sábado, 27 de agosto de 2016

Capitulo 4 - Ensino Religioso na Escola


Os professores acharam interessante a colaboração dos alunos para o bom funcionamento da escola e a aprendizagem das aulas. Barbara comentou que é discutido sobre o ensino religioso na escola.No Natal as crianças e jovens conversam sobre ganhar presentes do Papai Noel. A escola precisa explicar o verdadeiro significado do Natal para a juventude.
Conforme a lenda, Papai Noel é um homem rechonchudo, alegre e de barba branca. Ele veste um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro pretas. Papai Noel vive no Pólo Norte com sua esposa Mamãe Noel, inúmeros elfos mágico e oito renas voadoras. Conforme a lenda ele possui uma lista de crianças residentes em todos os países do mundo, classifica-as de acordo com o seu comportamento. Na véspera do Natal Papai Noel com o seu trenó puxado pelas renas voadoras entrega presentes aos meninos e meninas bem comportados. Os brinquedos são feitos pelos elfos na oficina da casa do Papai Noel.
Como vivemos no Mundo Ocidental uma das principais religiões é o Cristianismo. No Natal comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, Filho do Deus Pai. Este acontecimento é narrado na Bíblia, no Evangelho de Lucas, capitulo 2 – versículos de 1 a 20:“O nascimento de Jesus – Naqueles dias, o imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. José era da família de Davi. Subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estava em Belém, se completaram os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou, e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa. Naquela região havia pastores, que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho. Um anjo do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. Mas o anjo disse aos pastores: “Não tenham medo. Eu anuncio para vocês a Boa Noticia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor. “Isto lhes servirá de sinal: vocês encontrarão um recém-nascido, envolto em faixas e deitado na manjedoura.” De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de anjos. Cantavam louvores a Deus, dizendo: “Gloria a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados.”
Quando os anjos se afastaram, voltando para o céu, os pastores combinaram entre si: “Vamos a Belém, ver esse acontecimento que o Senhor nos revelou.” Foram então, às pressas, e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que o anjo lhes anunciava sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores, ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Maria, porém, conservava todos esses fatos, e meditava sobre eles no seu coração. Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que haviam visto e ouvido, conforme o anjo lhes tinha anunciado.”
Na Páscoa os jovens comentam sobre o Coelho da Páscoa e os ovos de chocolate. Desde a Antiguidade os povos utilizavam a lua para determinar a data da Páscoa. O coelho passou a ser considerado um símbolo de Páscoa porque o consideravam como um símbolo da lua.
Existe a lenda do coelho da Páscoa. Pois uma mulher pobre cozinhou e coloriu alguns ovos de galinha. Ela os escondeu para dá-los como presente de Páscoa a seus filhos. Quando as crianças acharam os ovos passou um coelho correndo perto deles. Então acreditaram que o coelho havia trazido os ovos para eles.
O chocolate era considerado como um alimento dos deuses. Atualmente na Páscoa são consumidos bombons e ovos de chocolate no mundo inteiro, as pessoas gostam de dá-los de presente porque são deliciosos e nutritivos.
A festa da Páscoa era um ritual primitivo realizado pelos pastores para proteger a família e o rebanho dos maus espíritos. Eles matavam um animal, tingiam a entrada da tenda com o sangue dele.
Na Bíblia no livro do Êxodo o ritual da Páscoa ganha um novo sentido, pois será a lembrança perpétua do Deus Vivo que libertou o povo judeu da escravidão do Egito, o conduziu rumo à terra prometida. Êxodo capitulo 12, versículos de 1 a 14:“Páscoa: o memorial da libertação – Javé disse a Moisés e Aarão na terra do Egito: “Este mês será para vocês o principal, o primeiro do ano. No dia dez deste mês, cada família tome um animal, um animal para cada casa. Se a família for pequena para um animal, então ela se juntará com o vizinho mais próximo de sua casa. O animal será escolhido conforme o número de pessoas e conforme cada uma puder comer. O animal deve ser macho, sem defeito, e de um ano. Vocês o escolherão entre cordeiros ou entre os cabritos, e o guardarão até o dia catorze deste mês, quando a assembleia de Israel o amolará ao entardecer. Pegarão o sangue e o passarão sobre os dois batentes e sobre a travessa da porta, nas casas onde comerem o animal. Nessa noite, comerão a carne assada no fogo e acompanha de pão sem fermento com ervas amargas. Vocês não comerão a carne crua nem cozida na água, mas assada no fogo: inteiro, com cabeça, pernas e vísceras. Não deixarão restos para o dia seguinte; se sobrar alguma coisa, devem queimá-lo no fogo.
Vocês devem comê-lo assim: com cintos na cintura, sandálias nos pés e cajado na mão, vocês o comerão às pressas, porque é a páscoa de Javé. Nessa noite, eu passarei pela terra do Egito, matarei todos os primogênitos egípcios, desde os homens até os animais. E farei justiça contra todos os deuses do Egito. Eu sou Javé. O sangue nas casas será um sinal de que vocês estarão dentro delas: ao ver o sangue, eu passarei adiante. E o flagelo destruidor não atingirá vocês, quando eu ferir o Egito. Esse dia será para vocês um memorial, pois nele celebrarão uma festa de Javé. Vocês o celebrarão como um rito permanente, de geração em geração.”
Para os cristões a sexta-feira santa é marcada pelo sofrimento, pela crucificação de Jesus Cristo. Na Páscoa é relembrada a ressurreição do Filho de Deus, o inicio de uma nova vida seguindo os ensinamentos de Cristo.
No evangelho de Mateus esta escrito sobre a ressurreição de Jesus Cristo no capitulo28, versículos de 1 a 10:“Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver a sepultura. De repente houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, retirou a pedra, e sentou-se nela. Sua aparência era como a de um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. Os guardas tremeram de medo diante do anjo, e ficaram como mortos. Então o anjo disse às mulheres: “Não tenham medo. Eu sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não esta aqui. Ressuscitou, como havia dito! Venham ver o lugar onde ele estava. E vão depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à frente de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão. É o que tenho a lhes dizer.” As mulheres saíram depressa do tumulo, estavam com medo, mas correram com muita alegria para dar a noticia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrem-se!” As mulheres se aproximaram, e se ajoelharam diante de Jesus, abraçando seus pés. Então Jesus disse a elas: “Não tenham medo. Vão anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão.”
Os outros professores elogiaram Barbara por ter elaborado este projeto, as suas aulas deveriam ser excelentes. Barbara comentou que na escola existem sérios problemas, mas cada um deles com suas propostas estavam querendo ajudar a melhorar a educação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário