terça-feira, 21 de junho de 2016

O Valor das Profissões


Renato estava contente porque foi aprovado no vestibular de uma universidade federal e iria fazer o curso de direito. Com sua família foi viajar a bela cidade de Santos. Curtiram praia e se divertiram durante três dias. No sábado a noite durante o jantar o universitário comentou que depois de formado iria trabalhar como advogado. Aperfeiçoaria os seus estudos para se tornar um juiz defensor da justiça.
Todos aplaudiram o rapaz, Ronaldo irmão do rapaz com treze anos contou serem importantes às outras profissões para a nossa sociedade. A agricultura providencia a maioria dos nossos alimentos. Na região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) destaca-se a produção de soja, trigo, cebola e batata. No Sudeste (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo) produzem açúcar, café, carne e hortifrútis. Região Nordeste (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceara, Piauí e maranhão) a maior parte da mão de obra do campo equivale à agricultura familiar. A região cultiva banana, mandioca e arroz. No norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) plantam banana e mandioca. Na região Centro- Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal) produzem soja, milho, arroz e feijão.A prima Marlene de doze anos contou que para as cidades estarem limpas os garis (lixeiros e varredores) são indispensáveis para a limpeza das ruas.
Carla com onze anos sonhava em ser dona de um supermercado quando ficar adulta. Pois neste estabelecimento além das caixas registradoras possuíam cinco seções: mercadoria, carne, frutas e verduras, frios e laticínios e utilidades domesticas. O seu supermercado venderá bons produtos e baratos para atrair bastante consumidores.
Vanderlei como já tinha catorze anos afirmava que seria policial para garantir a segurança das pessoas e proteção dos inocentes. Os jovens confirmaram que essas e outras profissões eram fundamentais para o bom funcionamento da sociedade.
Olga a mãe do universitário falou que esses adolescentes eram inteligentes, quando terminassem o ensino médio seriam aprovados nos vestibulares. Ronaldo, Vanderlei, Marlene e Carla riram, disseram que desejavam curtir a vida. No outro dia foram ver a beleza do mar. Enquanto caminhavam apreciaram o belo trabalho dos artistas Jair Damasceno, Luiz Bom e Christovam Prata. Pois, fizeram esculturas de areia na praia do Gonzaga, em Santos, litoral de São Paulo. Eles esculpiram um castelo, uma índia e uma pequena Torre Eiffel. Animados incentivavam pais e filhos a fazerem gratuitamente pequenas esculturas de areia na praia. Para os jovens e adultos brincarem, divertirem-se e compartilharem seus sonhos. Este belo trabalho artístico valorizava o dialogo e a criatividade dos cidadãos de todas as idades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário