sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Capitulio 1 - O Ensino Escolar no Brasil

Animados os professores Mauro, Gilberto, Lidia e Vilma foram jantar na casa da professora Carolina. Durante a refeição eles conversaram sobre a educação escolar no Brasil, principalmente sobre os problemas na escola. Vilma era professora de biologia, pegou da sua bolsa uma revista, mostrou o seu artigo que foi publicado nesta obra. Os outros professores a parabenizaram e pediram para lê-lo. Contente Vilma começou a ler:
O ENSINO ESCOLAR NO BRASIL
Introdução
O ensino escolar no Brasil é discutido nos meios de comunicações, pelas autoridades publicas e por toda a população brasileira. As universidades publicas e particulares analisam a formação dos futuros professores. As autoridades publicas avaliam o conhecimento dos professores através de provas. Os pais pesquisam as escolas publicas e particulares procurando uma boa educação escolar a seus filhos.
 1. Problemas no Ensino Escolar Brasileiro
Atualmente a sociedade discute o desempenho do ensino escolar no Brasil. A maioria das pessoas acha que a educação escolar esta fraca. Os professores lutando por seus direitos fazem greves. Os diretores das escolas afirmam que as autoridades publicas não liberam verbas para a educação. Os direitos das crianças são defendidos na nossa sociedade, mas pouco é refletido sobre a educação da juventude.
Muitos pais satisfazem os desejos dos seus filhos, mas acham que educá-los é uma obrigação da escola. Os professores reclamam pela falta de educação dos alunos e pelo seu desinteresse nas aulas. Pois muitos alunos em vez de estudarem, prestarem atenção nas explicações dos professores, fazerem exercícios durante as aulas, conversam ou brigam com seus colegas de classes, utilizam o telefone celular, brincam com jogos eletrônicos.
2. Problemas na Sociedade
Todos os dias os meios de comunicações discutem sobre a violência, assaltos e assassinatos. Na história humana a sociedade sempre foi dividida em classes sociais. Devido às descobertas cientificas e curas de doenças a vida humana foi prolongada e a população mundial triplicou-se.
Mas o dinheiro e a riqueza nunca foram tão mal distribuídos como nos dias atuais. Para sobreviverem muitos apelam a violência, assaltam e assassinam os seus semelhantes. Existe muita concorrência a procura de empregos, exigem cursos profissionalizantes e bom desempenho profissional.
Vários seres humanos procuram enriquecer com facilidade, por isso aproveitam-se de crianças e adolescentes. Nas escolas procuram viciar a juventude nas drogas, incentivam a prostituição infantil ou transformam jovens em bandidos.
3. Inovações na Educação Brasileira
As universidades publicas e particulares estão empenhadas em oferecer uma boa formação aos seus alunos, os futuros professores. Os professores têm o direito de fazer greves, exigindo reposição salarial. Infelizmente não é apenas o salário deles que estão defasados, mas sim o da maioria dos trabalhadores brasileiros.Os professores merecem ganhar um salário digno de acordo com a exigência do serviço, mas devem comprometer-se em estudarem e atualizarem os seus conhecimentos.
As autoridades municipais, estaduais e federais precisam liberar verbas a educação brasileira. Através de cursos profissionalizantes aos professores, novidades educacionais desejando despertar o interesse dos alunos nos estudos.
Os pais precisam comprometer-se com a educação e formação dos filhos. Mostrando a importância os ensinos escolares. Dar exemplos de pessoas importantes que fizeram descobertas e invenções através de pesquisas e estudos. Como esses que serão citados:
Isaac Newton  -  Gravidade e física;
Charles Darwin  -  Evolução;
Alberto Santos Dumont - Pai da Aviação. Pois construiu o 14-Bis, realizou o primeiro voo em aeroplano no dia 12 de novembro de 1906 na cidade de Paris.
Osvaldo Cruz - Médico, Cientista e Sanitarista, foi inovador no Brasil utilizando a medicina experimental, combateu a peste bubônica, febre amarela e varíola.
Conclusão 
A sociedade precisa comprometer-se em oferecer uma boa educação escolar as crianças, jovens e adultos. Se for necessário exigir das autoridades publicas a liberação de verbas para o bom desempenho das escolas. A juventude precisa ter uma boa educação escolar, porque aprendem a valorizar o respeito e trabalho. Devem ser orientados a dizer não ao consumo de drogas, violência, assaltos, assassinatos. Pois quando se tornarem adultos serão cidadões honestos e solidários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário