A literatura infanto-juvenil
brasileira é destinada as crianças e adolescentes, mas jovens de todas as
idades podem se divertirem com essas obras. A literatura infantil ouvida ou lida por crianças as
ensinam a visualiza de forma mais claras seus sentimentos em relação ao mundo.
As histórias mostram problemas típicos da infância, como dor, medo,
curiosidade, perda, sentimentos de amor e inveja, além de trabalharem com
diversos assuntos.
Na literatura juvenil os leitores conhecem diversos personagens que os colocam em questões polêmicas, como a violência, o egoísmo e individualismo. Os jovens protagonistas refletem emoções, sentimentos e dúvidas referentes à adolescência, mostram como enfrentar as dificuldades da vida.Além de diversão ou exercícios escolares a literatura infanto-juvenil brasileira ajuda na formação da personalidade dos futuros cidadãos brasileiros.
Introdução
A literatura infanto-juvenil é a especialidade da literatura dedicada principalmente às crianças e adolescentes. Pois estudam histórias de ficções infantis e juvenis, como contos de fadas, poemas, obras culturais e folclóricas, ou obras explicando fatos da vida real, por exemplo, fotos, imagens, letras... Este ramo da literatura surgiu a partir do século 18, pois perceberam que a criança é um ser diferente do adulto, com características e necessidades próprias, sua educação deve ser especial para prepará-la a vida adulta. A literatura Infantil chegou ao Brasil no final do século 19. Antes prevalecia a literatura oral constituída de misticismo e folclore das culturas indígenas, africanas e europeias.O conteúdo de uma obra infantil juvenil avalia a idade do leitor, a literatura infantil é dedicada às crianças de dois a dez anos, a literatura juvenil dedica-se aos leitores de dez a quinze anos. Mas a literatura infanto-juvenil pode ser apreciada pelas crianças de todas as idades.
Literatura Infantil
As obras da literatura infantil apresentam várias características comuns, como essas:
os principais personagens da história são crianças,
o seu final é feliz;
possuem poucas descrições, com diálogo e vários acontecimentos;
os temas são apropriados a crianças, as obras não possuem mais do que 80 a 100 páginas;
sua linguagem é simples, de caráter didático, pois ensina ao jovem leitor regras da sociedade e comportamentos sociais.
A literatura infantil é destinada a transmitir as crianças os valores e costumes sociais, além de diversão e lazer. As obras literárias dirigidas às crianças de dois a quatro anos possuem muitas imagens e fotos, utilizam frases simples ou grupos de palavras. Livros direcionados aos leitores de quatro a seis anos possuem imagens visuais com grupos de palavras organizados em um texto. Aos leitores de sete a dez anos que já estão em fase escolar às obras literárias apresentam textos maiores e explicativos, porém utilizam menos imagens visuais.
Literatura Juvenil
As obras literárias juvenis possuem alguns fatores comuns, como os seguintes:
os personagens protagonistas são da mesma faixa etária dos leitores;
as obras literárias juvenis mesmo que utilizem imagens visuais são constituídas de textos, possuem de 200 a 300 páginas;
sua linguagem desperta interesse no adolescente, pois trata de temas controversos, como relacionamentos amorosos, sexo, violência.
A literatura juvenil é dirigida aos leitores de dez a quinze anos. Porque quando os jovens leem uma história são capazes de comentar, indagar ou discutir sobre ela, a linguagem é constitutiva, pois o sujeito constrói o seu pensamento a partir do pensamento do outro, através da linguagem dialógica.
História da Literatura Infanto-Juvenil e sua Influência no Leitor
A literatura infanto-juvenil brasileira até 1970 constituía-se de traduções de clássicos e várias coleções de grande venda comercial. No século 20 Monteiro Lobato destacou-se na literatura infantil brasileira com Narizinho e a boneca Emília. As suas obras valorizavam a aventura, a família, a escola e as brincadeiras.
A partir de 1970 a literatura infanto-juvenil teve sua expansão com vários autores, destacaram-se os seguintes: Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos de Queiroz, João Carlos Marinho, Lygia Boyunga, Lia Neiva, Paulo Rangel, Ruth Rocha e Ziraldo.
No século 21 as obras infanto-juvenis possuem um desempenho qualitativo positivo por causa da aproximação de autores e leitores. Temos vários autores novos que utilizam diversidade de temáticas trabalhadas em suas obras. A qualidade dos textos infanto-juvenis esta acontecendo devido à profissionalização dos autores, pois muitos deles escrevem obras para crianças e adultos. O dialogo estabelecido entre os dois lados literários enriquecem as obras, utilizando diferentes temáticas escrevem textos com a complexidade do fenômeno literário.
A leitura de contos de fadas ou contos maravilhosos, poemas, ficção, ajudam os jovens a reconhecerem sua experiência na vida real. Estimula o imaginário dos leitores, através de desenhos, escritas, criações e pensamentos.
Os pais e professores precisam estimular os jovens a lerem obras literárias, pois através da criatividade conseguirão compreender melhor o mundo em que vivem, saberão quais são os seus direitos e deveres.
A literatura infantil esta resgatando a história, mostrando os discursos dos excluídos e esquecidos. Além de mostrar a diversidade ética e cultural brasileira, a criança usando a imaginação aprende a lidar com a afetividade, enfrenta os problemas da vida, descobre a esperança e alegria.A literatura juvenil divulga os sonhos e conflitos dos adolescentes, mostra o conhecimento do próprio corpo do jovem, suas relações sociais, afetivas e amorosas, dificuldades de relacionamento em família, amigos ou diferentes grupos sociais.
Considerações Finais
Os conceitos básicos da literatura infanto-juvenil mostra a importância dessas obras aos jovens leitores. Pois se forem incentivados a fazer leitura das obras pelos seus pais e professores compreenderão melhor o mundo em vivem, aprenderão o bom comportamento social, utilizando a sua imaginação serão vencedores.Porque fazer uma descoberta ou invenção não acontece magicamente, mas pela leitura de vários livros.
Na literatura juvenil os leitores conhecem diversos personagens que os colocam em questões polêmicas, como a violência, o egoísmo e individualismo. Os jovens protagonistas refletem emoções, sentimentos e dúvidas referentes à adolescência, mostram como enfrentar as dificuldades da vida.Além de diversão ou exercícios escolares a literatura infanto-juvenil brasileira ajuda na formação da personalidade dos futuros cidadãos brasileiros.
Introdução
A literatura infanto-juvenil é a especialidade da literatura dedicada principalmente às crianças e adolescentes. Pois estudam histórias de ficções infantis e juvenis, como contos de fadas, poemas, obras culturais e folclóricas, ou obras explicando fatos da vida real, por exemplo, fotos, imagens, letras... Este ramo da literatura surgiu a partir do século 18, pois perceberam que a criança é um ser diferente do adulto, com características e necessidades próprias, sua educação deve ser especial para prepará-la a vida adulta. A literatura Infantil chegou ao Brasil no final do século 19. Antes prevalecia a literatura oral constituída de misticismo e folclore das culturas indígenas, africanas e europeias.O conteúdo de uma obra infantil juvenil avalia a idade do leitor, a literatura infantil é dedicada às crianças de dois a dez anos, a literatura juvenil dedica-se aos leitores de dez a quinze anos. Mas a literatura infanto-juvenil pode ser apreciada pelas crianças de todas as idades.
Literatura Infantil
As obras da literatura infantil apresentam várias características comuns, como essas:
os principais personagens da história são crianças,
o seu final é feliz;
possuem poucas descrições, com diálogo e vários acontecimentos;
os temas são apropriados a crianças, as obras não possuem mais do que 80 a 100 páginas;
sua linguagem é simples, de caráter didático, pois ensina ao jovem leitor regras da sociedade e comportamentos sociais.
A literatura infantil é destinada a transmitir as crianças os valores e costumes sociais, além de diversão e lazer. As obras literárias dirigidas às crianças de dois a quatro anos possuem muitas imagens e fotos, utilizam frases simples ou grupos de palavras. Livros direcionados aos leitores de quatro a seis anos possuem imagens visuais com grupos de palavras organizados em um texto. Aos leitores de sete a dez anos que já estão em fase escolar às obras literárias apresentam textos maiores e explicativos, porém utilizam menos imagens visuais.
Literatura Juvenil
As obras literárias juvenis possuem alguns fatores comuns, como os seguintes:
os personagens protagonistas são da mesma faixa etária dos leitores;
as obras literárias juvenis mesmo que utilizem imagens visuais são constituídas de textos, possuem de 200 a 300 páginas;
sua linguagem desperta interesse no adolescente, pois trata de temas controversos, como relacionamentos amorosos, sexo, violência.
A literatura juvenil é dirigida aos leitores de dez a quinze anos. Porque quando os jovens leem uma história são capazes de comentar, indagar ou discutir sobre ela, a linguagem é constitutiva, pois o sujeito constrói o seu pensamento a partir do pensamento do outro, através da linguagem dialógica.
História da Literatura Infanto-Juvenil e sua Influência no Leitor
A literatura infanto-juvenil brasileira até 1970 constituía-se de traduções de clássicos e várias coleções de grande venda comercial. No século 20 Monteiro Lobato destacou-se na literatura infantil brasileira com Narizinho e a boneca Emília. As suas obras valorizavam a aventura, a família, a escola e as brincadeiras.
A partir de 1970 a literatura infanto-juvenil teve sua expansão com vários autores, destacaram-se os seguintes: Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos de Queiroz, João Carlos Marinho, Lygia Boyunga, Lia Neiva, Paulo Rangel, Ruth Rocha e Ziraldo.
No século 21 as obras infanto-juvenis possuem um desempenho qualitativo positivo por causa da aproximação de autores e leitores. Temos vários autores novos que utilizam diversidade de temáticas trabalhadas em suas obras. A qualidade dos textos infanto-juvenis esta acontecendo devido à profissionalização dos autores, pois muitos deles escrevem obras para crianças e adultos. O dialogo estabelecido entre os dois lados literários enriquecem as obras, utilizando diferentes temáticas escrevem textos com a complexidade do fenômeno literário.
A leitura de contos de fadas ou contos maravilhosos, poemas, ficção, ajudam os jovens a reconhecerem sua experiência na vida real. Estimula o imaginário dos leitores, através de desenhos, escritas, criações e pensamentos.
Os pais e professores precisam estimular os jovens a lerem obras literárias, pois através da criatividade conseguirão compreender melhor o mundo em que vivem, saberão quais são os seus direitos e deveres.
A literatura infantil esta resgatando a história, mostrando os discursos dos excluídos e esquecidos. Além de mostrar a diversidade ética e cultural brasileira, a criança usando a imaginação aprende a lidar com a afetividade, enfrenta os problemas da vida, descobre a esperança e alegria.A literatura juvenil divulga os sonhos e conflitos dos adolescentes, mostra o conhecimento do próprio corpo do jovem, suas relações sociais, afetivas e amorosas, dificuldades de relacionamento em família, amigos ou diferentes grupos sociais.
Considerações Finais
Os conceitos básicos da literatura infanto-juvenil mostra a importância dessas obras aos jovens leitores. Pois se forem incentivados a fazer leitura das obras pelos seus pais e professores compreenderão melhor o mundo em vivem, aprenderão o bom comportamento social, utilizando a sua imaginação serão vencedores.Porque fazer uma descoberta ou invenção não acontece magicamente, mas pela leitura de vários livros.
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