travesti) tem direito a cidadania e direitos humanos.

Este dia é usado para combater a Homofobia, pois a comunidade LGBT enfrenta preconceitos e violências físicas. No Brasil e vários lugares do mundo são realizadas marchas e manifestações divulgando a luta e os problemas desses seres humanos. Mostram a violência, discriminação e preconceitos dos homossexuais. Muitas pessoas inocentes são assassinadas por ano. Calculam que cerca de 10% da população mundial são homossexuais, como cidadãos desejam ser iguais aos outros com direitos e deveres para sobreviverem na sociedade.

Infelizmente nas escolas existem discriminações, muitos homens homossexuais foram ou são agredidos fisicamente nos estudos escolares. Inúmeros estudantes não se aproximam desses alunos por acha-los estranhos e não aceitam a homossexualidade.

Na formação de professores é necessário ser divulgado este tema preparando os futuros mestres a combaterem a homofobia nas escolas. Ensinado os alunos a dizerem não aos preconceitos de homossexualidade, raça, cor e religião que só prejudicam os seres humanos.

Discriminação e agressões físicas são problemas sociais que afetam qualquer cidadão. Devemos elimina-los da sociedade porque somos todos iguais. Seremos felizes convivendo fraternalmente com outras pessoas respeitando nossos direitos e cumprindo nossas obrigações.

  

Dia do Folclore

 

Esta data é comemorada no Brasil e em outros países no dia 22 de agosto. Começou a ser celebrada a partir de 1846, pois o arqueólogo inglês Willian John Thoms inventou a palavra folklore. Através da junção do folk (povo) e lore (conhecimento) demonstrando as culturas populares tradicionais de cada nação.

O folclore são as tradições populares de um povo. Representados pelos vestuários, comidas típicas, músicas, danças, lendas, contos e anedotas. Vários escritores se inspiraram no folclore para escreverem suas obras. Como exemplo os folcloristas brasileiros Mario de Andrade e Ariano Suassune.

No Brasil representamos o folclore pelas culturas dos índios, brancos e negros. Tornou-se rico e diversificado tendo suas características de acordo com cada região.

Região Norte: comida – peixe assado, pato no tucupi. Danças – marujada, boi-bumbá. Lendas – Curupira, Vitória-régia.

Região Nordeste: comida – acarajé, carne de sol. Danças – frevo, bumba-meu-boi. Festas- Senhor do Bonfim, Iemanjá (Bahia).

Região Centro-Oeste: comida – arroz de carreteiro, a galinhada. Danças – tapiocas, folia de reis. Lendas – Lobisomem, Saci-Pererê.

Região Sudeste: comida – feijoada, tutu de feijão. Danças – fandango, batuque. Lendas – Mula-sem-cabeça, Lagoa Santa.

Região Sul: comida: churrasco, pinhão assado. Danças – cateretê, baião. Lendas – Neguinho do Pastoreio, do Boiguaçu.

Cada região possui suas próprias características, o jeito, gosto e costume do seu povo.

 

 Dia do Estudante

 

Esta data é comemorada no Brasil no dia 11 de agosto. Pois homenageia a instituição dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país.

O imperador D. Pedro 1º no dia 11 de agosto de 1827 assinou um decreto criando dois cursos de direito no Brasil. Instalaram a faculdade de Olinda (Pernambuco) no mosteiro de São Bento, mas a transferiram ao palácio dos Governadores. O convento de São Francisco alojou a faculdade de direito de São Paulo. Antes deste acontecimento o Brasil não tinha faculdades. Apenas o aluno que possuía recursos financeiros conseguia fazer um curso superior. Ele viajava a Europa e estudava em Portugal ou França, retornava ao país depois de formado.

Após cem anos Celso Gand Ley sugeriu em 1927 que fosse comemorado nesta data o Dia do Estudante. Todos os anos no dia 11 de agosto homenageamos os estudantes. Através dos estudos os estudantes adquirem conhecimentos e aprendem exercitando a memória. Os alunos devem se comprometerem com os seus estudos frequentando uma escola e participando das atividades propostas. Respeitando os colegas de classe e professores é necessário estudar e fazer exercícios passados na sala de aula e faze-los em casa. Os familiares dos alunos de todas as idades precisam apoia-los para obterem sucesso nos estudos.

Os nossos governadores são responsáveis pela educação escolar, este direito está na Constituição Brasileira. Infelizmente as escolas não possuem estrutura física adequada, faltam vagas, os professores são mal remunerados e a qualidade do ensino está fraca. A sociedade precisa se conscientizar, exigir dos governantes o apoio a nossa educação escolar. Pois a juventude ficando longe da escola enquanto caminha nas ruas pode se envolver com drogas, criminalidade, além de se sentir sozinha passando fome, sede e frio.

Crianças e jovens aprendem através dos estudos a terem um crescimento saudável, convivem com outras pessoas aceitando as regras de boa convivência. Incluindo os conhecimentos para a vida, como a leitura, escrita e cálculos matemáticos. Os jovens devem valorizar o ensino escolar porque no futuro precisarão arrumar um emprego. Serão qualificados pelos estudos em uma profissão a terem uma vida digna.

 

Dia da Criança

 

Comemoramos esta data no Brasil dia 12 de outubro. Vários países como Angola, Portugal e Moçambique celebram em 01 de junho o Dia Internacional da Criança. No dia 20 de novembro a ONU celebra como Dia Mundial da Criança. Todas as crianças possuem os seus direitos independentes da raça, cor, país ou religião. Necessitam de amor, compreensão, alimentação, cuidados médicos e educação. Precisam ser protegidas contra exploração para crescerem em um mundo saudável e pacifico. Pois serão orientadas como conviverem fraternalmente na sociedade.

O deputado federal Galdino do Valle Filho em 1924 criou o dia das crianças. O Congresso aprovou e oficializou o dia 12 de outubro como Dia da Criança. Em 1960 a Fábrica de Brinquedos Estelas usou esta data para aumentar suas vendas com o lançamento de bonecas “Bebe Robusto”. Após alguns anos a mesma empresa Johnson S Johnson reforçou a publicidade no lançamento de produtos de higiene infantil. Então este dia tornou-se importante para presentear as crianças com brinquedos e doces.

Muitas pessoas sentem saudades da infância onde viviam em um mundo de fantasias e eram protegidos e amados pelos pais. Mas não podemos deixar morrer o espirito de criança que sobrevive em nosso ser. Pois precisamos cultivar o amor a nós mesmo, aos próximos e a natureza. Os sonhos e alegrias dão sentido as nossas vidas.

Infelizmente muitas crianças não foram felizes na infância porque passaram por necessidades físicas e psicológicas ou foram exploradas. Os adultos precisam dar bons exemplos à juventude respeitando os seus direitos. Mas devem ensiná-los que temos deveres para convivermos pacificamente na sociedade.

As crianças e jovens precisam de amor e respeito, além de uma vida saudável. Precisamos ensiná-los a não consumirem drogas que são proibidas ou vendidas legalmente por destruírem suas vidas. A Escola deve voltar a ser uma instituição de respeito onde ensina os jovens a ler, escrever, fazer cálculos matemáticos, mostrando como vencer os desafios da vida através dos estudos.

 

Dia do Professor

 

Esta data é comemorada no Brasil dia 15 de outubro. Neste dia em 1827 o imperador do Brasil, Pedro I, assinou um decreto criando o ensino elementar no Brasil. Esta ideia inovadora e atual declarava a descentralização do ensino, contratação e salário dos professores, as matérias básicas de aprendizado dos alunos. Infelizmente esses objetivos não foram cumpridos.

Após 120 anos em 1947 ocorreu a comemoração de um dia homenageando o professor. No dia 15 de outubro o professor Salomão Becker na cidade de Piracicaba sugeriu que professores e alunos trouxessem doces de casa para confraternização. Gostaram da sugestão até os pais vieram na comemoração. O professor em seu discurso desejava mantar neste dia uma comemoração anual. O professor Salomão Becker foi o autor da famosa frase: “Professor é profissão. Educador é missão!”

Nos anos seguintes esta comemoração espalhou-se pelo país, foi oficializada como feriado escolar em 1963. O decreto definia que os estabelecimentos de ensino deveriam comemorar dignamente o Dia do Professor com solenidades homenageando os mestres incluindo a participação de alunos e seus familiares.

O Professor deve ser homenageado e respeitado não apenas no dia 15 de outubro, mas no ano inteiro. Porque dedicam muitas horas com amor e esforço para o aprendizado dos alunos.

Obrigado professor por mostrar durante as aulas como posso conhecer e conviver no mundo, superando os obstáculos com os estudos mostrando como posso construir um mundo melhor.

Quem faz a escola é o aluno. Nesta data especial agradeço aos professores seus esforços e dedicações por ensinarem os estudantes a terem uma vida justa e honesta. Vocês sempre estarão presentes em nossos corações.

A dignidade ensinada pelo professor mostra aos alunos de todas as idades como podemos superar os obstáculos através do aprendizado. Nesta data especial queremos agradecê-los por mostrar nossas qualidades. Parabéns e obrigado professores do nosso Brasil.

  

Dia Internacional do Homem

 

Comemoramos esta data no dia 19 de novembro em homenagem aos homens. Começou a ser celebrada no ano de 1999, em Trinidad, Tobago. O ex-presidente russo Mikhail Gorbachev sugeriu O Dia Internacional do Homem desejando homenagear homens importantes que se destacaram em seu país e no mundo.

ONU e grandes grupos de defesa dos direitos masculinos apoiaram esta comemoração. No Brasil o Dia do Homem acontece em 15 de julho, desde 1992. Mas, esta data é pouco divulgada nos meios de comunicações.

Dos principais objetivos do Dia Internacional do Homem destaca-se a saúde dos homens. O seu papel positivo em sua vida diária por ser trabalhador, decente e honesto. Pois são essenciais na família, criação dos filhos e comunidade. Devem ser denunciadas as discriminações sofridas no emprego, educação, saúde, com os familiares e na mídia.

Outro objetivo proposto neste dia é a igualdade entre os homens e mulheres. Os seres humanos são livres e iguais, possuem direitos e deveres para conviverem fraternalmente com seus semelhantes.

No dia 19 de novembro são feitas campanhas desejando conscientizar os homens sobre a importância de cuidarem de seu corpo e saúde. Como exemplo o câncer de próstata, pois atinge grande parcela da população masculina no mundo. Destacam-se outras doenças provocadas pelo uso do tabaco e de bebidas alcoólicas.

O homem é indispensável na sociedade por ser trabalhador, companheiro, marido especial, bom pai, além de possuir outras qualidades. São necessárias as valorizações pessoais, profissionais e sociais dos homens e mulheres, pois desempenham papeis fundamentais na construção de um mundo mais justo e fraterno.

  

Dia Nacional da Consciência Negra

 

Celebramos esta data no dia 20 de novembro desde 2003. O principal objetivo desta comemoração é refletirmos sobre a intercalação do negro na sociedade brasileira. Esta data coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares ocorrida em 1695. O Dia da Consciência Negra procura demonstrar a resistência dos negros contra a escravidão iniciada no Brasil em 1549.

Mesmo com o final da escravidão ocorrida em 13 de março de 1888 quando princesa Isabel assinou a Lei Aurea não acabaram os problemas sociais dos escravos libertados. Pois, enfrentaram o racismo e a resistência da inclusão dos negros na sociedade brasileira.

Os membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial durante o congresso de 1978 homenagearam Zumbi como símbolo dos negros escravizados e de seus descendentes lutando por seus direitos.

Neste dia várias entidades como o Movimento Negro organizam no país eventos educativos e palestras procurando evitar o auto preconceito, ou seja, a sua inferiorizarão na sociedade.

Os negros, suas lutas, a cultura negra brasileira influenciaram na formação da sociedade contribuindo nas áreas sociais, políticas e econômicas do Brasil. Os africanos emprestaram várias palavras ao português brasileiro: caçula, cafuné, moleque, senzala, samba. A feijoada usada nas refeições dos escravos nas fazendas com o passar do tempo acrescentaram novos ingredientes, tornou-se um símbolo da alimentação brasileira. O samba destaca-se no carnaval, mas esta música e dança divertem a população brasileira o ano inteiro.

No dia 20 de novembro a sociedade precisa se conscientizar que todos os habitantes do Brasil possuem seus direitos e deveres. Devemos lutar contra os preconceitos e construirmos uma sociedade onde todos os seres humanos são iguais.