segunda-feira, 20 de junho de 2016

Literatura Infanto- Juvenil: Preparando a Juventude para o Futuro

Resumo:

A literatura infanto-juvenil brasileira é destinada as crianças e adolescentes, mas jovens de todas as idades podem se divertirem com essas obras. A literatura infantil ouvida ou lida por crianças as ensinam a visualiza de forma mais claras seus sentimentos em relação ao mundo. As histórias mostram problemas típicos da infância, como dor, medo, curiosidade, perda, sentimentos de amor e inveja, além de trabalharem com diversos assuntos.
Na literatura juvenil os leitores conhecem diversos personagens que os colocam em questões polêmicas, como a violência, o egoísmo e individualismo. Os jovens protagonistas refletem emoções, sentimentos e dúvidas referentes à adolescência, mostram como enfrentar as dificuldades da vida.Além de diversão ou exercícios escolares a literatura infanto-juvenil brasileira ajuda na formação da personalidade dos futuros cidadãos brasileiros.
Introdução
A literatura infanto-juvenil é a especialidade da literatura dedicada principalmente às crianças e adolescentes. Pois estudam histórias de ficções infantis e juvenis, como contos de fadas, poemas, obras culturais e folclóricas, ou obras explicando fatos da vida real, por exemplo, fotos, imagens, letras... Este ramo da literatura surgiu a partir do século 18, pois perceberam que a criança é um ser diferente do adulto, com características e necessidades próprias, sua educação deve ser especial para prepará-la a vida adulta. A literatura Infantil chegou ao Brasil no final do século 19. Antes prevalecia a literatura oral constituída de misticismo e folclore das culturas indígenas, africanas e europeias.O conteúdo de uma obra infantil juvenil avalia a idade do leitor, a literatura infantil é dedicada às crianças de dois a dez anos, a literatura juvenil dedica-se aos leitores de dez a quinze anos. Mas a literatura infanto-juvenil pode ser apreciada pelas crianças de todas as idades.
Literatura Infantil
As obras da literatura infantil apresentam várias características comuns, como essas:
os principais personagens da história são crianças,
o seu final é feliz;
possuem poucas descrições, com diálogo e vários acontecimentos;
os temas são apropriados a crianças, as obras não possuem mais do que 80 a 100 páginas;
sua linguagem é simples, de caráter didático, pois ensina ao jovem leitor regras da sociedade e comportamentos sociais.
A literatura infantil é destinada a transmitir as crianças os valores e costumes sociais, além de diversão e lazer. As obras literárias dirigidas às crianças de dois a quatro anos possuem muitas imagens e fotos, utilizam frases simples ou grupos de palavras. Livros direcionados aos leitores de quatro a seis anos possuem imagens visuais com grupos de palavras organizados em um texto. Aos leitores de sete a dez anos que já estão em fase escolar às obras literárias apresentam textos maiores e explicativos, porém utilizam menos imagens visuais.
Literatura Juvenil           
As obras literárias juvenis possuem alguns fatores comuns, como os seguintes:
os personagens protagonistas são da mesma faixa etária dos leitores;
as obras literárias juvenis mesmo que utilizem imagens visuais são constituídas de textos, possuem de 200 a 300 páginas;
sua linguagem desperta interesse no adolescente, pois trata de temas controversos, como relacionamentos amorosos, sexo, violência.
A literatura juvenil é dirigida aos leitores de dez a quinze anos. Porque quando os jovens leem uma história são capazes de comentar, indagar ou discutir sobre ela, a linguagem é constitutiva, pois o sujeito constrói o seu pensamento a partir do pensamento do outro, através da linguagem dialógica.
História da Literatura Infanto-Juvenil e sua Influência no Leitor
A literatura infanto-juvenil brasileira até 1970 constituía-se de traduções de clássicos e várias coleções de grande venda comercial. No século 20 Monteiro Lobato destacou-se na literatura infantil brasileira com Narizinho e a boneca Emília. As suas obras valorizavam a aventura, a família, a escola e as brincadeiras.
A partir de 1970 a literatura infanto-juvenil teve sua expansão com vários autores, destacaram-se os seguintes: Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos de Queiroz, João Carlos Marinho, Lygia Boyunga, Lia Neiva, Paulo Rangel, Ruth Rocha e Ziraldo.
No século 21 as obras infanto-juvenis possuem um desempenho qualitativo positivo por causa da aproximação de autores e leitores. Temos vários autores novos que utilizam diversidade de temáticas trabalhadas em suas obras. A qualidade dos textos infanto-juvenis esta acontecendo devido à profissionalização dos autores, pois muitos deles escrevem obras para crianças e adultos. O dialogo estabelecido entre os dois lados literários enriquecem as obras, utilizando diferentes temáticas escrevem textos com a complexidade do fenômeno literário.
A leitura de contos de fadas ou contos maravilhosos, poemas, ficção, ajudam os jovens a reconhecerem sua experiência na vida real. Estimula o imaginário dos leitores, através de desenhos, escritas, criações e pensamentos.
Os pais e professores precisam estimular os jovens a lerem obras literárias, pois através da criatividade conseguirão compreender melhor o mundo em que vivem, saberão quais são os seus direitos e deveres.
A literatura infantil esta resgatando a história, mostrando os discursos dos excluídos e esquecidos. Além de mostrar a diversidade ética e cultural brasileira, a criança usando a imaginação aprende a lidar com a afetividade, enfrenta os problemas da vida, descobre a esperança e alegria.A literatura juvenil divulga os sonhos e conflitos dos adolescentes, mostra o conhecimento do próprio corpo do jovem, suas relações sociais, afetivas e amorosas, dificuldades de relacionamento em família, amigos ou diferentes grupos sociais. 
Considerações Finais
Os conceitos básicos da literatura infanto-juvenil mostra a importância dessas obras aos jovens leitores. Pois se forem incentivados a fazer leitura das obras pelos seus pais e professores compreenderão melhor o mundo em vivem, aprenderão o bom comportamento social, utilizando a sua imaginação serão vencedores.Porque fazer uma descoberta ou invenção não acontece magicamente, mas pela leitura de vários livros.

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